Garotas de vidro

Garotas de vidro Laurie Halse Anderson

Resenhas - Garotas de Vidro

Amandita 28/01/2023

É um livro bom mas eu botei muita expectativa visto que queria ler esse livro desde os meus 14/15 anos e acabei lendo só agora com quase 20, é uma escrita meio devagar e nao me surpreendeu tanto porém a culpa é minha por ter botado tanta expectativa

withoutluiza 25/01/2023

muitos gatilhos
Não sei exatamente o que pensar sobre essa leitura. O conteúdo do livro é muito pesado, com muitos gatilhos sobre transtorno alimentar e automutilação.
É um bom livro para entender direitinho como a mente de uma pessoa com transtorno alimentar funciona, mas não recomendo muito para quem sofre com isso, pois em muitas partes achei que o livro foi só gatilho atrás de gatilho, e isso pode afetar bastante o psicológico.

Anna 24/01/2023

Estou descongelando.
Esse livro é um estilo completamente diferente dos que geralmente leio. Trata com muita precisão sobre transtorno alimentar. Como isso afeta o físico e psicológico das pessoas.

E mano, que escrita incrível. Tratou com detalhes como o psicológico da Lia foi piorando. Gosto quando acontece algo no presente e o narrador volta ao passado para contar algo relacionado ao presente (o que acontece bastante).

Em vários momentos tive raiva dos pais da Lia, da Jennifer e da própria Lia. O Elijah é incrível, fiquei feliz por não ter concordado com a Lia no final das contas. A resolução entre Cassie e Lia no final, foi maravilhosa.

Caso você quer sair da sua zona de conforto, esse é um livro indicado. Mas, o livro tem gatilho sobre automatilação. Saúde mental primeiro, viu?

Giovana.Arar 23/01/2023

gatilhos
foi muito difícil terminar essa leitura por conta do fato de entender muito bem certos sentimentos da protagonista porém sinto que em partes foi um gatilho e em outras me fez enxergar com outro olhar transtorno alimentar. enfim não leiam se não quiserem se sentir mal por t.a
beijo besties

Nanda 12/01/2023

será que foi o momento certo?!
esse livro ta na minha tbr desde sla 2014 ou desde que lançou, eu tinha uns 12/13 anos e hoje em dia 20 e acho que o meu eu daquela época teria gostado mais

não acho que seja um livro ruim, esse livro é bom e muito bem descrito, a depressão e o TA são abordados de forma bem coerente porém eu tenho a sensação que li no momento errado

eu só não sei dizer se o momento errado é pq eu cresci ouuuuu pq não to na vibe pra ler algo do tipo, em um futuro daqui a uns 1 ano acho que posso tentar ler de novo e a leitura deve fluir diferente

esse livro é tipo de livro poético ouuu com grandes metáforas e eu gosto de livros assim (ou gostava, ainda to tentando me encaixar novamente depois de ter ficado de ressaca literária por uns 5 meses) e eu sinto que não absorvi tudo que o livro queria me dizer

é uma história pesada e muito real, você consegue entender o que passa na cabeça de alguém com TA e isso dói mas vale apena

Maria 03/01/2023

Esse livro é doído
Eu li esse livro há anos, em um Natal que peguei emprestado da minha prima. Foi e ainda é uma das leituras mais marcantes que já li!

Tatia.Mendes 26/12/2022

Desde a minha adolescência quando eu passava por esses distúrbios eu sempre quis ler mas sabia que não seria uma boa experiência pra eu do passado, no entanto agora eu senti que era o momento certo de ler com boa parte dos traumas superados e com uma mente muito mais resistente da que eu tinha quando adolescente.
Meu conselho é: se sentir que tem estômago, leia, é um bom livro apesar da escrita confusa, é o tipo de escrita que você precisa se adequar aos padrões, é como se o livro quisesse que você se acostumasse a leitura mas não vê a menor necessidade de se adequar ao leitor e as vezes é melhor assim.

