O Substituto

O Substituto Brenna Yovanoff

Resenhas - O Substituto

Andrea 08/08/2015

O imaginário das cidades interioranas e o que elas escondem
O Substituto conta-nos a história de Mackie, um garoto que vive em uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, na qual todo mundo conhece todo mundo e que por mais bucólica e parada que seja, esconde um segredo muito interessante.
Nosso protagonista parece-se com qualquer outro adolescente, mas de cara ele nos diz que na verdade não é um, ele é um "substituto", uma criatura que fica no lugar de bebês humanos que foram roubados por nada menos do que fadas! Sim, as fadas folclóricas são bem diferentes da Sininho... A existência delas é confirmada na narrativa quando Mackie, logo no primeiro capítulo, nos diz não suportar ferro, o garoto se envenena todos os dias, o ar que respiramos, para ele, é veneno, pois tudo na vida humana moderna possui algum tipo de ferro ou metal, o garoto não pode nem tocar nos utensílios da cozinha de sua casa! E para os desavisados, fadas são repelidas com ferro, por isso, alguns povos colocam algo feito de metal em portas e janelas, ou nos quartos dos bebês, para proteger-se contra essas "criaturas".
Por viver durante 16 anos respirando ar "envenenado", Mackie está praticamente morrendo, é nesse momento que descobrimos que a cidade onde ele vive, Gentry, possui um segundo plano, o das fadas, e é pra lá que nosso protagonista vai quando precisa de ajuda, no entanto essa ajuda não virá de graça...
O grande x da questão é o desaparecimento da irmãzinha de uma colega de nosso substituto, e o bizarro é que os adultos da cidade parecem não se importar com isso! Mackie decide ajudar a menina, Tate, a encontrar a irmã e é a partir daí que teremos o desenrolar de um belo romance entre os dois e a descoberta dos segredos da cidade.
Admito que os motivos que levam as fadas a roubar crianças humanas e assassiná-las não foi nenhuma surpresa, se você já leu outros livros com essa temática também entenderá na hora, a surpresa vem da posição totalmente passiva dos habitantes da cidade, que entregam seus filhos como se fossem "sacrifícios" pagãos e ainda assim vão todos os domingos à igreja! Como eu disse os adultos sabem da existência das criaturas e escondem isso dos jovens para que eles não queiram se afastar da cidade.
Particularmente, adorei O Substituto, mas confesso que teria gostado muito mais, se ao invés de ser um YA levinho, ele fosse um suspense sobrenatural, ou mesmo um livro de terror, a narrativa é muito boa, bem escrita, no entanto tudo é tratado de forma amena, fazendo com que um leitor jovem fique apaixonado e um leitor mais velho, como eu, goste mas sinta que faltou algo ali...
Ellen 02/12/2016minha estante
Peguei esse livro hoje na biblioteca pública do meu bairro.

Andrea 05/12/2016minha estante
Espero que goste da leitura tanto quanto eu! ^^

Ellen 05/12/2016minha estante
Estou adorando.

Andrea 06/12/2016minha estante
Que ótimo!! =D

Lunardi 22/01/2015

Legal... mas não espere muito
Mackie é um garoto frágil, que tem alergia à ferro e a lugares sagrados, ele é um substituto. Uma criatura colocada no lugar de um bebê, idêntica a ele, feita para morrer, quase um manequim ambulante. A sinopse do livro é bem interessante, como se pode ver, e devo dizer que foi um tanto decepcionante ler o livro e perceber que as minhas expectativas excederam às qualidades do livro.
Vamos do começo.
A ambientação do livro é muito similar à da capa, um lugar sombrio, nevoento e úmido, com requintes de ambientes macabros no estilo 'bonequinha zumbi'. Eu gostei bastante desse estilo vizinhança com segredos, e pra quem simpatiza com histórias do tipo acredito que vai curtir.
Os personagens foram um tanto decepcionantes para ser franca. Não vou dizer que faltou história para nenhum, mas faltou aquela centelha de vida que nos faz amar certos personagens. é irônico pois os personagens acabam retratando o tema da história, acabam meio mortos, meio sem vida. Nenhum foi especialmente memorável, tirando o Mackie e sua melancolia profunda.
No final... é uma história com o teor macabro, mas que não chega a dar exatamente esse sentimento. É bem escrita, mas falta centelha de vida. Se você quiser muito ler este livro, ainda assim, recomendo encontrar em algum sebo ou num preço mais baixo.

