Divergent Veronica Roth

Resenhas - Divergent

Ana:) 27/07/2021

Foi uma leitura legalzinha porque foi meu primeiro livro físico em inglês, achei o vocabulário bem fácil?
Gabriel1994 27/07/2021minha estante
Nossa, vc já está nesse nível???

Gabriel1994 27/07/2021minha estante
Amo esse livro, e todos da coleção, os filmes são ótimos também, mas os livros são sempre melhores!

Ana:) 27/07/2021minha estante
Os filmes são muito bons mesmo mds !!

SIMM

Ana:) 27/07/2021minha estante
Vou ler os outros da coleção, com certeza ! Kkk

Muito bem! Kkkkkj

Clara 03/12/2021minha estante
Só tem em inglês?

Ana:) 05/12/2021minha estante
Tem em português tbm, acho q em todas as línguas hehe

Carolina715 29/01/2023minha estante
li em ingles tb, achei o vocabulario super difícil kkkkkk

Murphy'sLibrary 04/07/2011

Beatrice Prior está prestes a enfrentar a decisão mais importante de sua vida. Uma vez ao ano, todos os jovens de 16 anos se são submetidos à Cerimônia de Seleção, onde escolherão em que facção da sociedade viverão. Há cinco opções: os Candor, para aqueles que são francos e valorizam a verdade acima de qualquer coisa; os Abnegation, para aqueles que colocam as prioridades alheias à frente das suas; os Dauntless, para aqueles que são bravos e destemidos e protegerão a sociedade; os Amity, para aqueles que são autosuficientes, gentis e de confiança; e os Erudite, para aqueles que são inteligentes e manterão o conhecimento vivo. Em sua sociedade, a comunidade é a coisa mais importante. Sua facção é sua família, não importa se você nasceu nela ou não. A sociedade é dividida em facções para que eles vivam em paz.

Um dia antes da Cerimônia de Seleção, todos são submetidos a um Teste de Aptidão, onde suas características naturais são apresentadas e isso deve ajudá-los a tomar a decisão. Mesmo que os resultados mostrem que eles naturalmente pertencem a uma das facções, ainda há a possibilidade de escolher uma diferente na Cerimônia de Seleção. No entanto, se os resultados apresentarem que eles não possuem características marcantes de nenhuma das facções, eles se tornação sem facção, uma vergonha para qualquer um. Os sem facção são sem teto e não recebem comida e roupas suficientes, eles são a escória da sociedade.

Os pais de Beatrice pertencem à Abnegation—seu pai é um dos líderes políticos da facção—, e ela tem certeza que seu irmão mais velho, Caleb, pertence a mesma facção, baseada em suas conversas e nas atitudes do rapaz. Como parte de uma facção, eles todos se vestem da mesma forma, comem o mesmo tipo de comida, e na Abnegation eles possuem o mesmo tipo de corte de cabelo e Tris só pode se ver no espelho uma vez ao ano, no segundo dia do terceiro mês, quando sua mãe corta seu cabelo. Mas ela não tem tanta certeza assim de que ela pertence à essa facção, e quando as coisas não saem como esperadas em seu Teste de Aptidão, ela fica ainda mais confusa. A mulher que a avalia lhe diz que ela é Divergente, mas naquele momento ela não tem a menor ideia do que isso significa. Ela é orientada a manter a cabeça baixa e não falar a respeito disso com ninguém, então quando Beatrice espera por sua vez na Cerimônia de Seleção, ela quase morre de nervosismo. Sua família fica em choque quando ela escolhe os Dauntless, mas é um caminho sem volta.

Uma vez na sede dos Dauntless, ela passa a ser chamada de Tris e rapidamente fica amiga de outros adolescentes que também escolheram trocar de facção. Ela também conhece outros Dauntless e eles começam a iniciação, um processo que dirá quais deles, de fato, se tornarão Dauntless. Aqueles que não se saírem bem no processo se tornarão sem facção. Mas Tris está prestes a descobrir que algumas pessoas preferirão não ter facção a passar pelo processo que a espera...

Eu comecei a ler esse livro um dia antes de ir dormir, como eu sempre faço, e meus planos eram de ler um pouco e terminar a leitura no dia seguinte. Bem, não foi exatamente o que aconteceu. Eu não consegui parar de ler, pelas 5 horas seguidas eu estava grudada nessa história. Faz mais de 2 semanas que eu li o livro e eu simplesmente não havia conseguido escrever sobre ele. Sempre que eu tentava, nada de bom saía do meu teclado [risos]

Tris me lembrou a Rose da série Academia de Vampiro. No entanto, Four, o Dauntless que aplica a iniciação, não me lembrou o Dimitri—e eu descobri rapidamente quem ele era—, mas isso não me incomodou. Eu vi várias pessoas comparando Divergent com a série Jogos Vorazes, mas como eu não li os livros de Suzanne Collins, não posso opinar a respeito.

