Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

tici 21/04/2021

Esse livro é incrível desde à narrativa deliciosa da autora até toda construção da personagem e da sua história. A Jane é, de fato, uma das personagens femininas mais impactantes, fortes e poderosas à sua maneira.

Felipe 08/11/2021

Somos levados, nesse romance, a acompanhar a história da protagonista que dá nome ao livro. Desde a sua infância, em que sofreu diversos maus tratos por parte de sua tia, e seus primos, além do momento em que ela é levada para um internato, onde passa a viver até seus 18 anos.

A partir desse momento, Jane Eyre decide que precisa descobrir novos caminhos, e busca sua independência. Ela passa então a trabalhar como preceptora em Thornfield Hall. Lá ela conhece o Sr. Rochester, dono da propriedade, por quem passa a nutrir uma paixão, um tanto quanto proibida.

Sr. Rochester, para mim, foi insuportável de tolerar no começo. Achei que a Jane se submeteu a muitas coisas, por conta da presença dele. O que não fazemos quando estamos cegos de amar, não é mesmo?!

O final do livro, achei que tiveram coincidências demais, em um curto espaço de tempo. Algo que eu não consegui "engolir". Mas no geral, gostei bastante do todo, principalmente a infância da protagonista.

Milena 01/08/2020

"Sou um ser humano livre com minha vontade independente"
O livro "Jane Eyre", escrito por Charlotte Brönte em 1847, narra a trajetória da protagonista que entitula o livro da infância até a vida adulta. Jane Eyre é uma criança órfã que é deixada aos cuidados de familiares que não nutrem qualquer afeto por ela. Mandada para uma escola de caridade, ela se torna uma jovem professora que deixa Lowood para ocupar o lugar de governanta na casa do Senhor Rochester, benfeitor da órfã Adele. Uma aura de romance acompanhado de mistério logo toma conta do livro, no qual observamos a vida de sofrimentos e desgraças que acontecem à Jane Eyre.

A protagonista se estabele como uma personagem forte, de caráter independente, em busca da construção de sua própria identidade e caminho. Minhas únicas críticas ao livro se referem à extensão e à falta da história ter alguns altos e baixos no que diz respeito a prender a atenção do leitor, mas que não são capazes de ofuscar o brilho que o livro traz. Com certeza, é um livro que vale a pena ser lido e que gera uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade do século XIX e como Jane Eyre quebra essa lógica. Maravilhoso!

poplosers 05/04/2021minha estante
essa edição é boa?

Bi Sagen 11/04/2021minha estante
Gosto bastante da tradução da Martin Claret, a leitura é bem fluida. E acho a diagramação ótima, letras bem grandes, e bastante espaço entre as linhas. No final a lombada ficou meio marcada, mas só porque eu abri demais o livro enquanto lia.

Carlos Nunes 13/11/2020

Obra-prima da literatura vitoriana
Publicado em 1847 sob o pseudônimo "Currer Bell", esse foi o livro que catapultou Charlotte Brontë para o alto escalão dos escritores vitorianos, pois foi com o sucesso do livro que ela pôde enfim revelar aos seus editores e ao público em geral que a autoria do livro era de uma mulher.
JANE EYRE talvez seja o mais emblemático dos romances vitorianos, pois contém todos os ingredientes característicos da literatura do período, mas em uma única obra. No centro da trama está o romance de Jane e Rochester, mas incrementado por elementos góticos, um forte tom feminista e até um toque de sobrenatural.
Narrado em primeira pessoa, a autora consegue criar uma grande intimidade conosco, à medida que acompanhamos a vida da comum e inteligente Jane Eyre e seu desenvolvimento como indivíduo. É uma personagem bastante forte, que mostra desde pequena uma inteligência bastante desenvolvida e uma grande percepção do que acontece ao seu redor, especialmente as injustiças. E sua jornada é emocionante e cativante. No decorrer de sua vida, ela experimenta muitas vezes a tristeza, de uma forma que faria uma pessoa mais fraca desistir de tudo. Mas também conhece a amizade sincera e o amor, mas o mais significante é mesmo o desenvolvimento de sua independência. Não é à toa que JANE EYRE tornou-se um dos mais conhecidos e amados livros da literatura britânica, com personagens e situações marcantes que ainda hoje estimulam os leitores. Imperdível!

site: https://youtu.be/54s30mL5D0s

may.reader 09/04/2021

Bora panfletar essa mulher minha gente!!!
Sabe aquele livro que você começa ler s nem sequer ter lido a resenha, sem nenhuma espectativa?

Então esse foi um caso, e eu fui surpreendida, e como fui, pensa em um romance de época perfeito!!!!!

"Se chorei, ou se sofri, o importante é que emoções eu senti", e como senti!!

Se você quer ler um romance de época e não sabe por onde começar? Esse livro é uma excelente opção!

