O Substituto

O Substituto Brenna Yovanoff

Resenhas - O Substituto

Larissa 06/01/2013

Digamos que no começo, eu achei a história um tanto quanto bizarra, afinal, não é comum eu ler algum livro no qual o tema principal são crianças humanas sendo trocadas por seres alérgicos a ferro. Toda a história é narrada de um modo jovem porém sombrio, e gira em torno de Mackie Doyle, o jovem que me conquistou totalmente. Esquisito,que gosta de tocar baixo, e que possui uma atração pela garota mais bonita da escola. Um adolescente normal, se não fosse o fato de ele ter sido um dos bebês substituídos, deixado no lugar de outra criança. Essas crianças substitutas, geralmente morrem logo após a troca, não conseguindo sobreviver muito tempo, porém a família da qual Mackie ficara, cuidou e amou o garoto, tendo todo o cuidado para que ele fosse saudável e vivesse bem, como se nada houvesse acontecido, o que ajudou a fazer com que ele sobrevisse mais do que de costume. Porém, devido ao fato de os Substitutos serem alérgicos a ferro, fica cada vez mais difícil para eles sobreviverem. A história ganha uma certa animação (não que ela seja parada), quando uma garotinha é seqüestrada e Tate, irmã mais velha da menina, procura Mackie para uma conversa, praticamente o perseguindo.
Gentry, a cidade da qual a história acontece possui segredos antigos e incrívelmente sombrios que conseguem nos prender o tempo todo e encher nossa mente de perguntas das quais Tate e Mackie vão respondendo juntos no decorrer do livro.
Sem contar que é um livro emocionante, não sendo um romance comum, falando de amor homem-mulher e sim família. Aquele amor de pai, mãe e irmão. A autora realmente sabe prender o leitor e conseguir escrever algo jovem, sobrenatural e sem ser clichê, que é um dos problemas atuais. Quero muito ler mais livros da Brenna e aconselho quem não leu, matar a curiosidade.
Não vou contar muito, porque qualquer coisa que eu disser pode ser considerado spoiler, mas fica a dica de uma ótima leitura.

day 06/01/2013

maravilhoso livro!!
Me apaixonei por esse livro quando vi a capa em um site na net.
E que bom que não me enganei! ganhei ele no meu aniversário e comecei a ler essa semana.
Gentry é uma cidade comum...assim como toda cidade tem seus mistérios e segredos.
Lá vive o jovem chamado Mackie. Ele é um substituto.
Em gentry a muitos séculos isso acontece,alguém rouba os bebês saudáveis das pessoas e colocam criaturas do mundo subterrâneo em seus lugares.
Os pais de Mackie sabem que ele é um substituto e o ajudam com as suas dificuldades na vida de humano que ele tenta levar.
Ele tem alergia a sangue,ferro e objetos de metal.
Tocar em algo de ferro pode ser fatal!!
Mas Mackie também é um jovem e como todo jovem também quer ser igual a todos,se apaixonar e viver uma vida igual a muitos de sua idade.
Mackie um dia vai ao mundo subterrâneo e descobre como os substitutos são colocados nos lugares de bebês normais.
A irmã de tate sua pretendente foi substituída e ele precisa descobrir o que aconteceu.
Daí Mackie descobre a DAMA e como ela precisa desses bebês.
A história e macabra e fofa.
Cheia de personagens que parecem saídos dos filmes de Tim burton.
eu amei o livro,cheio de surpresas e fascinante!!
para descobrir a trama leiam,vale a pena!!!

Mari Coelho 05/12/2012

Macabro, ao mesmo tempo, nem tanto...
E se você colocasse pendurado acima do berço do seu bebê, tesouras entre outros objetos, a fim de que alguma destas simpatias fizesse seu bebê ficar seguro e não ser substituído?

Sinto informar que para protegê-lo nada disso funciona, agora pra nos fazer comprar este livro, aí sim, funciona perfeitamente bem. Aposto que não fui a única a me intrigar só de olhar esta capa.

Estamos falando de uma cidade onde os bebês saudáveis são trocados constantementes em seus berços por bebês doentes, sinistros e praticamente já mortos/cadáveres, enquanto toda a cidade parece fechar os olhos para tais acontecimentos.

