Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Ana Pereira 05/03/2021

Fascinante e encantador
“Não sou um pássaro, e não fui presa em uma armadilha. Sou um ser humano livre com minha vontade independente.”
Este livro é um romance de formação. Conta a história da Jane Eyre, uma personagem forte e determinada desde criança.
O livro começa com Jane morando de favor com uma tia postiça, onde era muito maltratada e sofre muito. Até que, aos dez anos, consegue ir morar e estudar em uma escola/internato, onde fica até os dezoito anos. Ao completar a maior idade, Jane sai do internato para trabalhar como educadora em uma casa de família.
A partir daí, muitas coisas acontecem na vida de Jane Eyre, que representa a mulher forte, corajosa, com olhar crítico e analítico, que toma suas decisões baseadas em suas reflexões internas, que anseia em conhecer o mundo e ser livre.
Uma história marcante, reflexiva e muito relevante. Super indico.

Neyxa 28/04/2024

Que clássico meus amigos!
A começar pela dedicatória com pseudônimo masculino e todo o preconceito da época em relação aos pensamentos que se adequam ao que se chama de feminino (recomendo que pesquisem sobre), Charlotte Brontë foi gigante!

A leitura inicia com uma narrativa lenta sobre a Jane quando criança e faz alguns saltos ao longo da vida da personagem. Vi muito sofrimento.

Jane Eyre tem uma trajetória de superação. É órfã, não tem tem ninguém além de suas convicções e espírito forte. É autêntica. Perseverante. Houve momentos em que eu quis muito acolher e me juntar a ela. Tantas injustiças.

O romance é confuso. A construção de amor e a demonstração vem de migalhas. Me perguntei inúmeras vezes se a personagem não estava vendo coisas onde não existia nada. Afirmo que ela não estava.

Eu entendo que para o contexto da época temos que relevar algumas atitudes dos personagens masculinos. E assim, eu o fiz. Saboreie as idas e vindas dos enamorados e a resolução do caso. Final justo. Resiliente.

Esse livro me ganhou no capítulo IX. Aqui deixo meu apreço pela passagem da personagem Helen nesse livro. Me arrebatou.

Recomendo essa leitura.
Leia devagar! Esse livro deve ser apreciado.

Diego 23/06/2021

Jane Eyre
Com certeza um dos meus favoritos do ano. Não esperava gostar tanto de um livro, ainda mais se tratado de um clássico de época. A autora te faz ficar imerso a vida de Jane, e quase não conseguia desgrudar do livro.

Priscila 22/03/2024

Jane Eyre - Clássicos
Além de muito bem escrito a história não é monótona. Romance que mostra também como devemos seguir nossos instintos e observar mais as pessoas e acontecimentos. E que algumas pessoas nunca mudam mesmo.
luuandra 22/03/2024minha estante
Sou apaixonada por esse livro

Debora Maria 12/07/2021

UM CLÁSSICO DE GERAÇÕES
O romance é narrado em primeira pessoa, através da personagem Jane Eyre que sendo órfã desde muito nova passa a ser "criada" por sua tia. Veja bem leitor, coloco "criada" entre áspas pois a forma como a personagem é tratada não pode ser designada como tal. Nas primeiras páginas do livro o tratamento para com a Jane, ainda criança, já causa um forte sentimento de revolta no leitor.

Durante toda a sua infância Jane vivência de perto maus tratos, mentiras, doenças, fome e até mesmo a morte. Porém sempre demonstra amor, garra e apreço pela verdade. Mesmo o leitor que não goste do livro desenvolve um apreço por Jane e sua vida.

A obra também conta com toques góticos apartir do momento em que Jane vira uma preceptora. A atmosfera de mistério nos deixa instigados durante grande parte da história e o leitor tende à querer desvendar o mistério que circunda a casa que Jane trabalha.

Não leia este livro sem esperar um romance amoroso, pois também é abordado e durante todo o momento, mesmo que não concorde com as atitudes da personagem, a mesma não deixa que o amor supere e sobreponha o seu carater.

"Jane Eyre" é uma obra fantástica que atravessou e ainda continuará atravessando diversas gerações.

alice 21/01/2021

e daí se ele tem idade pra ser meu pai??
Charlotte Brontë: com ambientação sombria, usando os artifícios do mistério do gótico, em meio às discussões sobre feminismo que se fortaleciam na Inglaterra no século XIX, escreve um romance ressaltando a importância da independência financeira feminina antes do casamento para reforçar que as mulheres não precisam depender de seus maridos, e que a educação se apresenta como o primeiro passo - e como um item libertador - para esse processo. Ao mesmo tempo, critica as condições desagradáveis que mulheres as educadoras eram submetidas: o preconceito e o escárnio das classes mais altas para com essa categoria, que, ironicamente, se demonstra tão importante para a sociedade em questão - para qualquer sociedade, na verdade.

Eu: alá, a Jane arrumou um sugar daddy.

