A Garota dos Pés de Vidro

A Garota dos Pés de Vidro Ali Shaw

Resenhas - A Garota dos Pés de Vidro

Luh 25/08/2020

Diferente!
Um livro que trás assuntos complexos de forma diferente, como o abuso ou abandono de carinho e traumas de infância.

Karine 06/04/2020

Bons personagens, mas história nada envolvente
Ler esse livro me deixou uma sensação amarga. Só depois de pensar um pouco entendi o porquê.
A capa linda e os detalhes do lado do livro dão muita vontade de ler, mas as aparências infelizmente enganam.
Não coloco a culpa nos personagens, muito pelo contrário: eles são a melhor parte da história, o ponto mais alto. Midas, Ida, Henry, o próprio pai de Midas (homônimo), têm o background bem explorado e personalidades diversificadas.
Talvez seja isso que cause grande parte da decepção. Você consegue se apegar aos personagens e a história não faz jus a eles. Midas, mesmo introvertido, possui motivos para isso em seu passado conturbado com a família, e desenvolve um carinho profundo por Ida. Ele tem medo de não gostar nunca mais das pessoas, o que é mostrado por belas analogias com a fotografia, seu hobby predileto - talvez ele prefira as coisas em duas dimensões, não a profundidade do mundo 3d. A menina dos pés de vidro (Ida) é o oposto: muito extrovertida, fala o que pensa, divertida, e rapidamente se apaixona por Midas também.
O romance se desenvolve da metade para o final do livro, e eu até prefiro que não seja tão rápido. Romances instantâneos, do tipo miojo, não agradam nem convencem. Quem gosta de cenas mais ''íntimas'' entre os casais também não vai sair decepcionado.
Assim parece que adorei o livro, mas em breve vou chegar ao que me desagradou.
Dois personagens impossíveis de desenvolver antipatia são o Gustav e a Denver, sua filha de 7 anos e uma das coisinhas mais inteligentes que já vi, inclusive ajudando Midas a repensar algumas atitudes. Gustav é dono da floricultura em que Midas trabalha e também seu melhor amigo. Sua esposa faleceu tragicamente, como outros personagens do livro.
O ponto fundamental do enredo é justamente a ocorrência de alguns fenômenos inexplicáveis na ilha em que Midas e os personagens (fora Ida) moram. E, infelizmente, em minha opinião, não houve desenvolvimento satisfatório.
[SPOILERS]
Sabemos que um livro de fantasia, para prender o leitor, precisa ter um mínimo de credibilidade, mesmo que apenas no mundo inventado. A história dos bois com asas não me desceu (e não tem motivo ALGUM! Não ajuda na trama, nada). Achei ridículo, sinto muito, não deu.
Outro ponto: não há explicação alguma para o fato da Ida estar virando vidro! Zero! Entendo quando o autor deixa em aberto, mas dá pistas pra você desvendar. Aqui, não há o que ser desvendado. A própria Ida me representa e se irrita com o Henry, questionando o que ela pode ter feito para aquilo acontecer, se ela havia pisado em algo, visto algo. E ele dá uma resposta inconclusiva: às vezes as coisas simplesmente acontecem e não há o que fazer. Isso não é uma resposta digna, tampouco algo a ser transportado para a vida real. Decepcionante.
Em cerca de dois momentos do livro, Henry cita uma criatura que transforma em branco tudo o que vê. Mas quando Ida o questiona sobre si, ele não dá a entender ser essa a causa, até porque o vidro é transparente, não branco. Talvez ele se referisse à ilha, que é cheia de neve.
O final é até difícil de comentar. Não quero dar spoiler pra ninguém sobre algo tão importante, mas já digo que não gostei de 90% dele. Os outros 10% dizem respeito à atitude do Midas, que foi o personagem que mais se desenvolveu durante o livro.
Em resumo, é uma leitura que não recomendo, com tristeza, pois queria ter gostado do livro. A receita era perfeita, mas a execução foi tortuosa. O livro é relativamente curto, mas o andar da história consegue ser maçante em determinadas partes.
Descobri que o autor possui outro livro chamado ''The Man Who Rained'' (O Homem que Chovia - tradução minha), lançado 2 anos depois, e parece ser no mesmo estilo - até a capa é semelhante. Quem gostou desse, provavelmente deve dar uma chance ao outro.
Eu não darei.

