A Garota dos Pés de Vidro

A Garota dos Pés de Vidro Ali Shaw

Resenhas - A Garota dos Pés de Vidro

Camila 27/10/2010

Ruim.
Acho que foi o pior livro que li esse ano.
Midas, o personagem principal, não tem carisma, é totalmente apático e não me conquistou em momento algum.
Ida é a única personagem legal do livro, com energia e alegre, mas fiquei completamente desapontada com o fim.
Uma história sem fundamento, sem explicações e totalmente previsível.
Eu poderia fazer facilmente um resumo das 288 páginas do livro em duas páginas de Word.
Passei o livro inteiro esperando que algo de emocionante e surpreendente acontecesse, e isso me causou uma das maiores decepções literárias que já tive.
Achei muito chato mesmo!

Luciana Mara 02/11/2010minha estante
Ei!
A capa tinha me agradado (infelizmente ainda escolho livros pela capa ¬¬), mas foi só ler sua resenha que desisti de comprá-lo. Valeu pela dica =)

Camila 02/11/2010minha estante
Quando vi a capa também achei que era uma história encantadora.
Mas sabe, uma coisa que eu aprendi aqui é que cada pessoa tem um gosto diferente. Eu não gostei, mas com certeza tiveram várias pessoas que gostaram muito da história...
Tenta pelo menos ler os primeiros capítulos para ver se te cativam. Quem sabe o livro não é surpreendente e sedutor para você de uma forma que não foi para mim? :)

Luciana Mara 03/11/2010minha estante
Mas sabe o que acontece? Eu estou cansada de ser enganada por capas, principalmente desta editora. Aconteceu isso comigo em A menina que não sabia ler. Não que eu não tivesse gostado da história, mas foi tão diferente do que eu esperava que me assustei.

Então prefiro ler algo que tenha mais indicações/resenhas boas porque assim pelo menos tenho ideia do que esperar.

Mas quem sabe, se num dia (beeeemmm distante), eu me esbarro com este livro por aí? E se esse 'se' vier a se concretizar, após a leitura eu te conto se tive a mesma opinião que você.

Nii. 08/11/2010minha estante
Jura? A junção capa+ sinopse me chamou a atenção!
Ainda tenho vontade de lê-lo para tirar minhas próprias conclusões, mas obrigada pela opnião.. que é sempre válida na hora da pesquisa!

OceaneMontanea 10/01/2011minha estante
Oi Camila. Não te conheço mas adorei sua opinião. Minha resenha sobre esse livro também foi dizendo o quanto me decepcionei. Escolhi o livro pela capa. Já devia saber que isso não é certo, mas não aprendo mesmo... Quem sabe dessa vez eu aprenda. hehe

Liddy 02/02/2012minha estante
Camila, garanto, te entendo perfeitamente rsrs.

Nika 10/02/2012minha estante
Concordo. Esse livro foi uma decepção pra mim. Tiveram momentos que me prenderam a atenção, mas o final foi fraco. Não sei se o autor tem ideia de escrever uma continuação e com isso dar as explicações q ficaram faltando. Todos os personagens são tristes, com histórias de insatisfações com o passado. Não há explicação para que as pessoas se transformem em vidro. Não há explicação para os bichos estranhos q vivem na cidade, nem para os relacionamentos frustrados. Esperei o tempo todo por alguma informação vinda das tão comentadas caixas do pai do Midas e até isso o autor deixou no ar. Se esse é realmente o jeito do autor escrever, é melhor ele mudar de carreira. Não vale a pena comprar.

Letícia Alves 25/02/2012minha estante
Sinceramente, me apaixonei pela capa, comprei e quando inicie a leitura, achei cansativo. O ritmo dos acontecimentos se torna tao monótona que abandonei o livro pela metade. Mas como nao gosto de largar livros pela metade, vou tentar le-lo. Mas de verdade, li varias criticas sobre ele e todas diziam a mesma coisa: Ritmo lento dos acontecimentos, fatos que permaneceram em branco, foi realmente um dinheiro gasto sem o menor retorno.

jessika527 18/03/2012minha estante
Também não gostei,achei sem graça,a história sem nexo,me arrependi de ter comprado

Pamela V 25/03/2012minha estante
É por isso que dizem: "nunca se julgue um livro pela capa" !

Bia 26/03/2012minha estante
O livro não é muito legal... Mas eu gostei de Midas. Só achei a história confusa. E os personagens mudam rápido demais. Muito confuso --'

vsc80 06/06/2012minha estante
Afinal, Ida se cura ou não? Pq eu tô desistindo deste livro AGORA, após ler várias negativas que expressaram muito bem minha frustração e decepção com este livro, argh.

Olá Camila.
Eu partilho da mesma opinião que você sobre o livro. Sou do tipo de pessoa que sempre tento achar algo de positivo nas leituras que faço, mas esse é difícil achar algo que dê para gostar a não ser a personagem Ida. Resisti a tentação de desistir do livro na esperança que no final o autor juntasse as peças e os "cacos" que ficarão durante toda a leitura, infelizmente, assim como no livro todo, o autor só conseguiu dar um final trágico, além de deixar tudo sem nenhuma explicação. Enfim, não posso deixar de ressaltar que a maneira que o autor descreve as localidades que é ambientada a trama é sensacional e cheia de detalhes, mas sinto que talvez houvesse a necessidade de ele utilizar esse mesmos detalhes para a história do livro.

Thaise 15/12/2012minha estante
Também não gostei do livro, no começo foi bom, interessante até, mas tornou- se tão chato, que lia-o pulando certas partes para terminar logo e ver se o final mudava, decepcionante, não mudou, final chato sem graça alguma, pior livro desse ano.

Lu 25/12/2012minha estante
Eu também me decepcionei com esse livro!! Estava esperando algo mais emocionante... Não gostei do modo que o autor detalhou bastante as coisa como quando ele vai pegar o café fala qual xícara ele pegou, qual o tamanho da xícara, onde ele pegou a xícara, qual botão da cafeteira que ele apertou, ele colocou água na cafeteira, esperou 5 min até o café esta pronto. Ele demorou um quarto de pagina da para resumir para uma linha e issas informações são muito desnecessárias.

