Jane Eyre

Gostei

André Vedder 17/01/2022minha estante
Parabéns pela resenha!

Maria 17/01/2022minha estante
Fico feliz que tenham gostado :)

Ges 30/05/2020

ENCANTADOR
Esse livro é encantador. E a história flui de forma espontânea e natural. Embora o final seja um tanto quanto inesperado. A forma que Jane diálogo com seu patrão e a forma como a relação deles é construída é de nos deixar com o coração quentinho.

Vanessa 17/03/2021

Marcante...
Jane Eyre me conquistou... toda sua luta, todo seu caminho... que história fascinante... nao tem haver com conto de fadas... apesar de ser escrito em uma época tão diferente, mostra a atual luta das mulheres! Perfeito!!

Jubs 16/04/2020

Força e vulnerabilidade
Jane Eyre é uma das melhores protagonistas que eu já li. O que não me agradou muito no livro foram diálogos e descrições muito grandes e dramaticos me fazendo diminuir o ritmo de leitura, mas não tira todo mérito dessa história e personagem. Agora entendo pq Jane Eyre é tão falada e admirada. Ela é de uma força e sinceridade que se permite ser vulnerável, lindo e raro.

Elane Patrícia 03/11/2021

Uma fada em corpo de gente
Fico pensando se Jane Eyre existisse no mundo de hoje, o que ela teria feito a essa sociedade? Que lição ela deixaria aos seus leitores?. Charlotte é a segunda Bronté que leio. Assim como Emily foi uma excelente escritora. Quero ler mais obras.

veronicarolinaa 12/08/2023

Que escrita maravilhosa, juro!!!
Em nenhum momento a escrita fica arrastada, pelo contrário, eu não conseguia parar de ler. Sabe quando o dia acaba e você quer continuar lendo, mas precisa ir dormir e fica toda borocoxô? Foi assim que eu me senti todas as noites até terminar kkk
Amei a história e os personagens, ri e chorei MUITO com eles.

Eu queria que esse livro nunca acabasse. Poderia ter mil páginas que eu leria sem reclamar.
Maria2401 12/08/2023minha estante
aconteceu a mesma coisa cmg lendo esse livro

veronicarolinaa 12/08/2023minha estante
Não superei até agora kkkk

Erika Tenorio 04/11/2021

Uma feliz surpresa.
Estou apaixonada por Jane Eyre. Uma mulher totalmente fora dos padrões e muito a frente de seu tempo. Uma feminista, talvez? Encontrei alguns pontos que poderiam ser discutidos no romance, mas precisamos considerar o tempo em que foi escrito. Sem dúvidas meu romance favorito.
Além disso, que forma incrível de escrita da Charlotte Bronte, até agora é a irmã Bronte que mais me ganhou.

_gihborges 28/10/2020

@minha.felicidadeclandestinaa
? Acha que sou um autômato? Uma máquina sem sentimentos? E posso tolerar ver meu pedaço de pão arrancado dos meus lábios, e meu gole d?água tirado fora do meu corpo? Acha que porque sou pobre, obscura, simplória e pequena não tenho alma nem coração? Está enganado! Tenho uma alma, tanto quanto o senhor, e um coração igualmente pleno. ?

E é com essa citação que eu quero começar, uma citação que resume muito bem nossa protagonista, Jane Eyre. Alguém que não fica calada, não se deixa abalar e principalmente se valoriza. Quis muito conhecer essa obra por conta da história da família Brontë, que passaram por coisas terríveis e tinha certeza de que isso teria um reflexo na escrita de Charlotte. Não fazia ideia do enredo e acho que é bom ir assim mesmo, porque me surpreendi tanto com alguns acontecimentos que acho que todo mundo deve ter essa experiência.

Jane sem dúvida é uma personagem que vai me marcar pra sempre. A sua força, garra e resiliência são admiráveis e eu me pegava constantemente durante a leitura pensando ?devo ser mais que nem Jane?. Uma personagem que no início do século XIX vai atrás do que quer, é obstinada.

Uma obra que nos leva pra esse tempo, e nos faz querer ser companheira da Srta. Eyre e dizer ?vai ficar tudo bem?. Os personagens secundários são igualmente interessantes e intrigantes, mas não vou negar que tive vontade de gritar com alguns deles diversas vezes. É uma história de superação, e de amor, principalmente de amor próprio! É um livro denso e longo, mas vale MUITO a pena.

Patrícia Emydio 11/09/2020

Jane Eyre e sua autobiografia
Temos aqui um romance de formação cuja história lançada em 1847, narra a vida de Jane Eyre!
Órfã, ela foi criada inicialmente pelo seu tio, o Senhor Reed, que também morre, e seus cuidados ficam a cargo da esposa, a senhora Reed, na qual a mesma não sente nenhum apreço pela menina. Jane também é maltratada pelo primo John e desprezada pelas primas.
De personalidade forte, Jane sempre rebatia e revidava, por isso, ela era tida como malcriada.
A tia então resolve manda-lá para o orfanato Lowood e, lá ela vive até seus 18 anos, sendo 6 anos como aluna e 2 como professora. Muitas coisas acontecem nesse período e uma delas é o surto da febre tifóide, na qual atinge muitas das alunas.
Nos seus 18 anos, Jane decidi colocar um anúncio no jornal à procura de trabalho e sai de Lowood para viver em Thornfield, para trabalhar como governanta e cuidar da pequena Adele. Lá ela conhece o Senhor Rochester e também muitos mistérios envolvendo a residência!
Para mim, foi uma leitura essencial, um clássico que todos deveriam ler!
Romance gótico, mistérios e reviravoltas do início ao fim fez do livro, um dos meu favoritos da vida!

skuser02844 03/08/2021

Sinceramente, não recomendaria, não!
Nesse romance clássico de Charlotte Brontë, Jane Eyre é uma menina órfã de aoenas 8 anos que sofre nas mãos de seu primo John Reed, sendo sempre a acusada pelas brigas por sua tia, a Sra. Reed. Então, finalmente sua tia decide manda-lá a uma escola, um internato, onde ela acaba passando 10 anos e virando uma ótima professora.
Com o passar do tempo, Jane conta sua vida em detalhes, em como decide virar independente e como foi se apaixonar pela primeira vez.

