A sangue frio Truman Capote

Resenhas - A Sangue Frio

lisvros 19/05/2024

A crueldade do ser humano
Li vários comentários e vi várias resenhas na internet dizendo que esse livro é claramente parcial etc., eu discordo. Eu acho que o Capote apenas enxergou o lado humano dos assassinos, porque, afinal, são, mas que, em nenhum momento, usou isso pra tirar a crueldade do que eles fizeram. Pelo contrário, eu acho que ele mostrou mais ainda do que o ser humano é capaz de fazer. Eu sinto que as pessoas que leem esse livro esperam encontrar monstros horríveis, porque só esses podem ser capazes de tanta perversidade com uma família que não fez nada pra eles (e por 40 dólares apenas!), e se assustam ao encontrar pessoas normais, com traumas reais, ambições e sonhos comuns.
Enfim, um baita livro pertinente e bem-escrito. Sem dúvidas, um dos melhores livros que já li.

Ana Bruno 29/05/2021

Excelente
Maravilhosamente escrito. Relata um assassinato brutal (e desnecessário) de uma família em uma pequena cidade do interior dos EUA. Capote em sua obra-prima em romance jornalístico ou jornalismo literário, aborda ainda as consequências do crime na pacata cidade. Analisa o contexto de vida dos assassinos, acompanha as investigações, o julgamento e as execuções. Baita livro.

Gabrielli 22/10/2023

Livraço!
Muito bem escrito, instigante e profundo. Capote realmente inovou e conseguiu criar o seu próprio gênero literário com maestria, levando o leitor ao íntimo de dois criminosos terríveis e ao mesmo tempo mostrando as cicatrizes que ficaram.
Wallace50 23/10/2023minha estante
E pensar que eles quase vieram para o Brasil... rs

Sibele Brito 09/07/2020

O relato de um brutal assassinato. O sucesso do livro deve-se à exatidão com que o autor descreve os fatos, criando um novo tipo de romance documentário.

J_Piexak 15/03/2021

A história dos quatro membros da família Clutter, brutalmente assassinados, e dos dois criminosos, executados cinco anos depois
Não, o título dessa resenha não é um spoiler. Essa descrição se encontra na própria capa do livro. "Ah, mas qual a graça de ler um romance policial se já sabemos quem são os assassinos?". Pois eu posso afirmar que apesar disso, "A Sangue Frio" é um baita livro.
Certo dia, Truman Capote encontrou uma manchete no jornal sobre o assassinato de uma família inteira no interior do Kansas, Estados Unidos. Seu faro jornalístico notou que ali existia uma história muito interessante e foi atrás de todos os envolvidos no caso. Após seis anos recolhendo informações, o autor lança este livro, um documentário jornalístico escrito em forma de romance. Assim, inaugurava um novo gênero lieterário: o romance de não-ficção.
"Mas e por que "A Sangue Frio é tão incrível?"
O autor apresenta os personagens, sobre tudo os assassinos, com uma profundidade psicológica tão intensa que eles parecem ser personagens criado por ele. Não é a toa que muitos críticos da época questionaram a veracidade das informações contidas.
Com detalhes jurídicos e psicológicos, esta obra é um prato cheio não só para aqueles que curtem romances polícias e/ou histórias de crimes reais como também para aqueles que gostam de se desafiar a pensar fora da caixa.
Não avaliei com 5 estrelas pois a edição que li foi um pouco confusa, mas assim que encontrar uma nova que me agrade, mudo isso.

Leandro. 27/01/2021

Pena de morte.
Dê certo ponto, a pena de morte serve para inibir crimes brutais como este. ( Apesar de eu particularmente não concorda em tirar a vida das pessoas.)

Polliana 14/01/2021

A sangue frio
Relato verdadeiro de um homicídio múltiplo e suas consequências.
Publicado no ano de 1966.
Autor Trumam Capote

Numa cidadezinha do interior dos Estados Unidos o assassinato da família Clutter choca a pequena comunidade de Holcomb, que tinha pouco mais de 290 habitantes mas vira so uma pequena nota no famoso jornal The New York times. Alguns dias após, o excêntrico escritor Capote ver naquela pequena nota, uma oportunidade de consolidar um novo estilo de literatura, e assim fez, com ajuda de sua amiga Haper Lee partem para o interior do Kansas numa viagem que eternizou todos os envolvidos.

Com riqueza de detalhes o Trumam Capote descreve os últimos momentos da família Clutter, o choque dos habitantes com o crime até então sem motivação aparente, os acusados e a investigação, foram seis anos percorrido desde do crime, que ocorreu em novembro de 1959 , a condenação dos acusados.

Minha experiência com essa leitura foi um misto de tristeza e indignação, a pretensão era ler aos poucos, mas estava me fazendo muito mal, então li numa sentada , foi melhor.

Eu adorei o livro, amei a escrita do autor, principalmente a forma como os personagens são apresentados na história, realmente é excelente , recomendo para quem gosta desse estilo de True crimes, não recomendo para pessoas sensíveis, tem gatilhos. Geralmente as leituras não me abalam psicologicamente mas esse livro me arrasou, ainda penso muito na família Clutter, principalmente a Nancy, muitos sonhos foram enterrados com aquela família, como o próprio subtítulo fala, realmente a história de um crime e suas consequências.

