Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

MARTA CARVALHO 26/06/2021

Meu primeiro contato com a escrita de Charlotte Brontë me deixou impactada. Que livro! Me envolvi totalmente com a história, o que me despertou várias emoções.

Quis o destino que, ficando órfã ainda pequena, Jane Eyre caísse nos "cuidados" da família do seu tio materno que, após falecer a deixa sob a tutela da esposa que a considera um fardo e ao convívio dos primos que a desprezam e maltratam. Aos 10 anos é mandada para o internato onde continua vivendo desventuras num ambiente insalubre, ainda assim, sobrevive até seus 18 anos e onde, por sua dedicação e inteligência, tornou-se professora, mas seu espírito jovem e inquieto a fazem procurar outros rumos para sua vida. Ela então consegue trabalho de preceptora na mansão Thornfield Hall, onde, inicialmente, trava amizade com seu patrão a quem, com o passar do tempo, dirige seu afeto e admiração. O Sr. Rochester, um homem frio, sério e enigmático se rende aos encantos de Jane e acaba lhe pedindo em casamento, mas seus segredos, ao virem à tona, afastam a pobre órfã que abre mão do amor em prol dos seus princípios e mais uma vez sai em busca de outros rumos para sua vida. A jovem passa por várias provações e dificuldades, mas sua fé inabalável a recompensa e ao ser incitada a mais um destino diferente do que já está se habituando, escuta um chamado do passado que a leva a um final emocionante.

A autora tem uma escrita envolvente e instigante, e mesmo com seu vocabulário não usual atualmente, em nada dificultam sua leitura e compreensão (no meu ponto de vista é enriquecedor). A obra é um clássico da literatura inglesa e nos presenteia com uma personagem de uma força descomunal, cheia de ensinamentos. Ao concluir, fiquei curiosa em conhecer outras obras da autora e com certeza entrou para o rol de livro preferido.
kleris aqui, @amocadotexto no ig 26/06/2021minha estante
Preferido da vida ?

Samara 28/06/2021minha estante
Li dela o Villette e amei, ansiosa por esse.

MARTA CARVALHO 28/06/2021minha estante
Esse foi meu primeiro contato com a escrita dela, mas quero ler outros, já comprei "O professor" ??

Layla 26/04/2021

O livro mais incrível que já li
Esse foi meu primeiro livro da Charlotte Brontë e posso dizer que estou apaixonada não só pela autora, mas também pela obra.
Os temas abordados no livro são bem interessantes e atuais apesar do mesmo de ter sido escrito no século XIX.
Jane Eyre é a autobiografia de uma jovem forte, cativante e inspiradora que nos faz viver a história com ela e compartilhar de todos seus sentimentos. A história é incrível, a personagem e incrível e poder compartilhar de sua perspectiva foi realmente maravilhoso. Jane Eyre foi o primeiro romance não atual que li e se tornou um dos meus livros favoritos. Não vejo a hora de repetir a leitura.
Nem em um milhão de anos serei capaz de descrever quão maravilhosa é a história de Jane Eyre.
Gabi's 26/04/2021minha estante
Oii , só pela tua resenha já tive vontade de ler hahahah. Qual a classificação indicativa???

Layla 26/04/2021minha estante
Oi, fico muito feliz em ler isso!
É um livro tão sensacional que vale muito a pena ler.
Bom, segundo a internet, a classificação indicativa é de 14 anos.

Gabi's 26/04/2021minha estante
Ahh simmm , te agradeço!

Le 29/04/2021minha estante
Tô acabando o livro e sinto a mesma coisa S2

Layla 29/04/2021minha estante
Ai, esse livro é tudinho pra mim ?

leashy loo 06/01/2023

não sei fazer resenha direito, mas tentei!!
Mesmo sendo super descritivo e detalhado, esse livro consegue ser simplesmente incrível e gostoso de ler!!
Jane Eyre é uma mulher admirável que já passou por maus bocados na vida, e mesmo assim segue com seus princípios inovadores para a época.
Apesar de ter se perdido um pouco na vida adulta e se submetido muito ao St. John e até mesmo ao Sr. Rochester, no fim Jane levou a vida da maneira que queria e não deixou que outros controlassem seu futuro.
Os primeiros dez capítulos, que contam sobre sua árdua infância em Gateshead e no internato Lowood, foram particularmente meus favoritos, e me fizeram simpatizar muito com Jane e sua história.
Os personagens que são apresentados ao longo do livro são muito bem desenvolvidos, e nutri por alguns deles um carinho gigante!! (Helen tem meu coração ??)
Os diálogos do livro são bem filosóficos, principalmente os que são entre Jane e o Sr. Rochester! A conversa é de alto nível, e em muitos momentos me perdi em meio a tantas declarações poéticas, mas adorei esse estilo de escrita!
Foi meu primeiro contato com a escrita de um membro da família Brontë, e não me decepcionei nem um pouco!
Recomendo muito, muito, muito!!

manu 29/12/2020

meu clássico favorito
eu amei essa estória do início ao fim.

com esse livro eu ganhei uma amiga, sinto que jane esteve aqui comigo tanto quanto eu estive em thornfield com ela. eu amei amei amei amei amei amei.

