O Substituto

O Substituto Brenna Yovanoff

Resenhas - O Substituto

Gael3805 22/12/2021

Horrível
Esse livro tem um dos protagonistas mais mal desenvolvidos que já vi, mais de 300 páginas e não sai do superficial de "Sou diferente e tenho segredos". Além disso a trama é fraca, o desenvolvimento pífio e o final irrelevante. Nem a temática sobrenatural da história é bem abordada.

nomundodesalem 09/12/2021

Resenha por @nomundodesalem
#ResenhadaSalem⁣

O Substituto // Brenna Yovanoff // 336 Páginas // 3,5 ⭐⁣

🔪⁣

Na cidade de Gentry de tempo em tempo bebê são sequestrados e no local do bebê são colocados "bebês" substitutos, e geralmente esses bebês tem pouco tempo de vida.⁣

O que não acontece por aqui já que Mackie é um dos substituto que sobreviveu e tenta levar uma vida quase normal, o que dificulta é sua alergia a ferro, sangue e entre outros.⁣

Mesmo tentando viver uma vida normal e fora do alcance dos olhares dos moradores de Gentry, ao acontecer um sequestro de um bebê de uma pessoa conhecida, Mackie mesmo tentando ignorar o acontecimento percebe que ele possui ligações com o sequestro e tenta resolver com quem está por tras de tudo.⁣

Então, parece que 2021 foi um ano de livros super confusos por aqui, e esse foi mais um.⁣
A ideia do livro é incrível, baseda em lendas e mitos nórdicos/europeu em que crianças eram trocadas por outras crianças místicas, só que aqui parece que a autora não soube muito bem como construir o enredo já que muitas vezes eu me pagava muito confusa com o que estava acontecendo na narrativa.⁣

Eu tinha altas expectativas com esse livro e no final me decepcionei bastante por não ter entendido tanto o quanto queria já que muitas coisas tiveram explicações rasas.⁣

O livro tem uma pegada super dark, mas infelizmente comigo não rolou uma conexão com os personagens nem com a narrativa. ⁣
Então leia por sua conta e risco⁣

E você, já leu O Substituto?⁣

Editora Bertrand Brasil
Ano 2012 / 336 pág.
???
Bora falar de livro!!
Imagina aí uma cidade chamada Gentry,  lá á cada 7 anos (se não me engano), uma criança some, e no lugar é posto um bebê "que não é um bebê", geralmente, esses "Substitutos" morrem logo... menos um, Mackie Doyle, 16 anos... ele sabe que não é normal e do nada, passa a desenvolver uma alergia mortal a ferro, sangue e solo consagrado. Fora isso tudo, ele está morrendo aos poucos, daí ele vai descobrir fatos e lugares que seria melhor nunca ter conhecido.
O que acontece com as crianças humanas que são levadas? Leiam e se permitam o choque!!
Mackie é quem conta toda a história!
Seria show, se a autora tivesse escolhido um gênero, tem hora que é bem pesado, tipo um romance policial, aí muda p/uma história teen, depois flerta com o terror sobrenatural ...????? (??) fora que a narrativa tem umas "coisinhas" (falhas), que tenta consertar com o avançar da trama... mas apesar dessa confusão toda, o livro agradou, pelo menos fiquei curioso p/saber onde essa salada vai dar!
A capa é linda, e ele está bem classificado no skoob, mas não foi bem o que eu esperava!!
Uma boa leitura p/você!!
??
?LEIA UM LIVRO, PUFAVOOOOÔ!?
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??

Agatha73 11/10/2021

Quem diria que daria certo?!
Um garoto semi morto, cidades subterrâneas, uma banda de rock e uma morte prematura, quem diria que esse suco de coisas faria um bom livro?! Pois fez. O substituto é leve, divertido e imersivo, talvez seja apenas minha fixação pelas histórias de fadas e crianças trocadas, talvez seja mesmo um bom livro, só depende de você ler e tirar suas próprias conclusões!

Menezes Torres 11/09/2021

O "pano de fundo" da história é bom. Mas certas situações que acontecessem, principalmente envolvendo os seres míticos, são superficiais. No geral, gostei do livro.

Sammy Kerolyne 25/06/2021

Maravilhoso
Eu já tentei ler ele uma vez, mas acabei parando. Resolvi dar outra oportunidade e me apaixonei por esse livro. Um gênero totalmente diferente do que costumo ler, mas que sinto que valeu muito a pena tentar.

Barbie grew 23/06/2021

Mackie é um substituto.

Literalmente é um bebê que foi deixado no berço enquanto sua versão "normal" foi sequestrada e nunca mais voltou.

Criado como "normal", Mackie tenta não se destacar na pacata cidade onde mora com seus pais e irmã (de criação), mas apesar de tudo as crendices da cidade não o ajudam a se esconder muito bem.

Depois de descobrir que outra criança seria levada e uma substituta seria deixada para trás, Mackie tenta de todas as formas ignorar o fato, mas percebe que possui ligação com o acontecimento.

"O substituto" é aquele livro parado, mas trabalhado 100% na seguinte pergunta: O que Mackie, o substituto, realmente é? Contudo, confesso que terminei o livro sem ter sido cativada pelos personagens, sendo deixada levar pela história. Então, se você busca uma história que acontece numa cidade fria e com pessoas esquisitas, este é o livro que procura.