Então vocês devem estar se perguntando por que eu não dei "5 livros" pra ele... Por mais que eu tenha amado a história, eu preciso concordar com a Vivien, uma das nossas leitoras na versão em inglês do blog: falta vilão nesse livro. Diferente dos livros distópicos que li nos últimos tempos—como Destino ("Matched"), The Water Wars, Delirium—, não existe uma grande ameaça em Divergent até perto do fim do livro, perto da página 450. Este é o primeiro livro do que está planejada para ser uma trilogia, então nele estamos aprendendo como o mundo da Tris funciona, há algumas pistas ao longo do caminho, claro, mas eu acho que poderiam ter sido muito melhor colocadas na história. As últimas 50 páginas do livro são uma montanha russa, e você precisa apertar os cintos e manter os olhos bem abertos pra não perder nada. Na verdade, eu perdi uma das mortes—não porque eu não estava prestando atenção, mas sim porque, podem me chamar de insensível, eu não poderia ligar menos pro personagem.
Camila 06/08/2011minha estante
"Eu comecei a ler esse livro um dia antes de ir dormir". Vc não dorme todo dia não??!
Por favor, coloque um aviso de spoiler na resenha.

Julia3735 18/08/2011minha estante
Descobrir quem o Four é é muito fácil.

Camylla 16/02/2014minha estante
O "vilão" da história ta o tempo todo por trás. Como e na visão de tris a gente so se da conta depois, principalmente no segundo livro

Lau 27/05/2022

Incrível
Eu estou simplesmente apaixonada por esse livro, me arrependo por ter demorado 9 anos p ter lido KEBSKSJSKSJS
Eu AMEIIIIII a Tris e o Four MEU DEUS
Eu já era apaixonada pelo four no filme mas o livro me fez mais apaixonada ainda AAAAAAAAA
Nossa amei muito, se tornou um dos meus favoritos mesmo eu sabendo o final do último ? (o motivo de eu não ter lido até hoje), quem sabe eu ignoro a existência dele KEBSKSJSKSJS
"I am no longer Tris, the selfless, or Tris, the brave. I suppose that now, I must become more than either."
Jamilli Farineli 27/05/2022minha estante
n acredito q vc leu esse livro TODO de uma vez

Lau 28/05/2022minha estante
LI É MUITO BOM

Kabizinha 12/08/2022minha estante
4 estrelas e vai reler?

mylemorais 21/07/2022

Surpreendentemente eu achei esse livro muito bom, só não irei continuar pois sei que os próximos livros são ladeira abaixo. ?
Duda 21/07/2022minha estante
é o melhor livro da trilogia, mas no que vem a seguir o quatro é mais fofo ainda, porém se ainda quiser gostar da tris recomendo não ler kkkkkkkkk

Anna Rita 16/04/2019minha estante
HAUSHAUSHAUSHUAHSUAHSUAHSUAHUAHSA

luiza. 24/04/2023

O desenvolvimento do livro é muuuito bom, mas a personagem principal tem momentos terríveis q me deram vontade de abandonar de tanta vergonha alheia. o final também não é sensacional.
Valen 27/04/2023minha estante
Se algum dia te der na telha, lê o último livro.... TODO MUNDO odeia o final. Chega até ser engraçado skskksksksk. Eu literalmente nunca chorei tanto com um livro, mas é pq como vi o filme primeiro, qualquer coisa que aparecia de ruim eu passava pano pq já tinha me apaixonado pelos personagens do filme

TriBooks 09/05/2012

Resenha do TriBooks - Divergent
Esta resenha foi publicada pelo blog TriBooks
(http://tribooks.blogspot.com)