Lara 20/07/2021

Em Jane Eyre acompanhamos a vida da protagonista que dá nome à obra, desde sua infância triste na casa de parentes que a desprezavam até sua vida adulta, em busca de liberdade e independência. Jane é uma protagonista forte, que luta várias vezes contra o destino, sempre em busca daquilo que acredita ser o melhor para si mesma. Ela se tornou uma das minhas protagonistas favoritas, pois me identifiquei com muitos dos seus pensamentos e atitudes, mas também por sua evolução ao longo da história. Eu sofri junto com ela, me alegrei com ela e torci a cada momento por ela. Jane é uma personagem tão bem construída que se torna quase palpável, real.
Dois outros personagens muito marcantes pra mim são Helen Burns e o sr Rochester. Helen me conquistou com sua força silenciosa e seu modo de ver o mundo, tão diferente do meu. Já o sr Rochester me conquistou por não corresponder ao ideal do mocinho romântico. Ele é feio, grosseiro e mais orgulhoso do que seria aceitável e a paixão não fez com que ele mudasse ou se tornasse mais afável, apenas revelou a capacidade absurda daquele homem bruto em dar amor. Sim, ele comete muitos erros e tem inúmeros defeitos, mas tem um lugar guardado no meu coração. O amor entre ele e Jane é tão lindo que me fez chorar algumas vezes (e também ignorar a enorme diferença de idade entre eles hahahaha).
O livro é longo e às vezes a narrativa caminha de modo muito lento, mas nada que atrapalhe a experiência da leitura. É um livro recheado de críticas à sociedade da época, especialmente em relação à condição da mulher, e tem o bônus de um pequeno mistério na trama, o que torna a leitura ainda mais interessante. Definitivamente, se tornou um dos meus clássicos favoritos.
bela 20/07/2021minha estante
AAAAAA PERFEITO

Alessandra.Adams 03/10/2021

Adorei a leitura. Se tornou um dos melhores do ano para mim. Que venham mais experiências positivas.

Patrícia 11/06/2021

Essa foi uma leitura muito mais fluída do que eu esperava e com certeza a edição ajudou muito na leitura pois é um livro que da vontade de pegar pra ler.
A escrita da Charlotte Brontë é muito gostosa, eu fui lendo sem perceber o passar das páginas e em alguns momentos em que tinha que parar a leitura a vontade mesmo era de continuar.
Aqui temos personagens totalmente reais, que nos mostram suas falhas e defeitos. A Jane sofre desde muito nova e sua vida sempre apresenta problemas, dificuldades e surpresas inesperadas e também desde pequena ela já nos mostra sua personalidade forte, com muitas opiniões próprias.
Gostei muito de acompanhar essa leitura e com certeza gostei muito dos momentos em que a Jane fala diretamente com o leitor e assim ela parece mais real ainda, como se tivesse ali na minha frente me contando sua história.

Lu Azevedo 05/12/2021

Jane Eyre
Minha leitura desse livro demorou mais de 2 meses. No começo, não me prendeu muito. Veja, a leitura é fluida, mas a linguagem um pouco difícil de algumas palavras é os capítulos um tanto longos me desestimularam várias vezes (odeio parar o livro no meio do capitulo). Mas foi uma grata surpresa a leitura depois de uma parte da leitura. Vi uma força tremenda na Jane quando se passou por diversas situações e me fez refletir como seria comigo e me colocava na situação. Ela com certeza foi uma figura a frente do seu tempo e lutava pelos seus valores e, principalmente, por sua liberdade. Não dei 5 estrelas, justamente por conta do início ao meio, que a leitura não me empolgou tanto, mas do meio pro final a leitura ficou mais empolgante e me fez refletir bastante sobre o papel da mulher à época e questões simples como educação e trabalho. Um bom livro clássico.

Vincento Hughes 10/01/2022

Fascinante trajetória
?Eu era uma dissonância em Gateshead Hall; não me parecia com ninguém de lá; não tinha harmonia nenhuma com a sra. Reed ou com seus filhos, tampouco com os criados que ela escolhera. Se não me amavam, a verdade é que muito menos eu os amava.?

?Jane Eyre? é um romance de ficção autobiográfica, narrado em primeira pessoa pela protagonista que dá nome ao livro. A história começa com Jane aos dez anos, depois de ficar órfã e passar a viver com uma tia perversa e primos detestáveis. As privações da menina continuam quando ela é enviada a um internato, onde também adquire conhecimentos que a levam a ser contratada para ensinar uma criança na mansão de um misterioso proprietário. É a partir daí que mais reviravoltas ocorrem na vida desta cativante personagem.