Consequências para a família dos acusados, para os acusados, os moradores de Holcomb e principalmente para os Clutter que se eternizou com a narrativa do Capote.

São poucos os autores que conseguem suscitar nos leitores inquietações, o Trumam Capote conseguiu com uma história que é comum, afinal basta abrir um jornal para encontrar notícias de crimes até mais terríveis mas a forma como é narrada que difere as histórias, simplesmente genial.

Mais uma leitura excelente ⭐⭐⭐⭐⭐❤

site: https://www.instagram.com/p/CEz2lWIDAmN/?utm_source=ig_web_copy_link
Thiago Lins 14/01/2021minha estante
Grande livro, e com um desfecho poético, cifrado, mas não menos arrebatador.

Ellen Rayane 11/04/2022

Que escrita boa!! Um livro cheio de sentimentos conflitantes, cheio de profundezas da mente e comportamento humanos!!
Eu amei e fiquei muito curiosa pra ler outros livros do Truman Capote!
Leiam os clássicos...

Carla.Ligia 14/09/2023

É um livro bom
Em geral não gosto de jornalismo literário. Acho que o viés do jornalista é sempre muito claro e indica um "único" caminho possível.
Mas o Capote consegue seguir uma linha bem boa sem colocar muitas opiniões até a última parte.
Embora haja muitas insinuações por parte dos comentaristas sobre a sexualidade do autor e do seu relacionamento com um dos réus, Smith, não senti nada disso no texto.
Exceto que nas páginas finais ele para de se referir a Smith e passa a dar voz a Hickook.
Enfim, achei o livro bom.
Recomendo para quem gosta do gênero já que dizem que esse foi o primeiro.
Margô 21/09/2023minha estante
Estou concluindo a leitura. Me admirei da genialidade da narrativa. Sem lirismo, com um forte viés da oralidade dos entrevistados, e o que considero uma grande proeza literária. A respeito da críticas à Capote, no meu ponto de vista, nada lhe retira a qualidade literária que ele nos presenteou.
Super indico!

Carla.Ligia 21/09/2023minha estante
Ele escreve muito bem, fiquei envolvida do começo ao fim.

Duas!!! ????

Louise 03/07/2020

Capote é gênio. Acho que essa é a melhor definição. Como jornalista, eu li esse livro com os olhos cheios... que obra-prima! Capote tem o direito de se proclamar criador do gênero romance de não-ficção. Ele soube fazer longas descrições sem perder o leitor, assim como se manteve didático e sensível. Durante a leitura é possível sentir um turbilhão de sentimentos, raiva, alegria, nostalgia e, para mim, principalmente, tristeza. É melancólico saber como tudo acaba e, ao mesmo tempo, você não para de ler para saber como se chega lá. Que livro maravilhoso.

Quem terminar de ler (e ainda não tiver assistido) recomendo também o filme Capote de 2006 com o memorável Philip Seymour Hoffman ??

isa godoi 09/09/2023

True crime
Fui sem expectativas e sai com uma ótima experiência de leitura. A construção dos personagens desse crime horrível, desde a família Clutter, os assassinos até aos habitantes da cidade do interior, fazem esse livro ser irresistível, sem possibilidade de parar de ler, pois, a cada página virada, entramos mais no íntimo da atmosfera vivida pelas pessoas na ocasião do crime.
A forma como foi escrito, trazendo a tona o novo gênero do jornalismo literário, utilizando a objetividade dos fatos com os recursos literários, apresenta cenas vívidas e personagens reais interessantes (com passado, motivações, traumas, virtudes e erros), tornando o envolvimento do leitor com os fatos a peça chave da trama.
Margô 21/09/2023minha estante
Concordo com a sua valiosa análise...Pena que Truman entrou em parafuso após a escrita desta obra...queria mais livro do autor, bem nessa linha que ele se considerou o mentor!

Fabio Shiva 14/02/2011

Assistir ao excelente filme “Capote” me fez lembrar dessa leitura tão marcante, que fiz há anos atrás.
“A Sangue Frio”, dizem os críticos, é a obra inaugural do chamado “romance de não-ficção”, gênero que se tornou bastante popular desde a sua publicação em 1966.

Penso que, mais importante que isso, “A Sangue Frio” estabeleceu os padrões que a indústria cultural americana iria seguir daí por diante ao tratar de um de seus temas prediletos: o assassino.

Penso que esse padrão segue duas vertentes principais: em primeiro lugar, a tentativa de humanizar, psicologizar, entender as motivações do assassino. Em segundo lugar, a fome insaciável por detalhes macabros e horripilantes, a sede de beber até a última gota de sangue, a necessidade de recriar e reviver nos mínimos detalhes cada assassinato.

“A Sangue Frio”, a meu ver, inaugura a idolatria americana ao serial killer.

O livro é intenso, envolvente, muito bem escrito. Obra do gênio que dizem que era Truman Capote.

Quanto ao filme, revelou com brilhantismo o outro lado da moeda: o altíssimo preço pago por Capote para escrever a sua obra-prima.

Uma frase do filme marcou: “Cuidado com o que você faz para conseguir o que você quer.”

Esse sábio conselho, obviamente, Truman Capote não escutou.

(199...)

Carol 09/02/2020

Excelente!
Uma história real, contada de forma incrível.