Gabi 19/03/2020

Eu que não sou fã de fantasia cheguei a desejar que esse livro jamais acabasse! É lindo! É triste, muito triste! Cheio de boas mensagens sobre solidão humana.

Nêssa 20/08/2019

Uma história  fantasiosa que envolve seres inusitados/peculiares acontecimentos estranhos e até então inexplicáveis, conflitos internos e externos dos personagens consigo mesmos, com o passado e o cotidiano, entre outras tantas coisas.

Os principais personagens são Midas (fotógrafo, timido, mal resolvido consigo mesmo, com várias predisposições, e poucos amigos) e Ida (jovem outrora aventureira, ainda corajosa e destemida mesmo na atual situação inimaginável que a impôs limitações). Tendo dito isso, dá pra se concluir algo óbvio, que é que Ida e Midas vão ter um romance, mas há tantas coisas além disso...

Particularmente esse livro não me agradou realmente, pareceu-me que eu estava lendo uma enorme introdução pra chegar no assunto principal, e depois havia outras partes introdutórias de outros assuntos, e no fim algumas lacunas continuaram sem ser preenchidas...mas houveram boas passagens afinal, embora o todo não tenha sido tão bom.

Infinitas 02/06/2019

Midas é um fotografo, acontecimentos do seu passado tiveram consequências na sua personalidade, o fazendo não querer ter contato com outras pessoas e por consequência se excluindo do mundo, ele se expressa através de suas fotos. Ele tem uma vida vazia ate que conhece uma garota.

"As iris dos olhos dela eram de um cinza-titânio, seu traço mais marcante. Seus lábios não tinham nada de especial e suas bochechas eram normais. Mas seus olhos... Ele percebeu que os estavam encarando e rapidamente afastou o olhar."

Ida tem um problema grave com os seus pés, ela anda devagar se apoiando numa bengala, ela esta a procura de um homem, Henry, que mora na Ilha onde Midas vive, e ela precisa encontrar Henry o mais rápido possível para que possa se curar. A presença de Ida na vida de Midas não apenas desperta reações nele como também irá mexer em muitas feridas do seu passado.

"Algo em Ida o havia desarmado. Não apenas suas botas, seu cabelo, seu rosto. Era uma coisa estranha... A forma como a Ida real era de alguma forma mais atraente do que a Ida fotografada."

Os capítulos são curtos e médios e alternam entre vários personagens do livro, dessa forma podemos conhecer mais de cada um deles. O autor também não se prende apenas no presente, explicando melhor o passado dos personagens, sendo assim, alguns capitulo são de flashbacks.

O autor descreveu tudo muito bem, descrevendo as belas paisagens, hesitações, sensações, tudo enriquecendo ainda mais a história.

"Fechou os olhos e sentiu certa felicidade por isso, junto da desconfortável ideia de que ela estava se transformando em vidro."

O romance entre Midas e Ida ganha ainda mais destaque quando na metade do livro Ida esta virando vidro e pelo que se sabe, não há cura.

No decorrer da leitura o leitor fica torcendo e fica muito esperançoso para que ela se recupere, que alguém encontre uma cura para ela, ou se preparando para a possibilidade de um triste final. O autor nos dá motivos para acreditar em ambas as possibilidades para o final.