Romântica e racional; visceral sem ser maçante; decidida, mas com momentos de hesitação, Jane enfrenta diversos conflitos, construídos ao longo da vida e renovados com as reviravoltas do destino. Embora seja uma obra mais densa, reduzindo um pouco o ritmo da leitura, a narrativa é bem fluida e com riqueza de detalhes, necessários na maioria das cenas. A incrível ambientação da Inglaterra do século XIX é um fator essencial para o leitor mergulhar nesse belíssimo drama, publicado em 1847 pela inglesa Charlotte Brontë.

Um diferencial da obra é que, mesmo com a predominância do drama, é possível perceber elementos góticos em algumas cenas, pequenas doses de mistério em outras, pitadas de romance, debates sobre religião e perdão, e até um flerte sutil com o sobrenatural. Os personagens secundários são bem explorados e moldam a interessantíssima trajetória de Jane Eyre.

Como disse antes, ?Jane Eyre? é uma leitura mais lenta que as outras, mas nem sempre uma leitura precisa ser rápida para ser arrebatadora. Se você curte dramas de época, terá a chance de conhecer uma fascinante história.

@bea.lendo 14/03/2021

Ganhei tudo com esse livro!!
Jane Eyre é um romance clássico, escrito por Charlotte Brontë, publicado em 1847. A obra se passa na época vitoriana e abrange toda a vida de Jane, uma garota órfã, cuidada pela tia que a despreza e pelos primos que a humilham. Com o passar dos anos, Jane é enviada a Lowood, um internado para garotas, onde aprende as normas cultas da sociedade e desenvolve com maestria o talento da arte, escrita e linguagem. Cansada de uma vida presa em Lowood, Jane é contratada como governanta em Thornfield Hall, propriedade do misterioso e um tanto quando sarcástico Senhor Rochester, despertando em nossa heroína sentimentos e experiências que levam o leitor do conforto ao delírio em pouquíssimos segundos.

Me diverti tanto lendo esse livro!! Minhas expectativas estavam altíssimas e é tão bom saber que Charlotte Brontë superou todas elas!! A personalidade da Jane, sua força, determinação, resistência entram em perfeita harmonia com sua generosidade, humildade e compaixão. Os costumes da época e, sobretudo, o fanatismo religioso são colocados sob um enfoque especial, onde observamos uma crítica sutil da autora. O humor um tanto ácido e os diálogos afiados entre Jane e Rochester me fizeram dar boas risadas. Todos os personagens foram construídos com uma maestria singular.

A verdade é que poderia passar horas falando sobre esse livro e ainda seria muito pouco pra dizer o quanto aprendi com essas personagens. Uma vida inteira falando sobre essa obra não seria suficiente pra expressar o meu amor. Valeu, Charlotte!!

Juliana 14/10/2020

Um primor de romance ?
Não se assuste com o tamanho, a história é tão maravilhosa que acabei lendo em menos tempo que costumo gastar em um livro de 200 páginas. É um romance de formação, então acompanhamos o desenvolvimento da heroína de criança à fase adulta, o que permite um enorme envolvimento com a personagem.
Tem uma ambientação gótica, um suspensezinho que torna a leitura mais interessante ainda. E, obviamente, traz muitas questões sociais, sanitárias e econômicas da época.
Não tem como terminar esse livro sem ficar pensando por dias nas personagens.

Paloma.Rodrigues 08/09/2020

"Você tem em mãos um clássico. E isso pode soar chato. Mas em poucos capítulos você estará largando o celular para almoçar com Jane. Ela será sua companhia no banheiro. Terá lugar cativo na sua bolsa ou mochila. E vai fazer voce ir embora mais cedo para encontrá-la."

Pam 06/09/2020

Realmente a Jane Eyre foi um marco pra época.
Sem medo de seguir suas convicções e sonhos. Mas confesso que determinado momento da história fiquei com tédio kkk

Analuz 13/06/2021

É complicado fazer uma resenha simples ou curta sobre um livro tão denso como "Jane Eyre".

A autora Charlotte Brontë integra o trio das irmãs escritoras composto por Charlotte, Anne e Emily, tendo as 3 publicado suas obras sob pseudônimos masculinos, por razões óbvias da mentalidade do século em que viviam. Ainda, como fruto do seu tempo, todas tiveram vidas curtas, sendo Charlotte aquela que teve uma vida mais longínqua, falecendo aos 38.