Cyél 07/02/2013minha estante
Eu terminei a leitura há alguns dias e, infelizmente, me decepcionei bastante... Concordo muito com sua resenha, a única personagem que podia dar "cor" ao mundo monocromático do personagem Midas vai se tornando meio esquecida na história, apesar de toda a "coisa" com a cura/não cura fica tudo muito pouco explorado...
A história, como já comentaram, não tem explicações.
Aquele "gado-borboleta" "voando" na história, sabe... rs O autor tentou colocar coisas diferentes, mas não soube encaixá-las.
Personagens pouco profundos, confusos. Achei uma bagunça o livro...
Dei 3 estrelas, nem sei pq, pq nem mediano o livro é...

As descrições no livro são massantes, chatas, tediosas mesmo.

Infelizmente foi um livro que gostei da capa, e fiquei curiosa com a sinopse, mas quase não termino de ler, não tem surpresa, não tem clímax...

Mas, fico feliz pq sei que pra muita gente ele foi bom... Vida de autor, agradar uns, desagradar outros.

Marianne 14/01/2014minha estante
Concordo plenamente. Foi um dos piores livros que li na minha vida, totalmente sem nexo. Com muita luta consegui chegar até o final.

Sandra de Oliveira 11/11/2010

Esse foi um livro do qual me apaixonei antes mesmo de folheá-lo. Primeiramente pelo título e também por sua belíssima capa, tão bem trabalhada, denotando um misto de sonhos e contos de fadas.

Primeira obra do escritor inglês Ali Shaw, A garota dos pés de vidro, como o próprio autor afirmou em uma entrevista, bebeu da fonte de obras literárias de Hans Christian Andersen, entre outros nomes dos clássicos e belos contos de fadas.

E A garota dos pés de vidro, de fato, é isso mesmo: um conto moderno de amor, cheio de metáforas acerca da solidão, do isolamento emocional, do medo, da dor, das dificuldades e do desafio de se apaixonar.

Mergulhados num cenário invernal, onde tudo é monocromático e visto como que pelas lentes de uma câmera fotográfica, acompanhamos o introvertido Midas, morador de St. Haudas Land, uma misteriosa ilha que esconde segredos, paisagens exóticas, gados com asas de borboleta e pessoas que se transformam em vidro. Você precisa estar preparado, como o próprio livro diz, para deixar-se levar por toda essa fantasia. Só assim é possível sentir de verdade a história e todos os elementos que fazem dela um belo retrato de como vencer corações de vidro com o simples poder da afeição, carinho e atenção.

Não é por acaso que Midas, sempre tão calado e esquivando-se a todo custo de sentimentos que possam de alguma forma despertá-lo de sua reclusão emocional verá em Ida, a garota dos pés de vidro, aquilo tudo que mais temeu em sua vida: a possibilidade de viver algo além daquilo que seu medo permite e que seu coração, tão endurecido pelo tempo e acontecimentos, deseja tanto conhecer.

É um belo romance sobre uma improvável história de amor. Como disse a personagem Denver: O sentido do jogo é se iludir por um momento. Para que as coisas não sejam o que elas são. E não é exatamente disso que se trata um conto de fadas?
carol 24/11/2010minha estante
Adorei a resenha.
Só me deixou com mais vontade de ler.

Evy 25/11/2010minha estante
Eu me encantei pelo título e pela sinopse, e agora ao ler sua resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler!

Dori 10/12/2010minha estante
depois de ler sua resenha, fiquei com mais vontade de ler!

Layza Bezerra 29/02/2012minha estante
Sua resenha está ótima! Com certeza, agora estou mais ansiosa para lê-lo! *-*

Mila F. @delivroemlivro_ 27/03/2012minha estante
Faz tempo que quero ler, mas ainda não tive oportunidade de me apropriar da obra.

Sua resenha ficou perfeita e só fez crescer demasiadamanete minha vontade de devorar o livro
rsrsrsr
Camila Márcia
@camila_marcia

GPSLopes 07/06/2012minha estante
Amei o livro, amei sua resenha, amei o fato da palavra 'monocromático' se repetir no mínimo cinco ou seis vezes em 287 páginas.

Julia B. 18/01/2013minha estante
Resenha maravilhosa. Esse virou o meu livro preferido logo após o fim da leitura; pensei em fazer uma resenha já que o livro adquiriu um significado bem importante para mim, mas acabei enrolando e enrolando e acabei nunca escrevendo. Vejo que não é necessário pois você mostrou toda a essência do livro em alguns poucos parágrafos. Vi algumas pessoas reclamando que acharam o livro deveras depressivo então é ótimo encontrar alguém que sentiu o mesmo que eu ao ler esse livro incrível. :D

Nathyy 09/05/2013minha estante
De longe o meu livro preferido. Sua resenha está maravilhosa! Esse livro é mágico e me ensinou muitas coisas, eu meio que me sentia como o Midas. Enfim gosto tanto que não consigo falar muito sobre ele e nem descrevê-lo, resumindo um livro que merece ser lido e relido inúmeras vezes!

Marli Souza 14/06/2013minha estante
Sua resenha realmente é uma resenha, muito boa, parabéns!!! mas devo confessar que não gostei do livro, esperava mais de todos os personagens, o enredo em si não me desapontou mas os personagens, na minha opinião, Ida e Henry, acho que ao longo da história "morreram"...perderam a essência, sei lá, não me convenceu.

Stefany 10/02/2015minha estante
Já queria ler, como você mesmo disse só pela capa você simplesmente se apaixona, contudo após ler uma resenha dessa não tenho dúvida de que o livro é muito melhor do que pensava.

prettydepressedgirl 11/08/2022minha estante
um dos meus livros favoritos, mas tenho uma bela relação de amor e ódio com ele. o começo me cativou, mas depois me deixou entediada. voltou a prender minha atenção em sua metade. o final é extremamente doloroso e me fez chorar muito pela madrugada. a maneira melancólica e sombria como ela terminou me deixou em uma mágoa profunda.

Elisa130 28/01/2023minha estante
deu vontade de ler agr

Ju 22/01/2013

A Garota dos Pés de Vidro
Eu tinha expectativas muito altas a respeito desse livro. E, infelizmente, acabei me decepcionando. Não tenho nada contra autores que viajam absurdamente. Gosto disso. Mas somente quando há um propósito.