Apesar destes bebês estarem fadados a morte, vivenciamos em cada página, a vida de um "substituto" que sobreviveu e sobrevive, até hoje, apesar de não fazer parte deste mundo, ou pelo menos não deveria fazer parte dele.

Mackie tem família, mãe, pai pastor e irmã que viu seu irmão real ser levado e ele ter sido o substituto, mas ainda assim o ama muito mesmo.

Não vou prolongar muito e descrever toda a história, focarei na minha opinião apenas.
Apesar do livro chamar atenção pelo aspecto sinistro e macabro, que ele tem sim, não gira em torno disso.

Digamos que você olhe para a capa e ache que ele seja um comedor de cérebro, um monstro incontrolável com poderes e tudo mais, que veremos como ele controla esse ser e bla bla, mas não, ele é apenas um ser estranho, sem nada muito atrativo.
O que nos atrai não é o ser estranho que ele é, mas a pessoal normal que ele busca ser, e essa luta constante de achar aonde ele realmente pertence.

É possível ele realmente ser como todos os outros?
Quando o mundo real ao redor dele deveria na verdade matá-lo?

Parece que passamos por fases neste livro, o momento inicial no qual ele sabe que ele não faz parte daquilo, mas não sabe quem realmente ele é. O outro momento é quando ele descobre de onde veio, quem é, mas percebe que na verdade ele não se sente fazendo parte de nenhum dos lados. E o último momento é quando ele realmente encontra seu lugar.

Eu aconselho a leitura, na minha opinião daria um filme bastante intrigante de assistir.

Não posso dizer que a história é de tirar o fôlego, mas garanto que não me arrependi um momento sequer. Conseguiu me instrigar e me envolver bastante com toda essa luta em busca da normalidade, seja a do proprio, quanto a normalidade desta cidade.

Cibele 01/12/2012

Eu queria ter gostado desse livro, queria muito. A história é diferente dos lançamentos atuais, tendo sido baseada na mitologia celta, e podia ter sido sensacional, mas não foi. A narrativa é pobre, os diálogos são fracos e durante toda a leitura eu tive a impressão de que tudo era muito amador. A descrição das cenas ficou devendo muito e até coisas mais ”assustadoras” que deviam ser chocantes, acabaram parecendo normais. A mitologia ficou clara desde que você não queria saber os motivos de tudo, pois algumas coisas foram mostradas apenas como “é assim que é, não faça perguntas”.

Em quase todo o livro não conseguia entender a motivação dos personagens para suas atitudes e, mesmo a narração sendo em primeira pessoa, nem o Mackie eu consegui entender. Primeiro ele se sente atraído por uma garota, daqui a pouco, sem motivo, está apaixonado por outra. Ele não quer que ninguém saiba o seu segredo e daqui a pouco está contando tudo em detalhes para duas pessoas. E tudo muito de repente, não é como se acontecesse alguma coisa ou ele decidisse fazer isso, ele simplesmente fazia. E justamente por não conseguir entender os personagens, não consegui me apegar nem torcer por nenhum deles.

A capa linda tem explicação (e se você desconsiderar que o berço está no meio da floresta fica melhor ainda), mas infelizmente o conteúdo dele não é pra mim e acabou se tornando uma das leituras mais sofríveis que fiz esse ano.

Resenha postada inicialmente em: http://www.euleioeuconto.com/2012/09/o-substituto-brenna-yovanoff.html
mands 05/01/2013minha estante
Estou tentando continuar minha leitura, mas to sofrendo, hein...

Cecília 22/02/2013minha estante
SUPER CONCORDO COM VOCÊ.
Eu não estou quase aguentando, sendo que faltam 130 páginas para eu terminar.
Mais um fato: a Tate passa o livro inteiro brigando com ele sobre a morte da irmã, E QUANDO ELA VAI FALAR COM ELE, É SÓ ESSE ASSUNTO. OLHA A CRIATIVIDADE DA CRIATURA. ATÉ EU QUE NÃO SEI PUXAR ASSUNTO FAÇO MELHOR.
E algumas páginas depois, o que eu leio?: "Eu gosto de você, Tate. Muito." Juro que quase joguei o livro no chão.
E NO MALDITO DIA SEGUINTE, O QUE A MALDITA DA TATE FALA PARA O MACKIE? SOBRE A MORTE DA MALDITA IRMÃ. DEPOIS DE TUDO AQUILO QUE ACONTECEU NO CEMITÉRIO (e olha que não foi pouca coisa) ELA AINDA VAI BRIGAR COM ELE SOBRE A MORTE DA IRMÃ?
Ok, ok, Brenna Yovanoff escolheu a carreira errada.

