Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Nany 29/03/2024

Jane Eyre é considerado um clássico da renomada escritora inglesa Charlotte Brontë. Nesta obra, somos apresentados a uma protagonista forte, determinada e dotada de opiniões firmes. Acompanhamos sua vida penosa desde a infância, quando foi deixada aos cuidados de parentes distantes pouco receptivos, sendo forçada a viver isolada deles e imersa na leitura, até sua passagem por uma instituição de caridade, onde recebeu educação e instrução, mas ansiava por mais da vida, cansada da monotonia.

O enredo se desenrola quando Jane se torna governanta na mansão de Thornfield Hall, onde conhece o enigmático e, segundo ela mesma, feio Sr. Rochester. A complexa relação entre Jane e Rochester é o ponto central da narrativa, repleta de tensão emocional, segredos obscuros, diálogos cativante e reviravoltas inesperadas.

Ao longo da história, vemos Jane enfrentando situações em que muitas vezes é colocada contra sua vontade, mas sua ânsia por mais da vida a leva a tomar decisões que a conduzem por caminhos diferentes, mostrando sua coragem ao se aventurar sozinha e sem rumo.

Jane Eyre é uma protagonista forte, decidida e que não compromete seus valores, mesmo que seu coração anseie por uma direção diferente. O livro é habilmente desenvolvido, com uma narrativa de atmosfera gótica em certos pontos, mantendo um suspense que cativa o leitor. Os diálogos são bem construídos, acrescentando a profundidade necessária ao desenvolvimento da trama, e os personagens são ricos em complexidade e desenvolvimento.

Houve momentos durante a leitura que me lembraram da mesma sensação que tive ao ler "Orgulho e Preconceito" (meu livro favorito), porém achei que "Jane Eyre" trouxe mais profundidade nos acontecimentos e nos diálogos. Alguns poderiam argumentar que a história se estendeu demais e se tornou um pouco arrastada, mas acredito que isso tenha sido necessário para o enredo. O único ponto que consideraria repetitivo e cansativo é a insistência de um parente de Jane para que ela aceite sua decisão, mas, em minha opinião, isso é fundamental para que a protagonista permaneça fiel aos seus valores.
MissCaixeta 29/03/2024minha estante
Jane eyre é um dos meus livros favoritos

Nany 29/03/2024minha estante
Se tornou meu também.

Pam 06/09/2020

Realmente a Jane Eyre foi um marco pra época.
Sem medo de seguir suas convicções e sonhos. Mas confesso que determinado momento da história fiquei com tédio kkk

Mini 21/09/2020

Assisti ao filme Jane Eyre de 2011 lá em meados de 2016 e gostei muito! Ganhei o livro, mas não tive tempo de ler até então. Pois bem, lido e aprovado!

São 780 páginas de muito detalhe sobre paisagens, características de personagens, tanto física como psicológica, e muuuito drama da clássica sociedade inglesa na era vitoriana.

Jane Eyre sofre tanto em todos os momentos desse livro que chega a incomodar, mas o final compensa tudo!

Vincento Hughes 10/01/2022

Fascinante trajetória
?Eu era uma dissonância em Gateshead Hall; não me parecia com ninguém de lá; não tinha harmonia nenhuma com a sra. Reed ou com seus filhos, tampouco com os criados que ela escolhera. Se não me amavam, a verdade é que muito menos eu os amava.?

?Jane Eyre? é um romance de ficção autobiográfica, narrado em primeira pessoa pela protagonista que dá nome ao livro. A história começa com Jane aos dez anos, depois de ficar órfã e passar a viver com uma tia perversa e primos detestáveis. As privações da menina continuam quando ela é enviada a um internato, onde também adquire conhecimentos que a levam a ser contratada para ensinar uma criança na mansão de um misterioso proprietário. É a partir daí que mais reviravoltas ocorrem na vida desta cativante personagem.

Romântica e racional; visceral sem ser maçante; decidida, mas com momentos de hesitação, Jane enfrenta diversos conflitos, construídos ao longo da vida e renovados com as reviravoltas do destino. Embora seja uma obra mais densa, reduzindo um pouco o ritmo da leitura, a narrativa é bem fluida e com riqueza de detalhes, necessários na maioria das cenas. A incrível ambientação da Inglaterra do século XIX é um fator essencial para o leitor mergulhar nesse belíssimo drama, publicado em 1847 pela inglesa Charlotte Brontë.

Um diferencial da obra é que, mesmo com a predominância do drama, é possível perceber elementos góticos em algumas cenas, pequenas doses de mistério em outras, pitadas de romance, debates sobre religião e perdão, e até um flerte sutil com o sobrenatural. Os personagens secundários são bem explorados e moldam a interessantíssima trajetória de Jane Eyre.

Como disse antes, ?Jane Eyre? é uma leitura mais lenta que as outras, mas nem sempre uma leitura precisa ser rápida para ser arrebatadora. Se você curte dramas de época, terá a chance de conhecer uma fascinante história.

Paloma.Rodrigues 08/09/2020

"Você tem em mãos um clássico. E isso pode soar chato. Mas em poucos capítulos você estará largando o celular para almoçar com Jane. Ela será sua companhia no banheiro. Terá lugar cativo na sua bolsa ou mochila. E vai fazer voce ir embora mais cedo para encontrá-la."

Helenapessoa 08/04/2021

Um clássico muito bom mesmo! Merece todo o hype que tem.

