O Substituto

O Substituto Brenna Yovanoff

Resenhas - O Substituto

Ariany 27/04/2021

Então....
Não estou dizendo que eu não gostei. Eu gostei do livro, ele tem um clima bem sombrio, o que eu achei muito legal porque ele não é terror, só que muita coisa não me pegou pela descrença (e não estou falando da parte fantasia da história), assim como muita coisa achei conveniente acontecer. Muitas vezes eu pegava imaginando o clima diferente porque eu morando no Rio não consigo imaginar as pessoas saindo de boa no meio da chuva, assim como eu imaginava os personagens bem mais velhos do que eles eram. Então eu gostei da história da vibe que ele trouxe, mas foi só isso.

Maitê Kp 11/04/2021

Sem graça
Nossa achei muito chato. No início tu não entende nada. Vai entender lá na metade do livro. A autora deveria ter explicado. Não achei nada de assustador. Achei uma história bem chatinha.

Carol 02/04/2021

Aquele das trocas suspeitas
Livro maravilhoso para quem gosta de uma fantasia com suspense, nele entramos no mundo da cidadezinha onde bebês são trocados e ninguém questiona... Não até que um desses bebês, um bebê do submundo, encontra a coragem de enfrentar as criaturas enquanto precisa achar um jeito de sobreviver no mundo humano... um livro repleto de mistério, amizade e a importância do amor para sobreviver (literalmente). FANTÁSTICO!

Gracinha 19/03/2021

Leitura Macabra
Recomendo este livro, principalmente para jovens que gostam de uma leitura macabra, com seres horríveis e um protagonista que ao longo do enredo se descobre; o que ele é, quais são as decisões certas a tomar e a ser corajoso quando necessário. Livro maravilhoso e envolvente!

Lavi 24/02/2021

Acho que criei tanta expectativa com esse livro,que quebrei a cara feio...
Não consegui me conectar com a história,na verdade quase desisti e é isso a primeira DECEPÇÃO DE 2021!?

Asklilwayne 13/02/2021

Gostei muito porém...
Esse livro é muito bom, porém o que me fez retirar estrelas dele foi o final que achei um pouco previsível e o fato de repetir características físicas dos personagens mais vezes do que o necessário, tirando isso adorei a história.

Giovanna.paginasda 31/01/2021

Surpresa
Quando vi o livro pela primeira vez achei que seria de terror ou suspense, mas acabei me surpreendendo por ser um romance meio zumbi. Não me arrependo nem um pouco, o livro é muito bom, os personagens são maravilhosos. Me apeguei demais ao Mackie, ele é um personagem que você tá sempre esperando o que ele vai fazer e apoiando ele em tudo.

Amei demais esse livro.

Debby 16/01/2021

Simples mas deliciosa
O livro conta a história de um garoto diferente que passa Bia parte da sua vida tentando parecer despercebido. Uma história muito legal sobre como viver é muito mais do que estar vivo, sobre todas as coisas que nos fazem sentir vivo. Gostei muito da história e principalmente de Tate, a garota é diferente do que costumamos ver. Centrada, determinada e segura. Uma personagem muito forte.

Kamilla Gabriela 06/01/2021

É um livro bom. É mais um drama pessoal do que um suspense. Gostei de como a autora tratou a relação entre os irmãos. Achei o final um pouco corrido e confuso e esperava mais desenvolvimento do protagonista. Mas para quem quer um YA diferentão e bizarro recomendo!

Fernanda 28/12/2020

Acho que criei muita expectativa nesse livro e por isso não foi 5 estrelas, mas nem por isso deixei de gostar do livro. O universo criado, as personagens, o mistério que envolve a cidade...muito bom mesmo.
Esse livro tem a vibe de A noiva cadáver e Paranorman.
Foi uma história diferente do que estou acostumada a ler,mas amei ter a experiência.
Rosita Lima 28/12/2020minha estante
Eu adoro esse livro ?

Luh 14/12/2020

Amei
Amei muito a história, todo o cenário criado e o clima escrito pela autora.
Me instigou muito para saber o final e como seria o desfecho, me agradou bastante

Liah Lopes 27/10/2020

Macabro e... Fofo?
O substituto me pegou de surpresa, eu esperava que fosse só mais um livro com suspense e bastante coisas peculiares e sinistras, e embora a atmosfera seja mesmo sobrenatural, não é horripilante, pois de alguma forma a escrita é /!\ delicada /!\, exato, delicada.