A história se passa em St. Hauda´s Land, uma ilha em que coisas completamente inverossímeis acontecem, Mas o pior não é isso. É que o autor não junta as pontas soltas da história.

Nossa protagonista, Ida, está se transformando em vidro. O motivo, ninguém sabe. Mas é um fenômeno que, apesar de já ter acontecido com outras pessoas, é conhecido apenas por poucos que conviveram com as vítimas. Não dá pra saber como começa, só que nunca termina bem.

"O que você poderia fazer para ajudar... Como eu disse antes... Estou com medo, sim. Não consigo sentir meus dedos, pelo amor de Deus! Não sei onde eu termino e minhas meias e botas começam. Você poderia, se não for muito trabalho, apenas ficar por perto."

Esse deveria ser o foco. Mas o autor nos fala de insetos em forma de vacas, e de um animal que só de olhar outro ser vivo o faz ficar inteiramente branco e perder a vida. Eu esperava que essas coisas tivessem alguma relação com o problema da Ida. Mas não. São apenas fatos pra mostrar como a ilha é estranha, como se a transformação das pessoas em vidro não bastasse pra fazer isso. Essas coisas desnecessárias me fizeram lembrar do meu professor de teatro, que sempre nos dizia que nada deveria estar no cenário de uma peça se não tivesse utilidade alguma em cena. Alguém deveria ter ensinado isso ao autor.

É uma pena, o livro tem uma capa linda, um efeito nas páginas que as faz ter a borda prateada (por dentro são amarelas). Um título e uma sinopse que me atraíram. Mas, pra mim, realmente não deu. Não me convenci. No fim da história consegui me envolver um pouco com os acontecimentos, mas não foi o suficiente para me emocionar com o destino das personagens, nem um pouquinho.

Ao menos consegui gostar de alguém que fazia parte do livro: a Denver. Uma garotinha muito esperta e incrivelmente sensata. Super perceptiva, ela é responsável por alguns dos melhores momentos do enredo e, principalmente, pelos melhores quotes. Puxa a orelha dos adultos como se fosse gente grande, e mostra a eles que tudo é muito simples, desde que as pessoas se mantenham atentas às suas próprias vidas e não permitam que os outros as manipulem para que se tornem algo que não querem se tornar.

E pra continuar falando das personagens, agora o ser que eu mais odiei no livro: Carl Maulsen. Por mim bem que ele podia ter morrido na primeira cena em que apareceu, e não faria falta. Um mala sem noção, um egoísta que nem liga para o quanto suas ações e mentiras machucam as pessoas. (eu sei, isso quer dizer a mesma coisa que ser egoísta, mas eu quis frisar). Insuportavelmente falso e manipulador, e infelizmente muito atento aos detalhes. Responsável pelas cenas mais infelizes.

"Você tem medo demais de admitir que o mundo não gira ao seu redor. Acha que até a paisagem é subordinada a você. Pode-se ir bem longe na vida com uma atitude assim, posso dizer isso mesmo sem ter tido essa coragem. As pessoas nos respeitam quando têm medo de nós. Mas não acho que se pode amar e ser assim."

Bom, tenho que frisar, mais uma vez, que não é porque eu não gostei que alguém não vá gostar também. É apenas a minha opinião.

O livro tem algo aproveitável. É legal mostrar que a transformação da garota em gelo vai, pouco a pouco, derretendo o gelo da personalidade de outra pessoa. Fala de amor, da solidão, de resignação. Poderia ter sido interessante. Recomendo que leiam outras resenhas, há várias no skoob. Porque, para mim, foi a maior decepção literária do ano.

"Uma vez ele disse que as personalidades de uma pessoa durante a vida são como roupas usadas durante um dia, colocadas para preservar a dignidade ou proteger do clima. Ele disse que era possível desvendar uma pessoa dessa forma."

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/11/resenha-garota-dos-pes-de-vidro.html
Paula Zawatski | @paulazawatski 07/02/2013minha estante
Devo discordar da Ju quando diz que o livro ñ é fabuloso e encantado, eu me apaixonei desde que o vi na livraria e ainda mais quando o vi em minhas mãos no amigo secreto da aula de protugues. Fiquei tão feliz que o li em uma só noite/madrugada. E devo concordar a Denver é a melhor personagem. Mas o livro é excelente recomendo muito. Ainda mais pra quem gosta de coisa absurdas como se transformar em vidro kk

Rob Ferreira 17/02/2013minha estante
Ju!!!! Meu Deus você tirou as palavras da minha boca de verdade! Achei que só eu não estava gostando do livro, só eu que não me apaixonei nem me envolvi com os personagens (a não ser com a Denver). A história não me prendeu em NADA. E pensei em várias vezes abandonar a leitura simplesmente porque nçao fluia, rs. Obrigada por me confortar!!! UHASHUSHUSUH

Beijos

Jhelp 22/02/2013minha estante
Eu até concordo com você, o livro me fez criar uma expectativa e depois tirou ela de mim, simplesmente por uma falta de explicações, os mistérios em si não são desvendados... Mas mesmo assim, ele tem um toque que me fez não chegar a odiar o livro, rsrs

Chellot 27/02/2013minha estante
A única personagem que gostei no livro foi a Denver. Achei que ficaram alguns fios soltos na história. Não foi uma leitura prazerosa para mim, muito pelo contrário, tornou-se cansativa a cada página. No entanto, confesso que tirei alguma coisa boa da leitura. De certa forma Midas tentou de tudo para ajudar Ida. Henry Fuwa é decepcionante. Achei que ele se parecia muito com as criaturas do pântano, tal o tempo de convivência com elas. Ao todo achei um livro regular. Se conhecesse um biólogo, poderia indicar.

Lua 25/03/2013minha estante
A capa me lembrou bastante a de A princesa do baile da meia-noite, quando li a sinopse eu gostei bastante parecia bem legal, mas ao ver sua frustração com relação a ele não sei se me arriscaria a ler o.O

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
E olha ae a expectativa estragando mais um livro. :p
Eu gosto de livros com histórias criativas, e eu quero ler esse livro.
;)

Thaís 07/04/2013minha estante
A garota dos pés de vidro.. Nossa, essa sua sipnose respondeu todas as minhas duvidas, sempre ficava fazendo essas perguntas pra mim mesma, eu keria muito ler-lo mas axo que vou deixar para depois..