Nick 23/08/2014minha estante
Sei de qual parte você está falando quando você disse "é assim que é, não faça perguntas." O lance é que eles são demônios e demônios precisam ser adorados, por isso a musica, e a cidade sabe que eles existem eles fizeram um pacto de silencio coletivo e praticamente venderam suas almas para eles em troca de boa colheita, bons negócios, vida boa... E virou aquele assunto proibido que todos fingem não saber que existe porque eles tem medo. E sobre o Mackie eu conseguir notar de longe que ele viu que a garota que eles estava apaixonado ele só via beleza e na Tate ele viu a pessoa que ela era e não um rostinho e corpinho bonitinho.

Natana 28/11/2012

Resenha - O Substituto
A primeira coisa que me chamou muito a atenção para o livro foi, sem dúvida a capa, com a faca, a tesoura e esses outros elementos pendurados acima do carrinho de bebê. Fiquei realmente curiosa. Mas toda a empolgação não passou do primeiro capitulo. Não sou e acredito que nunca vou ser muito fã de mortos vivos, coisas fedorentas e feias não, comprei o livro mais como um desafio literário mesmo e posso dizer que foi um desafio terminar a leitura.

Simplesmente não me conquistou. A única coisa que eu realmente gostei foi no tamanho do amor que a irmã de Mackie - personagem principal- tem por ele e principalmente por ela sempre estar por perto cuidando e demonstrando esse amor, mesmo sabendo que ele não é seu irmão de verdade e isso me fez pensar na vida real, onde nem sempre a família é feita apenas de pessoas com o mesmo sangue, mas sim de seres que se amam e se completam, mesmo sem terem nenhum vínculo sanguíneo, que a família faz toda a diferença no tipo de pessoa que você vai se tornar.

Ele é narrado em primeira pessoa, o que na minha humilde opinião, limita muito a percepção dos outros personagens e torna o livro que já é cansativo mais cansativo ainda, pois o único ponto de vista que temos é do protagonista.
Eu fiquei agoniada durante a leitura, pois muitas vezes as informações não são suficientes, o livro é bastante confuso. Os personagens não são assustadores, eles são nojentos mesmo, rsrsrs, verdadeiramente estranhos, bem construídos, mas estranhos.

O foco principal é a troca de bebês por seres como Mackie eu ainda nem sei direito o que ele é, o mais irritante e frustrante é que a cidade toda sabe da existência desses seres e faz de conta que não. As crianças são, na maioria das vezes, trocadas por seres que estão prestes a morrer, assim os pais enterram elas e tudo segue em frente, que horror. Os pais de Mackie sabem que ele não é humano e ainda assim o amam isso eu gostei porque sabem que ele não tem culpa de ser o que é e muito menos, de ter sido colocado no lugar do filho deles.

No entanto Mackie está doente e os únicos que podem ajudar são os mortos vivos fedorentos e gosmentos que vivem embaixo do lixão da cidade e, com essa inesperada proximidade, ele descobre que são feitos rituais com as crianças humanas trocadas e que a última criança raptada - a irmã da menina que ele finge não estar muito afim bem coisa de guri boboca - ainda está viva. O menino fará de tudo para salvá-la e provar que todos podem conviver pacificamente, sem que mais pessoas precisem sofrer.

Enfim, não me ganhou. Tem um enredo até que tirando as partes confusas aceitável, personagens fortes, um tema não muito comum, mas ainda assim não me cativou. A intenção talvez tenha sido de fazer um livro um tanto assustador, mas ele ficou cute de mais, cheio de dileminhas e blablablás Eu recomendo pra quem quer ler algo bem diferente e que tenha paciência, rsrsrs..

Acompanhe o Blog!!

site: www.colecionandolivros.com

Patricia 23/11/2012

O Substituto (Brenna Yovanoff)
Um livro que, através de personagens inusitados e cenários improváveis, trata sobre como cada um encara as diversidades e a superação pessoal.

