A sangue frio

A sangue frio Truman Capote

Resenhas - A Sangue Frio

Juliane4 09/06/2022

Uma obra prima do jornalismo literário
Perfeito, em todos os sentidos. Escrever um livro cheio de detalhes e não deixar cansativo é para poucos. E conseguir extrair uma história completa de uma notinha jornalística é de se admirar. Não é a toa que esse livro é bastante comentado nas aulas de jornalismo.

Veh 28/02/2020

AFINAL O HOMEM NASCE MAL OU A SOCIEDADE O CORROMPE?
Baseado em fatos reais o livro é uma obra de arte jornalística que relata linearmente e detalhadamente o assassinato de uma família muito conhecida e prestigiada no Kansas. Um crime brutal que deixou para trás poucos rastros para se chegar ao assassino.
O autor descreve toda a investigação, além dos passos que o assassino seguiu após o crime.

Única coisa que fiquei meio perdida é os lugares para onde vai a narrativa, porque como não conheço nada dos EUA, ficava um pouco deslocalizada, mas isso não afeta a leitura.

???SPOILERS

O autor faz ainda uma crítica ao sistema judiciário dos EUA vigente na época (que hoje não mudou muita coisa) nas questões de exames para atestar insanidade do réu e na questão da pena de morte como justiça a este caso e muitos outros que serão mencionados nos livros (Capote concordo com tudo).
No final eu até me senti mal lendo porque embora o crime seja injustificável e a justiça tem que ser feita como acompanhamos relatos da vida do assassino, faz a gente sentir pena em alguns momentos, o que me levou a pensar na questão se este mal já era enraizado nele ou foi produzido a partir das experiências de vida. Como diz o assassino em sua frase final e sinto em concordar: "Não acredito em pena de morte, moral ou ilegalmente. Talvez eu tivesse algo para dar, alguma coisa...".
Eh isso, Truman Capote é um gênio.

Sttefani 24/04/2023

Cara muito bom, demorei demais pra ler mas por culpa minha mesmo, eu não parava de pensar na história e em como eu me envolvi com as vítimas e me senti como uma moradora da cidade, indignada com o que aconteceu

Rejane.Viegas 20/12/2022

Tive que ter força de vontade
Eu demorei 4 meses nesse livro e tive que terminar na força da persistência, mas não pelo livro ser ruim, mas pq definitivamente não foi pra mim, mesmo eu gostando de true crime.
Julia 20/12/2022minha estante
eita, é minha próxima leitura e eu tô com medo de ficar igual você kkkkk

Cássia 14/11/2021

Maravilhoso, mas prolixo.
Particularmente achei o livro maravilhoso. A escrita do Capote é uma das mais lindas que já conheci. Mas sinceramente, tem alguns momentos que fica arrastado, essa necessidade de descrever absolutamente tudo minuciosamente do meio pro fim do livro me incomodou bastante.

Mas ainda assim um excelente livro.

Caroline Vital 27/08/2022

Incrível
Nós faz refletir muito sobre julgamentos, pena de morte, sobre como e porque assassinos se tornam assassinos... E acabamos confusos, sem respostas prontas, como todo livro excepcional.

Mare 11/08/2023

Uma não ficção com cara de ficção
Como jornalista, esse livro é uma leitura obrigatória, uma fez que é considerado a primeira obra do chamado ?New Journalism? ou jornalismo literário/romance de não ficção, que é quando se mistura a narrativa jornalística (factual) com elementos da literatura.. um estilo que me agrada e muuito.
Por isso, em alguns momentos foi difícil entender que tudo aquilo era real e não inventado.

Bom, dito isso vamos pra história.

Riquíssima em detalhes descritivos que ocupam pouco mais de 400 páginas dependendo da edição, Capote escreve com maestria todo esse caso e traz um ar (ao meu ver) mais humano para os assassinos, que apesar do crime grotesco que cometeram, te faz criar uma certa simpatia por eles.