Ella 30/05/2021

"Que coisa estranha são os pressentimentos! E também a simpatia, e os sinais; os três combinados compõem um mistério cuja chave a humanidade ainda não encontrou."

Meu começo em Jane Eyre, embora tenha gostado da personagem desde o início, foi lento. Mas, a partir do capítulo vinte, minha animação para o livro aumentou e logo se tornou díficil largar as páginas. E que capítulos enormes!! Eles me trouxeram reflexões sobre a época, e me ensinaram coisas que antes desconhecia a existência.

Jane não teve muito amor familiar quando criança, e ainda assim cresceu boa e determinada, nunca deixando para trás suas opiniões e seus princípios; mesmo quando tentaram persuadi-la a trai-los. Teve poucos amigos em sua adolescência (saudades Helen), porém seguiu firme. Ela foi inspiradora naquele contexto e ainda é hoje, pra dizer o mínimo.

Não me apeguei aos outros personagens que apareceram mais além do capítulo 20, fora Diana e Mary. Eles são bastante distintos uns dos outros, e pela percepção de Jane, compreendemos cada um, até os desprezíveis. Ela era uma alma livre e bondosa, e entendo que não foi por manipulação ou mentiras que ela levou-se àquele final, mas amor e escolha própria. Afinal, era a senhora do próprio destino. Não virou um favorito porque não posso desviar o olhar dos preconceitos da época contidos nesse livro, nem ignorar minha experiência no início dele, só que sem dúvidas merece uma nota maior que 3.

Lua 03/11/2021

Seu desejo deve decidir o seu destino
Jane é o puro exemplo da perseverança por dias melhores, já que vida fácil é uma coisa que essa jovem órfã nunca teve. No início, sente piedade por si mesma a todo o tempo, não acredita ser bonita, coloca-se para baixo com naturalidade e não se vê em uma situação diferente ou melhor do que isso.

É muito bom acompanhar o seu desenvolvimento durante a narrativa, a forma como deixa de pensar em vingança e passa a encarar tudo com olhos mais positivos, com base na Providência. Jane se contrói em meio a tantas adversidades, e para uma mulher daquela época, podemos certamente considerá-la como uma destemida heroína.

Considero este livro como um dos melhores (se não o melhor livro) que li em 2021. Eu já possuía o exemplar comigo pois sou muito fã de O Morro dos Ventos Uivantes, livro que a irmã de Charlotte, Emily Brontë, escreveu naquele mesmo período. Mas nunca havia dado de fato uma chance a ele? e que perda de tempo.

Jane construiu uma casinha no meu coração da qual nunca mais me esquecerei, é uma personagem eterna, e não à toa um gigante da Literatura Inglesa. Indico a leitura às meninas e mulheres de qualquer século que buscam pela sua independência mais do que tudo, às destemidas que desejam ser mais fortes, positivas e nunca abnegadas. Uma leitura para a vida, com certeza.
verdanvitoria 03/11/2021minha estante
História maravilhosa ?

Lua 03/11/2021minha estante
Muito, mesmo! Encantada estou e para sempre ficarei! ??

Jan... 07/10/2020

Jane Eyre, publicado por Charlotte Bronte em 1847, é um romance surpreendente para a época. Uma personagem forte e a frente de seu tempo, que busca ter uma vida independente através do seu trabalho como professora. Algo impensável para as mulheres do século XIX. Ela conta sua trajetória desde a infância, como uma órfã rejeitada pelos parentes, até seu trabalho como governanta na mansão do Sr. Rochester. Nesse ponto, a história começa a ganhar um ar de suspense, meio "casa mal assombrada", mas também há diálogos e cenas interessantes e divertidas.

O livro também foge do senso comum, com protagonistas que não se enquadram no padrão de beleza estético vigente. Algo que até hoje o cinema não superou. As "Jane Eyre" de Hollywood são sempre interpretadas por atrizes lindíssimas.

O que mais me conquistou na Jane Eyre foi seu alto nível de integridade moral. Ela permanece fiel aos seus valores independentemente de condição social, financeira ou mesmo relacionamentos.
Um livro que nos leva a diversas reflexões.
Vale muito a pena ler ! ??????

"Eu não sou um pássaro;e nenhuma gaiola vai me prender; sou um ser humano livre, com uma vontade independente..."

amaedosdragoes 29/08/2020

Apesar de nao ter me despertado fortes emoções, causa bastante reflexão.
Este livro é sobre força. Sobre relacionamento consigo mesma. Sobre se relacionar com Deus. (Deus dos cristãos)
Diálogos profundos e extremamente proveitosos. A escrita é belíssima. Jane Eyre é uma força da natureza.