Em "Jane Eyre", a autora relata muito da sua própria realidade, imprimindo elementos autobiográficos na narrativa da protagonista. Com isso, tem-se uma personagem que passa parte da vida em um sistema de internato e também é possível ver reflexos de uma vivência altamente cristã em várias passagens (fruto do período em que a obra foi escrita, uma vez que é preciso entender o contexto da época de produção do livro).

Se eu for resumir o livro em uma frase, esta definitivamente seria: "a mulher só sofre!", pois acreditem... muitas desgraças acometem a vida da pobre Jane Eyre! E vemos isto desde os primeiros relatos da sua infância até sua vida adulta, já que se trata de um romance de formação.

Ainda criança, a pobre Jane é vítima de maus tratos, estes infringidos pela esposa de seu falecido tio. A viúva simplesmente não suporta a criança e se vê com a obrigação de criá-la após a morte do marido e, em consequência de seu comportamento, seus próprios filhos (primos de Jane Eyre) também não são as crianças mais adoráveis com a prima, que mora de favor na mansão da família. Por aí, já se pode perceber que a garota não cresceu em um ambiente saudável, sendo desprovida do mínimo de afeto. Aliás, o máximo de carinho que pobrezinha recebe chega aos 45 do segundo tempo, através de uma empregada da tia, quando a dona da casa arranja um jeito de se livrar da menina ao enviá-la para um internato (uma escola que, na verdade, funciona também como um orfanato).

A própria instituição para a qual a garota é mandada, que teria tudo para ser a sua salvação da tia maléfica, mostra-se apenas um outro cativeiro. Trata-se um ambiente inóspito, sendo regido a mãos de ferro por um líder religioso de pensamentos arcaicos. Mas é claro que, em meio a tantas situações desfavoráveis, Jane encontra algumas amizades e desenvolve suas habilidades, chegando a se tornar professora do local, após atingir certa idade.

Porém, em determinado momento, Jane percebe que não quer passar o resto da vida como uma professora de internato e decide se tornar preceptora. Com isso, põe um anúncio local, na esperança de ser contratada. E eu posso dizer que é a partir daqui que a história deslancha de fato, tendo toda a narrativa antes disso se tratado de uma longa introdução para nos apresentar à personagem.

Eis que o anúncio rende frutos e ela se torna a professa particular de uma adorável garotinha francesa chamada Àdele, que vive como protegida em uma mansão para lá de misteriosa, cujo dono, o sr. Rochester, Jane só virá a conhecer muito mais tarde, e com o qual virá a ter diálogos muito interessantes.

É perceptível que a autora não poupa esforços para apontar os dois personagens como desprovidos de beleza em diversos momentos do livro. Ainda que sempre dê um jeito de mencionar suas outras qualidades, Charlotte Brontë não economiza nas passagens em que os atributos físicos dos personagens são diminuídos.

Jane é apresentada como uma personagem muito bondosa, resiliente e, acima de tudo, honrada! Digo isso porque vemos, no decorrer da história, como ela coloca os preceitos morais instituídos pela sociedade e pela cristandade acima da própria felicidade, nunca deixando de pensar nos outros e sendo desprovida de rancor (o que pode incomodar alguns leitores).

"Jane Eyre" é um romance vitoriano e, acima de tudo, um romance gótico. Então sim, a obra carrega elementos destes estilos, tendo, inclusive, um pezinho no sobrenatural em alguns momentos, já que a protagonista tem pavor de fantasmas e até os imagina em certas passagens. E, também, pode-se notar características consideradas meio "viajadas" para os padrões atuais, típicas dos romances vitorianos.

A leitura da obra é relativamente lenta, talvez por ser um livro longo. Com isso, considerei o livro morno, ainda que haja passagens mais dinâmicas (o que não significa que seja ruim! Aqui me atenho apenas ao ritmo de leitura!).

A meu ver, "Jane Eyre" é um livro sobre personagens. Você é apresentado à protagonista, sente os dramas pelos quais ela passa e concorda (ou se indigna) com suas atitudes. O mesmo se aplica ao sr. Rochester, um personagem sem meios termos: ou você gosta dele ou não (devo dizer que faço parte do time dos que não gostam dele, mesmo que eu entenda o contexto da época em que a obra foi escrita e saiba que minha visão é nublada por uma leitura realizada com a mentalidade de 2021).

Então fica aqui o meu aviso: "Jane Eyre" é um livro muito bom, mas cujas escolhas narrativas da autora refletem o período em que o livro foi escrito. Então sim, isto deve ser levado em consideração para se entender as atitudes dos personagens, os elementos "sobrenaturais" inseridos, os diálogos repletos de referências literárias e bíblicas (principalmente) e também o seu ritmo mais lento em alguns momentos.

site: https://youtube.com/c/AnaluzMarinho
Ceci 13/06/2021minha estante
Este livro é maravilhoso!!!

Analuz 13/06/2021minha estante
Eu também gostei bastante :)