Baah 14/04/2013minha estante
a capa dele é incivel, me chamou a atenção sem medida! sua resenha fico incrivel, realmente um livro incrivel

Dani 15/04/2013minha estante
Que coisa esquisita!!!
Gosto de todos os fatos muito bem amarrados e interligados, além de bem explicadinhos, fatos aleatórios só para climatizar a história pra mim não rola =/

João 06/02/2018minha estante
Comecei a ler ele, estou meio confuso com os acontecimentos. Sei lá uma animal com a aparência de vaca com asas de borboleta?(percebemos que o autor tem muita criatividade) e tbm estou tendo dificuldade com a escrita não por ser difícil,mas, por ser confusa. Fiquei com um nó no cérebro de tanta informação de uma vez e olhe que li só os 5 primeiros capítulos

House of Chick 10/09/2012

Seguindo o meu próprio padrão na escolha de livros, valendo lembrar de que sou louca por capas, vou começar essa resenha dizendo que a primeira coisa que me apaixonou nesse livro foi a sua capa maravilhosamente linda e instigante. Tudo bem que, para mim, as capas são um fator determinante para levar ou não um livro para casa, e que, as vezes, o livro não faz o menor jus a beleza delas, mas esse foi um dos poucos livros em que a capa me apaixonou tanto quando a história que ele trás em suas páginas.

Na verdade, todo esse livro me apaixonou. Desde a sinopse misteriosa e fantástica até o final da história, e vou ressaltar desde já que talvez esse seja um dos melhores livros de fantasia que já li em toda a minha vida. Vale lembrar que já li muitos livros de fantasia. Muitos.

O livro trata da história de dois personagens: Midas, um tímido fotógrafo que convive com os traumas de um passado triste, e Ida, uma jovem aventureira que está, lentamente, se transformando em vidro. No arquipélago de Hauda’s Land, os dois acabam se encontrando, e após se tornarem amigos, buscam juntos a cura para o problema dela, que pode invariavelmente matá-la.

Vendo isso, qualquer um pode pensar que essa é uma história de fantasia para adolescentes, mas não é. Desde as primeiras páginas, Ali Shaw nos apresenta uma história densa, intercalando a história de Midas e Ida com flashes do passado de Midas e informações sobre Ida e sua família. A escolha do autor de escrever uma história que vem e vai entre presente e passado foi peculiar, deliciosa em certas partes, entediante em outras, mas absolutamente original e é, sem dúvida uma das melhores partes do livro.

O autor criou todo um universo de fantasia que se situa em Hauda’s Land, um universo impressionante e surreal. Em certas partes, você pensa que as passagens são apenas delírios dos personagens, e depois pensa que não. O universo fantasioso de Shaw, mesclado com a melancolia da narrativa que nos é apresentada tiram esse livro de qualquer categoria já existente para ser enquadrada. A história por si só é uma categoria a parte, suas mensagens subentendidas e a personalidade dos personagens, tão densas e reais que podiam se tratar de pessoas que conhecemos em nossas vidas. O autor conseguiu estampar nos personagens uma profundidade quase mágica, pessoas que erram por amor, que acertam por amor.

Continuação:
Thais 11/09/2012minha estante
Pelos meus comentários todo mundo ja deve ter percebido que eu compro muitos livros pela capa...Esse seria mais um, sem dúvida.

Gostei da temática do livro (amo fantasia) e pela sua resenha os personagens parecem bem descritos e profundos, o que acho muito importante em um livro.

Não tinha lido nada sobre ele e achei interessante, vou procurar ler.

Thais Vianna - @dathais - dathais@hotmail.com

Gih 11/09/2012minha estante
Este é um livro que eu comprei pela capa, pq tenho umas regras basicas antes de comprar um livro, senão tivesse este sistema levaria a livraria toda kkkkkkkkkkkkkkkk

Primeiro analizo a capa, depois a sinopse, a editora e o escritor....mas este livro comprei no impulso por causa da capa.

E acredita ainda não li, mas depois desta resenha vou tomar coragem e pegar ele da minha estante para ler.

Eu amei todos os detalhes que vc deu do livro, quase consegui adentrar o cenário kkkkkkkk gosto de livros assim, com mundos diferentes e coisas fantasticas.

E faz tempo que não leio nada do tipo.

glnemcl@hotmail.com

Lorrany 14/09/2012minha estante
Já ouvi falar MUITO sobre esse livro e me interessei. De início fiquei um pouco receosa achando que talvez pudesse ser fantástico demais, mas no fim das contas fiquei morrendo de vontade de ler. E claro, essa resenha só contribuiu pra essa vontade. ^^
E a capa? Que coisa mais delicada e fofa! *-*

Lorrany Rodrigues

MauMau 14/09/2012minha estante
Nossa que livro bacana! Faz muito tempo que eu não leio uma história tão fofa como essa, adorei mesmo. Acho que todo nós devemos de vez em quando ler algo do tipo. Nossa esse autor deve ser muito bom. Fiquei com vontade de saber tbm mais sobre ele e suas outras obras. Pela sua resenha, me deu muita vontade de ler, e como certeza vou sentir mais fundo do que a pele cada palavra desse novo mundo novo. Eu adoro ler livros que nos mostram mundos novos, pois assim viajo sem sair de casa para lugares que eu nunca pensei em conhecer. Muito bom essa dica meninas, olha sem palavras para expressar a vontade de ler este livro, já está na minha lista de futuros livros. Parabéns a vcs meninas e a editora Leya.

Bjão
Mauricio Dias
maumauz@live.com

Andressa1202 19/09/2012minha estante
Olá!
ouvi falar bastante neste livro, mas saber sobre o que se tratava eu não sabia até ler a sua resenha. Por algum motivo esse livro nunca me interessou, acho que não gosto nem da capa, nem do título. Dá uma certa curiosidade em ler o livro, mas também dá aquele medo de o livro ser arrastado...
Parabéns pela resenha
beijos!