Rittes 19/12/2014

Só para menores
Não me lembro porque comprei este livro, mas provavelmente foi a resenha em algum site de vendas. Acreditei estar comprando uma obra de terror ou suspense. Enfim, comprei gato por lebre. Não vou dizer que é um livro ruim, mas deixa muito, mas muito a desejar. Primeiro, que a história é estranha e, embora lembre "A criança roubada", as semelhanças param no mote da troca de bebês humanos por bebês de um mundo sombrio. A narrativa é lenta demais e o "herói", o tímido e assustadiço Mackie é chato como um bebê chorão! Foi uma tarefa árdua chegar ao final. Ponto positivo: a capa é uma das mais bonitas que já vi, embora seja cópia fiel da original norte-americana. Mas, como nem só de capa vive um livro, os pontos positivos ficam por aí. Chato, estranho, não prende o leitor...mas deve ser bacana para quem tem 12 anos ou menos. Talvez, seja esse o problema. Estou velho demais para livrinhos de "terror cute-cute"...

Sheylla 10/12/2014

Gentry é uma cidade estranha. O clima está sempre nublado, as pessoas adornam suas casas com objetos de metal e agem como se isso fosse a coisa mais normal do mundo. Mas Gentry esconde segredos. A cada sete anos uma criança desaparece de uma forma muito estranha, elas são trocadas em seus berços por outra criança e o substituto morre pouco tempo depois. Só que uma dessas crianças sobreviveu.

Mackie tem 15 anos e é bem diferente dos seus colegas da escola, sua pele é pálida e seus olhos negros, o ferro lhe dá alergia, o cheiro do sangue o faz passar mal e pisar em solo sagrado está fora de cogitação, apesar de seu pai ser o pastor da cidade. Para todos ele é só um adolescente de saúde fraca mas ele sabe que é algo mais. Ele foi trocado quando era apenas uma pequena criança mas conseguiu sobreviver graças ao amor de sua família, mais precisamente sua irmã mais velha Emma.

Agora, uma outra criança, Natalie morreu, ou melhor a criança substituta morreu e a sua irmã mais velha, Tate, está convencida que o que foi enterrado com o nome da sua irmã não era na verdade a sua irmã. Na tentativa de descobrir de onde ele veio ele também descobre que Natalie ainda está viva e tem uma chance de salvá-la.

Eu imaginei que esse fosse um livro de terror, mas me enganei.. está mais pra romance sobrenatural. Apesar de que algumas passagens serem bem assustadoras de se imaginar, como a descrição das mortas-vivas e os habitantes da Casa do Caos. Mackie é um bom protagonista.. no começo ele não quer se envolver mas a aproximação com Tate faz com que ele comece a se importar e o instito protetor para com Emma é muito bacana. Amor fraternal é sempre bonito.

A capa do livro é um detalhe a parte, o que me chamou a atenção foi o carrinho de bebê e os enfeites nada convencionais sob o carrinho, o que ao ler o livro acaba por fazer todo sentido, as mães decoravam os berços com todo tipo de artefato de metal e ferro na esperança de isso espantar o que trocava seus filhos no berço.

site: http://www.loucura-literaria.com/2014/12/resenha-o-substituto-brenna-yovanoff.html

Jessie_Marq 08/10/2014

O Substituto, o primeiro romance da autora Brenna Yovanoff, é regado a mistério e elementos assustadores ou mesmo macabros. Uma daquelas ficções que faz você começar a pensar será que não aconteceu de verdade?.

