O Substituto

O Substituto Brenna Yovanoff

Resenhas - O Substituto

Becca 25/10/2020

É um livro legal
Eu li sem nem saber sobre o que era, mas acabei gostando. Tem uma atmosfera sombria e uma história diferente.

Itazin 24/10/2020

Comecei a ler por indicação da Beatriz Paludeto mas sinceramente nao gostei nao, foi mt diferente do que eu imaginava, pareceu mt raso e as explicações n desceu kkkkk Chateada pq eu tinha certeza que ia gostar. Nao sei se fui eu que li errado ou nao entendi nada, sei lá.
Nas ultimas partes tava sendo só leitura dinâmica, as conversas e olhe lá jkkk

Sara 10/10/2020

Com a faca e o queijo na mão, como pôde dar tão errado?
O livro tem uma ideia bem legal, com uma pegada sombria, mas não chamaria de macabro. Ele me prendeu no inicio com todo o mistério e as criaturas curiosas e fantásticas, tinha tudo para ser perfeito, e eu fiquei super animada com a leitura. Me encheu de expectativas, para entregar explicações vazias e um final raso.
A autora não se aprofunda na mitologia, ela simplesmente joga os fatos sem muitas explicações, o que me deixou algumas vezes perdida na história e com a sensação de estar faltando partes do livro.
O desenrolar da briga entre o bem e o mal também deixou a desejar, o que era para ser o grande combate do livro se desenrolou tão rápido e tão facilmente que chegou a ser decepcionante.
Vários personagens interessantes foram pouco explorados, e outros pareciam ter sido simplesmente abandonados, sendo apenas figuras de fundo.
Se a autora fizesse uma sequência para amarrar as pontas soltas e talvez um novo embate, poderia se tornar uma história excelente, mas por enquanto é só um bom livro solo incompleto.

Daocalia 08/10/2020

Então....
O problema das expectativas!!
O livro começa com uma pegada mais sombria, mais misteriosa, e na verdade é bem legal, mas essa sensação se perde com o decorrer do livro! Mas o final é Ok, não é um livro cheio de agitações mas foi uma leitura ok !!

clairedeelune 20/09/2020

Foi meio decepcionante
Talvez eu tenha ido com as expectativas erradas pra esse livro, tava esperando algo de terror que era o que eu estava com vontade de ler e apesar de ele ter uns aspectos macabros interessantes e uma mitologia até legal nao é assustador e fui perdendo o interesse a medida que fui lendo. No começo fiquei muito intrigada com o personagem principal e devorei os primeiros capítulos pois queria entender o que ele era mas depois a história ficou meio besta e eu passei a não ligar mais pro que ia acontecer. O que me incomodou bastante era que tinham uns diálogos e explicações que pareciam incompletos, era estranho, parecia que a escritora queria explicar o universo mas ao mesmo tempo tava com preguiça ou queria ser misteriosa e não deixar tudo explicito mas só ficava uma coisa meio confusa. Parecia que os personagens entendiam as coisas mesmo sem o personagem principal explicar direito e as conversas eram cheias de subentendidos enquanto eu só ficava perdida. Do meio pro final eu tive que me arrastar pra terminar de ler porém não cheguei a odiar a história.
Lise 20/09/2020minha estante
Também fiquei decepcionada amg, achei a história interessante mas a autora não souber desenvolver muito bem, e me arrastei dms nele. Acho que se a escritora desenvolvesse melhor o livro poderia ter uns dois ou três livros entrando mais nesse mundo mitológico aí que eu queria muito conhecer. Achei a vilã meio bleh, enfim, como eu disse, é uma história boa e interessante mas que se não desenvolveu bem

clairedeelune 20/09/2020minha estante
Simm achei que a vilã demorou muito pra ser apresentada também e quando foi, foi decepcionante mesmo, ela não era assustadora de verdade e como você disse, a ideia era boa mas foi mal desenvolvida