A garota dos pés de vidro é um livro que cativa, com um enredo muito interessante e muito bem escrito do inicio ao fim.

site: https://infinitasleituras.blogspot.com/2019/06/resenha-garota-dos-pes-de-vidro.html

Adriane 23/04/2019

maçante
Achei o livro com o desenvolvimento lento. Haviam personagens interessante, o mistério era algo que talvez pude-se motivar a continuação para a leitura do livro, mas não funciona aqui. O livro se prolongava demais em certos diálogos ou pensamentos que não levavam a nenhum sentido. Eu esperava mais desse livro

site: https://medeixeopinar.blogspot.com/

Natália | @tracandolivros 20/04/2019

Premissa bem diferente do normal, bem interessante
Midas é um jovem fotografo que vive sozinho, um dia ele estava passeando no bosque procurando fotografar a luz, e acaba encontrando uma garota chamada Ida, que usava umas botas enormes e andava mancando, eles se apresentam e acabam se encontrando no dia seguinte. Ida pede ajuda para ele, ela precisa encontrar um homem chamado Henry Fuwa, que ela conheceu na última vez que havia ido até a cidade. Midas reconhece o nome como um amante de sua mãe, mas não diz isso a Ida, ele finge que não conhece o homem.

Neste livro há um toque de fantasia, não tão explicada, não se diz porque nessa ilha existem os animais e as coisas, e nem mesmo porque todo mundo não os percebe, apenas alguns poucos sabem de sua existência.

Midas tem alguns problemas passados com seus pais, que são apresentados aos poucos e que mostram muito bem o porquê da personalidade tímida e sempre esquivada dele. Ida já é o oposto, ela é sempre bem animada, mas está com muito medo do que pode acontecer já que está com esse problema nos seus pés e não faz ideia de como pode se curar.

É um livro tocante, com uma narrativa bem tranquila, um início levemente confuso. Confesso que nunca havia ouvido falar dele, encontrei-o na biblioteca e sua capa e sinopse me chamaram a atenção. Eu gostei da narrativa e dos problemas apresentados, mas o romance não me convenceu completamente, e ele tinha um grau de importância para os acontecimentos finais. É um livro bonito, que tem de ser lido com calma e mente aberta.

site: https://www.instagram.com/p/BawQKrJAPWs/

Dede Silva 30/03/2019

Leve
Um romance com pontas de mistério. A história tem uma leveza, apesar de alguns climas a história te envolve, e faz você querer ler até o fim.

Estela | @euviestrelas 18/03/2019

No princípio conhecemos Midas, um homem muito tímido, do tipo que só vive o seu momento, a sua própria companhia, adora tirar fotos de tudo, enxerga o mundo pelas lentes da câmera. Um dia fotografando por aí, conhece Ida, uma garota linda, mas que tem um grave problema que prefere esconder de todos, está se transformando em vidro.

Devo dizer que o livro é estranho, mais que não deixa de surpreender, no livro vemos um cenário bem diferente, com pântanos congelados e macabros, paisagens monocromáticas e águas-vivas brilhantes e perigosas no mar. Midas é do tipo de pessoa que podemos considerar como nerd e como a maioria, é super tímido.

Apesar de ser uma leitura bem lenta, me fascinei pelos variados cenários que vemos através da leitura, e se acha que tudo se resume a uma garota com os pés de vidro está enganado, claro que é o assunto principal do livro, mas temos vários coisas a descobrir, como por exemplo, porque o pai de Midas era tão frio. E também o que acontecerá a Ida, também podemos ver que na história tem muita coisa ligada, principalmente os personagens mais 'velhos'.

Gostei bastante da leitura, apesar de gostar de algumas coisas diferentes do que aconteceu, podemos observar aquele 'mundo' pelos olhos de uma pessoa tímida ao extremo, o que se passa na cabeça de uma pessoa tão sem reação. Não vou contar muito, pois basicamente o que posso contar para não estragar nada, está na sinopse. Então concluindo super indico o livro que além ter essa capa linda, é bem interessante.

Resenha escrita em: 25/09/12

Nicoly.Correia 01/12/2018

Bem...Diferente
Para ser sincera no começo do livro eu fiquei com um pé atrás, a historia é bastante serena e bem, fria. É diferente, com uma premissa curiosa mas o como as coisas rolaram me pareceu familiar. O livro é bom, mas acredito que não fora do comum, também não é um livro daqueles de uma tarde que se usa para se recuperar de uma ressaca literária, é um livro calmo, se você não tem paciência realmente não o recomendo, existem vários momentos que a historia não prende muito, esse livro precisa ser lido com calma, e se você acha que está em um momento que entre nessas condições, esse livro é uma INCRÍVEL experiência.

