Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

a.mafe 04/08/2023

Virou o meu clássico favorito
Que Jane Austen me desculpe mas Charlotte Brönte me impressionou, tendo um diálogo direto com o leitor me encontrei submersa na história de Jane Eyre, tenho algumas ressalvas do final mas amei ler esse clássico e recomendo sem sombra de dúvidas

Eduardo1304 03/05/2023

Jane Eyre
Fala sobre a vida de Jane Eyre, pobre órfã condenada a vagar por diferentes casas e famílias até encontrar seu próprio lugar , leitura envolvente de mais .

tici 21/04/2021

Esse livro é incrível desde à narrativa deliciosa da autora até toda construção da personagem e da sua história. A Jane é, de fato, uma das personagens femininas mais impactantes, fortes e poderosas à sua maneira.

may.reader 09/04/2021

Bora panfletar essa mulher minha gente!!!
Sabe aquele livro que você começa ler s nem sequer ter lido a resenha, sem nenhuma espectativa?

Então esse foi um caso, e eu fui surpreendida, e como fui, pensa em um romance de época perfeito!!!!!

"Se chorei, ou se sofri, o importante é que emoções eu senti", e como senti!!

Se você quer ler um romance de época e não sabe por onde começar? Esse livro é uma excelente opção!

Personagens bem construídos e desenvolvidos, escrita fluida, enredo envolvente, plot chocante, simplesmente prefeito!!

Felipe 08/11/2021

Somos levados, nesse romance, a acompanhar a história da protagonista que dá nome ao livro. Desde a sua infância, em que sofreu diversos maus tratos por parte de sua tia, e seus primos, além do momento em que ela é levada para um internato, onde passa a viver até seus 18 anos.

A partir desse momento, Jane Eyre decide que precisa descobrir novos caminhos, e busca sua independência. Ela passa então a trabalhar como preceptora em Thornfield Hall. Lá ela conhece o Sr. Rochester, dono da propriedade, por quem passa a nutrir uma paixão, um tanto quanto proibida.

Sr. Rochester, para mim, foi insuportável de tolerar no começo. Achei que a Jane se submeteu a muitas coisas, por conta da presença dele. O que não fazemos quando estamos cegos de amar, não é mesmo?!

O final do livro, achei que tiveram coincidências demais, em um curto espaço de tempo. Algo que eu não consegui "engolir". Mas no geral, gostei bastante do todo, principalmente a infância da protagonista.

Cílio Lindemberg 30/12/2020

Jane Eyre enquanto jornada de autoconhecimento
BRONTË, Charlotte. Jane Eyre. Tradução: Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983. 552 p.

Escrito por Charlotte Brontë e publicado em 1847, Jane Eyre se tornou um dos romances mais conhecidos de toda a literatura inglesa e mundial, sendo traduzido para línguas como português, espanhol, francês e até chinês (简·爱)! Seguindo o formato de autobiografia, Jane narra a própria vida desde a infância até a fase adulta, examinando questões como o amor, a liberdade e a igualdade numa história que dialoga muito com a educação pessoal, bem como a liberdade de fazer suas próprias escolhas e de seguir o próprio coração em busca de respostas às perguntas que encontra/fazem parte de sua jornada.

Narrada em primeira pessoa numa linguagem poética, e se estendendo por 38 capítulos, Jane Eyre costuma ser visto como a união de três grandes partes (ou fases) que retratam a vida de Jane. Na primeira, ela é uma criança muito maltratada na casa de sua tia Reed, a qual a envia a um internato; é aí que se inicia a segunda parte. Jane passa oito anos no internato Lowood, 6 como estudante e 2 como professora. Já a terceira fase é quando Jane vai trabalhar na casa do Sr. Rochester, por quem se apaixona, mas com o qual não pode ficar por impedimentos que o spoiler não me deixa contar. >< É também uma obra que traz uma grande riqueza linguística de vozes que não apenas falam de um lugar que ocupam aqueles que as portam, mas também no que se refere a seu uso particular da língua feito pelos personagens ao longo da narrativa. Observa-se também a presença de gêneros textuais diferentes, como carta e música, embora a riqueza literária da obra esteja principalmente concentrada no olhar de Jane, bem como nos diálogos profundos que trava com os demais personagens. *0*