Recomendo a todos que estejam buscando histórias de amor com algo a mais. Aqui tem de tudo: plot de reencontro, fantasmas, primos inúteis abusivos, representatividade de pessoas feias, crentes, romances sáficos que só existirão na sua (na minha!!!!) cabeça... etc.

Patricia 23/10/2022

sem palavras
Comecei essa leitura com grandes expectativas, e ela conseguiu ser melhor do que eu esperava. Eu sabia apenas que se tratava de um clássico de formação, com uma personagem sofrida e forte, e me deparei com reviravoltas e revelações que eu não esperava :o
Uma leitura incrível, que me despertou um misto de emoções (tristeza, raiva, felicidade, amor...) e com uma personagem EXCEPCIONAL!
Luana 23/10/2022minha estante
Um dos meus livros favoritos!

carstairs 09/08/2021

jane eyre uma verdadeira heroína
ler clássicos quase nunca é fácil mas eu encontrei nesse livro uma leitura fluida que você consegue manter um bom ritmo acompanhando a trajetória de jane na sua infância sofrida até sua vida adulta
acompanhamos a personagem pela sua luta por um lugar no mundo, ela sofre bastante na sua infância e adolescência, sendo órfã de pais jane é tratada pela sua tia que a despreza e mais tarde a manda para uma escola integral aonde ela vive durante anos, a partir disso podemos acompanhar como ela sobrevive e encontra um lar para trabalhar e lá acha o amor porém nada é fácil na vida dessa moça ela passa por poucas e boas, me senti lendo uma verdadeira história de uma heroína, jane busca e encontra o seu lugar no mundo a partir de suas próprias ações uma verdadeira heroína que não se deixou submeter a ninguém

Lisarb Souza 30/08/2021

Favoritado
Aviso um mar de sensações pode despertar! É uma autobiografia e ao lê-lo passamos por todas as fases da vida de Jane e que vida viu...
Em relação ao Sr. Rochester para uma primeira leitura não o julgo em nenhum momento acredito que a escritora desenvolveu o personagem com defeitos/qualidades e que apesar de suas escolhas ele queria apenas ser privilegiado com o amor com tentativas frustradas já que as circunstâncias sociais impostas não o permitiam.
Eu gostei do final primeiro porque percebemos que Jane mesmo recebendo a herança e tendo sua independência não era feliz plenamente, faltava algo e ao finalizar a obra acredito sim que ela conseguiu ser feliz não pelo estado de dependência que o seu amado se encontrava já que o amor puro não está na aparência superficial, mas na alma.

Mari Castelo Branco 02/04/2021

4º - ficção / romance de formação: livro publicado em 1847, com cenário na Inglaterra do século 19, narrado em primeira pessoa, por Jane Eyre, a personagem principal, que em muitos aspectos teve uma vida semelhante a da própria autora. Jane Eyre é órfã, e teve uma infância bastante desprezada e injusta. Viveu por 8 anos em uma escola interna rígida, e, apesar de ter sido moldada para que correspondesse às expectativas daquela época vitoriana, Jane, desde muito criança tinha ousadia e vontade de ir além. Inquieta, saiu da escola para conhecer o mundo, desfrutar da independência financeira, ver novos rostos, e, para fazer o que sabia: ensinar. Nesta fase, início da sua vida adulta, ela conhece grandes personagens, como Rochester. Ele era um nobre, autoritário, machista, e cultivador da ideia da fragilidade feminina, que em determinado momento, vê-se rendido à maneira de ser e de pensar, bem como à companhia e inteligência de Jane: jovem, pobre, preceptora, mulher com muita coragem, simplicidade, força, e determinação. Era dona de si e não tinha medo de demonstrar isso - característica fora da curva -, do seu futuro, e fiel às suas escolhas.
Há outra fase em que Jane conhece também outros personagens, porque forçada a mudar o seu rumo. Ela vai ao fundo do poço e, com vivacidade e capacidade de adaptação, reestrutura-se. E mais reviravoltas ocorrem, contudo, fiel ao seu coração, decide o que quer e para onde ir.
É uma obra grande, um clássico, e por isso, em alguns momentos, de leitura mais densa. Mas essa não fluidez é pontual, ela vem de devaneios dos personagens, em momentos de crises psicológicas, por exemplo. Amo a forma como a Jane fala com o leitor, e, diversas vezes ela diz: ?caro leitor...?, ?deixa eu explicar melhor pra você, leitor?... algo assim! Achei bem interessante essa comunicação, que me fazia querer ficar. A história, às vezes, parece infinita, porque há muitas fases definidoras e profundas! Em alguns momentos você ri, fica triste, confuso e com raiva, e outros com um leve medo (foi caracterizado com uma literatura gótica). Obra que faz críticas sociais, sobretudo em relação ao papel da mulher e sua sujeição; religiosidade (e o excesso); moralidade, e diferenças de classe. Vale lembrar que a autora, Charlotte Brontë, tal como suas irmãs, escreveu esse livro e outros, com pseudônimo masculino.
Um prazer ter tido contato com essa obra. Já me deixou saudades. ?
LEIAM!

