A Garota dos Pés de Vidro

A Garota dos Pés de Vidro Ali Shaw

Resenhas - A Garota dos Pés de Vidro

Lay 25/06/2017

O Livro da Minha Vida (sem spoilers)
Lembro que li a primeira vez em 2011, e desde então, montei um ciclo para que eu pudesse reler esse livro a cada 1 ano e meio. Toda vez que releio, é uma bela surpresa. Por mais que a história seja a mesma, eu mudei. E minha interpretação do livro, de cada personagem, das histórias se entrelaçando, muda também. E toda vez que eu releio, eu me pego sendo um personagem diferente.
A primeira vez, me identifiquei com o Midas e sua zona de conforto. A segunda, com o Fuwa e seu mergulho num sentimento desconhecido. A terceira, com a Ida e sua coragem e vontade de viver. A quarta, com o Carl e sua paranoia e garra se agarrar a um passado que não tinha mais volta.
Esse livro tem muito de mim, da minha mudança como pessoa. Preciso reler esse ano... Quem será que contará minha história dessa vez?
Juju ð 13/09/2018minha estante
Muito interessante sua resenha

Sarah 27/11/2020minha estante
Te deixei um recado ;)

Bia Coelho 29/04/2017

Místico e real
Esse é um romance mais dramático e é um dos meus favoritos. Conta a história de Midas, um jovem que vive num mundo sem surpresas, e de Ida, que está na cidade onde Midas mora pela segunda vez.
Nenhum dos personagens têm aqueles ideais de lindo, corajoso... Todos apresentam defeitos, são mais "humanos". Ida está inclusa nisso, não é nenhuma mulher estonteante, mas antes, era alegre, agora a situação é diferente, está doente, mas uma doença um tanto peculiar, ela está se transformando em vidro.
Ela está à procura do estranho Henry Fuwa, que conheceu da primeira vez que esteve na cidade, e como não conhece ninguém na lá, pede a ajuda de Midas.
E aí a história começa, é um livro que embora tenha criaturas nunca imaginadas (pelo menos por mim), dá um toque de realidade, principalmente com as personagens, tão reais.

site: https://beatrizscoelho01.wixsite.com/biacoelho/single-post/2017/04/29/Top-5-livros-de-romance

Viviane 15/11/2016

É um livro que mantém um ritmo brando e que progride lentamente. Não há nenhum ápice na história e nos reserva poucas surpresas. Infelizmente o final é previsível e ao leitor só resta a confirmação de um desfecho já esperado. O livro também é cheio de flashbacks, capítulos destinados às memórias dos personagens, quebrando ainda mais o ritmo. Essas lembranças auxiliam o leitor a entender a personalidade e as emoções dos personagens, mas não esclarecem nada com relação à enfermidade de Ida. Ele deu atenção demais a tramas parelelas irrelevantes em detrimento do desenvolvimento da trama principal. Aliás, pouco é revelado da estranha doença e terminamos o livro com aquele vazio...sem solução para o mistério.

Eu gostaria de poder dizer que amei o livro, mas essa não é a verdade. A Garota dos Pés de Vidro não me encantou, é um livro que diz muito e revela pouco. Achei a trama de certa forma vaga e ambígua. Fiquei à margem da narrativa, me senti uma espectadora de acontecimentos alheios e não consegui me entregar e me envolver com a história.
Também não aceitei os touros com asas de borboleta, achei muito bizarro e terrível de se imaginar um bicho desses. Mas entendi a metáfora por trás de sua existência, a relação de que o homem não conhece todos os mistérios do mundo em que vive.

É um romance que agradará aos leitores de mente aberta e que se entregam à fantasia sem reservas. Uma história de transformação e redenção, mas que exige do leitor paciência e fé no impossível.

Natália Tomazeli 02/11/2016

Um outro modo de descrever sentimentos.
Que livro mais lindo, tanto por dentro quanto por fora!
Há muitos anos atrás, ouvi de alguém que este livro era muito ruim, então acabei por deixar para lá, mas eis que me deparo com ele novamente na biblioteca, sua capa linda e sua sinopse me fizeram querer dar uma chance para o livro e que bom que fiz isso!