Vanilda 21/09/2012minha estante
É a primeira resenha que leio desse livro, que nunca tinha me chamado atenção. Talvez pelo título eu o associasse à "Garotas de Vidro", da Novo Conceito e acho que acabei confundindo os dois. A sua resenha foi tão apaixonada que não tem como não querer ler o livro. Adoro os enredos de fantasia e esse parece daqueles bem construídos mesmo. Quanto ao ritmo lento, acredito que às vezes é necessário quando se trata de uma história passada em um mundo diferente. É bom porque nos ambienta nesse mundo. Também foi bom saber que você encontrou poucos erros porque ultimamente as editoras têm ficado devendo muito no quesito "revisão". Enfim, a resenha foi muito bem escrita e me abriu os olhos para uma história incrível que provavelmente eu deixaria passar sem ler. Agradeço a indicação!

Natália Tomazeli 02/11/2016

Um outro modo de descrever sentimentos.
Que livro mais lindo, tanto por dentro quanto por fora!
Há muitos anos atrás, ouvi de alguém que este livro era muito ruim, então acabei por deixar para lá, mas eis que me deparo com ele novamente na biblioteca, sua capa linda e sua sinopse me fizeram querer dar uma chance para o livro e que bom que fiz isso!

O livro mistura um pouco de drama com fantasia e romance, mas o foco principal são as formas como as pessoas se relacionam umas com as outras, apesar de terem problemas ou terem um jeito diferente de olhar a vida.
Ao contrário de muita gente, eu achei os personagens do livro muito curiosos e super diferentes do romance tradicional que vemos por ai. Alguns deles não possuem toda essa vida e esse deslumbre que se vê normalmente em livros de romance, nesse livro vemos personagens com problemas reais, personagens verdadeiros e diferentes ao mesmo tempo.

Ida, a personagem principal, contrasta bem com vários aspectos do livro, mas principalmente com Midas, um personagem que eu realmente amei conhecer e de uma forma ou outra até me identifiquei. O fato deles irem se relacionando por etapas, se conhecendo devagar e se apaixonando, cada um no seu tempo, para mim foi a cereja do bolo para o livro se tornar algo muito original.

Não espere que esse livro seja como os outros romances, ele é bem diferente, possui uma essência diferente demais, personagens profundos demais, simplesmente foge totalmente dos clichês. As coisas acontecem devagar, tudo no seu tempo, os sentimentos são explorados e vividos de forma não-convencional. O livro quer deixar outra sensação entorno do que é o medo, a solidão, o amor, a paixão, a saudade. O livro quer te fazer olhar para isso com outros olhos, por outro ângulo e analisar como que podemos lidar com isso de diferentes formas, como devemos aproveitar todo o tempo que temos para viver as coisas que queremos viver.

É um livro que me emocionou, recomendo a leitura se assim como eu, você gosta de tramas incomuns, se gosta de refletir sobre pessoas e sentimentos.
Thais 07/01/2017minha estante
Amei sua resenha

Natália Tomazeli 07/01/2017minha estante
Muito obrigada, Thais!

Miriam.Ismail 09/10/2017minha estante
Naaaaati, sua linda

Natália Tomazeli 31/10/2017minha estante
Miri, hj que eu fui ver huheuehue

Evy 07/03/2012

É hora de acreditar no impossível.
A Garota dos Pés de Vidro sem dúvida é o tipo de livro que me faz suspirar. Adoro narrativas poéticas, meio fantasiosas e que emocionam até o último fio de cabelo. Foi exatamente assim que me senti lendo esse livro, além dele ter sido o livro que me despertou de novo para o prazer da leitura e as maravilhas de mergulhar num bom livro. Confesso que esse ano, até então, estava lendo sem muitas emoções. Mas Ali Shaw e sua narrativa lindíssima e cheia de descrições poéticas mudou isso totalmente. E são tantas coisas a comentar sobre esse livro que não sei nem por onde começo.

Vou começar falando do livro em si. A capa é linda e chamou muito minha atenção, assim como o título que também é lindo. As páginas são de um tom meio envelhecido com as bordas em cinza quase prateado que também deixa tudo muito encantador e charmoso. Tudo isso é importante, pelo menos pra mim, na hora de comprar ou escolher um livro pra ler. Nem sempre a beleza exterior nos leva a bons conteúdos, mas este foi um caso bem sucedido.

Dentro das belas páginas encontra-se uma história criativa, melancólica e linda, narrada com detalhes poéticos e que tornam momentos singelos em algo encantador e que faz toda a diferença na história. Adorei a narrativa de Shaw e ele realmente me cativou, principalmente com seus personagens apaixonantes. Midas Crook foi o primeiro que me cativou. Seu jeitinho introspectivo, tímido, com medo de qualquer contato, solitário, mas dono de um olhar maravilhoso sobre as paisagens e pessoas a sua volta, já que é um ótimo fotógrafo.

Midas me cativou logo nos primeiros capítulos e eu só passei a gostar mais dele com o avançar da história. Ida, a garota dos pés de vidro, também é cativante e já de início você se sente compelido a querer ajudá-la, confortá-la, fazer alguma coisa por ela. Os pais de Midas também me cativaram muito com sua história triste e complicada e até Carl, que por suas atitudes eu deveria não gostar muito, me cativou. Percebi que Shaw conseguiu imprimir relevância a tudo que ele relatava, desde uma simples libélula até um personagem secundário e isso deu fluidez a leitura.

E claro que não posso deixar de comentar sobre Denver. Que garotinha incrível. Filha do melhor amigo de Midas e toda cheia de personalidade. Fiquei embasbacada com a maturidade e algumas falas dela. Muito fofa. Enfim, juntando tudo isso: uma linda narrativa com personagens cativantes, o resultado é uma história linda, triste e encantadora. Eu confesso que quando soube desse livro eu pensei que seria algum conto de fadas sobre uma garotinha numa floresta encantada. Bem, na verdade não deixa de ser isso, mas num tom bem mais adulto do que eu esperava.

A garotinha é uma mulher passando por uma grande dificuldade. O príncipe encantado é um rapaz tímido e cheio de traumas e a floresta não tem nada daquela beleza quase ilógica dos contos de fadas, mas sim um certo encanto melancólico, invernal e misterioso. Os cenários narrados são fantásticos. Neles se passam a história de Ida que é uma mulher cujo problema é estar se transformando em vidro.