Na época de livros distópicos, “Divergent” de Veronica Roth fica lado a lado com “Jogos Vorazes” e a mãe das distopias – Suzanne Collins. Em uma Chicago - EUA dividida por cinco facções, Beatrice mostra seus pensamentos para seus leitores de como é a vida pós-apocalíptica do mundo. E o que ela conta é resumidamente que nós seres humanos continuamos os mesmos animais de sempre – em busca de monopolizar o Poder, sempre o Poder.
Para que o mundo vivesse em paz, os governadores dividiram Chicago – EUA em cinco facções: Os altruístas (Abnegation), corajosos (Dauntless), honestos (Candor), pacifistas (Amity) e os inteligentes (Erudity) e existem também aqueles que por algum motivo não conseguiram ser de facção alguma, os factionless (sem-facção). Beatrice vive entre os altruístas, seus pais e seu irmão são dessa facção, mas o que seu irmão tem de altruísmo, nela falta. Entre muitas regras, os altruístas não podem tirar foto olhando para câmera, não podem fazer perguntas e de maneira nenhuma ter curiosidade, não podem demonstrar afeto público e não podem ter espelhos em casa. Beatrice não é nada daquilo, e quando chega seu aniversário de 16 anos ela pode escolher sua verdadeira identidade, mas deixar sua família para trás é um obstáculo que precisará enfrentar. Quando chega o dia do teste, Beatrice descobre algo sobre seu próprio eu que nem imagina o que pode ser, mas foi avisada que ser uma Divergent é ter caminho livre para a morte. É quando Beatrice escolhe sua facção e passa por seu processo de iniciação que sua vida muda drasticamente. Ela mudará seu nome para Tris e encontrará sua verdadeira identidade, mas demonstrá-la será um risco de morte.
Em uma comunidade dividida, a sociedade não tem poder nenhum, e os governadores sabem e usufruem de tal fato. Entre facção por facção, existem as rixas. E tudo isso pode ser enxergado mesmo dentro de sua própria classe de aula, neste presente momento em que vivemos. O grupo dos populares fará de tudo para ser como o grupo define que sejam, caso não se enquadrarem eles são exilados pela comunidade inteira. No caso de Beatrice nada é diferente. Caso ela não consiga passar na iniciação da facção, ela vira uma sem – teto, exilada de toda sociedade, uma sem-facção, morando nas ruas. Sofrendo do preconceito de não ter conseguido se enquadrar em nenhuma facção, em nenhuma comunidade. Assim como você é excluída por não comprar a ankle boot que todo seu grupo de amigas tem.
Conforme a história vai sendo narrada, entendemos junto com Beatrice o que é ser uma Divergent e que perigos ela corre por ser alguém fora do comum. Apesar do livro se enquadrar em uma categoria distópica assim como “Jogos Vorazes”, Beatrice e Katniss se diferem completamente uma da outra. Beatrice é uma personagem cativante, já Katniss...Em comparação com Beatrice, Katniss é uma “chata de galocha”. Outra comparação que tive no livro é com a série “Harry Potter” de J.K. Rowling. Só que um pouco mais- digamos- sangrento. A diferença é que se Harry não se enquadrasse em nenhuma das casas, no final ele acabaria indo para Lufa-lufa, já no caso de Beatrice, ela morreria nas ruas. Podem rir, foi uma comparação péssima, mas juro que pensei nisso enquanto Beatrice nos explica como funciona seu mundo.
Veronica escreve que nem um furacão. E nós leitores atropelamos as palavras no sufoco de saber o que vem depois e depois. O livro não tem momentos parados, como um todo é cheio de ação e suamos e vibramos com a personagem. Sem dúvidas que, se todos os livros distópicos que aparecessem nessa época fossem tão bons quanto “Divergent”, essa moda poderia ficar para sempre entre os leitores.
E para aqueles que se perguntam: É eu não faço ideia de qual facção eu faria parte, porque como diz o personagem Four no livro – todos deveriam ter um pouco de Abnegation, de Candor, de Dauntless, de Amity e de Erudity dentro de nós.

Boa Leitura,

Equipe TriBooks - Roh Dover
Camila 31/07/2012minha estante
Suzanne Collins não é a "mãe das distopias". Antes dela, autores como Scott Westerfeld e Malorie Blackman já escreviam o gênero...

Rafaela.Batos 18/02/2019

então...
(resuminho do que achei da coleção)

Não foi ruim, nem bom, foi melhor que os filmes...

O livro Four é o mais sem graça sabe?...talvez se tivesse lido os quatro na mesma semana teria achado outra coisa, mas até agora n terminei o último ?

Ler em inglês foi a melhor escolha, caro, mas foi interessante
Assim que terminar, pretendo vender todos!!! \o/ rs
Rafaela.Batos 08/01/2022minha estante
Nossa, já tem 3 anos que pensei em vender a caixa... ela continua segurando a porta do quarto, não tive coragem de vender os normais não

Melissa.Benini 12/07/2013

I-N-C-R-Í-V-E-L
Para começar a resenha desse livro I-N-C-R-Í-V-E-L, primeiro tenho que deixar claro um aspecto interessante dele, que são as cinco facções.