Fernanda 23/06/2021

Me pegou de jeito
Quase varei a noite pra terminar logo. Cada página era uma angústia misturada com curiosidade. Eu amo ler sobre tudo aquilo que está entre mundos e aqui não foi diferente. Eu amei, me identifiquei assustadoramente com a Tate e fiquei com gostinho de quero mais no final.

Marcio 12/06/2021

Diferente do que eu esperava
Mackie Mackie Mackie, o que tu é de verdade? Me senti tão distante emocionalmente. Acho que por isso em algum momento me desconectei da tua história.
Eis o que sei: Mackie é um substituto, não irei explicar o que significa, mas aparentemente ele não é o único. Então, tem essa intolerância a metal, como uma alergia que causa náusea e tontura. Ele se sente deslocado e excluído do resto, ele sabe a natureza dele mas imagina que não seja ali, ao lado de sua família e amigos. Também há várias explicações repetitivas sobre o que acontece com a cidade, toda vez que Mackie pergunta é a mesma resposta com palavras diferentes, mas mais enigmática que a anterior e nem de longe intrigante. Mas resumidamente a cidade paga um preço para continuar próspera. Embora, na verdade, eu não visse nenhum indício de que a cidade era próspera e enriquecida mais do que as vilas próximas. O clima é sempre descrito como cinza e chuvoso, foi a primeira vez que a descrição de um dia chuvoso me pareceu tão triste - geralmente eu gosto muito mais de dias chuvosos. As pessoas da cidade aos olhos de Mackie não parecem muito diferentes das garotas-cadáver, sem vida, passivas, perdidas e assustadas, mas tudo isso escondido sob uma máscara de que tudo ao redor é normal. Assim, senti que os motivos de esse pagamento acontecer não tivessem muito fundamento e o que o causava, no fim das contas, não era tão difícil de impedir.
Além disso, tem um pequeno e coitado romance acontecendo, mas é tão sem graça, sem tempero e insosso que eu achei que pudesse dormir.
Eu não sei em que momento me afastei de Mackie, eu entendia o que ele estava passando e, de repente, queria que ele se danasse. Não sei se foi porque o desenrolar da história aconteceu da seguinte maneira: Mackie sai de casa, faz besteira, quase morre, pede ajuda, volta pra casa, sai de casa, faz besteira, quase morre, pede ajuda, vai pra casa. E no meio disso, o romance sem sal e as explicações enigmáticas da esfinge.
Eu gostei da escrita da Yovanoff, no entanto. Os elementos na capa representando os mitos e as superstições dos moradores combinados com o sobrenatural foram bem interessantes. As criaturas do subterrâneo eram esquisitas e esse mundo à parte foi legal de acompanhar.
E por último, a relação entre Mackie e Roswell, seu melhor amigo, e Emma, sua irmã, foram as coisas mais bem desenhadas e verdadeiras. Eu senti uma química entre Mackie e Roswell, pensei que pudesse se tornar algo mais, mas eu pensei: que merda, dois homens podem ser amigos e se abraçar, se apoiarem sem precisar necessariamente de um interesse amoroso. Então eu me contentei.

E Emma, tão protetora e atenciosa, fez o Mackie perceber que amor é uma via de mão dupla, você tbm deve se permitir ser amado de volta.
@ka_and_books 12/06/2021minha estante
Não consegui me conectar muito com o livro... nem com os personagens. ?

Marcio 12/06/2021minha estante
Nem eu :( não foram bem desenvolvidos eu acho

Aimeé 18/05/2021

O substituto
Quando iniciei a leitura me perguntei " será mesmo que vai ser mais um teenager vampiresco? ", mas não foi !
Não posso dizer que é um livro que tem que ser lido, mas passou bem o tempo...

Ana Gouvêa 17/05/2021

Olha, se jogar no liquidificador O Pacto das Três Graces e O Canto Mais Escuro da Floresta o resultado seria O Substituto. Bem sem graça, na verdade.

vanessacrx 16/05/2021

Leitura rápida
Iniciei o livro empolgada, acreditando que conheceria um novo e empolgante universo, e tinha tudo para ser isso, mas não foi isso que aconteceu. A história poderia ter sido muito melhor explorada.

Camelo's 10/05/2021

O substituto
Eu fiquei bem confusa ao ler esse livro, não vou mentir. No todo é bem divertido ler toda essa aventura. O Mackie tem bons amigos.

Agatha 09/05/2021

Sei nem expressar como minhas expectativas foram superestimadas em comparação ao que realmente esse livro entrega. Ainda estou tentando decidir se me incomodei com a relação de monstros e drama adolescente ou com a descrição de várias cenas.

Se você estiver procurando por um livro "suave" que envolva aceitação, drama pessoal, familiar e mundos diferentes, creio que esse livro possa dar algum resultado, EMBORA de maneira um pouco superficial. Porém, para quem estava esperando para ler esse livro desde o lançamento, como eu, e está esperando histórias de terror e afins, não se iluda, não.

Acho que na época esse tipo de situação estava comum, mas qual é desse negócio de protagonista frágil que desmaia toda hora?? E a cena da "luta" de um personagem que tem séculos de vida que perde contra uma adolescente?? (Isso não é spoiler, fiquem tranquilos) Fora algumas outras narrações muito estranhas que vou deixar para quem quiser ler, descobrir.

Enfim, todo livro traz uma experiência que vale a pena e esse não foi diferente, mas errei em esperar mais.