Nosso protagonista é Mackie um adolescente que vive com seus pais e sua irmã Emma em Gentry, uma pequena cidade do interior, uma daquelas cidades em que as pessoas preferem fingir que não está acontecendo algo estranho simplesmente para não ter que tocar no assunto.

Gentry, ao contrário das demais cidades com as quais faz fronteira, conseguiu prosperar, mas essa prosperidade não vem de graça. Não há um morador de Gentry que não tenha uma história sobre um tio, sobrinho, avó, imão, neta que fora trocado quando ainda criança. Mackie é uma dessas crianças, um substituto ou seja lá qual for o nome que os moradores dão aos monstros colocados nos berços no lugar de seus filhos e filhas.

Com pele pálida e negros olhos, nosso protagonista é um adolescente quase normal, exceto por sua forte alergia a ferro e a sangue humano (que contém ferro) e ao seu péssimo jeito de se relacionar com as pessoas. Criando desde pequeno por sua irmã Emma, Mackie agora começa a viver mais, mas isso trará graves consequência, pois ele descobre que está morrendo, e a menos que recorra aos seus verdeiros parentes do submundo de Gentry, ele não terá como sobreviver. No meio de tantas novidades em sua vida, o adolescente descobre que para que ele desfrutasse a boa vida que teve até então, uma criança humana teve de ser tirada de sua família e sacrificada, assim como a irmã de Tate será em breve. Será que Mackie conseguirá viver? Será que ele e seus amigos Roswell, Danny e Drew conseguiram salvar Natalie, a irmã de Tate de ser sacrificada? E Emma, os seres do submundo farão alguma mal a ela para conseguir o que querem de Mackie?

Resenha: Jessie Marques
Ficha Técnica: O Substituto (The replacement)
Autor: Brenna Yovanoff
Ano: 2012
Páginas: 336
Editora Bertrand Brasil

**********************

Como sempre, este é o espacinho onde exponho minha opinião, nada imparcial, sobre o livro. Mesmo que com história interessante e instigante, a autora não desenvolve muito bem alguns temas, mesmo abrindo diversas portas para explicar mistérios da história, ela logo as fecha sem nada explicar, parecendo querer deixar para explicar depois, mas deixando diversos assuntos em aberto. Não chega a atrapalhar a história, porém, deixa o leitor com um gosto amargo de um quero mais que não foi atendido.

Com linguagem mais voltada ao público infato-juvenil, e algumas cenas mais picantes, o livro se perde um pouco em qual é seu foto, se crianças, adolescentes ou os young adults.

Recomendo aos que se interessam por uma ficção leve, mas não aos que, como eu, preferem uma história mais densa e mais bem explicada.

site: http://emjessie.wordpress.com/2014/09/23/resenha-o-substituto/

Amanda 16/04/2014

O Substituto, o tédio por trás do " terror e da fantasia "
Yep, esse foi um dos livros mais chatos que já li. O título e a capa pode estimular uma pessoa a lê-lo, mas é total perda de tempo. Uma história sobre um garoto, que foi deixado há dezesseis ano atrás num berço, trocado, sendo o substituto de um bebê saudável e normal. A história que acontece em uma cidade chamada Gentry, onde a cada sete anos uma criança é substituída por um ser, e morta no Dia de Todas as Almas por a Dama na forma de sacrifício, e em troca ela "ajuda" os moradores da cidade mantendo a paz e a calma (mais ou menos isso).

Tem partes que o livro chegou a ser legal, mas o final me desapontou totalmente. Cadê a destemida Dama, que não deixa ninguém interferir no seu caminho? E o Temido Carrasco? Apanhar da Tate com um pé de cabra, sério? Cade os poderes da Dama, tão poderosa e velha e não pode fazer nada? Cair desse jeito, com uma faca no ombro. Poderosa e destemida mesmo.

O livro é repetitivo, sem ação, totalmente água e sal. Romance? O que a autora queria fazer entre Tate e Mackie? E pra não perder meu tempo, não vou nem citar o restante dos personagens, principalmente os da Casa do Caos.