Karina 18/06/2018

A GAROTA DOS PÉS DE VIDRO - Ali Shaw
Ali Shaw é um jovem autor inglês. Ainda com poucos títulos lançados, vem mostrando todo seu potencial em histórias emocionantes e cheias de bons ensinamentos.
"A Garota dos Pés de Vidro" é uma obra pura. Um livro encantador, forte e surpreendente.
O autor não nos mostra uma história clichê, previsível. Trata-se de palavras extremamente malucas e fantásticas.
Ida Maclaird é uma linda garota. Sempre muito segura de si. Nunca teve problema com garotos, e sempre fez tudo o que desejou.
Em uma de suas inúmeras viagens, foi conhecer uma inóspita ilha, St. Hauda's Land.
A ilha era cercada de casinhas escuras e lendas fantasmagóricas. Porém Ida sentiu-se acolhida ali inquietantemente em paz.
Sabia que sua falecida mãe tinha uma história naquelas terras, talvez seja esse o motivo de tamanha conexão.
Mas agora, de volta em sua casa, Ida sente fortes dores em seus pés. Parece uma pedra ou espinho que se materializou em sua carne.
Não era nada tão simples assim. Ida Maclaird estava se transformando em vidro. Seus pés eram as primeiras partes de seu corpo a serem tomadas.
Não entendia como isso poderia acontecer, justo com ela, uma menina cheia de energia e disposição.
Tentando encontrar uma resposta, lembrou das lendas de St. Hauda's Land. Era sua única chance de cura. Ida iria em busca de ajuda.
Só não imagina que iria encontrar o seu grande amor.
Midas Crook era um garoto tímido, mas com um coração enorme.
Sua infância foi baseada em regras e em assistir o sofrimento de sua mãe com a ausência do marido.
O pai de Midas não era um homem ruim, mas não suportava interação social, nem com sua esposa e filho.
Midas acreditava nesse isolamento, e passava os dias sozinho analisando as fotografias que tirava.
Foi em busca de uma foto perfeita, que seu olhar se deparou com o de Ida.
O sentimento foi instantâneo. Mas ele soube que algo estava errado, pela maneira da garota andar.
Quando descobriu a verdade, quando descobriu os pés de vidro de Ida, ele soube que precisava dela, que precisava ajudá-la.
Mas o garoto era idêntico ao seu pai. Não sabia como agir, como se envolver. Midas tinha muito medo de decepcioná-la e só de pensar em perdê-la ficava aterrorizado.
Juntos precisam enfrentar o problema.
Ida sabe que pode contar com Midas, e acredita que ele seja a sua salvação.
Talvez ela não encontre o que veio em busca, mas esse amor será enraizado em seus pensamentos e eternizado em seu coração.
Será que Ida precisava voltar para conhecer o verdadeiro amor?
Seria ela a quebrar todas as barreiras e regras de Midas?
Uma obra que nos mostra a verdadeira força da amizade, união e amor.
Casa de Livro Recomenda!
Não se esqueçam de aproveitar os maravilhosos descontos no site do nosso parceiro www.CupomValido.com.br.

No final, o que a tornou capaz de pentear o cabelo, colocar uma camiseta limpa e enfrentar a escola era o homem lá embaixo e o isolamento de seu estilo de vida. Com Carl longe e Henry Fuwa certo da impossibilidade de cura, ela sentia um alívio agridoce na solidão dessa pequena casa com terraço. Tinha poucos visitantes, nenhuma televisão, quase vista nenhuma. Lá eram apenas ela e Midas, guardados longe do mundo.
Aqui ela podia se transformar silenciosamente em vidro, apenas com o amor a distraí-la.

Titulo: A Garota dos Pés de Vidro
Editora: Lexa

Boa Leitura
Casa de Livro
Karina Belo

Ela acordaria, notaria que as meias tinham sido retiradas e chegaria a conclusão óbvia. Ele grunhiu silenciosamente. Ainda estava um pouco bêbado e muito cansado. A imagem daquele pé permanecia em sua mente, parecendo a memória de um sonho que ele sabia estar prestes a se dissolver.