Alessandra @euamolivrosnovos 03/09/2020

Jane Eyre teve uma infância desafortunada, não somente pela ausência de meios para se sustentar sozinha, como pela carência de afeto por parte da família Reed. Dona de uma amargura imensa, a viúva, e seus filhos, tornaram a juventude de Jane solitária e, por fim, a menina acabou sendo enviada para a escola Lowood para tentar a sorte e sobreviver como pudesse.

A comida parca e ruim não esmoreceram o espírito determinado e simples de Jane que, com o passar dos anos, aproveitou todas as oportunidades que teve para aprender o que pudesse e, enfim, se tornou professora da escola.

Decidida a mudar de ares, ela coloca um anúncio no jornal e recebe a proposta de ser governanta de Adèle, uma menininha protegida de Mr. Rochester. Ao chegar perto da mansão, se depara com o patrão num encontro inusitado, sem saber que ele era seu benfeitor e, a partir daí sua vida toma rumos inesperados.

Em primeiro lugar, preciso dizer que essa é uma das protagonistas mais incríveis da literatura. Jane é, como muitos apontam, uma mulher a frente de seu tempo, que não se deixa abater pelas circunstâncias e prefere uma vida simplista e feliz do que uma existência endinheirada e amargurada.

Um romance digno de ser considerado um clássico, dos melhores, que consegue prender o leitor pelas reviravoltas, pelos diálogos bonitos e bem estruturados e pelas situações impensáveis durante a narrativa.

A trama traz, inclusive, um toque de mistério e misticismo no enredo que agrega muito à história como um todo, tornando-a ainda mais inesquecível.

Das irmãs Brontë, conhecia apenas Emily, que acabou não sendo minha escritora favorita. Já Charlotte roubou meu coração com esse livro encantador, do qual vou me lembrar para o resto da vida.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Ju 09/09/2020

A Jane é incrível
me apeguei a personagem como ninguém nesse livro, amei a personalidade dela, tão diferente do que eu já tinha visto e mesmo assim tão fácil de se identificar. Um dos melhores clássicos que já li
Gabi 09/09/2020minha estante
Meu livro favorito! A Jane é a própria definição de espírito livre.

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 22/07/2021

Uma leitura marcante.
Como a sinopse entrega, nesse livro acompanhamos Jane Eyre, sendo, inclusive, em primeira pessoa. Uma característica narrativa que eu quase nunca vi em clássicos (só lembro em O Morro dos Ventos Uivantes, isso que nem é no livro inteiro) e logo de cara, achei isso interessante, afinal, dá para perceber uma grande diferença entre a primeira pessoa daquela época e a de hoje em dia. Desde a forma de se expressar até a própria linguagem.

Outro ponto a se ressaltar é que nós realmente acompanhamos nossa heroína desde o início, desde sua infância até a idade adulta.

Como eu já esperava, não é um livro de fácil leitura, tanto que demorei muito para conseguir concluí-lo. Se for contar do dia que eu comecei a ler até terminar (mesmo tendo os dias que eu não li nada), bate mais de 1 mês facilmente e, sabe, por certo ângulo, isso foi melhor.

Desse modo, eu consegui absorver melhor os acontecimentos de uma forma que não teria conseguido se tivesse lido rápido. E, sim, mesmo ficando algum tempo sem ler nada, quando eu pegava o livro de volta, lembrava de todos os acontecimentos, porque é um livro bem marcante.

Nós começamos acompanhando uma criança vivendo em um ambiente simplesmente deplorável e logo em seguida ela vai pra uma espécie de escola para aos 18 anos ser contratada para ser governanta de uma casa bastante misteriosa.
[...]
CONTINUA NO LINK

site: https://meowbookblog.com/2021/07/19/resenha-jane-eyre-de-charlotte-bronte/

dalencarbabi 09/04/2023

?Minha Jane.?
Depois de quase cinco meses lendo este calhamaço devagarzinho, finalmente cheguei ao fim! Apesar do tempo, preciso considerar que comecei em novembro e logo dei uma pausa até o mês de março, quando finalmente resolvi me dedicar a leitura.

A tradução da Martin Claret é simplesmente impecável, de forma a deixar a história mais leve, com certeza contribuiu de forma positiva na minha experiência.

A história de Jane e Edward é incrível. Cheia de altos e baixos, alguns pontos do plot eu não percebi, como por exemplo a situação do Edward com a Grace Poole, mas achei de uma genialidade inigualável.

Se fosse um livro deste século eu certamente faria várias críticas sobre o tamanho do livro (+700 pag), mas eu entendo que no passado romances longos eram um entretenimento a mais ao leitor, então vou deixar passar! Hahahahah