289 páginas pra quê? NÃO PERCA SEU TEMPO. (Y)

Philipe 16/01/2014

Perda de tempo.
Ridículo, inexplicavelmente bobo e perda de tempo. Isso não é nem metade do que eu achei sobre essa falta de caso com o leitor, em que você nunca entende a história e não da maneira que todo escritor quer que seja.
Ganhei esse livro, e fico muito mal em dizer que talvez - se não tivesse existido nenhum tipo de crítica - tivesse comprado pela capa, só por ela. Não sabia que estava perdendo meu tempo.
A história com um adolescente normal chamado Mackie - ou seja lá qual for o nome - e que todos simplesmente o acham estranho sem - pelo jeito - nenhuma razão. Sério, que tipo de garoto que é descriminado por algo tão normal, simples, comum e ridículo como sentir-se mal no contado com sangue e ser extremamente pálido - EM UM LUGAR QUE NÃO TEM SOL.
Simplesmente a autora quis fazer um caso de amor entre uma garota que é tão estranha quanto, sendo que o relacionamento dele e do amigo são múltiplas vezes mais românticos, fofos e carinhosos do que com ela, uma garota conhecida agora e simplesmente assim.
Ela tenta colocar seres sobrenaturais sem nexo, e raiz duvidosa que não trazem o suposto ar sombrio que deviam, são simples seres sem lugar no mundo e que deveriam continuar onde deviam. É aí que você entende o por que estão embaixo da terra, por que ninguém os quer em cima dela.
Com rituais ridículos e personagens contraditórios, sem explicação e vida interessante o suficiente para segurar sua atenção. Mackie continua sua vida, como se sua súbita consciência do mundo novo que se abre embaixo dele fosse nada menos que uma brincadeira de pega-pega.
NÃO HÁ EXPLICAÇÕES PARA NADA QUE EXISTE. Nada sobre Mackie ter que tocar na banda por isso deixa a cidade feliz, ser morto e não ser ao mesmo tempo. Não existe explicação, contradições e nada em que mostre o motivo da história. Ela simplesmente acontece em um redemoinho de palavras bobas e linguagem pobre.
Com uma faca no bolso e sem se lembrar disso, Mackie quase morre nas mãos da suposta - e não bem planejada - vilã. A burrice de Mackie é tão grande e levada a tal extremo que poderia ser considerada como suicídio.
Eu declaro morte à Brenna Yovanoff. Perdi dias da minha vida que pareceram séculos.
Não perca seu tempo.
Nick 23/08/2014minha estante
Vou te dar uma dica para você entender um pouco melhor a história: eles são demônios, demônios precisam ser adorados para terem força e existir.

Patrícia 14/01/2014

Substituível
Comprei esse livro por ver que era bem desejado e apresentava uma proposta bacana de suspense (além da capa ser muito impressionante).

Foi com a leitura desse livro que comecei a buscar uma densidade psicológica maior nos personagens, porque foi o que mais senti falta nele, principalmente por dois pontos:

Primeiro, os personagens são incrivelmente estereotipados. São daqueles que você lê e pensa "sério que ainda existe gente assim?". Lá você encontrará o tipo mais banal de patricinhas, valentonas, esquisitos, amigos de verdade e tudo mais. Sabe aqueles padrões bem definidos (e diria até arcaicos) de pessoas? Então, os personagens são assim.

Segundo, nota-se que a autora não se preocupou com as essências sentimentais dos personagens. Eles parecem apáticos demais, sem intensidade emocional que se aproxime do real. Tentarei explicar melhor: não que isso signifique que a leitura precisa ler densa, mas se uma pessoa passa de um momento de tristeza para um de felicidade, por exemplo, alguma satisfação tem que ser dada ao leitor. Não há descrições acerca dos sentimentos e suas intensidades. Sério, quando eu lia algum momento de briga, devido a essa falta de descrição, os personagens pareciam sérios na minha mente enquanto se pegavam na porrada. Tipo, não havia nenhum caracterização de que o personagem estava puto da vida, você só saberia disso quando lesse que ele resolveu explodir, pela sua ação em si, e não por expressões faciais e corporais e coisas do tipo.

