Contos de Horror da América Latina

Contos de Horror da América Latina Vários

Resenhas - Contos de Horror da América Latina

Ma F 02/02/2024

Contos de Horror da América Latina
Nessa coletânea de contos eu encontrei muitas histórias que apesar de causar sim um certo horror, me causaram repulsão.
Muitas histórias capturaram personagem brutais e com sempre um toque de surpresa no final.
Várias vezes me deparei no final dos contos pensando que os autores deram pistas para entender o que iria acontecer, mas em uma sutileza que nos leva a ignorar alguns detalhes.
Essa coletânea é ótima e nos mostra o talento de alguns escritores latinos!

Amanda3913 01/02/2024

Objetivo dos contos é horrorizar seus leitores
A proposta do livro é, de fato, horrorizar o leitor. De todos os contos do livro, os que mais gostei foram os dois de autoria do Horácio Quiroga, autor Uruguaio. Com destaque também para " O homem-morto", de Leopoldo Lugones.

Anelena 02/02/2024minha estante
Curti bastante seu comentário e não podia concordar mais com essa tarefa da leitura crítica. No caso desse livro, particularmente nos ?idiotas? de Quiroga, achei que a brutalidade da descrição acrescentou uma camada a mais de horror à narrativa, como se a própria voz onipresente do narrador fosse tbm parte desses grotescos acontecimentos. Imagino que não tenha sido a intenção do autor, eivado dos preconceitos do seu tempo, mas a forma como a leitura me atingiu, tantas décadas depois, foi essa. Doido ne?

Rick Shandler 03/02/2024minha estante
Doido e doído... hahahah. Concordo contigo, nossa leitura atual de clássicos do terror adiciona uma nova camada de horror as histórias. Uma camada não intencional, baseada nos preconceitos e visões de mundo pra nós tão grotescas. Tem uma série, baseada em um livro (que ainda não li mas quero muito ler), Território Lovecraft, que trabalha bem isso. Lovecraft infelizmente é reconhecido por um tom bem racista em seus livros. Quanto ao horror presente em seus livros ele é genial, mas ao ler eles as vezes dá mais medo do racismo do autor do que da história em si. No seriado eles abordam de uma forma muito interessante isso, tem todo o horror cósmico que tornou o autor famoso, mas o que dá medo mesmo na série é bem mais real...

valmir 31/01/2024

Horror
" - A natureza é um lampejo do poder divino; e, como tal, contém em seu seio mistérios que confundem a ignorância do homem, cujo orgulho o leva a procurar soluções em delírios quiméricos. " ( Ervas e Alfinetes - Juana M. Gorriti)

Livreto sensacional, uma coletânea de pequenas pérolas de um elenco clássico e genial!

Imperdível!

Aline 30/01/2024

O livro reúne pequenas histórias de horror de grandes autores da América Latina. Como alguns contos são muito antigos, algumas expressões são desconhecidas, mas é o de menos. Fiquei realmente horrorizada em alguns momentos. Vale a pena a leitura.

Carol2638 22/01/2024

Ótimo livro de contos de horror
Livro curtinho com os ?clássicos desconhecidos? latino-americanos (pelo menos pra mim) de autores que escreviam sobre horror, como claramente Horacio Queroga é adepto, ou mesmo de autores que tentaram se aventurar na categoria, como Sr. Machado de Assis. Uns gostei mais outros menos, mas no geral, o livro de contos foi muito bom!

vet_leitora 16/01/2024

Desesperador
Não sou acostumada a ler esse tipo de livro, é achei uma leitura interessante, mesmo sendo bem desesperador ver esses horrores.

Classificação: +18 (crueldade)

maribaciega 13/01/2024

São 10 contos de autores diferentes da América Latina, uns são muito surreais e outros não são nada demais, até meio sem conexão, mas acho que como eu gosto dessas coisas de mistério e ficção, fiquei empolgada na maioria.

Erika 10/01/2024

O que achei?
Não costumo ler muitos autores brasileiros, porém já conhecia alguns do tempo de escola onde tive que ler algumas obras. Não achei aquilo tudo, não são contos que realmente dão aquele frio na espinha, mas alguns realmente criam um suspense. Talvez se fossem mais longos renderiam boas histórias?

Duda 10/01/2024

Nossos monstros são nossa própria realidade...
Um ótimo livro para quem curte contos de horror, visto que são contos que não dão medo, e sim causam estranhamente e repugnância.

Como são vários autores brasileiros(das antigas), por vezes tive que reler trechos para conseguir entender de quem ou o que estavam falando.

Foi ótimo poder ler mais de autores da América Latina, já havia lido "A Galinha Degolada" do Horácio Quiroga em espanhol, e lê-la novamente em português foi muito bom, é um dos meus contos favoritos do livro. Horácio ainda tem outro conto neste livro, "O Filho", que também chamou a atenção.

Também gostei bastante do conto "Os Porcos" de Júlia Lopes de Almeida, que trouxe angústia e repugnância em várias formas.

E o meu terceiro favorito ficou com "A Causa Secreta" de Machado de Assis.

Além desses contos citados, ainda temos:
"O Cemitério" - Lima Barreto
"O Homem morto" - Leopoldo Lugones
"O juramento" - Humberto de Campos
"Ervas e alfinetes" - Juana Manuela Gorriti
"O bebê de tarlatana rosa" - João do Rio
"De além-túmulo" - José Juan Tablada

giogio 06/01/2024

Brabo
Adorei todos os contos, uns mais que outros, mas o "os porcos" e "a galinha degolada" são de prender a respiração no começo e só soltar no final. curti demais e acho que pela primeira vez na vida saquei a diferença de terror e horror porque não é nem de longe medo que esses contos evocam, é só um asco e repulsa das cenas.

ivi.alvess 06/01/2024

Esperava um pouco mais de terror. Fui cheia de expectativas e acabei terminando um pouco frustada. Dos contos, o que eu mais gostei foi o primeiro e o último.

Pieri 05/01/2024

Esse livreto veio de brinde em uma caixinha da tag.

Nele contém alguns contos escritos por autores da América Latina.

Os dois primeiros contos me pagaram muito!

Foi uma ótima seleção e eu gostei o brinde. Pequeno e de rápida leitura.

Mari 03/01/2024

Podia ter sido melhor!!!
Os contos foram bem construídos mas não me cativaram. Não sei se é porque eu me acostumei a ler coisas de terror do Stephen king e cobrei demais dos outros autores. Infelizmente foi bem decepcionante.

romulocinetic 02/01/2024

Intrigante?
No geral, contos no mínimo curiosos desses autores incrivelmente importantes nos movimentos literários de seus respectivos países, cheios de subtextos e alegorias a situações da vida cotidiana da época em que foram compostos, utilizando o horror e a tragédia como base para essas construções de forma única. Esperava contos um tanto quanto mais assustadores na experiência em si, mas nada que e histórias extremamente intrigantes em si não tenham compensado.