Jess 23/12/2022

Lia é uma adolescente com um distúrbio alimentar grave que perdeu sua melhor amiga, que também tinha distúrbios alimentares e psicológicos recentemente.
Lidar com a culpa, sua saúde e seus problema familiares é um peso enorme para ela, que vai andando cada vez para mais perto do fim, chegando até a tentativas de suicídio.
Apesar de todos a sua volta fazerem tudo que podem para tirá-la disso a escolha é apenas sua, sobre querer viver e ser saudável, então ela enfrenta uma longa batalha contra seus demônio internos.

Engress 21/12/2022

Garotas geladas e frágeis
Bom, como eu já disse, eu uso esse livro como um refúgio e uma ajuda mas sei que ele é cercado de críticas negativas por falar sobre um tema mega sensível como anorexia.

Entendo o ponto onde o final é "aberto" mas acredito que pra quem passa/passou por isso tem-se uma lição que muitos vão achar batido ou sem nexo.

No mas, acredito que eu ame esse livro pelo apego que criei por conta da minha situação. Não é uma leitura fácil ou divertida, te prende em certos pontos mas incomoda MT em algumas partes ao ponto de ter que interromper a leitura, fica pesado demais pra continuar lendo direto.

Bibi Ferroni 16/12/2022

Uma imersão ao tema
Achei um ótimo livro para ser usado de forma didática, se eu fosse professora eu sem duvidas consideraria ele para abordar o tema dos transtornos alimentares.
Não sei se é por conta da edição de bolso e da tradução, mas a leitura foi um pouco desconfortável, a escrita estava um pouco estranha e muitas vezes eu achei confuso os relatos da protagonista, principalmente logo no início sobre o acidente de carro que ela comentou que sofreu...
Mas de forma geral, o tema principal foi bem marcante e é totalmente o foco da história, isso definitivamente te faz entrar em toda a imensidão do sofrimento dela. Mas que também se torna um pouco cansativo, levei uns três meses para terminar e é super pequeno.
Confesso que cheguei a sentir um pouco de raiva dela, o que acredito ser comum nestes casos, quando vemos a pessoa insistir em não comer e sofrer por isso... todo o impacto disso na família dela também é exposto, diria que foi uma ótima forma de entendermos intimamente casos como este. Fica muito claro todo o luto e o sentimento de culpa dela neste processo, definitivamente é o que deveria ser trabalhado como paciente.
O final achei relativamente fraco, o livro trouxe toda uma história de vida e praticamente acaba sem algumas conclusões, acredito que mais umas páginas poderiam ser acrescentadas.

auriene3 15/12/2022

Perfeito
Precisei ler isso por motivos errados mas o livro é incrível e é uma história maravilhosa de superação,porém também mostra a parte horrível o que nos faz ter empatia pela personagem.

júlia 09/12/2022

uma das minhas melhores leituras do ano
garotas de vidro narra, de dentro pra fora, a mente de uma garota com transtorno alimentar que perde sua melhor amiga de infância. a autora consegue nos colocar dentro da perspectiva de Lia, das suas dores, disforia de imagem, confusão e fuga da comida.
a leitura é fluida, envolvente, narrada com um certo lirismo a realidade crua. simplesmente emocionante e fantástico. uma leitura mais que recomendada que nos ajuda a ampliar nossa visão sobre esse tema tão comum e tão presente na nossa sociedade: transtornos alimentares

vih 09/12/2022

Ninguém consegue me explicar por que meus olhos funcionam diferentes dos delas. Ninguém pode fazer isto parar..
Lia e Cassie tem diferentes tipos de transtorno alimentar (Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa) após Cassie morrer Lia precisa lidar com luto, sua relação com a comida, consigo mesma e com sua família.

A autora narra tudo de uma forma bem crua, entrei na mente da personagem, entendi como ela pensa e fiquei agonizada a maior parte do tempo, esse livro tem MUITOS gatilhos que devem ser conferidos.

"Nós nos apoiamos uma na outra, perdidas no escuro e vagando em círculos sem fim. Ela ficou cansada demais e dormiu. De alguma maneira, eu me arrastei para longe do escuro e pedi ajuda."