Ida encontra em Midas um companheiro e quer passar com ele, seus ultimos momentos antes do derradeiro final, que tentam, juntos, adiar o máximo possível. O final do livro é bastante previsível, mas muito emocionante. Eu pelo menos, me vi chorando nas últimas cenas. Mas também é um tipo de final que costumo gostar.

Acredito até que o autor tentava nos passar uma mensagem mais profunda, se é que é possível, do que sua própria narração. A mensagem de que é preciso acreditar em coisas impossíveis, não se acomodar a ponto de não enxergar mais beleza nas coisas simples da vida, viver o que é possível viver e de maneira intensa. Porque, como está escrito na contra-capa do livro:

"Se não é mais capaz de surpreender-se e maravilhar-se com os mistérios dessa vida, talvez seu coração já tenha endurecido".

Leitura super recomendada!
Caso ainda seja capaz de surpreender-se :)
Rose 07/03/2012minha estante
Assim como todas as tuas resenhas, é linda e muito bem escrita... adorei a capa, os personagens e a história em si, mas achei que o autor escreveu detalhes demais o que o tornou um pouco cansativo... embora o final tenha sido bonito, esperava que fosse diferente, que fosse mais alegre, principalmente para Ida e para a mãe de Midas, pois no fim, nenhum dos personagens teve um final feliz, apenas se conformaram com seu destino...

Léia Viana 07/03/2012minha estante
Eu quero ler Lyani, fiquei super empolgada com a sua resenha!!!!

Lu 16/03/2012minha estante
Linda resenha, Ly! Parabéns!

Natália Tomazeli 02/11/2016minha estante
Que resenha mais perfeita, concordo exatamente tudo o que você escreveu, parabéns!

Aileen 12/12/2010

Não gostei mesmo.
Nossa, eu esperava outra coisa do livro. Todo mundo comentando de paisagens fantásticas, mas tudo que eu consegui notar foram pessoas solitárias e cheias de problemas que não conseguem resolver em momento algum. Todos os personagens da história têm passados muito tristes que deixaram problemas que não vão embora. Nenhuma das histórias termina bem, não é explicado o motivo das coisas acontecerem e o final... aff!

A personagem mais legal do livro é a Denver, menininha de 8 anos q tem uma maturidade maior do que a de qualquer um dali. Todo o livro me passou uma coisa muito deprimida. Eu gosto de ler livros de fantasia pra me tirar desse mundo pra um mundo mais legal, e não um lugar onde tudo é triste e monocromático.

SPOILER:

Um monte de gente na resenha comentando sobre se o amor vai fazer a transformação em vidro diminuir, sumir, etc. História de amor bonita e não sei o quê. Pra mim, história de amor bonita não termina em tanta tragédia (foi mal, sou uma romântica feliz). Se o objetivo do autor fosse q a transformação dos personagens fizesse alterar a transformação em vidro, a Ida tinha parado de se transformar assim que ela e o Midas se acertaram.

Decepcionante.
OceaneMontanea 10/01/2011minha estante
Oi Aileen. Gostei da sua resenha. Minha resenha desse livro também foi com esse q de decepção.

Marezinha 25/06/2011minha estante
Po, ainda não li o livro.. Li só o primeiro capítulo. Não me pareceu muito bom.
As pessoas não tem gostado, mas sei lá.. esse argumento de ser deprimente não me convenceu... =/ há vários livros tristes e muito bons.

This!!!
Eu esperava algo melhor nesse livro! Fiquei o tempo todo me perguntando " e quando vai acontecer alguma coisa?" Também achei o livro deprimente, frio e triste. Muito boa a sua resenha :D

OceaneMontanea 04/01/2011

Decepcionante
"Nunca julgue o livro pela capa". Eu ainda não aprendi! Não tenho muitas palavras para dizer desse livro. Sabe quando você vai com muita sede ao pote e acaba se decepcionando? Foi assim.
A capa é perfeita, o título instigante, a ideia principal é até muito boa, mas tudo isso foi desperdiçado com personagens fraquíssimos, cenários descritos sem energia, e alguns absurdos.
Enfim... não há muito o que dizer quando se decepciona com algo. Quem sabe dessa vez eu aprenda...
Bia 26/03/2012minha estante
Pois é. Eu tenho que aprender isso também... Não entendi muito bem o livro, achei confuso --'

vsc80 06/06/2012minha estante
Também julguei o livro pela capa, esperando uma história interessante.

Nathália 06/12/2010

Vou falar pra vocês que não foi fácil sentar pra escrever essa resenha. Ainda não sei bem o que dizer desse livro, não sei direito o que achei dele!

É um romance bonito, mas melancólico. Com personagens sofridos e problemáticos que de alguma forma se entendem e se identificam.

Uma improvável história de amor entre Ida, otimista e animada, apesar de sua doença nada normal, e Midas, um recluso, tímido e caladão. Ela aparece como um sopro de ar fresco na vida dele, fazendo com que repense e priorize algumas coisas. E pra ela, ele significa uma última chance, uma esperança.

Mas Ida está literalmente se transformando em vidro e eles precisam correr contra o tempo pra tentar descobrir uma cura pra essa doença. E, ao mesmo tempo, aproveitar ao máximo o tempo que ainda têm juntos.

A narrativa é meio poética, até metafórica, e talvez por isso eu tenha achado algumas partes chatas.

O autor é bastante detalhista e através de Midas, que é um apaixonado por fotografias, podemos visualizar com facilidade os cenários monocromáticos do misterioso e mágico arquipélago de Saint Hauda’s Land no inverno.

Eu concordo com a definição de fábula pra essa história e, pra mim, a lição de moral dela é o amor. O amor que transforma e melhora as pessoas. Ou não.
Birdie.Reader 06/12/2010minha estante
Muito boa sua resenha! :)

Dori 10/12/2010minha estante
bem, sua resenha me fez entender um pouco mais de como a história retrocede bom gostei!!