Amei o romance, o crescimento da personagem e como ela é forte desde criança.

Favoritei. Só não dei 5? pq achei bem descritivo, e as vezes ficava um pouco massante, mas entendo que é o modelo dos livros da época.

Ana Pereira 05/03/2021

Fascinante e encantador
“Não sou um pássaro, e não fui presa em uma armadilha. Sou um ser humano livre com minha vontade independente.”
Este livro é um romance de formação. Conta a história da Jane Eyre, uma personagem forte e determinada desde criança.
O livro começa com Jane morando de favor com uma tia postiça, onde era muito maltratada e sofre muito. Até que, aos dez anos, consegue ir morar e estudar em uma escola/internato, onde fica até os dezoito anos. Ao completar a maior idade, Jane sai do internato para trabalhar como educadora em uma casa de família.
A partir daí, muitas coisas acontecem na vida de Jane Eyre, que representa a mulher forte, corajosa, com olhar crítico e analítico, que toma suas decisões baseadas em suas reflexões internas, que anseia em conhecer o mundo e ser livre.
Uma história marcante, reflexiva e muito relevante. Super indico.

Fe Sartori 30/04/2012

Confesso que sempre quis ler Jane Eyre. Mas tinha um certo receio de ser uma leitura cansativa e também confesso que não moro de amores pela sua irmã (Emily Bronte) como a grande maioria. Mas a BestBolso lançou uma edição barata e legal de Jane. E aí pensei porque não?

Jane Eyre é incrível. Merece ser lido com certeza. É uma leitura gostosa, agradável e Jane uma personagem batalhadora, sofredora, mas que não sei se deixa desanimar. E nos dá uma grande lição. Já ouvi algumas pessoas dizer que Charlotte é detalhista em sua maneira de contar, achei tudo tão harmonioso que confesso que não senti isso como um ponto negativo. Fiz uma leitura de maneira mais lenta pois não queria que o livro acabasse. E agora quero conferir a nova versão de filme de Jane Eyre.

Indico pra quem gosta de romances, pra quem gosta de clássicos ou pra quem gosta de uma boa história.

Stênio 01/05/2012minha estante
Jane Eyre é incrível! Acho que merece ser lido ao menos uma vez na vida (e relido várias e várias vezes, rs).

01/05/2012minha estante
Achei primeiro o filme, que ainda não vi...mas lendo sua resenha fiquei com vontade de ler o livro, que geralmente é superior aos filmes... tbm não gosto da Emily Bronte.

Paula 03/05/2012minha estante
Fer, terei de ler !

Lu 07/05/2012minha estante
Ótima resenha, Fer!

Léia Viana 02/07/2012minha estante
Quero ler Fer, este também.
Gosei da resenha e eu curto muito uma boa história e principalmente de romances.

Giovanna Suhr 29/07/2020

Incrível
Por ser um livro de época não esperava que acontecesse tantas coisas durante a história, realmente fui esperando algo mais calmo e monótono, mas me surpreendia muito! A história tem várias "reviravoltas", digo entre aspas porque hoje em dia o que acontece é algo comum para os enredos de livros, mas acredito que na época foi algo bem inovador. É lindo, a Jane é cativante, forte e a escrita da Charlotte é incrível!

Anna Eloisa 21/01/2021

Todas as estrelas do mundo para essa obra de arte!
Realmente, uma obra prima! Nem tenho palavras pra dizer o quão maravilhoso esse livro é, estou completamente encantada com a escrita profunda, íntima, poética e tocante da Charlotte. Já li muitos livros na vida, mas vou arriscar dizer que esse é o meu favorito! Jane Eyre é admirável e recomendo veementemente! ???

Nay 01/09/2022

História completo
Uma história completa, desde a infância até a fase adulta de jane... incrível com essa mulher sofreu, mas não perdeu a fé e se tornou uma mulher incrível! Amei a jornada da Jane, chorei nos momentos difíceis e sorri nos momentos alegres a vida dela.

Mari Biason 03/02/2021

Por que demorei tanto para ler este clássico? Pelo simples fato de ser um clássico. E assim, criando preconceitos na minha mente. Que tola eu! História de amor indescritível! Como é bom saber que essa história existe! Obrigada Charlotte Brontë! Vou me aventurar em todas as suas obras a partir de hoje.

kelly | @leiturasagridoces 01/05/2021

Que leitura mais incrível. Eu não dava quase nada pra esse livro. Eu não tive uma experiência das mais incríveis com outro livro das irmãs Bronte.

Mas esse aqui é totalmente diferente. A história da Jane me ganhou muito fácil. Eu fui lendo, fui lendo e quando eu vi eu já almoçava com a Jane.

Poucos personagens de livros clássicos me ganham assim fácil. Ela é espirituosa, tem força, não se deixa abalar e não se deixa levar. Tem um tipo de conduzir a vida que eu gostei demais, é sempre "eu amo", "eu odeio"... sempre na base do que ela sente e isso é tão incrível.

Outro personagem que me ganhou logo de início foi o Sr. Rochester. Ele tinha um segredo mas o amor dele pela Jane é tão visível que, assim como ela, eu também perdoei facinho.

Um dos melhores livros que eu já li.

Diego 23/06/2021

Jane Eyre
Com certeza um dos meus favoritos do ano. Não esperava gostar tanto de um livro, ainda mais se tratado de um clássico de época. A autora te faz ficar imerso a vida de Jane, e quase não conseguia desgrudar do livro.