Carol D. Torre 18/11/2012

Esse foi um livro que fui ler pela curiosidade já que tanto a capa quanto a sinopse me chamaram muito a atenção. Não tinha muitas expectativas e por isso não posso dizer que me decepcionei. Apesar da criatividade da autora ter criado um mundo totalmente novo e cheio de um ar de suspense e mistério isso não foi suficiente para cobrir os vários erros na narrativa.
É difícil falar sobre o enredo de O Substituto sem entregar nada de importante. O livro é narrado por Mackie e ele sabe que não é normal. Apesar de todos de Gentry fingirem que nada de anormal acontece, de tempos em tempos uma criança é roubada e no lugar é colocado um bebê estranho, doente, que veio dos mundo subterrâneo que existe abaixo da cidade e que, normalmente, logo morre. Mas com ele as coisas foram diferentes, ele cresceu e mesmo com todas as suas limitações - não poder chegar perto de ferro e entrar em terras sagradas - ele ainda vive, mas provavelmente não por muito tempo. E é a partir daí que ele resolve querer descobrir o que aqueles seres são, o que ele é.
O fato do livro ser narrado por um personagem masculino me deixou muito feliz, porque isso é muito raro em livros YA e finalmente aos poucos é um recurso que está sendo mais explorado, além de que ser ele o ser sobrenatural deu uma visão ótima para o enredo. Eu gostei de Mackie, apesar dele ser um pouco confuso - o que é completamente normal quando não se sabe nem o que é direto e onde se encaixa - é isso que dá uma profundidade a ele e uma carga emocional muito grande para a história. É até meio agonizande entender toda a situação que ele vive, ter que se esconder e parecer normal, viver sempre com medo e doente. Mas, infelizmente, os outros personagens não são tão bons assim.
A Emma e a relação dela com Mackie é com certeza um dos pontos mais positivos do livro, na minha opinião. Acho que nunca vi uma relação entre irmãos tão bem feita assim em nenhum livro, fica claro que o amor de irmãos é o grande destaque que a autora quer dar. O amor incondicional de Emma por Mackie, o fato dele dever o fato de ainda estar vivo ainda a ela e por fazerem tudo um pele o outro realmente me tocou.
Mas tirando eles e a Morrigan - que realmente me intrigou - todos os personagens me pareceram rasos, inconstantes e contraditórios. Até mesmo o Roswell - que é o melhor amigo do mundo, sério - e a Tate, que é um dos outros poucos personagens com uma personalidade mais definida, me deixaram meio perdida. Simplesmente não existe pessoas que aceitem coisas tão de repente e sem questionamento assim, namoros também não acontecem tão rápido e pessoas não mudam de opinião assim, de uma hora para outra.
Tenho que destacar a criatividade da autora na criação desse mundo sobrenatural dela. Com certeza ela ganha pela originalidade e o mais legal de tudo é que ela não dá nome para as criaturas, elas são simplesmente seres sobrenaturais. Alguns se encaixariam no rótulo de fadas, outros de demônios, outros de bruxa e alguns até de mortos-vivos. Mas ela só os coloca como seres diferentes dos humanos. Outro destaque foi como ela tratou a cidade. É quase como se Gentry fosse um personagem, que guarda os seus próprios segredos. Mas ela deixou muitas pontas soltas, sem explicação. Em muitas partes eu fiquei perdida e sem entender o que estava acontecendo e mesmo relendo continuei na mesma.
A narrativa usa do terror e, principalmente, do suspense. E isso torna o livro interessante e te faz querer saber mais e mais sobre aquele mundo tão estranho. Mas quem não gostar de terror pode ficar tranquilho, eu que super medrosa não tive nenhum problema. Outra coisa que me chamou a atenção foram as várias referências musicais.
O livro tinha tudo para ser maravilhoso com essas criaturas super diferentes e originais, mas, infelizmente, a autora pecou na criação dos personagens e na hora de conduzir os acontecimentos, deixando o leitor perdido e achando a ação dos personagens muito irreais, mesmo para um mundo tão entranho. É um leitura diferente e ótima para quem gosta de suspense, um ar sombrio e criaturas estranhas, mas não leiam com muitas expectativas porque vão se decepcionar.

leia mais resenhas aqui: http://rehabliteraria.blogspot.com.br

Silvia 15/11/2012

Um bom livro!
O livro é gostoso de ler, não me decepcionei, também não esperava muito!