Mariana Freitas 15/09/2012

Livro triste, mas muito bom!
Vou fazer do meu último comentário, uma pequena resenha com algumas modificações..
Eu estava lendo algumas resenhas aqui e vi que algumas pessoas acharam a leitura chata e tediosa... Nossa, em momento algum eu senti isso! As descrições das paisagens sempre bem feitas e rápidas, capítulos curtos e simples. Eu estava sempre esperando uma chance de poder continuar a leitura. Outra coisa que vi nas resenhas e concordo: a capa é linda e as páginas combinam com a estória! Mas, como eu comentei, o livro é triste. Bem triste. Acho que ficaram algumas coisas mal explicadas no fim das contas, mas ele é bom de qualquer maneira. Gostei das mudanças que Ida conseguiu fazer no Midas, mas acho que a estória poderia ter outro fim pra uma personagem tão interessante...
Acho também que o final (não o final em si, mas as últimas frases) poderiam ser mais emocionantes.. eu simplesmente não acreditei que fosse tão assim, sem emoção. Mas vale destacar que a relação que Ida tenta e consegue construir com Midas é muito bonita. Essa relação, a luta de Ida pra encontrar uma cura e os flashes da relação de Midas com seu pai é que me fazem recomendar este livro. Ela foi corajosa e perseverante todo o tempo e ainda ajudou-o a se libertar do passado. Acho que não é todo mundo que vai gostar da estória, mas eu gostei e recomendo.
Luh 04/01/2013minha estante
amiga, gostei da sua resenha :)

Mariana Freitas 04/01/2013minha estante
Valeu Luh! ;)

Cris Flessak 31/03/2012

Triste, Melancólico, Cinzento e Depressivo
Capa linda, em alto relevo, folhas cinzas envelhecidas e sinopse interessante. Para quem julga o livro pela capa, daria nota máxima a este! :) Mas se eu tivesse que resumi-lo a apenas uma palavra seria "melancolia".

A história ocorre em um cenário invernal, descreve uma natureza morta com personagens extremamente tristes e carentes de um pouco de amor que seja.

O livro foi interessante? Sim, não dá pra negar que há um certo mistério envolvendo a trama. Contudo, é uma história dramática onde não há um sorriso sequer.

É como se a história fosse contada em câmera lenta; descritiva demais na minha opinião, em tão minuciosos detalhes que as vezes me tirava a concentração e tornava a leitura cansativa.

Dei 2 estrelas considerando certas partes do livro que foram interessantes, tal como os flashes do passado que nos ajudavam a entender um pouco mais do tempo presente dos personagens. Mas a trama apresenta muitos fatos sem sentido, que no fim me pareceram completamente dispensáveis para a história, pois não adicionaram em nada: os tais seres voadores, as águas-vivas luminosas, a criatura que transformava o que via em branco...

Enfim, para se ter uma ideia do clima do livro, é só entrar na página do autor: http://www.alishaw.co.uk - ela fala por si só.
Léia Viana 31/03/2012minha estante
A ideia da história, em si, tinha tudo para ser "o livro", mas o autor se perde com detalhes enfadonhos e mistérios sem revelação alguma, que, ao invés de nos emocionar, nos deixar curiosos com seu desfecho - que não ocorre - nos deixa enfadonhos e sem entender muita coisa.

vsc80 23/05/2012minha estante
Eu estou achando o livro parado demais... Só não desisti pq estou curiosa para saber como terminará Ida...

doc leão 06/02/2013

INSTIGANTE E REFLEXIVO
Terminei a leitura a pouco menos de uma hora e a conclusão preliminar é que o final do livro não foi o desejado, acredito, para a maioria dos leitores. A personagem Ida que vai se "vitrificando" ao longo da história, é uma das mais agradáveis, e ganha a simpatia do leitor logo nas primeiras páginas. Seu final como estátua de vidro repousando no fundo do oceano é a princípio frustrante. Como disse, essa é a conclusão preliminar. Analisando com mais profundidade, este é um livro que nos faz refletir. O autor é dotado de fina sensibilidade e acurada capacidade de descrever ambientes e personagens. As monocromáticas ilhas onde se passa a história são tão bem descritas, que quase é possível sentir o frio do local. Cada personagem é cuidadosamente elaborado e tem finais bastante justificáveis como por exemplo a mãe de Midas, uma mulher corajosa e intensa casada com um homem austero de coração de vidro. Esta mulher apaga-se em uma existência insípida que tem como clímax um pequeno affair com Henry, um quase eremita que vive para suas pesquisas e para o estudo dos animais fantásticos que habitam a ilha. O pequeno romance não passa de uma tentativa de dar cor a vidas desbotadas e ambos no final do livro optam por não se unirem, demonstrando que suas verdadeiras existências foram as que de fato viveram por mais sem graça que isso possa parecer. O personagem Carl, violento, em sua maneira de querer, conclui que de fato durante sua vida, as pessoas se afastavam por medo. Termina sucumbindo em uma tempestade de neve tentando de forma agressiva se ver livre dela (completamente coerente com o personagem). Midas, um personagem cheio de medos que ama fotografar em preto e branco apaixona-se por Ida. Aos poucos Ida, vai passando coragem para Midas e desmistificando seus traumas. Quando ela se transforma por completo em vidro, Midas também perde seus medos e termina a história praticando mergulho oceânico vestido em uma roupa vermelha (nada mais corajoso e colorido). A metáfora é clara: uma garota exuberante que vivia intensamente foi perdendo a cor e vitrificando (o vidro é incolor), ao mesmo tempo em que transferia para a pessoa que amava o que tinha de melhor: coragem, cores e sede de viver. Teria muito mais para resenhar, mas acredito que poucos teriam paciência para tantas linhas e por isso encerro por aqui. Ah! Antes que me esqueça: alguém poderia me dizer qual a utilidade, na história, da criatura que transforma tudo em cores brancas.
Juliana 14/02/2013minha estante
Gostei da sua resenha, mas ele tem muitos spoilers, dos mais reveladores possíveis... vc poderia editar e colocar o link de spoiler. Sei lá... só uma dica.

Natália Tomazeli 02/11/2016minha estante
Concordo com a Juliana, a resenha está ótima, mas possui muitos spoilers.