Se você não se apaixonou pela nossa criaturinha do submundo chamado Mackie, você leu muito errado.

Desde o começo a autora nos instiga e nos faz ponderar se ele É mesmo BOM ou de fato MAU, mas acho que a importância está no que ele QUER ser, na jornada dele. E mesmo que ele curta ficar em cima do muro (os nervoso que passei), a gente consegue se conectar com ele e entender as motivações dele ser do jeitinho que é (pessoas inseguras que sabem), e a forma dele ver o mundo e as pessoas e seres é tão única e preciosa que af, me rendi cedo demais, mas não me arrependo.

Eu achei a Tate o máximo, garotas agressivas mas carinhosas team!
Os personagens são todos mistérios que vão se desvendando ao decorrer da trama, e eu agora tenho crush em monstros.. Céus.
A relação do Mackie com a irmã é tão linda e pura, e a amizade dele com o Ross é tão leve, que a proposta macabra foi quase deixada de lado pelo tanto de amorzinho que o cerca, mesmo que seja difícil manter as relações.

E eu não sei se consumo muito conteúdo macabro ou coisas assim, mas não achei as descrições das coisas pesadas nem nojentas, porém se você não curte ler sobre gente morta em decomposição, sugiro que não comece a ler esse.

No fim, achei adorável.

Murasakibara12 27/10/2020

Chove sem parar
Em meio a um ambiente diariamente e exepcionalmente úmido, a narrativa decorre com muita fluidez. Criaturas e sacrifícios são aceitos com muita naturalidade, em uma vibe bem de Halloween.

Fran Kukuty 26/10/2020

Um trevosinho que é um amorzinho.

"Há outra coisa no berço. (...) Esse não é o irmão dela. Sou eu."

Gentry é uma cidade próspera financeiramente, mas em suas entranhas há algo podre e sombrio; de tempos em tempos, crianças desaparecem e “coisas” (criaturas sensíveis ao ferro) as substituem, mas não sobrevivem por muito tempo, não até Mackie Doyle.

Mackie sabe que é um substituto, mas esse assunto é um tabu em sua família; adolescente, além dos típicos conflitos da idade, ele tem que se esforçar para parecer normal, mas está cada vez mais difícil disfarçar, ainda mais quando vem sofrendo um estranho e frequente mal-estar.

Emma, “sua irmã”, encontra uma fórmula para ajudá-lo (uma espécie de remédio), mas tudo tem um custo, não é? E esse implica em aceitar trabalhar para as criaturas da “Casa do Caos”, as do submundo da cidade; é aí que Mackie vai conhecer mais da sua origem e também descobrir tudo de errado que acontece há tempos em Gentry.

"Todos eram Eles, tanto as pessoas de Gentry quanto as da Casa do Caos. Eu era o único que não pertencia a Eles."

Então, eu pergunto "pode um livro macabrinho ser fofo?" e eu mesmo respondo: PODE (e esse é!!!)

Não espere terror, mas também não espere romance; temos todo um universo sombrio com mortos-vivos, cemitério, carrasco e outras criaturas, porém a história é sobre amor; amor próprio, amor pela família, pelos amigos, por onde se vive e eu fiquei: "autora como você conseguiu fazer isso, uma proeza!".

Eu me apaixonei por Mackie, shippei ele com personagens, temi por sua vida, visualizei tão claramente a complexidade de ser acolhido por uma família amorosa e como isso foi bom e ruim ao mesmo tempo, porque é nela que a diferença de não ser humano fica mais tangível e o esforço que os pais fazem para não haver diferença também machuca.

"Porque não importava quantas vezes meu pai me chamava de Malcolm ou me apresentava como seu filho. Isso só piorava as coisas."

Sim, eu admito, chorei nesse livro todo "trevosinho" e achei maravilhoso, tanto que o favoritei, porque para mim a história foi perfeita.

Elisa 25/10/2020

Viciante e estonteante. Uma nova visão sobre a palavra herói.