O Substituto

O Substituto Brenna Yovanoff

Resenhas - O Substituto

italo43 07/06/2020

Altos e Baixos.
Não sei se foi tudo mais ou menos por eu não estar gostando muito da história, ou porque na semana que resolvi ler fiquei doente e só queria dormir eternamente. Mas aqui vai a resenha.

A história é bem legal, não é um livro ruim, mas também não foi um "uau! nunca vou esquecer" para mim. Achei tudo bem interessante, essa pegada mais sombria que fazia eu imaginar tudo bem cinzento (e tambem chove em Gentry o livro inteiro, é inevitável não imaginar tudo nublado), toda essa coisa macabra, seres subterrâneos etc. Eu comecei o livro pensando que ele seria bem estilo aventura da sessão da tarde, porque por alguma razão estava imaginando os personagens com 12 anos e não 16, mas depois a coisa foi ficando mais séria e eu pensei opa calma aí.

A narração é boa, o Mackie não é um protagonista que eu me conectei muito, talvez não tenha me conectado ou me visto em nenhum personagem, porque eu não ficava ansioso com o que poderia acontecer com eles nem preocupado, enfim, mesmo assim em alguns capítulos eu achei ela um pouco chata e lia arrastado. Era meio como se em alguns capítulos eu lesse num pulo e pensasse caramba que capítulo bom o que será que vem aí, e outros parecia que eu estava preso ali por horas com uma vontade de pular aquilo, o que fez ser meio cansativo em algumas partes.

Basicamente não sei nem dizer qual parte do livro é mais lenta, porque foram altos e baixos ao longo dele inteiro.

Em resumo, o livro é bom, interessante e tem uma vibe legal, um "mistério" e uma aventura bem peculiar que te deixa curioso e querendo saber o desfecho, mas não funcionou tanto pra mim, não terminei ele pensando "QUE LIVRO!" foi mais ok terminei, isso aí, vida que segue.
Lary.Momentolitera 09/06/2020minha estante
Gostei da sua sinceridade (?>?

Ruanzinho 02/06/2020

Gótico
Não sei porque comecei a ler esse livro, só sei que gostei bastante, leitura super fluida e rápida, com personagens bem construídos, recomendo para sair de ressacas literárias.

juliatorress 29/05/2020

Não sei nem como começar a descrever esse livro que eu devorei em 3 dias. O substituto aborda com maestria o sentimento de solidão, de insegurança. O Mackie (personagem principal) sente como se n fizesse parte daquele mundo, daquela cidade. O livro tem uma pegada dark, contendo vários personagens mortos-vivos, mas a descrição deles e toda a atmosfera do livro me fez ficar perdidamente apaixonada por essa obra.

Teve momentos surpreendentes e alguns previsíveis, porém me peguei quase chorando quando terminei, não sei bem o pq, mas acredito que seja pq acabou kkkkk

O livro me trouxe um sentimento de aconchego, eu me identifiquei muito com o Mackie, é um livro gostoso de ler. Recomendo bastante essa leitura, que vocês consigam se apaixonar tanto quanto eu.

Silmara Cunha 21/05/2020

Um pouco Emo
O enredo se passa na cidade de Gentry, um lugar estranho onde a cada 7 anos algo sombrio acontece e ninguém parece querer falar a respeito.
O início do livro é instigante e faz o leitor querer chegar a fundo na história, na mitologia por trás das bizarrices. Porém não existe "mais fundo". A história é simples, embora com requintes de perversidade e um tanto quanto sombria. Uma leitura mais ou menos.

Amanda.Verissimo 14/05/2020

Criei grandes expectativas para esse livro e acabei me decepcionando, é bem fraco e pela sinopse achei que fosse ser bem macabro

Laise 08/05/2020

O substituto
O substituto é um livro diferente do que eu costumo ler, por causa da sua vibe seres do submundo e tal.
Sua mitologia é interessante, principalmente à primeira vista quando ainda não sabemos muito sobre ela, porém poderia ter sido melhor desenvolvida.
É um livro bom, me tirou da ressaca rsrs, entretanto não é uma obra perfeita. Na minha opinião o clímax deixou a desejar, mesmo o desfecho sendo satisfatório, além de que até quase metade do livro não se tem certeza de para onde a história vai.

Kel 30/04/2020

Lindo!
ivro lindo, o li há um tempo atrás, não gosto muito de fantasia mas esse é tão delicadamente escrito que me ganhou, uma história inovadora, uma criança humana é trocada por uma criança do mundo abaixo da superfície, os chamados substitutos. O protagonista se descobre sendo um deles, porém sua família humana o ama e ele se sente culpado pelo destino dàquele que foi levado e que ele mesmo ocupa o lugar. Quando a irmã da garota que ele gosta também desaparece ele percebe que a história esta se repetindo e sai em busca de ajuda, vindo a descobrir mais sobre sua origem e de como é o mundo de onde veio. O livro não decepciona e os personagens são cativantes, show!