Personagens bem construídos e desenvolvidos, escrita fluida, enredo envolvente, plot chocante, simplesmente prefeito!!

@Estantedelivrosdamylla 10/02/2021

Até logo, Jane...
Tenho muita afinidade com romances de época, afinal, desde que tomei gosto pela leitura me aventuro lendo Jane Austen, porém, demorei bastante tempo para buscar a leitura de Jane Eyre pois achava que as capas dos livros sempre me passavam uma imagem enfadonha, além de ter uma vaga lembrança do filme e lembrar que não gostei tanto. Porém, como uma admiradora dos clássicos, não poderia deixar de dar uma oportunidade ao mesmo, e é ai que inicia meu amor por esse livro.

A leitura dessa obra me fez sentir todas as emoções que há algum tempo não encontrava em uma história. Senti que me apeguei a todos os personagens, e suas características; a narrativa foi envolvente desde o início, quando o personagem ainda era uma criança de 10 anos. Teve mistério, amor, religião, questões sociais da época, entre outras coisas como: críticas às convenções da época, posicionamentos feministas, e claro, à sociedade.

Jane era criatura de personalidade forte, firme aos seus princípios e de coração resiliente que lutou por sua felicidade e seu espaço, e sempre se mostrava melhor do que qualquer pessoas poderia esperar dela.

Apesar de ter algumas passagens que me causaram certo desconforto, relevo em virtude da época em que foi escrito, e considero apenas como uma baixa entre tantos altos. Tive tanta ansiedade em saber o desfecho dos personagens que folheava algumas páginas e tomava uns spoilers "sem querer, querendo" kkkkk. Mas garanto que nenhum spoiler foi capaz de aplacar a emoção do final.

Por fim, reitero que amei, e que com certeza está entre os melhores livros que já li na vida. E já estou preparando minha releitura, sendo que no idioma de origem.

Eduardo1304 03/05/2023

Jane Eyre
Fala sobre a vida de Jane Eyre, pobre órfã condenada a vagar por diferentes casas e famílias até encontrar seu próprio lugar , leitura envolvente de mais .

Talita.Chaves 05/10/2023

Apaixonante
Que livro incrível..me fez sentir alegria.. paixão.. tristeza..! Jane é uma personagem forte..obstinada..! Só a fase mandinga dela que não teve sentido...mas entendi como tamanho sofrimento que ela estava..ela só fugiu sem raciocinar! Romance que me fez querer ler tudo das Bronte! Mr Rochester e o Mr Darcy agora são meus favoritos..kk

Cílio Lindemberg 30/12/2020

Jane Eyre enquanto jornada de autoconhecimento
BRONTË, Charlotte. Jane Eyre. Tradução: Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983. 552 p.

Escrito por Charlotte Brontë e publicado em 1847, Jane Eyre se tornou um dos romances mais conhecidos de toda a literatura inglesa e mundial, sendo traduzido para línguas como português, espanhol, francês e até chinês (简·爱)! Seguindo o formato de autobiografia, Jane narra a própria vida desde a infância até a fase adulta, examinando questões como o amor, a liberdade e a igualdade numa história que dialoga muito com a educação pessoal, bem como a liberdade de fazer suas próprias escolhas e de seguir o próprio coração em busca de respostas às perguntas que encontra/fazem parte de sua jornada.

Narrada em primeira pessoa numa linguagem poética, e se estendendo por 38 capítulos, Jane Eyre costuma ser visto como a união de três grandes partes (ou fases) que retratam a vida de Jane. Na primeira, ela é uma criança muito maltratada na casa de sua tia Reed, a qual a envia a um internato; é aí que se inicia a segunda parte. Jane passa oito anos no internato Lowood, 6 como estudante e 2 como professora. Já a terceira fase é quando Jane vai trabalhar na casa do Sr. Rochester, por quem se apaixona, mas com o qual não pode ficar por impedimentos que o spoiler não me deixa contar. >< É também uma obra que traz uma grande riqueza linguística de vozes que não apenas falam de um lugar que ocupam aqueles que as portam, mas também no que se refere a seu uso particular da língua feito pelos personagens ao longo da narrativa. Observa-se também a presença de gêneros textuais diferentes, como carta e música, embora a riqueza literária da obra esteja principalmente concentrada no olhar de Jane, bem como nos diálogos profundos que trava com os demais personagens. *0*

Das minhas citações favoritas, penso que esta dá conta de muito do que penso/faço em minha vida: “Se todo o mundo a odiasse, e a achasse má, mas sua consciência a aprovasse e a absolvesse de culpa, você não ficaria sem amigos.” (p. 87) É isso. Temos liberdade de viver como quisermos, desde que não façamos mal ao outro, e até mesmo de seguir nossos corações, ainda que nos falte incentivo para fazê-lo, o que me lembrou um pouco de “meu corpo, (minha vida etc.), minhas regras.”, e mais ainda da questão do desenvolvimento pessoal, de seguir sua própria jornada, segundos suas intuições e sentimentos, da aquisição de autoconhecimento para estar consciente do que emite ao mundo e do que dele recebe/apreende (e do que faz com isso). Essa tradução é muito especial para mim e eu vou querer reler sempre! Arrisco até a dizer que é minha favorita pro português, muito bem feita, de um estilo que me lembra muito o original, sobretudo na configuração assumida pela poético da prosa. Super-recomendo! ^^