Léia Viana 23/03/2012

Muito místério... poucas revelações.
É muito difícil não se encantar com a beleza deste livro. Com uma capa linda, que ao tocar os dedos nela sentimos o relevo de seu desenho, as folhas parecem envelhecidas pela ação do tempo e suas pontas são em grafite prateado, faz lembrar livros antigos, daqueles que vemos em filmes de fábulas, mas, ao mesmo tempo parece um livro novo, por trazer uma capa tão viva. A estrutura do livro em si é um encanto de tão lindo e caprichado que ele é. Impossível resistir a este livro.

“A Garota dos Pés de Vidro” é uma obra de ficção ousada, por apresentar a fantasia em um mundo contemporâneo. Para quem o lê, fica a sensação de uma realidade surreal, o cenário é quase totalmente lúdico, com seres extraordinários e com uma criatividade que parece não ter fim. O autor conduz sua história sem se limitar pela prudência, ou pelo temor em cair no absurdo e beirar ao ridículo, ao contrário, deixou sua imaginação fluir através de um cenário gélido e monocromático e, é sob o olhar de um personagem: Midas, um fotógrafo apaixonado, tímido e solitário, preso a um passado sem amor e compreensão, que conhecemos a pequena ilha Saint Hauda’s Land. Um lugar cheio de magia e mistérios, repleto de lendas e habitado por criaturas estranhas. O ambiente é descrito de forma extensa e muito peculiar e, embora eu seja uma pessoa que aprecia os detalhes de uma obra, confesso que em algumas passagens da história achei a narrativa um tanto quanto monótona e exaustiva, com uma história tão suspensa, por apresentar aos poucos, personagens e informações novas, que fica difícil não se perder ali, diante de tantos dados novos, que, fez com que eu me senti-se apenas como uma espectadora de acontecimentos alheios, e não uma leitora que quer se identificar, emocionar com a história, sem chance alguma de me entregar e me envolver com a narrativa.

“A Garota dos Pés de Vidro” não me encantou, é um livro que tem muita história mas não nos revela quase nada de seu conteúdo, de seus mistérios, fiquei sem saber uma porção de coisas, e, por isso, não tenho como dizer aqui que eu amei este livro. Apenas gostei, não seis e mais influenciada pela beleza de sua capa e folhas ou por alguns detalhes da narrativa.

Aconselho, a quem for se aventurar a lê-lo, que o faça de mente aberta, com paciência e fé no impossível, sem esperar muito mais.
Verdade...
Gostei da sua resenha. Tenho muitas dúvidas quanto a história,aff.

Evy 30/04/2012minha estante
Nossa, eu já me encantei completamente, até o mistério me pareceu adequado. Entrou pros favoritos, sou super fã da narrativa e do Midas, ele é o mais fofo de todos! :)
Mas sua resenha está ótima. Bjos

Bela 14/06/2014

Envolvente e encantador
A garota dos pés de Vidro, conta a história de Ida, uma mulher que está sofrendo de um fenômeno raro e desconhecido para as pessoas ou quase todas elas. Ida está se transforando em vidro, e tudo começa com a alteração de seus pés.

Como uma medida em busca de cura, ela vai para uma ilha, onde espera encontrar a pessoa que pode ter a solução para seu o seu problema. Essa ilha contem cenários que são extremamente encantadores e fantásticos, dignos de uma boa fotografia. E é nesse ramo que entra Midas, um jovem fotografo não profissional, que mora nessa ilha desde que nasceu e que conhece Ida por acaso.

Os dois passam a se encontrar com mais frequência e a conviver mais um com o outro. Aos poucos, uma relação vai surgindo entre eles, mas existem alguns problemas além da doença dela. Midas tem seus próprios dramas pessoais, relacionados à sua família, e que de certa forma, interfere na história de outras pessoas.

Uma história se enlaça a outra. Um drama dá continuidade a outro. É basicamente assim que funciona A garota dos pés de vidro, e essa é a parte mais gostosa da história. O modo como o problema de cada personagem é mostrado e explorado, os dramas pessoais, os problemas com o passado e o que temem do futuro. Podemos tirar grandes lições do livro.

Mas também é na parte mais deliciosa, que surge alguns problemas na leitura. O modo como o livro é escrito é consideravelmente fácil, mas existem algumas complicações, que em alguns pontos tornam a leitura um pouco confusa. Ocorrem muitos flashbacks e mudança de narradores no decorrer da história, em um capítulo acontece algo, então logo na página seguinte, somos levados a um passado de muito muito tempo atrás, na mente de outro personagem. Não é algo que atrapalhe de fato a leitura, mas a torna um pouco mais confusa.

De maneira geral, A garota dos pés de vidro é um livro inspirador e envolvente, onde você pode literalmente amar e detestar os personagens ao mesmo tempo, tudo por culpa de suas ações. Realmente adorei a experiência de ler, e me fez pensar o quanto nossas vidas podem mudar de uma hora para outra em um tempo que pode acabar sem que possamos aproveita-lo de verdade e o quanto é importante agir de acordo com o que sentimos, pois caso não façamos o que desejamos fazer, podemos nos arrepender para sempre disso.

OBS : Uma coisa me incomodou muito a revisão, com muitos erros nas palavras. Letras trocadas, frases trocadas e em desordem. Essa história merece uma revisão melhor.
Cammy 26/07/2014minha estante
Concordo com vc, o livro é de fato inspirador, as metáforas que ele usa durante TODO o livro são muito bem colocadas, as sutilezas nas descrições dos cenários, as diferenças gritantes de um personagem para o outro dando individualismo e ao mesmo tempo mostrando que a dor e o sofrimento se dá de forma parecida em cada personagem mas q cada um escolhe por transpor de formas distintas.... Esse livro é incrível! rsrs

além do clima de sonho e realidade que permeia toda a narrativa... é incrível!!! e uma coisa é fato, não é o tipo de narrativa e/ou história que agrada a todos rsrs

Bela 31/07/2014minha estante
Concordo plenamente com você sobre tudo.
Você tem razão sobre ele não agradar a todos os públicos. rsrs. A edição que eu tenho veio para mim de outra pessoa, que disse que não gostou nem entendeu nada do livro. Já olhei outras resenhas em blogs e as opiniões sobre esse livro são sempre bem diferentes. Ou detestaram ou adoraram.