Paiva 22/04/2020

A história é muito boa, desde q vc tenha 14 anos. Para adultos não passa de mais uma utopia adolescente

mere 17/04/2020

Posso dizer que o livro me ganhou pela capa e pelo título. Achei que seria um terror dos bons.
Ledo engano. Apesar de não ser o que eu esperava,curti bastante a leitura.
Infanto juvenil,mas com uma pegada de sobrenatural.
Uma leitura leve.

A.Paula.Sz 18/02/2020

O livro nao é ruim, mas tanto a capa quanto a sinopse me venderam uma história de terror, e definitivamente nao é um livro assustador...
Mas nao posso dizer q nao gostei, é leve e tem umas pitadas de suspense e até um romance muito complicado rsrs

@resenhandodark 01/02/2019

@resenhandodark

Mackie não é um de nós. Ele vive na pequena cidade de Gentry, mas vem de um mundo de túneis e águas escuras e lamacentas. Ele é um Substituto, deixado no berço de um bebê humano há dezesseis anos. Mackie daria qualquer coisa para viver entre nós. Tudo que ele deseja é tocar baixo e descobrir mais sobre uma garota estranhamente fascinante chamada Tate. Ma quando a irmãzinha de Tate desaparece, Mackie é irreversivelmente arrastado para o submundo de Gentry, conhecido como Caos

Uma cidadezinha pacata, onde seres estranhos se esconde, porém à cada 7 anos uma criança humana é substituída por um deles, para que possa manter a ordem da cidade e satisfazer a cobiça dá Dama. Porém Mackie vai tentar mudar isso, salvar a irmã de Tate e à si mesmo, que os poucos está ficando fraco.
Ele no começo é um protagonista um pouco fraco em pensamento, por conta de ser tão afetado pela exclusão, medo e vergonha, acabando se afastando das outras pessoas, exceto pelo seu melhor amigo e sua irmã.

Porém isso muda, quando começa a trazer consequência à sua irmã Emma, que sempre o amou independente de sua origem, e a partir disso ele começa a mudar suas atitudes, trazendo seu autoconhecimento.

Michelle França 26/11/2017

Um dos melhores livros do ano
A premissa me empolgou e durante a leitura fez valer cada minuto . Não consegui parar de ler simples assim, faz tempo que não pego um livro que adentro a.madrugada.lendo. Personagens bem construidos, um universo muito interessante, amei o casal protagonista a Tate é forte e decidida nada de protagonista irritante, essa não. Adorei os sub personagens todos tem seu valor na história. O enredo tem um ar de mistério, terror adulto, não economiza no descritivo a autora te.coloca dentro do cenário. Quero mais livros dentro desse universo e quero mais livros dessa autora. Melhor troca do Skoob que fiz!

Jessé 05/02/2017

Pode um livro com uma capa um tanto quanto macabra ser tão adorável? Pode.

Nunca li nada do tipo, confesso, mas O Substituto é aquele livro amorzinho que você respeita. Tudo bem, a capa sugere que a história envolva terror ou algo do tipo, mas o foco é totalmente diferente.Acompanhamos a vida de Mackie Doyle, um garoto de dezesseis anos que vive na pacata cidade de Gentry, nos Estados Unidos. Logo no começo, percebemos que há algo de errado por ali, pois o garoto simplesmente não pode chegar perto de ferro. É a kriptonita dele. Mackie é um garoto bem "na dele". Faz o que for necessário para não chamar a atenção. A princípio, pensamos que esse é o único motivo, mas acabamos descobrindo que ele é um substituto. Foi deixado no berço de um bebê há dezesseis anos, trocado pelo verdadeiro filho da família.