Gentry é uma cidade que esconde um segredo: de sete em sete anos uma criança morre de maneira misteriosa. Mas teve um que não morreu ele era diferente, pode-se dizer estranho, ele é o substituto. Uma criança perfeita foi tirada do berço e foi substituido por outra criança doente, que cresceu e se tornou um belo adolescente. O dia de mais um sacrifício se aproxima, será que ele se cumprirá?

Veneella 15/11/2012

Aos fãs de Tim Burton, um prato cheio!
Resenha do blog: http://www.bookpetit.com/2012/10/o-substituto-brenna-yovanoff.html

Mackie é um excluído -um dos muitos nomes dados aos bebês deixados nas roupas de outros-, e normalmente excluídos morrem cedo e não vivem até os 16 anos para terem suas crises de identidade, se apaixonarem e morrerem aos poucos. Excluídos são bebês doentes da Casa do Caos, que morreriam de um jeito ou de outro, então são usados para que a Dama consiga o que quer: Sangue.

Confesso que esperava um pouco mais do livro, mas que ainda assim a leitura foi extremamente prazerosa. Mackie é aquele tipo tímido, sempre à beira dos círculos sociais, estranho e diferente -e completamente apaixonante, na minha humilde opinião. Mas parte disso também se deve ao fato de que ele não é como os outros, que ele não se encaixa, e que deve proteger esse segredo com sua vida.

Tudo muda quando, no meio de uma cidade apática e acomodada, uma garota se recusa a fechar os olhos e fingir que está tudo bem, a fazer o mais fácil -Ignorar. Em Gentry, crianças morrem a cada 7 anos e, embora ninguém admita, todos sabem que algo sombrio ronda a cidade e fazem de tudo para se proteger.Uma história macabra e obscura e, ainda assim, profunda e doce.

Brenna criou um mundo assustador e caótico, mas onde não se pode julgar pela primeira impressão e generalizar as coisas.Aos fãs de Tim Burton, se joguem!

A escrita me agradou bastante, sendo fluida e envolvente, mas a tradução poderia ter tido um pouquinho mais de cuidado. Algumas colocações de artigos ficaram meio estranhas no meio da narrativa em primeira pessoa. Fora isso, a editora fez um ótimo trabalho no livro, com capa e diagramação lindas!

Com personagens maravilhosos e profundos, uma história surpreendentemente apaixonante e um mundo sombrio, é uma leitura que vale muito a pena. Mas apesar dos inúmeros pontos fortes, achei que Brenna poderia ter explorado mais a mitologia que ela criou, dar mais destaques às criaturas da Casa do Caos e alguns outros detalhes que tinham muito potencial na história.

O Substituto é um livro único, e o final é o suficiente para que a história fique fechadinha. Sou uma das primeiras a dar graças aos céus quando o livro não é uma série, mas Yovanoff conseguiu me envolver de tal maneira por seu mundo e seus personagens , que eu estou aqui implorando mais, mais, mais.
Cris Paiva 29/01/2013minha estante
Acabei de pensar a mesma coisa: parece um filme do Tim Burton!!

Literatura 24/10/2012

Bem-vindos à estranha e macabra Gentry
"A verdade, pura e simples, é que não se pode entender uma cidade. Pode-se conhecê-la, amá-la e odiá-la. Pode-se jogar a culpa nela, ficar ressentido, mas nada vai mudar. No fim, a gente continua sendo parte dela."
página 44

Mackie sente que é estranho. Mas isso não é novidade em Gentry, uma cidade cheia de superstições, onde coisas estranhas acontecem. Pra completar, nosso protagonista está muito doente: o mundo lhe parece extremamente venenoso.

Então, a morte de uma menininha, um mistério envolvendo este acontecimento e alguns dos segredinhos que a cidade esconde atiram Mackie de volta à suas origens: ele é um Substituto, um menino proveniente de um mundo subterrâneo, que substituiu o verdadeiro filho da família Doyle. Acontece que neste mundo venenoso aos indivíduos de sua espécie, Mackie não deveria ter sobrevivido até os dezesseis anos. Mas sobreviveu. E isso terá um preço.

Uma história sombria, com uma capa MUITO bacana, um argumento diferente e interessante. Uma diagramação simples, margens boas e capítulos pequenos. Tudo certinho. Mas O Substituto (Bertrand Brasil, 333 páginas) não me convenceu. Não me cativou. Brenna Yovanoff tenta. Tenta pra caramba. Usa tudo o que aprendeu no mestrado de escrita criativa na Universidade do Estado do Colorado, mas ainda assim, alguma coisa ali ficou faltando pra transformar o livro em algo realmente bom, do tipo que te faz 'lincar' com os personagens e vivenciar os acontecimentos junto com eles.