Bruna1789 28/06/2020

“A maior verdade é que a beleza está nos olhos de quem vê” p.309
É uma narrativa em que a protagonista Jane Eyre, faz uma autobiografia da sua vida, a começar pela sua infância, que foi extremamente difícil, pois ela morava na casa de sua “tia”, os pais dela morreram devido a uma epidemia, e ela ficou aos cuidados de seu tio irmão de sua mãe, que também morreu e fez com que sua esposa Sra Reed prometesse que cuidaria dela, o que subjetivamente não ocorreu, e devidos a acontecimentos em que Jane era insultada e desprezada por ser taxada erroneamente como uma criança desobediente e mentirosa, ela foi mandada à uma escola em Lowood, a partir daí vai se sucedendo acontecimentos, que acredito que se eu escrever vai perder a magia de se ler, até porque ninguém merece levar um spoiler. Mesmo sendo um clássico muito comentado, eu não sabia muito sobre a história e acabei me surpreendendo.
Brontë com essa obra, constrói uma crítica às condições femininas ditadas pelo período vitoriano. Constrói uma protagonista frágil e obediente, ao mesmo tempo passional e insatisfeita com o destino e com o que sofreu, busca ser independente, mas acaba sendo submissa.
"É uma dádiva ver o tempo sufocar os desejos de vingança e silenciar os arroubos de raiva e aversão”. P. 401
Recomendo a leitura para todos que amam um clássico.

Geyza.Pereira 16/02/2022

Perfeito
Já havia assistido o filme e a série sobre Jane Eyre e sabia que o livro seria bom, mas ele superou todas as minhas expectativas, porque esse livro é maravilhoso! Principalmente para quem gosta de romance de época! Acompanhar a vida da Jane foi fabuloso, que riqueza de detalhes e personagens bem construídos! Simplesmente perfeito! É um dos meus favoritos com certeza!
Joane 16/02/2022minha estante
Ahhh quero tanto mas TANTO ler esse livro!!

Geyza.Pereira 17/02/2022minha estante
Vc vai amar!

Cristiéle Martins 25/07/2023

Arrependimento: não ter lido antes
Cara, estou fascinada pela escrita dessa mulher. Que história bem elaborada, tem início, meio e fim. Tudo muito bem amarradinho, que sabooorrrr.
Em Jane Eyre, vamos conhecer toda a trajetória de uma menina órfã que é adotada pelo tio materno, que logo vem a falecer e após isso ela passa a conviver apenas com os primos e a tia (esposa do falecido), entretanto essa convivência não é das melhores. Em seguida, acompanhamos Jane no período de sua adolescência, a qual passa em uma escola e posteriormente adentramos em sua vida adulta. Meus amigos, quanta reviravolta tem nesse livro, estou apaixonada pela Jane e ainda mais pela autora, a todo momento ficava pensando: caraca, como em 1847 essa mulher pensava dessa forma? Sério, eu estou apaixonada.
Enrolei tanto pra ler esse livro pq achei que seria mais um clássico daqueles lentinhos, mas me enganei, é uma obra de arte.
Uma das melhores leituras do ano até o momento, se tornou um favorito!

Clara.Gusman 02/05/2023

Jane Eyre
Queria ler ?Jane Eyre? a um tempo já,e a vontade só cresceu depois de diversas citações em ?As Peças Infernais?(minha trilogia favorita).Porém,sempre foi ficando para depois.Mas,finalmente chegou o momento e li essa obra prima!!!!

Mesmo com uma expectativa grande para o livro,eu não esperava nada do que está aqui.A maior divulgação do livro é ele sendo uma obra feminista porém,apesar da Jane se impor bastante durante a história,ela não consegue se libertar totalmente da voz de comando masculina.

Apesar de eu não ter encontrado todo o feminismo que foi propagado,eu tenho que admitir que é um livro escrito por uma MULHER para MULHERES.E que sim,para a época foi muito revolucionário,e ainda é.

Adorei a Jane!Teve muitas frases dela que geraram grande impacto em mim e vou levar ela no coração para sempre??

Sobre o famoso Sr Rochester: ele é uma red flag ambulante mas devo admitir que ele deixou a história mais interessante,portanto gosto dele(mesmo não devendo).

Vale muito a pena ler,principalmente se você quer um clássico fácil de ler e com a história fluida!Enfim,5 estrelas favorito.