A sangue frio

A sangue frio Truman Capote

Resenhas - A Sangue Frio

Luzimara.Santos 23/07/2021

Li por causa da faculdade, não sei se de outra forma chegaria até esse livro, e foi uma grata surpresa. Uma narrativa viciante, personagens muito bem construídos e uma história cheia de ação, que ainda por cima é uma história real. Eu amei e fiquei com gostinho de quero mais.

Luiz Carlos 09/10/2020

Muito bem escrito
Minha primeira incursão na obra do autor e posso dizer que foi uma tremenda viagem, a escrita fluida não cansa e os detalhes com os quais os personagens (digo, as pessoas que vivenciaram os fatos) são descritos colocam o leitor no local e na época em que os acontecimentos se passaram, realmente um obra espetacular de não-ficção que deveria figurar como modelo desse gênero literário.

Vini 10/09/2020

Um dos melhores livros que já li em toda a minha vida. Eu me envolvi muito com a história. E pensar que grande parte desses acontecimentos foram reais. Capote era um gênio. Grande Jornalista!

Marcelo.Alencar 23/12/2022

Relato jornalístico de um crime bárbaro
Um bom livro. Bem escrito porém não deu liga. Até a metade é muito bom. Trata-se história de um brutal latrocínio ocorrido nos EUA relatado por um grande escritor e jornalista. A trama descreve os pormenores da preparação do crime, das vítimas e da fuga dos assassinos.
Vale a leitura. O livro é muito bem escrito.
Talvez eu não simpatize com o tema. Os de Rubem Fonseca eu adorei.

Salonni 22/05/2020

Um relato surpreendente.
A forma que o autor conta a história desse crime é majestoso. Um dos melhores livros que já li. A realidade é cruel. É o meu livro favorito.

brenobebeto 12/01/2024

A parcialidade no jornalismo
Reli ? A sangue frio?, este ano, 04 anos após a minha primeira leitura e foi uma experiência diferente. O livro continua sendo maravilhoso, Capote ao investigar o assassinato brutal da família Clutter e a influência desse crime brutal da pequena cidade de Hoculmb em 1959, consegue prender o leitor do começo ao fim do livro.
Todavia, desta vez, percebi a tremenda parcialidade com que ele descreve um dos assassinos, Perry smith.
É sabido que durante os 06 anos que levou para escrever esta obra, o autor se envolveu emocionalmente com Perry, o que fica evidente em uma leitura mais atenta da obra e que acaba por levar o leitor a questionar certas informações fornecidas pelo autor.
Sabemos que apesar do grande sucesso do livro na América, esse livro marca o começo a derrocada de Capote, que nunca se recuperou da perda de Perry.
Fiz uma resenha deste livro no meu Podcast: https://anchor.fm/brenobebeto/episodes/A-Sangue-Frio-de-Truman-Capote--um-relato-de-violncia-e-brutalidade-e2e93bq

Carol Fogaça 13/03/2022

Eu lembro, que na faculdade os professores citavam sempre que possível o livro. O que me gerou interesse em conhecer a história é o autor ,um dos pontos principais é que a história é baseada em fator reais.
Super recomendo a leitura principalmente, para estudantes de jornalismo.

Rejane.Viegas 20/12/2022

Tive que ter força de vontade
Eu demorei 4 meses nesse livro e tive que terminar na força da persistência, mas não pelo livro ser ruim, mas pq definitivamente não foi pra mim, mesmo eu gostando de true crime.
Julia 20/12/2022minha estante
eita, é minha próxima leitura e eu tô com medo de ficar igual você kkkkk

Ana Gonçalves 02/03/2009

A história poderia até ser boa, se não fosse a vagareza pra chegar no objetivo.Poderia ter sido mais animado e não com tanto "papo mole".
Luciana 07/09/2013minha estante
Tive que abandonar a leitura, também achei muito ruim.