Veja resenha completa no site:

"Ana Paula" 23/10/2012

23/10/2012
Gentry é uma cidade pequena, acolhedora que esconde muitos segredos. Em vista das outras cidades a seu redor, Gentry é muito bem estruturada, tudo o que se planta dá, e os moradores só não são mais felizes, porque a cada 7 anos, um de seus filhos são substituidos por um substituto, um ser que parece um humano, mas que acaba morrendo com o passar dos meses.

"... Eu estava absorto demais em minhas próprias lembranças inquietantes, pensando na figura sombria entrando e saindo do quarto, na tela da janela. No que significava ser deixado em algum lugar e jamais ser encontrado." Pag: 120

Mackie não é um adolescente qualquer, ele é um substituto do verdadeiro filho da família Doyle, Mackie só não morreu porque sua irmã Emma o ama muito, e para seres iguais a ele, isso é o suficiente para se manterem vivos.

Dezesseis anos depois, Mackie começa a sentir uma forte alergia a ferro e sangue, e sabe que seu fim esta próximo, mas ele se apaixona, e a vontade de continuar a viver perto dos humanos é maior. Ele busca no subterrâneo da cidade, seu antigo lar, uma forma de continuar vivendo. Mas sua busca pode ser interrompida por Dama, um ser mal, que adora causar sofrimento e derramar muito sangue. Na batalha final, será somente Mackie contra ela, e quem vai vencer?

" Nenhuma das coisas que ela tomara tinham desaparecido. Elas voltavam em grandes ondas, felizes, assustadas, curiosas, esperançosas e vivas. Elas se erguiam e preenchiam meu peito até eu me sentir cheio demais para respirar, de tão agradecido.
Isso era amor. Durante toda a minha vida eu estivera tão convencido de que estava além dele, excluído, mas isso era amor - sempre fora - e agora eu sabia." Pag: 318

Uma estória de amor a familia e a si mesmo, um jovem com uma vontade tão grande de ser igual aos outros que nem percebeu que era melhor que eles. Um livro encantador, com a escrita leve, que te faz ler sem perceber. A capa sem duvida é mais aterrorizante do que o livro, e linda tbm. Enfim, um livro para se ler na calada da noite.

Yara 22/10/2012

Sabe aqueles livros que você se apaixona pela capa, que decide ler quando a sinopse é super-diferente e isso é exatamente o que precisa?
Então você começa a ler, percebe que a autora não tem uma escrita rebuscada, que ela não desenvolve os personagens tão bem assim, mas você simplesmente se apaixona pela estória e não consegue parar de ler? Isso é O Substituto.
Vi várias críticas dizendo que ele não é o melhor livro do mundo, mas sabe quando o livro é daqueles que você precisa ler para tirar a própria conclusão? Foi o que fiz e não me arrependi.
De um jeito mórbido o livro é MUITO fofo. Eu amei o personagem principal, sua família, seus amigos e o pessoal do Caos. [todos?] A estória é simples, fluida, mas foca muito em alguns pontos importantes. Um é amizade, a autora mostra que quando se é amigo de verdade, você não se importa com a origem da pessoa, ou se ela é estranha ou chata, quando se é amigo você está lá para outra pessoa e pronto. E o mais importante, fala do amor de família.
A família de Mackie sabe que ele é um substituto, que não é seu filho de sangue, mas eles o amam igual, principalmente a irmã dele que ao longo do livro se mostra sempre disposta a fazer algo para o bem dele, sempre o protegendo não importa como e nunca o deixando de amá-lo por ele ser ‘diferente’.
Tudo bem que esses pontos falam em muitos livros, mas nesse eu não esperava, e eu amei o livro, eles virou meu xodózinho. Não sei se era a intenção da autora, mas eu ri e chorei, então para mim é válido, considerando que vários livros atuais não me causam sensação alguma. Eu super-indico para quem quer uma leitura leve e gostosa.