O livro mistura um pouco de drama com fantasia e romance, mas o foco principal são as formas como as pessoas se relacionam umas com as outras, apesar de terem problemas ou terem um jeito diferente de olhar a vida.
Ao contrário de muita gente, eu achei os personagens do livro muito curiosos e super diferentes do romance tradicional que vemos por ai. Alguns deles não possuem toda essa vida e esse deslumbre que se vê normalmente em livros de romance, nesse livro vemos personagens com problemas reais, personagens verdadeiros e diferentes ao mesmo tempo.

Ida, a personagem principal, contrasta bem com vários aspectos do livro, mas principalmente com Midas, um personagem que eu realmente amei conhecer e de uma forma ou outra até me identifiquei. O fato deles irem se relacionando por etapas, se conhecendo devagar e se apaixonando, cada um no seu tempo, para mim foi a cereja do bolo para o livro se tornar algo muito original.

Não espere que esse livro seja como os outros romances, ele é bem diferente, possui uma essência diferente demais, personagens profundos demais, simplesmente foge totalmente dos clichês. As coisas acontecem devagar, tudo no seu tempo, os sentimentos são explorados e vividos de forma não-convencional. O livro quer deixar outra sensação entorno do que é o medo, a solidão, o amor, a paixão, a saudade. O livro quer te fazer olhar para isso com outros olhos, por outro ângulo e analisar como que podemos lidar com isso de diferentes formas, como devemos aproveitar todo o tempo que temos para viver as coisas que queremos viver.

É um livro que me emocionou, recomendo a leitura se assim como eu, você gosta de tramas incomuns, se gosta de refletir sobre pessoas e sentimentos.
Thais 07/01/2017minha estante
Amei sua resenha

Natália Tomazeli 07/01/2017minha estante
Muito obrigada, Thais!

Miriam.Ismail 09/10/2017minha estante
Naaaaati, sua linda

Natália Tomazeli 31/10/2017minha estante
Miri, hj que eu fui ver huheuehue

Letícia 25/09/2016

Meigo, brando, delicado.
A escrita tépida contrasta com a força da história, o livro te dá uma falsa impressão de ser um romance bobo e clichê, mas no final te puxa para um abismo e te força a se colocar no lugar de Midas Crook. Depois das fases iniciais a leitura se torna muito interessante e comovente, recomendo o livro.

Jéh Pomin 03/04/2016

Não julgue a capa
Sabe aquela história de que não se deve julgar um livro pela capa? Se encaixa perfeitamente aqui.

Você entra numa livraria e dá de cara com a linda capa desse livro, toda trabalhada, com uma cor que remete ao inverno... Abre o livro para folhear e observa aquelas páginas amareladas, com detalhes nas bordas... Tudo pronto para contar uma bela história. Para completar e deixar com mais vontade de devorar o livro, vem a descrição da contracapa, que te coloca no papel de protagonista e te faz pensar que mesmo no mundo real você pode se transformar em vidro também. Ok, livro comprado.

A história, em terceira pessoa, conta sobre Midas, um fotógrafo tímido, e Ida, uma garota que está se transformando em vidro e procura por ajuda. Fala de seres mágicos, de fantasia, de um mundo imaginário e, de certa forma, de pessoas reais. Mas aí o autor começa a contar detalhadamente sobre o ambiente monocromático, sobre fotografias... Uma história que passa do presente para o passado para explicar o porquê dos personagens agirem dessa forma e como eles têm ligações uns com os outros. Mas é assim que o autor se perde. Se perde em não contar detalhes de personalidade, de emoções, de diálogos e interação entre os personagens. Se perde em não explorar os elementos de fantasia. E se perde principalmente em não esclarecer muitas coisas.

Terminei a leitura buscando novas páginas, buscando explicações. A contracapa diz mais do livro e traz mais reflexões do que ele próprio.

Sabe aquele livro que tinha tudo para te levar para outra dimensão? Só te deixa com um ponto de interrogação!