Por fim, a história é bem bobinha. Não é carismática e passa batido pela sua mente. A leitura é bem fácil e simples e o desenvolver da narrativa demonstra bem a imaturidade da escritora. As coisas acontecem de uma maneira sem graça, principalmente o fim. Quando terminei de lê-lo, minha reação foi bem "é só isso?".
Ou seja, trata-se de um livro que, realmente, é substituível.

Reitz 20/12/2013

O SUBSTITUTO
Mackie sabe que não é normal. Ele tem uma alergia muito grande a ferro e tenta disfarçar o melhor possível, mas quando a irmã de uma garota da escola dele, Tate, é trocada por uma substituta que logo morre, ele decide ajuda-la.
Na aventura, ele descobre o horrível sacrifício de sangue que a cidade paga pra ser a que mais se desenvolve na região - a irmã de Tate é uma das crianças que são sequestradas a cada 7 anos para serem mortas pela Dama, e o verdadeiro Mackie também. O garoto que passou 17 anos tentando parecer normal não é filho de seus pais e não é o irmão de Emma, cujo amor foi a única coisa que o fez virar exceção e viver.
Com ajuda de Emma, Roswell (melhor amigo), Tate e dos gemios, ele entra em uma luta que surgiu da rivalidade de 2 irmãs, a Dama e Morrigan, que não concorda com a morte das crianças.

Não pude colocar mais estrelas para o livro porque eu acho que, como o protagonista vive tendo ataques de alergia durante o livro, ou os acontecimentos do livro teriam acontecido mais cedo (ele tem 17 anos) ou, mesmo com o amor da Emma, ele já teria morrido.

Teve um personagem que realmente me incomodou: o Carrasco. Ele tem toda uma fama ruim entre os personagens, ele é um dos personagens mais temidos, porém é facilmente derrotado por uma garota com um pé de cabra.

Apesar disso, os personagens são bem construídos e a historia é envolvente, com bons altos e baixos.

Brenda Freitas 14/11/2013

Apaixonante!
Sabe aqueles livros que você não quer acabar de ler mas não consegue porque quer saber o que vai acontecer em seguida? Então... assim é O Substituto.
Eu fiquei tão ligada nesse livro, que eu cheguei a sonhar com os personagens. rs
E, gente, QUE CAPA É ESSA? Lindíssima!!!

Bluemih 24/10/2013

Bom, como explicar pra vocês como esse livro é muito bom sem dar spoiler aqui... Difícil, mas vou tentar!

Esse livro eu peguei emprestado, demorei um pouco pra resolver ler, porque eu sou medrosa demais, e pela capa já achei que seria algum tipo de terror, sei lá... Mas não é!

Então já sabem que o gênero não é terror. Eu pesquisei e o livro fica no gênero Romance Estrangeiro, pois bem, existe sim um romance na história do livro, mas não é nada meloso, é um amor adolescente, mas não normal, porque nada é normal nessa história. O livro não dá medo, e também não achei ele com cara de suspense, pra mim ele ficaria no gênero aventura mesmo.

Pela sinopse o autor já deixou claro que o protagonista não é um humano, mas, o que ele realmente é ficará ao seu critério durante a leitura. ~mistééério~

A história é bem interessante, as coisas que acontecem na cidade são meio sombrias, e vão ser desvendadas por Mackie conforme se passa a história, e cada vez que conhece mais os segredos daquele lugar, mais ele sente raiva das pessoas de lá, e tentará de tudo para mudar a situação, até mesmo coisas sobrenaturais.

Eu acho que não posso falar mais que isso porque se não... né?! Enfim, a autora escreve bem, a história se passa em primeira pessoa, o que faz com que você se aproxime mais do personagem principal. Recomendo à vocês esse livro!

Quanto a nota, só não darei 5 estrelas porque eu esperava um pouco mais da história, acreditei que seria mais do tipo suspense, que é o que eu gosto. Só por isso mesmo, porque de resto está aprovada!

site: http://umhobbie.blogspot.com.br/