Das minhas citações favoritas, penso que esta dá conta de muito do que penso/faço em minha vida: “Se todo o mundo a odiasse, e a achasse má, mas sua consciência a aprovasse e a absolvesse de culpa, você não ficaria sem amigos.” (p. 87) É isso. Temos liberdade de viver como quisermos, desde que não façamos mal ao outro, e até mesmo de seguir nossos corações, ainda que nos falte incentivo para fazê-lo, o que me lembrou um pouco de “meu corpo, (minha vida etc.), minhas regras.”, e mais ainda da questão do desenvolvimento pessoal, de seguir sua própria jornada, segundos suas intuições e sentimentos, da aquisição de autoconhecimento para estar consciente do que emite ao mundo e do que dele recebe/apreende (e do que faz com isso). Essa tradução é muito especial para mim e eu vou querer reler sempre! Arrisco até a dizer que é minha favorita pro português, muito bem feita, de um estilo que me lembra muito o original, sobretudo na configuração assumida pela poético da prosa. Super-recomendo! ^^

Ester 16/09/2023

Diálogos espirituosos
Bem, como fazem quase 5 meses que eu terminei este livro, vou conseguir falar aqui na resenha apenas o que mais marcou nele para mim. Os diálogos entre o casal principal são muito bons e espirituosos, me lembro de até ter ficado com a linguagem mais robusta nessa época kkkk. Houve umas partes beem chatinhas e enroladas, mas ainda assim continua sendo uma boa leitura. Achei a mente da Charlotte muito engenhosa em diversas partes, porque acho um pouco difícil fugir da previsibilidade e ela simplesmente te surpreende várias vezes. Uma boa históri para quem quer começar a ler clássicos.

Sueli 09/12/2011

Um Livro Que Ficará Para Sempre No Meu Coração!
Charlotte Brontë

A primeira vez em que ouvi falar sobre Jane Eyre foi em uma conversa com minha mãe....Ela me disse que Jane Eyre era um de seus filmes favoritos....Preto e branco, os protagonistas, certamente, você leitor, não deve ter ouvido falar, mas o Sr. Rochester foi vivido por Orson Welles! Um mito do cinema norte americano....
Tive a oportunidade de assistir ao filme e, digo que gostei tanto quanto minha mãe! Aliás, de uma maneira geral, as mães tem sempre razão!rsrsrsrsrs
Depois dessa versão cinematográfica tive oportunidade de assistir outras adaptações, tanto para cinema, como para televisão e, sempre com a mesma ternura e admiração por seus personagens....
Mas, digo para você leitor que nada, jamais, havia me preparado para as palavras da própria Charlotte Brontë! E, aqui tenho que salientar a excelente tradução e prefácio de Heloísa Seixas.
Impossível não imaginar que seja um livro autobiográfico depois de lermos o prefácio sedutor da Heloísa. O que torna tudo ainda mais atraente e emocionante!
Nada do que eu disser estará à altura dessa obra magnífica! Só lendo, mesmo! Mas, posso garantir que valerá cada segundo do seu tempo e sei que assim como para mim, ficará para sempre nos seus corações como um dos romances mais lindos e vigorosos de todos os tempos!
Boa leitura!
Adri Ramalho 10/12/2011minha estante
O filme me proporciona admirar o cenário, as vestimentas, o clima...
Eu sou uma pessoa que precisa ler o que se está passando entre as personagens, o livro proporciona isso, o filme faz o complemento.

Sueli 11/12/2011minha estante
Ramalho, ainda estou vivendo com a sombra dessas criaturas em torno de mim.....Foi muito bom ter superado o medo do livro..... Comprei a minissérie e aguardo ansiosa. Pois,nenhuma das adaptações chegou aos pés do livro, que eu quero muito que você faça a encadernação..... Espero folheá-lo por muitos e muitos anos....