Andrea 08/02/2016

Me ganhou pela capa. Apenas pela capa.
Livro vencedor de uma série de prêmios no Reino Unido, A garota dos pés de vidro promete ser uma grande história que no fim deixa apenas um amontoado de ideias e dúvidas ao final da leitura.
Em um arquipélago próximo a Grã Bretanha, um biólogo cria um gado de vacas e bois minúsculos com asas de borboleta e há, em algum lugar, um animal que transforma tudo o que vê em vidro.
Midas Crook é um rapaz assombrado pela figura introspectiva e controladora de seu pai. Ele não consegue relacionar-se bem com as pessoas e está desesperado por isso.
Ida Maclaird é uma jovem do continente que após visitar o arquipélago no último verão, começou a transformar-se em vidro! Por isso, ela decide voltar às Ilhas para procurar uma possível cura.
É a partir desse ponto que ambas as vidas são unidas: biólogo, Midas e Ida e percebemos que, na verdade, o foco aqui está em Midas e em todas as implicações que as personalidades abusivas e mentiras de seus pais trouxeram à vida do rapaz.
A narrativa, ao longo da leitura, torna-se um pouco confusa, o narrador nos conta as estórias de cada uma das personagens principais e secundárias, misturando passado e presente não explicando nem desenvolvendo uma série de elementos importantes, deixando-nos com muitas perguntas e com o mistério indissolúvel das transformações em vidro, do gado com asas de borboleta e o futuro das personagens, fazendo com que, ao final do livro, sintamos uma grande frustração por ver elementos tão diferentes e instigantes sendo tão mal aproveitados!
Não sei se posso dizer que gostei dessa leitura... Só posso dizer que se você tiver curiosidade em saber o que acontece com a garota com os pés de vidro, é preciso ler para tirar suas próprias conclusões...

site: http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

Ingrid Micthell 20/01/2016

A GAROTA DOS PÉS DE VIDRO - BLOG RESENHA ATUAL
Ali Shaw criou um mundo surreal, onde existe pequenas pitadas de Fantasia que talvez ira marca-lo para sempre.Midas enxergava Luzes assim como tudo ao seu redor, através de um câmera sua vida St. Hauda's Land se Resumi em fotografias em preto e Branco, e seu Trabalho atual em uma floricultura, Foi a Procura de Luzes próximo a Ettinsford que Midas e surpreendido por uma Garota chamada Ida, que disponha-se a falar sem parar, Ida era pálida de cabelos loiros mas com olhar penetrante "cinza-titânio ", mas o que realmente chamou a atenção de Midas foram suas enormes Botas que pareciam ser grandes demais para ela, seus paços eram lentos como de uma Tartaruga, nesto mesmo dia ao dormi Midas só se lembrava de uma coisa, as botas estranhas de uma Garota. Já as preocupações de Ida eram outras, ela estava de passagem na casa de um antigo amigo de sua Mãe, Carl, que a Recebeu de Braços abertos. A Não muito tempo atrás quando caminhava pela Rua, Ida teve o prazer de conhecer o senhor Henry Fuwa que durante um acidente com um ciclista ela se abaixou para ajuda-lo e encontrou um pequeno touro com Asas de Borboleta, poderia ser uma Brinquedo?mas como ele fez isso? essas eram suas perguntas, quando Henry mencionou que Havia corpos de vidro em um lago no bosque, Ida poderia jurar que este homem era louco.Mas as coisas mudaram, agora ela precisava de ajuda para encontra-lo, ele poderia salva-la?

"Você acreditaria que há um animal no bosque que transforma tudo o que olha em branco puro?"Ela suspirou. "Não. Não acredito."Ele se inclinou de volta, coçando a barba. Então tentou se debruçar de volta para a frente. "Você acreditaria que há corpos de vidro escondidos na água do pântano?" "Não. Você tem cabelo preto e uma aparência saudável para mim."

Não demorou muito até momento que Ida e Midas pudessem se encontrar novamente, os acontecimento foram inevitáveis até o momento em que Midas teve a verdadeira consciência da doença de Ida, era uma corrida contra ao tempo, ele decidiu então que precisava ajuda-la, aos poucos o sentimento foi surgindo entre eles mas parecia algo tão impossível e difícil de suportar.A Garota dos pés de Vidro e algo extremamente magico e triste, apesar da Historia ser um pouco Monótona ela não perde todo o seu Brilho, pois estamos preocupados demais com os personagem para dar credito para este fato.Durante a Historia podemos observar o amadurecimento de Midas depois que Ida apareceu, ele era muito preso ao passado tanto que ele não parecia enxergar nada além disso, sua vida simplesmente parou no tempo, mas a procura constante por Henry e uma cura para ida, fez com que ele pudesse enxergar o mundo de uma maneira diferente, gostei bastante do fato de os personagem secundários Terem tudo a ver com a Historia!Confesso que tenho um carinho muito Grande pela Ida, ela e uma Garota Brilhante pois ao mesmo tempo que possui uma fragilidade imensa ela e capaz de ser três vezes mais forte que a sua própria dor. O lado Negativo do livro: Os Detalhes são descritos em excesso, a leitura se torna um pouco cansativa principalmente quando Midas introduz suas fotografias, mas a Leitura e bastante simples e leve, a escrita em primeira pessoa não nos deixa distante dos sentimentos produzidos pelos personagens.Chorei em alguns momentos que autor faz questão de enfia uma adaga no meu coração!A Historia alterna entre passado e o presente, e ainda sim muitas coisas deixaram de ser esclarecidas no livro, outro ponto negativo, mas não me arrependo!Recomendo sem duvidas. Ida e midas Estão ligados pela esperança de encontrar a cura, mas o que você Faria? correria atrás de um destino incerto ou viveria o agora?