Lorrayne 21/10/2012

Bem, esse livro foi interessante de se ler. Nao que eu diga que ele é ruim, nunca! Ele é legal, nas é uma area que eu nao sou acostumada a ler, por exemplo, mortos, zumbis e essas coisas. Achei interessante a historia de Mackie e identifiquei o livro como uma das mirabolantes historias de Tim Burton. E como eu simplesmente venero os filmes deles... Consegui me adaptar aos poucos.
A autora Brenna Yovanoff soube bem aproveitar os personagens, pois todos - de algum modo - estavam envolvidos na historia. O que eu admiro muito nos livros :)
Eu sempre fui de ler historias de amor - estranhas, mas de amor - e essa apesar de nao ser um romance, ainda contem amor. Fiquei derretida ao ver o amor que ele compartilha com sua irma, e o sentimento é intensamente reciproco.

Jessica 18/10/2012

Incrivelmente...besta.
Olha pode não ser parâmetro pra você mas, eu sou uma pessoa depois que viu o filme Chamado nunca mais teve televisão no quarto ( tem quase uns 8 anos anos isso). Quando eu li os comentários sobre o livro eu logo tava esperando aquele livro no qual eu teria que dormir de luz acessa por uma semana. Não aconteceu.

A história é divertidinha, mas acho que a autora não sobe explorar as ferramentas que ela tinha, o personagem principal não é apaixonante, os personagens secundários são aqueles esterótipos de filmes americanos bem clichés. Sempre li comentários que os personagem eram estranhos, mas pra mim ficou parecido com Mundo de Jack.

Faltava desenvolver melhor o mistério, mais suspense, mais terror! Só que em vez de suspense eu tive é historia mal contada e com personagens insossos.

Como leitura de fim de semana, acho bom. O livro não é tão grosso e é possível ler ele em 3 ou 4 dias para divertimento e relaxamento metal.

sagonTHX 04/09/2012

É TERROR? SOBRENATURAL? GÓTICO? O QUE É ISSO?
O livro é ruim. Razoável, é a melhor classificação que eu posso dar, pela capa e pela sinópse que enganam. Prometem uma história de terror, no mínimo, mas o que se vê, de fato, é uma indefinição literária. Poderia ser classificado como fantasia, já que a autora fantasiou tudo, até o terror que não existe.

Tem lá alguma coisa de gótico, sobrenatural e mítico, como nas lendas celtas. É uma história de adolescentes para adolescentes.

A narrativa: algo entre Clive Barker e Stephanie Mayer (meu Deus, isso existe?). Já vi algo parecido em filmes que exploram lendas urbanas norte-americanas: fada dos dentes, dia das bruxas, bicho-papão etc... Nada novo, alguns clichês e uma história mediana.

Os personagens não tem carisma e o vilão, a Dama, é ridícula, para não dizer hilária.

A narrativa prende a nossa atenção por causa do mistério envolvendo a existência de Mackie. Quem ele é, de onde veio, por que foi trocado pelo verdadeiro Maalcom, e assim por diante. A partir do momento em que obtemos as respostas para essas questões, lá pela metade do livro, a história perde fôlego e graça, pois nada acontece de extraordinário dali para o final. Não há mortes, assassinatos ou perseguições que nos façam perder algumas noites de sono. Apenas uma história confusa, fantasiosa e muito mal alinhavada. Só a inspiração das lendas celtas não ajuda.

Eu só recomendaria o livro para adolescentes que não fazem questão de ler qualquer coisa, ou para aqueles que não pagam pelos livros que lêem. E daí a dizer que o livro é único e maravilhoso, é exigir demais da nossa capacidade de entendimento literário. Isso se diz quando não temos opções melhores para ler, ou quando não se leu mais nada na vida.

De resto, ainda não sei como fui me aventurar a ler isso. Diz o ditado: a curiosidade matou o gato. Pois é, entrei pelo cano mais uma vez. E pior, fiquei no prejú $$$$$$ :(

Fui traído pela capa, outra vez...
julia 05/09/2012minha estante
é eu me senti igual..e no fim fiquei tambem no prejuizo já que não se trata de um livro barato.
decreveu bem ele,se houver uma continuação sem duvida não vou ler...
é bom ver que não sou a unica com essa visão porque não pude deixar de me perguntar se o problema não seria eu que não tinha ´´pegado´´ a ideia do livro..
pelo visto não..

Carol 18/09/2012minha estante
eu ia ser traida pela capa tb

Jessica 18/10/2012minha estante
Que feliz não sou a única traída pela capa!