Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Juliana 14/10/2020

Um primor de romance ?
Não se assuste com o tamanho, a história é tão maravilhosa que acabei lendo em menos tempo que costumo gastar em um livro de 200 páginas. É um romance de formação, então acompanhamos o desenvolvimento da heroína de criança à fase adulta, o que permite um enorme envolvimento com a personagem.
Tem uma ambientação gótica, um suspensezinho que torna a leitura mais interessante ainda. E, obviamente, traz muitas questões sociais, sanitárias e econômicas da época.
Não tem como terminar esse livro sem ficar pensando por dias nas personagens.

Helenapessoa 08/04/2021

Um clássico muito bom mesmo! Merece todo o hype que tem.

Amei o romance, o crescimento da personagem e como ela é forte desde criança.

Favoritei. Só não dei 5? pq achei bem descritivo, e as vezes ficava um pouco massante, mas entendo que é o modelo dos livros da época.

Pam 06/09/2020

Realmente a Jane Eyre foi um marco pra época.
Sem medo de seguir suas convicções e sonhos. Mas confesso que determinado momento da história fiquei com tédio kkk

Mini 21/09/2020

Assisti ao filme Jane Eyre de 2011 lá em meados de 2016 e gostei muito! Ganhei o livro, mas não tive tempo de ler até então. Pois bem, lido e aprovado!

São 780 páginas de muito detalhe sobre paisagens, características de personagens, tanto física como psicológica, e muuuito drama da clássica sociedade inglesa na era vitoriana.

Jane Eyre sofre tanto em todos os momentos desse livro que chega a incomodar, mas o final compensa tudo!

Paloma.Rodrigues 08/09/2020

"Você tem em mãos um clássico. E isso pode soar chato. Mas em poucos capítulos você estará largando o celular para almoçar com Jane. Ela será sua companhia no banheiro. Terá lugar cativo na sua bolsa ou mochila. E vai fazer voce ir embora mais cedo para encontrá-la."

Edu | @leituraelfica 13/02/2024

Estou na jornada de ler mais clássicos e ao mesmo tempo me aventurando pelas irmãs Brontë. Entrei nessa história só sabendo que Jane era personagem principal e que seria um romance de formação.

Não tive tanta dificuldade com a leitura deste clássico, o que me ajudou, já que não sou muito fã do gênero.

Jane é uma personagem cativante, daquelas que vão crescendo ao longo da história mas que já mostram pontos fortes de sua personalidade desde o começo. Uma mulher a frente de seu tempo, determinada e corajosa, logicamente que não concordei com algumas de suas atitudes, mas essa é a graça de personagens que parecem reais.

A história apesar de interessante tem seus altos e baixos, e os baixos me entediaram bastante. Porém valeu muito a pena essa jornada com Jane, com seu final agridoce e bem real. Fiz a leitura em conjunto com o Clube Namanita.
Mireille 13/02/2024minha estante
Perfeito

sofia 13/02/2024minha estante
Concordo com tudo, meu Deus!

Ana Pereira 05/03/2021

Fascinante e encantador
“Não sou um pássaro, e não fui presa em uma armadilha. Sou um ser humano livre com minha vontade independente.”
Este livro é um romance de formação. Conta a história da Jane Eyre, uma personagem forte e determinada desde criança.
O livro começa com Jane morando de favor com uma tia postiça, onde era muito maltratada e sofre muito. Até que, aos dez anos, consegue ir morar e estudar em uma escola/internato, onde fica até os dezoito anos. Ao completar a maior idade, Jane sai do internato para trabalhar como educadora em uma casa de família.
A partir daí, muitas coisas acontecem na vida de Jane Eyre, que representa a mulher forte, corajosa, com olhar crítico e analítico, que toma suas decisões baseadas em suas reflexões internas, que anseia em conhecer o mundo e ser livre.
Uma história marcante, reflexiva e muito relevante. Super indico.

qudakness 30/05/2021

Meu doce passarinho
Essa será uma resenha curta, igual as outras minhas. Jane Eyre foi um misto de emoções do começo ao fim, me vi representada por ela várias e várias vezes. Seu temperamento e sua força de vontade foi totalmente inspirador!

