O Substituto Brenna Yovanoff

Resenhas - O Substituto

Sara.Adganiel 21/09/2022

Uma leitura rápida e intensa
acredito que a experiência de ler em um ou dois dias é melhor do que ler aos poucos.
baseado no mito de bebes humanos trocados por bebes fadas, desenvolve muito bem o relacionamento entre irmão, e a amizade. esses pontos foram realmente gostoso de acompanhar!
algumas pontas soltas, mas nada que traga prejuízo a leitura!
cidade do interior nublada e chuvosa, chove o livro inteiro, e o povo vive na chuva, não sei como não ficam gripados rsrs dá uma sensação de humidade e tempo nublado durante todo a leitura. gostei bastante e recomendo - atualmente esta no KindleUnlimited

Helena 11/09/2022

O Substituto
O livro, no começo, pode parecer sem sentido e talvez no final algumas passagens ficam confusas... Mas ele é perfeito, não trata de apenas uma história que você lê e esquece no dia seguinte, várias vezes me coloquei no lugar de Mackie e de outros personagens, várias vezes me vi questionando crenças e até coisas " verdadeiras".
O livro é cativante, os desenhos nas páginas, a fonte usada para os nomes dos capítulos, ele é bem bonito. Não conhecia Brenna Yovanoff e me surpreendi bastante a forma como ela escreve e apresenta situações do nosso dia a dia.

RaquelC_Torres 30/08/2022

?todo mundo tem uma origem. todos vieram de algum lugar.?
?o substituto? tem uma atmosfera dark e fofa ao mesmo tempo. mackie, o personagem principal, tem ótimos amigos e uma irmã incrível, apesar de não diminuir completamente a sensação que possui de ser diferente de todos os outros, uma aberração.
no entanto, o livro possui alguns defeitos. um deles é ser repetitivo e dar sempre as mesmas respostas em relação as motivações dos sequestros de crianças que são trocadas por seres do submundo. não explica de onde surgem esses seres ou porque não suportam o metal. além disso, o final não é muito convincente, mas o livro de modo geral é divertido de ler.

Gabii 14/08/2022

Legalzinho, fofo e dark ao mesmo tempo (SEM SPOILER)
Quem ja viu filmes do tim burton, neil gaiman e labirinto do fauno com ctz vai gostar da vibe desse livro. Tem uma fantasia bem diferente inspirada em lendas antigas e a leitura é bem rápida e divertida chega a quase ser um livro infantojuvenil (tirando as parte meio gráficas de sangue e tals). Não é lá um livro incrível e perfeito, mas é aql tipo de história q fácilmente pode virar um confort book.

Ana Elisa 04/08/2022

prometeu muito
e não entregou quase nada
achei a premissa ótima, mas a autora pecou no desenvolvimento e motivações de algumas personagens. gostei tanto dessa premissa que tô em busca de outros livros parecidos

Deza 29/07/2022

E no fim, não foi terror.
O sentimento é mais de um romance com elementos do horror. Uma cidade amaldiçoada, uma das "partes" da maldição se volta contra o sistema e ajuda a cidade ao invés dos "seus". O amor da família, de desejo.
Mackie é um anti herói, com amigos ótimos, uma boa família e um amor promissor. Eu confesso que ainda estou confusa com o elemento "horror". O que são as criaturas? De onde vieram? Como surgiram? Hoje, no globo
Piadas a parte, essa parte eu real ainda tô ????
Mas gostei do fim

JMariaChamomile 18/06/2022

O Substituto
Um livro cheio de mistérios e coisas anormais.
Mackie é um adolescente incomum, que tenta com todas as suas forças ser normal, entretanto parece que seus problemas esquisitos lhe perseguem dia a dia.
Depois da morte da irmã de sua colega Tate as coisas ficam cada vez pior, e fazem com que Mackie se aproxime da garota, com a qual ele cria fortes laços.

Sua estranha alergia a ferro faz com que ele se sinta cada dia mais doente, e isso o leva a conhecer pessoas de outro mundo, mais especificamente do subterrâneo, onde ele conhece pessoas semelhantes a ele.
Mackie sabe que ele é um substituto que sobreviveu, e tenta ao máximo fugir dessa realidade que permeia sobre ele, mas por mais que tente, os problemas seguem o garoto.
....