É meio questionável toda a escrita ser feita apenas da memória de Truman, mas como a obra é aclamada por muitos pela precisão, é de se admirar a capacidade do autor de reter na memória tanta coisa.

Também é bem notória a inclinação do autor à ?personagem? Perry, se tem muito enfoque nele, em seu passado e pensamentos. Em um momento temos transcrições de cartas sobre ele que ocupam aproximadamente 40 páginas, que seriam resumidas em poucas palavras, além de outras longas frase que senti serem repetidas durante a leitura, mas isso pode ter sido a tradução. Enfim, alguns alegam que Capote teve um ?relacionamento amoroso? com Smith e por isso o maior enfoque nele.. mas isso são suposições.

No geral eu adorei a obra, tenho pequenas ressalvas como dito a cima. O tempo que levei pra finalizar a obra me deixou em agonia pois em alguns momentos eu ficava em tédio completo e em outros em transe frenética me deleitando com os detalhes da escrita.

Recomendo para faz de true crime!

Julia Dutra @abibliotecadebabel 03/04/2020

Depois de dois anos, a recomendação foi lida. Demorei muito, não tanto depois que comecei. Que livro.

Ana Gonçalves 02/03/2009

A história poderia até ser boa, se não fosse a vagareza pra chegar no objetivo.Poderia ter sido mais animado e não com tanto "papo mole".
Luciana 07/09/2013minha estante
Tive que abandonar a leitura, também achei muito ruim.

Martony.Demes 15/11/2022

Um livro bem forte e marcante, com descrições e narrativas bem intensas sobre um episódio trágico que ocorrera na década de 50!

Truman foi fundamental para a construção dessa obra que ficou marcada por ser um dos primeiros best-seller de true-crime! (não-ficção)!

Eu o li no pdf e predento adquirir a versão impressa para memória e nova leitura! RECOMENDO!

rafaelgoncalves 18/02/2023

Arrebatador
É incrível como um livro que dá o grande spoiler logo na capa consegue ser tão interessante e quase impossível de não ser devorado.

Os desdobramentos do crime na pequena cidade e perfis psicológicos dos personagens somados a qualidade narrativa do autor é tudo o que um leitor em busca de um bom livro pode querer.

Todavia, existem diversas passagens fortes que nos obriga a encarar toda a potencialidade da perversidade humana, se você for um leitor extremamente sensível talvez A Sangue Frio não seja uma boa indicação.

OssosDePapel - Instagram 27/06/2022

O jornalismo literário me fascina, me estimula como profissional e como leitor. Aprimora meu conhecimento técnico e satisfaz minha fome de literatura.

A sangue frio traz essa essência. O casamento entre o jornalismo investigativo e a literatura convencional que Truman Capote nos entrega é primoroso.

Classificada como um Romance de Não Ficção, a obra agrada aos amantes de True Crime, de Thriller, e pode até servir como fonte de consulta para os estudiosos do comportamento humano.

Luiza Boldt 24/04/2020

Gostei muito do livro.
Só de imaginar que isso tudo aconteceu, trás um ar especial para a narrativa.
Acho que o Truman conseguiu mostrar muito bem como toda a história do crime, desde o planejamento até o desfecho dos culpados se desenrola. Me surpreendi com a frieza que algumas pessoas tem, em como elas conseguem se desconectar de sentimentos como remorso, culpa, etc.
Não é uma leitura tranquila, mas como sempre fui fascinada por resoluções de crimes, gostei bastante do livro.

adrianovinicius1976 18/04/2020

Alguns autores perdem o rumo da história quando passam a descrever muitos detalhes dos cenários e personagens. Capote, não. Através delas, ele contextualiza a situação em que se encontram os dois lados do fato: os assassinos e as vítimas. Além do mais, levanta a discussão sobre a pena de morte, entre outras problemáticas tratadas no livro. "A Sangue Frio" consegue ser uma grande obra literária ao mesmo tempo que é um excelente trabalho jornalístico.