Ah, a família Doyle. Eles são um ponto extremamente importante para a história. Mesmo que Mackie não seja, de fato, um membro da família, sempre foi tratado como tal, ainda mais devido à sua condição especial. Todos lhe tratam como igual, principalmente sua irmã, Emma.
Conforme a história avança, descobrimos que Mackie não foi o primeiro, e nem de longe será o último. O buraco é muito mais embaixo (literalmente).
Ao longo dos anos, essas criaturas receberam vários nomes, mas hoje em dia preferem não ser chamadas de nada. De acordo com elas, o que é nomeado acaba perdendo a força. Bom, eu prefiro chamar apenas de criaturas mesmo. Essas tais criaturas vivem no subterrâneo de Gentry, num local conhecido como Casa do Caos. A Casa do Caos é governada por Morrigan, uma princesa nada comum. Mas isso não é o pior que acontece por ali, confie em mim. Mackie não gosta muito de estar ali, mas acaba não tendo escolha. Ele está morrendo, e acaba descobrindo que a Morrigan pode ajudá-lo, desde que ele a ajude também, seja com aquilo que ele precisa, seja contando a história dos substitutos.
A irmã caçula de uma garota, Tate, acaba falecendo, e ela jura de pé junto que aquela coisa que foi enterrada não era a irmã dela. A garota passa a perseguir Mackie, na esperança de que ele confesse ter algum envolvimento no caso. Ele foge, o máximo que pode, mas acaba cedendo, e descobre que Tate é muito mais do que apenas uma garota durona.
O livro é muito bem escrito. No começo, acabei estranhando um pouco a história, mas acabei pegando o embalo e devorando-o na noite seguinte. A história tem um tom cinzento e melancólico mas, no fim das contas, você torce para que tudo dê certo. Não se trata apenas de Mackie fazer o que ele decide fazer (sem spoilers). Tudo isso é muito maior do que ele, talvez maior até mesmo do que Gentry. Mas nosso pequeno e improvável herói não está sozinho nessa. A autora não economizou os relacionamentos entre os personagens, e cada amigo de Mackie tem sua importância para a história. Cada detalhe citado pela autora colabora para o desfecho de tudo. Se você acha que aquele balão no começo do livro (é só um exemplo) não tem importância, você está errado. Tem importância.
A amizade entre Mackie e Roswell é um dos pontos altos. Roswell sabe que seu amigo não tem a melhor saúde do mundo e, mesmo assim, ele sempre está lá, para ser aquilo que Mackie precisar. Faltam amizades assim.
O Substituto é um livro amorzinho, que vale a pena ser lido. Você vai achá-lo um tanto quanto diferente, mas vai amá-lo. Paixão, medo, suspense, compaixão, aventura, coragem e por aí vai. Mackie Doyle não é o herói que nós queremos, mas o herói que precisamos. O livro é o primeiro da autora Brenna Yovanoff e, se ela fez algo tão bom logo no primeiro romance, mal posso esperar para ler os outros.
Ponto positivo para a Bertrand Brasil. A edição do livro é maravilhosa. Sim, eu comprei o livro pela capa, e não me arrependi. A diagramação é ótima, de forma que a leitura não se torne cansativa. Capa e história se completam sutilmente.

site: www.dicasdojess.blogspot.com

Ellen 09/12/2016

Não dava muito pelo livro. Foi um livro que peguei emprestado na biblioteca do meu bairro para passar o tempo enquanto estou no trânsito da Cidade Maravilhosa, mas a história é surpreendente e merece uma continuação.
Recomendo a leitura.

Iris Figueiredo 18/10/2016

Uma boa premissa, uma execução com falhas
A capa de “O substituto” me repeliu durante muito tempo, pois sempre pensei que tivesse uma pegada de terror na história. Na verdade, é um romance sobrenatural.

Coisas estranhas acontecem na pequena cidade de Gentry, mas todos ignoram ou fingem que não veem. Mackie é um substituto. Quando bebê, uma criança humana foi raptada para um sacrifício e ele foi colocado no lugar. O garoto não pode pisar em solo sagrado e o ferro lhe faz mal. Ele não sabe muito bem o que é, mas estar entre humanos não é seu lugar. Mackie vive uma vida esquisita, tentando ser normal e não chamar atenção, mas à medida que cresce e mais uma criança desaparece na cidadezinha, a realidade parece cada vez mais inevitável.

Meu problema com esse livro foi o começo. A autora não se preocupa muito em situar o leitor no universo da cidade de Gentry. Algumas informações demoram um pouco para fazer sentido, como se o leitor já conhecesse o universo que ela trabalha.

Gostei muito da premissa e da escrita. É original e nos deixa curiosos, mas não consegui me importar com os personagens. Mackie não despertou empatia em mim, muito menos Tate, que passa a metade da história gritando. Assim como a vilã, que achei que poderia ser melhor explorada.

Os coadjuvantes são os melhores personagens na história. Emma, irmã de Mackie, é uma das mais complexas; assim como Roswell, amigo do garoto. A cena que mais me despertou empatia foi com Janice, uma personagem com pouca participação na história, mas que garante um dos momentos mais cativantes do livro.

Para mim o grande trunfo é a narrativa rápida e envolvente da autora, assim como a premissa que ela escolheu explorar. Porém, sinto que faltou um pouco do clima macabro que a capa promete. Eu esperava algo mais sombrio, ainda que “bebês sequestrados para sacrifício” não seja algo light, né? Gostei bastante, mas faltou algo que me tirasse o fôlego.

site: http://irisfigueiredo.com.br