Amélie 25/06/2009

amei o livro
É engraçado como vivemos como se nunca fôssemos morrer. A maneira como Capote narra o acontecido, o suspense criado, é como se um filme estivesse passando na minha frente, no qual vejo as cenas da família Clutter e seus últimos momentos de vida (seus valores, sua vida tão pacata) e o contraste disso com a maneira como os assassinos planejam tudo de forma tão banal, como se estivessem indo a uma festa ou algo assim. A parte em que eles ficam decidindo quantos metros de corda comprar é impressionante! Como pode haver tanta frieza em quem está indo cometer um crime? Parecia que estavam comprando coisas para ir a um churrasco. Além disso, depois do crime, um deles vai pra casa da família, almoça e dorme no sofá!! Isso é gritante e me impressionou. A cidade onde os Clutter moravam em estado de choque e abalados pra sempre e os dois vivendo como se nada tivesse acontecido, sem nenhum peso na consciência. Como não ver esse conflito de valores no texto? É por isso que Capote relata os acontecimentos de maneira entrecortada, um e depois o outro, é um espelhamento das realidades tão seriamente distintas. É um contraste gritante e que tem que levar o leitor a uma reflexão. A vida bucólica e romântica dos Clutter, que estavam acima do bem e do mal, não escapou da brutalidade sem sentido de pessoas que tiveram uma trajetória de vida completamente oposta à dos Clutter e que (lógico, isso não justifica crime algum) explica muito sobre a formação de um assassino. A questão é o que ocorre quando esses dois mundos diversos se encontram. Não consigo entender como alguém consegue achar esse livro ruim, maaas, tem gosto pra tudo né?

Sttefani 24/04/2023

Cara muito bom, demorei demais pra ler mas por culpa minha mesmo, eu não parava de pensar na história e em como eu me envolvi com as vítimas e me senti como uma moradora da cidade, indignada com o que aconteceu

Cássia 14/11/2021

Maravilhoso, mas prolixo.
Particularmente achei o livro maravilhoso. A escrita do Capote é uma das mais lindas que já conheci. Mas sinceramente, tem alguns momentos que fica arrastado, essa necessidade de descrever absolutamente tudo minuciosamente do meio pro fim do livro me incomodou bastante.

Mas ainda assim um excelente livro.

Margô 21/09/2023

DENTE POR DENTE.
A princípio, não me interessava em ler nada de que fosse assinado por Capote...em algum momento a má informação bateu de forma errônea na minha obstinada afeição pela leitura.

Mas eis que participando de grupo de leitura compartilhada, Oblíquas e Dissimuladas, está na programação do semestre, o título, A Sangue Frio, autor? Truman Capote. Não deu outra...encarei a leitura, li , e... gostei bastante!!

O gênero, se foi ele ou os saxões que inaugurou, não importa. Importa dizer que o tal do jornalismo literário ou não ficção é surpreendente! E mais surpreendente é a narrativa de Capote.
Eu diria que é uma proeza literária difícil de ser superada.
O autor escreve sem nenhum momento deixar transparecer que entrevista alguém, ele coloca os peões no tabuleiro, e o jogo começa em um intricado movimento de personagens que se despem , se apresentam no que fazem , como são, como vivem, e os que além desses aspectos, tem os que entram na apresentação de como morreram e como mataram.

É uma viagem para as cabeças dos criminosos, Dick e Perry, de forma que o leitor conheça os que estes viveram , e até a motivação do crime.
São histórias bizarras e estarrecedoras.
E assim a gente vê uma inclinação do relato pousando na compaixão por Perry. Rapaz de vida difícil, com uma família totalmente desfacelada , e abusado pelas instituições que o reteve por anos confinado em locais de "acolhimento"; O outro, Dick, também é um rapaz da pá virada , porém, oriundo de uma família simples , modesta, que não contribuiu para a delinquência do rapaz. Um psicopata... Os dois.

A narrativa é impecável , avança de forma progressiva, sem pontas, sem dúvidas, mas que é bastante perturbadora.
Não conseguia ler sem pensar no lado obscuro da personalidade humana.
Quem é quem , no nosso entorno?
O que é ser normal?
E o que pensar quando um sociopata pensa que tem algo errado na cabeça dele, ou deles, por tirarem a vida facilmente de quatro pessoas, de forma injusta e covarde .

Truman Capote, sucumbiu ao trabalho que lhe roubou a alma.
Ele deveria sofrer de alguma perversão...( sou leiga no assunto!). Mas , como poderia um homem dito normal apaixonar-se por um pobre diabo que matara 4 pessoas, a Sangue frio?

Quer um conselho? Leia. Se gostas de textos bem construídos e um bom roteiro viciante...Este é o livro.
Daniel 22/09/2023minha estante
Leia Bonequinha de Luxo! O filme com a Audrey Hepburn foi baseado nele, mas é outra coisa! Leia!

LaAs183 01/11/2021

Não é a toa a importância que esse livro têm na literatura jornalística. Capote conseguiu contar a história de um crime real de forma completamente envolvente e até emocional não abandonando o factual. O autor apresenta um verdadeiro mergulho na mente dos criminosos, na vida das vítimas, ao mesmo tempo que aborda questões como o sistema carcerário americano e a pena de morte.