Depois de muitas guerras, os antepassados dos personagens chegaram à conclusão de que a culpa do mundo em guerra era da personalidade das pessoas e sua inclinação para fazer o mal e não de suas crenças, raças ou política.
Eles então se dividiram em facções que procuram erradicar as qualidades das quais cada uma acredita ser responsável pela desordem mundial. Ao todo são cinco facções: a Amizade, cujos membros culpam a agressividade; a Erudição, dos quais os membros culpam a ignorância; a Franqueza que culpa a duplicidade; a Abnegação que encontra seu culpado no egoísmo; e por fim a Audácia, cujos membros culpam a covardia.

Então em fim, somos apresentados a nossa protagonista Beatrice (primeiramente, e depois passa a ser chamada de Tris). Nós começamos a acompanhar a escolha dela por uma das cinco facções.

Neste livro, as pessoas que completam 16 anos, devem escolher uma das cinco facções, depois de passarem por um teste de aptidão. Então Tris, faz sua escolha, que nos surpreende em partes, mas que nos leva a um mundo de aventura inimaginável.

O Livro te leva a pensar em algo no começo, depois esse “algo” se transforma no meio e se modifica mais ainda no final, ou seja, é surpresa em cima de surpresa.
Outra coisa interessante, é o soro que diversas vezes eles recebem para passar por testes, um deles inclusive, mostra seus maiores medos, é incrível.

O romance neste livro é maduro. Não tem aquela coisa melosa e pegajosa que muitos outros livros tem. Gostei disso, o mocinho acredita muito na protagonista que eu achei interessante. Ele acredita no potencial dela, que mais amor do que isso?

Questionamento é a palavra que define o livro. O tempo todo vemos Tris questionar tudo e todos à sua volta e nos leva a pensar como ela. Será que separar as pessoas em facções é a melhor opção? Podemos mesmo apresentar aptidão para somente uma facção?

Passei o tempo todo durante a minha leitura, me questionando e debatendo com as opiniões da Tris. A escrita de Roth é incrivelmente leve e rápida, e por isso, ao chegar ao final do livro eu estava com um mix de sentimentos enormes dentro de mim. Assim como Tris, não temos tempo de sentir nada, de ficar em luto, de ficar com medo de algo, nem de para pensar qual será o nosso próximo passo. Cada segundo importa.

Nota 10!!!!! =))))))
Sabrine Borges 26/04/2014minha estante
Linda resenha, parabéns! Tbm penso isso sobre o livro :P

Juliana 24/06/2011

Mentecaptos Por Livros | www.mentecaptosporlivros.blogspot.com
O que eu vi de resenhas positivas sobre esse livro não é brincadeira; todo blog que eu topava por aí tinha algo incrível pra falar sobre Divergent. Então eu dei uma olhada na sinopse, fui no Book Depository e comprei o livro. Comecei a ler esperando tipo, AQUELE livro sabe ? E fico muito triste de dizer que não foi exatamente o que consegui.
Divergent conta a história de Beatrice ( conhecida como Tris), uma garota de 16 anos que tem que escolher qual facção elá irá pertencer. O problema é que a tal facção vira sua vida, sua família, seus objetivos. Qualquer coisa que você teve antes dela é apagada. As facções funcionam assim : Em tempos de guerra, grupos de pessoas culparam a ruína da corrupção humana em um defeito -Ignorância, violência, egoísmo, covardia e desonestidade- e se juntaram e trabalharam para abolir essas falhas do caráter humano, formando então facções que equilibrariam a sociedade e a levariam a prosperidade. As facções são :
Abnegation : São os que acreditam que o egoísmo humano leva à ódio e destruição (facção da família da Tris) - são serenos e absurdamente solidários.
Amity : Os que culpam a violência - são todos amáveis e pacíficos e cultivam a harmonia entre si.
Dauntless : Os que culparam a covardia- acreditam na bravura em coisas ordinárias, na coragem que leva uma pessoa a se levantar pela outra. Valorizam muito a força física.
Candor : A honestidade. O nome fala por si só .
Erudite : Dizem que a ignorância e estupidez humana é a culpada pelas crises humanas. Estão sempre à procura do conhecimento e inteligência.
A sociedade é toda dividida, cada facção com sua função, e Veronica fez um trabalho realmente interessante na construção dela no livro. Tris é uma personagem forte, ela não me passou raiva e nem atingiu o radar como garotinha chorona-irritante-por-favor-não-me-deixe, então ela ganhou pontos brownie comigo.
Mas ao mesmo tempo em que Divergent tinha material suficiente para virar um dos melhores do ano, alguma coisa ficou faltando. Não sei bem o que foi, e que Veronica Roth me perdoe, mas pareceu como se a história não foi escrita de coração, sabe ? Quero dizer, foram quase 500 paginas que eu devorei, li em um dia mesmo, e nunca ficou entediante, mas ainda assim me pareceu emocionalmente vazia, como se a própria autora não estivesse comprometida com os personagens -com a Tris- e que não sofreu quando ela sofreu, que não riu quando ela riu ... Isso pode não fazer sentido, mas em livros distópicos, a conexão do herói/heroína com o leitor é essencial.
Quando terminei o livro, não me senti nenhum um pouco empolgada em ler o próximo, e o desenvolvimento da estória ficou meio estranho : nas última 10 páginas do livro a autora dá a louca e eu fiquei tipo assim "Como assim, meu ? Isso não tem sentido" . Em suma, Divergent não chegou perto de atingir minhas espectativas, e provavelmente não vou ler a sequência, Insurgent. Mas quem sabe, né ?