Adri Ramalho 12/12/2011minha estante
Tá!

Helena 30/08/2016minha estante
Este livro já estava na minha lista, depois da sua resenha tenho certeza de que vou amar.

mayalarue 11/01/2022

QUE LIVRO MEUS SENHORES, que livro
me fez sentir tão pequena desde o início
mas é o tipo de narrativa e escrita que as vezes preciso
obrigada Charlloteeeeee

Patrícia Emydio 11/09/2020

Jane Eyre e sua autobiografia
Temos aqui um romance de formação cuja história lançada em 1847, narra a vida de Jane Eyre!
Órfã, ela foi criada inicialmente pelo seu tio, o Senhor Reed, que também morre, e seus cuidados ficam a cargo da esposa, a senhora Reed, na qual a mesma não sente nenhum apreço pela menina. Jane também é maltratada pelo primo John e desprezada pelas primas.
De personalidade forte, Jane sempre rebatia e revidava, por isso, ela era tida como malcriada.
A tia então resolve manda-lá para o orfanato Lowood e, lá ela vive até seus 18 anos, sendo 6 anos como aluna e 2 como professora. Muitas coisas acontecem nesse período e uma delas é o surto da febre tifóide, na qual atinge muitas das alunas.
Nos seus 18 anos, Jane decidi colocar um anúncio no jornal à procura de trabalho e sai de Lowood para viver em Thornfield, para trabalhar como governanta e cuidar da pequena Adele. Lá ela conhece o Senhor Rochester e também muitos mistérios envolvendo a residência!
Para mim, foi uma leitura essencial, um clássico que todos deveriam ler!
Romance gótico, mistérios e reviravoltas do início ao fim fez do livro, um dos meu favoritos da vida!

skuser02844 03/08/2021

Sinceramente, não recomendaria, não!
Nesse romance clássico de Charlotte Brontë, Jane Eyre é uma menina órfã de aoenas 8 anos que sofre nas mãos de seu primo John Reed, sendo sempre a acusada pelas brigas por sua tia, a Sra. Reed. Então, finalmente sua tia decide manda-lá a uma escola, um internato, onde ela acaba passando 10 anos e virando uma ótima professora.
Com o passar do tempo, Jane conta sua vida em detalhes, em como decide virar independente e como foi se apaixonar pela primeira vez.

Elisa 21/05/2021

Um livro completo e surpreendente, ao menos para mim que nunca recebi nenhum spoiler sobre nenhum acontecimento ou personagem do livro.
Quando comecei a ler me surpreendi logo no primeiro capítulo tanto pela escrita quando pelo enredo. A história não é maçante, como livros de outros autores dessa época, mas é bem descritiva e com diálogos muito profundos o que pode pesar um pouco na hora da leitura. Tem um enfoque muito grande nos ideais da cristandade, como um bom romance clássico, mas apresenta as diversas interpretações sobre um mesmo tópico.
Sobre a Jane: protagonista incrivelmente forte, com um senso de honra e dever muito bem definidos. Possui muitos sentimentos, mas sempre preza pelo que é certo ainda que ela e outros sofram com a escolha.

Jubs 16/04/2020

Força e vulnerabilidade
Jane Eyre é uma das melhores protagonistas que eu já li. O que não me agradou muito no livro foram diálogos e descrições muito grandes e dramaticos me fazendo diminuir o ritmo de leitura, mas não tira todo mérito dessa história e personagem. Agora entendo pq Jane Eyre é tão falada e admirada. Ela é de uma força e sinceridade que se permite ser vulnerável, lindo e raro.

Ges 30/05/2020

ENCANTADOR
Esse livro é encantador. E a história flui de forma espontânea e natural. Embora o final seja um tanto quanto inesperado. A forma que Jane diálogo com seu patrão e a forma como a relação deles é construída é de nos deixar com o coração quentinho.

Edson 17/01/2022minha estante
Gostei

André Vedder 17/01/2022minha estante
Parabéns pela resenha!

Maria 17/01/2022minha estante
Fico feliz que tenham gostado :)