Infelizmente ela estava cercada de homens manipuladores, mesmo que a mesma ? que tão bem conseguia ver emoções ? não conseguia enxergar isso. Os dois que mais apareceram nesse livro teve um final digno, ao meu ver.

Mesmo eu não gostando do que a Jane se meteu, vejo que isso foi o certo para a época e com certeza satisfez os leitores de antes. Enfim, Jane Eyre está guardada no meu coração para sempre pois me vi nela em vários momentos.

Fe Sartori 30/04/2012

Confesso que sempre quis ler Jane Eyre. Mas tinha um certo receio de ser uma leitura cansativa e também confesso que não moro de amores pela sua irmã (Emily Bronte) como a grande maioria. Mas a BestBolso lançou uma edição barata e legal de Jane. E aí pensei porque não?

Jane Eyre é incrível. Merece ser lido com certeza. É uma leitura gostosa, agradável e Jane uma personagem batalhadora, sofredora, mas que não sei se deixa desanimar. E nos dá uma grande lição. Já ouvi algumas pessoas dizer que Charlotte é detalhista em sua maneira de contar, achei tudo tão harmonioso que confesso que não senti isso como um ponto negativo. Fiz uma leitura de maneira mais lenta pois não queria que o livro acabasse. E agora quero conferir a nova versão de filme de Jane Eyre.

Indico pra quem gosta de romances, pra quem gosta de clássicos ou pra quem gosta de uma boa história.

Stênio 01/05/2012minha estante
Jane Eyre é incrível! Acho que merece ser lido ao menos uma vez na vida (e relido várias e várias vezes, rs).

01/05/2012minha estante
Achei primeiro o filme, que ainda não vi...mas lendo sua resenha fiquei com vontade de ler o livro, que geralmente é superior aos filmes... tbm não gosto da Emily Bronte.

Paula 03/05/2012minha estante
Fer, terei de ler !

Lu 07/05/2012minha estante
Ótima resenha, Fer!

Léia Viana 02/07/2012minha estante
Quero ler Fer, este também.
Gosei da resenha e eu curto muito uma boa história e principalmente de romances.

Nay 01/09/2022

História completo
Uma história completa, desde a infância até a fase adulta de jane... incrível com essa mulher sofreu, mas não perdeu a fé e se tornou uma mulher incrível! Amei a jornada da Jane, chorei nos momentos difíceis e sorri nos momentos alegres a vida dela.

Anna Eloisa 21/01/2021

Todas as estrelas do mundo para essa obra de arte!
Realmente, uma obra prima! Nem tenho palavras pra dizer o quão maravilhoso esse livro é, estou completamente encantada com a escrita profunda, íntima, poética e tocante da Charlotte. Já li muitos livros na vida, mas vou arriscar dizer que esse é o meu favorito! Jane Eyre é admirável e recomendo veementemente! ???

Mari Biason 03/02/2021

Por que demorei tanto para ler este clássico? Pelo simples fato de ser um clássico. E assim, criando preconceitos na minha mente. Que tola eu! História de amor indescritível! Como é bom saber que essa história existe! Obrigada Charlotte Brontë! Vou me aventurar em todas as suas obras a partir de hoje.

kelly | @leiturasagridoces 01/05/2021

Que leitura mais incrível. Eu não dava quase nada pra esse livro. Eu não tive uma experiência das mais incríveis com outro livro das irmãs Bronte.

Mas esse aqui é totalmente diferente. A história da Jane me ganhou muito fácil. Eu fui lendo, fui lendo e quando eu vi eu já almoçava com a Jane.

Poucos personagens de livros clássicos me ganham assim fácil. Ela é espirituosa, tem força, não se deixa abalar e não se deixa levar. Tem um tipo de conduzir a vida que eu gostei demais, é sempre "eu amo", "eu odeio"... sempre na base do que ela sente e isso é tão incrível.

Outro personagem que me ganhou logo de início foi o Sr. Rochester. Ele tinha um segredo mas o amor dele pela Jane é tão visível que, assim como ela, eu também perdoei facinho.

Um dos melhores livros que eu já li.

Diego 23/06/2021

Jane Eyre
Com certeza um dos meus favoritos do ano. Não esperava gostar tanto de um livro, ainda mais se tratado de um clássico de época. A autora te faz ficar imerso a vida de Jane, e quase não conseguia desgrudar do livro.