Pefico 20/08/2011

Ser diferente neste mundo não é uma coisa legal...
Divergent

Divergent de Veronica Roth conta a estória de Beatrice, uma adolescente que se sente deslocada com relação à sua “casta”. Neste novo mundo pós-alguma-mudança/guerra-drástica-que-não-foi-bem-explicada a sociedade se divide em cinco castas: “os que abaixam a cabeça (Abnegation)”, “os que fingem que não mentem (Candor)”, “os que fingem que são inteligentes (Erudite)”, “os que fingem que não tem medo fazendo coisas estúpidas (Dauntless)” e os “que cuidam do resto da galera (Amity)”.

Enfim, na maior parte do tempo todo mundo finge alguma coisa. Nossa simpática protagonista, Beatrice, é de uma família de abaixadores de cabeça, mas ela não acha esse negócio muito legal e fica se sentindo culpada por isso. Afinal, quando fizer aniversário será testada para descobrir qual é a sua casta e se não for da Abnegation terá que ir embora da família para sempre. Eis que a moleca é testada e ela é uma Divergent, ou seja, alguém que não se encaixa bem em nenhuma das castas. O problema é que ser Divergent pode ser algo perigoso... e aí a estória desenrola.

Divergent é bonzinho, divertido e uma leitura rápida. Recomendo pra quem gosta de distopias e livros rápidos de se ler.

Amandha 10/07/2011

Estou obrigando todo mundo a ler Divergent.
Com todo o estresse das aulas, eu fiquei um tempo sem ler. Só fui voltar a ler ontem, dia 9/07/2011, quando começou minhas férias. Eu tentava ler alguns livros antes, mas nenhum conseguia me prender, e eu achava que tinha perdido o meu gosto por leitura. Quando eu li Divergent, eu me lembrei porque eu amava tanto ler.
Esse livro é impressionante, eu obrigo todo mundo a ler. Um dos melhores livros que eu já li. Sabe aquele livro que te deixa nervosa quando a personagem está? Que às vezes fica até difícil respirar? Que tu precisa fazer uma pausa, ou não dá de aguentar? Então, esse é Divergent.
Eu não quero me demorar muito na resenha, até porque eu não consigo achar palavras boas o suficientes. Se a sinopse não foi o suficiente para chamar sua atenção, vou fazer uma lista do porquê você é obrigada a ler esse livro:

Para ler minha resenha completa, clique aqui:

ishauberrr 15/05/2024

Divergent
Numa Chicago distópica onde as pessoas são divididas em 5 facções, temos uma adolescente de 16 anos, Beatrice Prior? que é a nossa personagem principal. O livro conta que quando a pessoa faz 16 anos ela tem que fazer um teste de aptidão para saber sua facção e no dia seguinte, escolher sua facção para o resto da vida, independente do resultado do teste. Porém, o teste de Beatrice dá resultado "inconclusivo", ou seja, ela é Divergente, se encaixando em mais de uma facção, sendo da facção Abnegação, Beatrice era muito privada de muitas coisas, e não se sentia no lugar dela, como sempre admirou os "Dauntless", ela os escolheu.
O primeiro livro, contando sua história sobrevivendo a iniciação, para ver se ela realmente seria uma"Dauntless", e mais tarde, tendo um interesse amoro.
O livro é ótimo, a pesar de algumas palavras eu ter que pesquisar no tradutor, a maioria eu entendi, uma leitura super fluida, terminei em 1 semana e sempre que falo dele recomendo.
Apesar do filme ser muito bom, eu senti muita falta de umas cenas incríveis que na minha opinião deveria ter.
Recomendo muito ler ? não importa a língua ? é ótimo e é viciante, agora vou ler o segundo, estou muito animada!