Victor Silva 04/08/2020

"Não mostre a ninguém o seu verdadeiro eu. Caso contrário, quando alguma coisa der errado, você poderá acabar apodrecendo numa árvore."
O Substituto é um livro intrigante. Nos primeiros capítulos não gostei,porque o protagonista é misterioso demais sobre tudo,mas quando essas questões são "desvendadas",o livro fica mais interessante. A escrita de Brenna Yovanoff é legal,simples de entender e profunda. Esse é um dos livros que no meu ver,se torna mais útil sendo adaptado para o cinema. Ressaltando um ponto positivo,digo que tem muita reflexão,sobre nossa vida social,a importância da união entre as famílias e outros assuntos mais a ver com a filosofia (pra quem gosta de pensar demais é uma boa). Por fim,é razoável. Termino com mais uma citação:"A intenção é uma das forças mais poderosas que existe. A sua intenção ao fazer qualquer coisa irá sempre determinar o resultado. A lei molda o mundo."

Marina 02/08/2020

meio decepcionada
Criei uma expectativa muito grande nesse livro e ele me decepcionou um pouco. A história em si é super interessante e te prende, porém acaba o livro e você fica esperando algumas respostas ou querendo conhecer mais alguns personagens, como a mãe do personagem principal que tem uma história super interessante, mas que não foi explorada como devia.

Comecei a ler esse gênero agora e foi um livro bom pra iniciar nesse universo, só que esperava beeem mais.

skuser02844 23/07/2020

Poderia ser bom
Li esse livro em 2019 porque achei baratinho na bienal e a sinopse parecia interessante.

A história poderia ter tomado um rumo INCRÍVEL mas a autora preferiu encher o livro com um romance brega, rivalidade feminina desnecessária (e ainda por cima por um garoto desinteressante) e um "eu não sou como as outras garotas" ridículo.

A ÚNICA coisa que me prendeu nessa história foi a curiosidade sobre o final e eu não acho que isso seja bom.

@jana450 05/07/2020

Não parece ser fofo, mas é
Era pra ser macabro e pareceu que seria, mas no fundo tinha muito amor envolvido, especialmente entre os irmãos.

Luíza 29/06/2020

Nope
Muito ruim. Só não abandonei porque tô no meio de uma maratona, tive que terminar na força do ódio mesmo. O livro tem uma ideia boa, tinha potencial, mas é fraco demais. A mitologia, digamos assim, não é explicada direito em nenhum momento e eu ficava tipo "tá mas e daí?". Queria entender melhor o que tava acontecendo, o porquê, e o livro não me deu isso. Ficou parecendo só umas coisas jogadas pra ser macabro.

Tem algumas daquelas decisões burras que é ÓBVIO que não vão dar certo, diálogos bem ruins e mais outras coisas que me fizeram revirar os olhos. Não rolou.

Obs: a quantidade de vezes que a autora repete não sei o que "as batidas do meu coração" PELO AMOR DE DEUS! Eu deveria ter contado.

Asurito 28/06/2020

Interessante
Foi uma leitura legal, não fiquei tão imersa, mas achei o universo incrivel e a mitologia muito intrigante.

Carol 15/06/2020

Leitura fácil e fluída, com ressalvas
Falando de um ponto de vista de alguém que está há um bom tempo sem conseguir finalizar um livro, O Substituto foi uma ótima motivação. O livro é direto ao ponto, estabelece um objetivo e não perde tempo em mostrar o protagonista tentando alcançá-lo. Isso não é considerado algo bom ou ruim, é uma característica do estilo de escrita da autora Brenna Yovanoff, e cabe a cada leitor este julgamento.
Entretanto, eu tive a impressão de estar lendo o primeiro livro de uma série ao invés de um livro solo. Acredito que isso se deve ao fato da antagonista criada por Yovanoff não aparentar ser, de fato, uma ameaça tão grande assim. Durante a leitura, temos um desenvolvimento razoável de alguns personagens (incluindo a antagonista, o que é um ponto bem importante), e isso dificulta um pouco para o leitor criar uma conexão com esses personagens.
A leitura é agradável, principalmente para quem procura uma história simples, mas ainda sim emocionante, mas não espere grandes personagens ou um enredo de dar um nó na cabeça. O livro é... Simplesmente bom.

Jaque Moreira 11/06/2020

Cativante
De início não é atrativo, mas com o desenrolar da trama e o envolvimento com os personagens, tudo se tornar interessante.