Caminhar na noite oferecia momentos em que ela esquecia o que estava acontecendo com seus pés, apenas para o momento ser destruído com uma neblina de agulhas e alfinetes em suas veias e as respostas mudas de nervos mortos. Quando ela tentava flexionar os dedos. O sono daquela noite estava duro de vir. Ela sabia que era perverso, mas Carl, tendo retornado para seu próprio chalé, parecia um impostor. Ela havia dormido na outra noite ao alcance de Midas em seu quarto, e aquilo se pareceu com um lar. Na manhã seguinte com ele, com óleo na frigideira, ela sentiu algo prazeroso.

As fotos nas paredes da cozinha pareciam calorosamente reconfortantes: esse era o peculiar mas aconchegante esconderijo de Midas. Ela se imaginava passando manhãs nesse santuário a beber café preto em silêncio com ele.

"Mas não me disse por quê. Ou como. Eu sempre fui uma pessoa normal, Henry. Como uma pessoa vai de uma vida normal para uma segunda vida assim, andando com uma bengala sem sentir os próprios dedos?" Ela fechou fortemente os punhos. Seus olhos estavam esbugalhados." O que fiz para causar isso? Apenas me diga o que fiz, onde pisei, o caminho de quem cruzei...Alguma coisa".

site: www.casadelivro.com.br

Anízia 21/02/2018

Encantador
A leitura pode ser de dificil entendimento no inicio, mas o desenrolar da história mostra como pode ser fascinante esse livro e de fato é! A garota dos pés de vidro" um dos meus melhores livros".

fernando 11/11/2017

Adorei
É um livro apaixonante, com uma dinâmica que te prende do inicio ao fim, em alguns momentos nem respirar consegui de tanta expectativa! Simplesmente incrível.

Nathalia.Sabino 13/10/2017

Uma fantasia diferente e original!
Li esse livro há muito tempo atrás. Eu tinha por volta de 15 anos, mas já carregava uma característica peculiar: adorar livros com desenvolvimento lento. Sei que muitos por aqui não gostam, mas eu nunca me importei. Para ser sincera, livros assim são os que mais me marcam. Eles conseguem me conectar mais profundamente com a história e com os personagens, algo que livros mais rápidos não conseguem tão facilmente. E essa história tem isso. Ela tem um desivolvimento lento, por isso acredito que me conectei tanto com o personagem Midas. Apesar de ele ser um personagem introspectivo e nem um pouco cativante, seus pensamentos combinavam muito com os meus. Foi uma química completamente diferente, não me lembro de me identificar tanto com um personagem. Talvez se o lesse hoje eu não teria essa conexão, mas naquela época tive.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não me lembro muito bem da história (minha memória não é das melhores), mas lembro que esse livro é uma fantasia bem diferente da convencional. Não só no cenário e nos pequenos animais que transformam as pessoas em vidro, mas no foco que ele tem nos sentimentos e no desenvolvimento dos personagens. Ele é muito mais focado na vida e nas lembranças do que na própria fantasia, e isso pode se tornar tanto um ponto positivo quanto negativo, dependendo do leitor. Eu gostei. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Recomendo para quem quer ler uma fantasia diferente.

site: https://www.instagram.com/p/BZl9pwsFqZk/?taken-by=sobre.ler

Anya 02/08/2017

Não recomendo

Decepcionante Não foi nem de perto o que eu esperava. Não recomendo. Decepção total.

Livro linear, previsível, sem surpresas, com um final 💩 Tipo o livro todo é fraquinho, mas eu tava com aquela esperança que no final teria uma reviravolta e as coisas iam melhorar. Mas não, final 💩 livro 📙 💩
Não recomendo a leitura.
Gi 20/07/2018minha estante
Nossa, eu amei este livro. Encantador, diferente. Li há anos e até hoje quando lembro dele me vem diversas sensações intrigantes.