"Ela sentira uma colisão com ele e sabia que quisera isso a vida toda: trombar com alguém em tal velocidade que se fundisse nele.O momento viera não no pico da paixão de uma noite, como ela esperava, mas na manhã, quando os olhos de ambos se abriram ao mesmo tempo e buscaram foco um no outro…"

site: http://resenhaatual.blogspot.com.br/2015/10/resenha-garota-dos-pes-de-vidro-ali-shaw.html

13/09/2015

Decepcionante
Resolvi ler o livro por ter me apaixonado pela capa do livro e pelo seu titulo. Porem li o livro todo contando as paginas para terminar. Foi quase uma tortura. Achei a premissa ótima, mas a falta de profundidade e detalhes me desanimou imensamente. O livro nos apresenta aspectos de fantasia, porém estes não são devidamente esclarecidos e desenvolvidos. Fantasia tem q nos trazer detalhes, nos transportar para dentro da história, algo que realmente não aconteceu ao ler este livro. O protagonista também não me cativou nem um pouco. Apesar de sentir empatia por Ida, Midas me deu nada além de tédio. Infelizmente um livro q passou longe de atingir qualquer espectativa.
vsc80 16/06/2016minha estante
Desisti no meio do caminho. Literalmente, é o livro que vc "come" pelos olhos por causa da capa chamativa e atraente.

Thalmad 12/09/2015

Comprei o livro pela capa e por causa da sinopse que tinha a premissa de um história muito boa. Mas não foi isso o que aconteceu.. Os personagens são extremamente rasos e, até metade do livro eles tem atitudes que parecem, ao leitor, impulso. As situações mágicas e encantadoras acabam sendo bobas pela maneira que foram descritas e as situações que fariam a diferença acabam surgindo do nada e sem grandes explicações, falta toda a estrutura básica da história, na minha opinião. A única coisa que me deixou encantada foi a forma com que o autor descreveu a paixão de Midas pela fotografia... Enfim, o livro vai continuar na minha estante pelo fato de que sua capa é linda.

Gezebel 31/05/2015

Ida Maclaird
A menina que me ensinou que é possível cristalizar momentos enquanto seu próprio corpo é cristalizado.

site: https://www.youtube.com/watch?v=gEArT509gQA

William 12/05/2015

O livro é cativante. Com personagens únicos e um enredo fantástico, envolve tramas que possuem raízes no passado de seus personagens, levando o leitor a se perguntar quais consequências serão desveladas na próxima página.

Midas possui problemas familiares que o alcançam e prejudicam seu relacionamento com Ida, uma menina que, aos poucos, vai tomando espaço em sua reservada vida na ilha de Hauda's Land à medida em que seu segredo, a transformação gradual de seu corpo em vidro, lhe é revelado. A (breve) história dos dois é contada de forma apaixonada e intensa, retratando um amor que nasce em meio a espinhos.

Com uma história e personagens secundários ricos, o livro, entretanto, peca por não explorá-los mais do que propõe. Há vários outros dramas paralelos a história de Ida e Midas (amigos próximos e familiares), porém o autor limita-se a compará-los aos problemas de relacionamento, isolamento e dramas dos personagens principais. Há, ainda, muitos elementos do cenário fantástico de Hauda's Land que serviram apenas como metáforas dos sentimentos presentes no livro.

Apesar de o enredo ser pouco trabalhado em seus próprios elementos, vale a leitura por ter uma narrativa simples e cativante ao mesmo tempo. Como metáforas da vida moderna, Ida e Midas encontram facilmente seu espaço em algum lugar na mente do leitor, que conseguirá identificar-se e envolver-se com a trama.
Thais 29/12/2016minha estante
Ain cometários poitivos sobre o livro que bom.