Uma história envolvente em minha opinião. Mackie é um mocinho de histórias diferente, mas mesmo com seus problemas estranhos podemos identificar nele um dos desejos mais comuns que há nos adolescentes: se encaixar.
O ensino médio não é fácil para ninguém e Mackie demonstra isso de forma bem particular, seus sentimentos de solidão também são uma característica marcante.

O livros mais ao fim traz uma reflexão interessante, sobre o que realmente as pessoas significam para nós, que cada pequeno detalhe é belo em quem amamos. O amor pode vir de várias formas e o substituto traz isso de forma jovial.

O livro realmente é bom, mas Mackie por mais que seja um personagem intrigante, certas vezes me fez ter raiva por suas ações idiotas, assim quem realmente me prendeu mostrando ser um personagem extremamente forte foi Tate, que se mostrou ser uma mulher de fibra.

Nana.Nishka 13/06/2022

Assustadoramente fofo
Pensei que seria um terror simples sobre fadas, mas na verdade esse é um complexo compêndio de solidão.
Mackie é um personagem doce e muito, muito real, dolorosamente triste e sozinho, seja entre e família, os amigos ou as coisinhas repulsivas que vivem debaixo das pilhas de metal. Mackie é tão sozinho que dói.
Também é um dos livros mais bonitos e singelos que já li, com relações tão delicadas e cheias de significados pesados como lealdade e dever, amor e família. Apesar de não ser assustador, tem vários momentos de prender a respiração e temer pelo pior. Porque, convenhamos, bebês mortos ou mortos-vivos não são exatamente uma coisa assustadora, mas conseguem deixar o clima geral bem tenso.
Na minha humilde opinião, uma obra prima.

Aline.Brasil 10/05/2022

Substituto
Gente, história bem diferente mas que não decepcionou, eu adorei do início ao fim, a leitura flui. Mackie foi muito corajoso, e achei tão legal a amizade dele com Ros e os gêmeos, principalmente com Roswell. E o amor que todos tinha por ele, mesmo ele sendo diferente, achei lindo. Mas a história é um pouco triste, pela perda dos filhos.

Raquel | @booksecafe 27/04/2022

O substituto
O livro tava na minha lista para ler a um tempão, e ele apareceu no kindle unlimited pra ler e já fui correndo aproveitar a oportunidade. Ele foi bem diferente do que eu esperava, mas um diferente bom! Macabro e aventureiro. Foi muito gostoso ler ele e super rápido também.

Luh 26/03/2022

Um livro que poderia ter sido muito bom, se tivesse sido melhor desenvolvido.
Não me importaria de ler mais 200 páginas dessa história se ela fosse explicada de maneira melhor.

A autora criou todo um mundo subterrâneo com criaturas mortas-vivas que se alimentavam do amor ou do temor das pessoas vivas. Até aí tudo bem, achei bem criativo e novo. O problema é que nada foi muito bem explicado.

De sete em sete anos, essas criaturas sequestram um bebê vivo e colocam um morto-vivo no lugar, o problema é que esse bebês logo morrem.

Mas o que mais me deixou chateada é por que não explicam de onde essas criaturas vem, se eles eram bebês mortos-vivos, de onde vieram? Se eles morreram e foram ressuscitados, então eles tinham uma família antes de morrer, ou sei lá, mas a autora dá a entender que eles são criaturas que já nasceram mortos vivos. Uma confusão só, o desfecho é muito sem graça, faz parecer até bobo.

A parte que eu mais gostei é que eles usaram a história do personagem principal ser um "excluido" para fazer alguns críticas sociais ( principalmente a religião) que eu achei muito bacana e até fiz algumas marcações.

Enfim, dá pra ler, mas fica tudo meio sem graça e sem resposta.

Elly 23/01/2022

Fazia tanto tempo que eu queria ler esse livro
Há anos eu sinto vontade de ler esse livro e somente agora deu certo. Devo dizer que não me decepcionei. É raro ver um livro de fantasia que não seja narrado pelo "mocinho" padrão perfeito. O Substituto é contado do ponto de vista do "monstro" e isso foi a coisa que mais me atraiu.
Também nunca passou pela minha cabeça que um livro que beira o gênero horror/suspense, pudesse ser tão fofo e lindo. O modo como a autora retrata o amor é a coisa mais bela que já li. Eu realmente amei muito e valeu muito a pena ter lido!

kierkaz 17/01/2022

???
Os personagens são chatos, o desenvolvimento é fraco, tudo muito raso. Os diálogos, em sua grande maioria, não tinham propósito nenhum e o final é risível.