Salvar o fogo

Salvar o fogo Itamar Vieira Junior

Resenhas - Salvar o Fogo

Sílvia 12/05/2024

Real
O livro retrata a realidade vivenciada em vários lugares do nosso Brasil, a pobreza, as crenças, a simplicidade

Rafael C. Barbo 10/05/2024

Muitos são os temas dessa histórias. Mas o principal é a terra. A terra vermelha sagrada, moradia dos antepassados, casa para os que vivem o presente. A história narrada no livro é fictícia mas com um pano de fundo real. Livro pungente que nada tem de fácil. Uma narrativa que mostra o poder dos que mandam e a revolta justa dos que não podem fazer mais nada a não ser continuar. Livro sensacional.

Diego.Felizola 09/05/2024

Com elementos afroindigenas na narrativa, Salvar o fogo segue uma dinâmica parecida com a de Torto arado. É dividido em 4 partes com narradores diferentes, todos moradores da Tapera.

Aqui também temos uma história de gente sofrida e que luta pelo seu direito de existir e usufruir do que sempre cuidaram.

Há pontos de conexão entre os dois romances por meio das personagens que voltam a aparecer aqui de maneira bem sutil e sem alarde.

O fogo está aqui presente em diversos momentos, ora como personagem principal, ora como acessório da narrativa. O que mais me chamou a atenção foi o fato de que talvez o título da obra seja uma metáfora sobre manter viva a chama da vida dentro de nós.

Livro que facilmente recomendaria.

Edna Souza 06/05/2024

Salvar o fogo
Já comecei a ler o livro com uma expectativa muito alta por conta de Torto Arado. A obra aborda assuntos extremamente relevantes. Com o contexto rural e com personagens afro - indígenas. Apresenta a pobreza e os desmandos de uma igreja que se aproveita da honestidade e temor das pessoas. A cada parte lida da pra sentir a dor e indignação de pessoas que lutam tanto para tentar sobreviver em meio a tanta escassez e
ainda se deparam com o ódio dos seus semelhantes. Gostei muito do livro, a escrita é boa e de fácil entendimento, mas Torto Arado segue em primeiro lugar das obras desse autor.

mariagaertner 03/05/2024

O sertão da Bahia e suas dores
A história se passa no Vale do Paraguaçu na Bahia, numa cidade muito controlada pela igreja católica e explorada pelos portugueses na época colonial Esse passado se reflete na história das personagens, que levam uma vida de escassez e dores. Sofri bastante com o livro, principalmente com a história da Luzia. Mas também achei original a parte da religião indígena e da forma como o fogo foi usado na narrativa.

Lindëndil 03/05/2024

Perdeu a mão
Já li livros muito chatos, e esse está no top 10.
O autor (maravilhoso) começa bem, mas pouco depois do meio perde a mão na narrativa, que fica muito descritiva e repetitiva.
Parece que vc já leu aquele diálogo, aquela expressão, aquela descrição em páginas anteriores.
Itamar, te adoro, mas nesse livro eu não posso te defender.

Olívia Farias 29/04/2024

SENSACIONAL.

Leila 29/04/2024

Salvar o Fogo de Itamar Vieira Junior mergulha nas profundezas da alma humana, especialmente na tessitura intricada dos laços familiares, sobretudo entre Moisés e Luzia personagens que habitam o povoado rural de Tapera do Paraguaçu, na Bahia. Nesta narrativa, o autor constrói um universo épico e lírico, onde a força das mulheres e a resiliência familiar emergem como fios condutores.

Desde o início, somos imersos na atmosfera densa e singular de Tapera, uma comunidade marcada por suas raízes afro-indígenas e pela influência opressora da igreja local. A vida de Moisés orbita em torno de sua irmã Luzia, cujos supostos poderes sobrenaturais a tornam uma figura estigmatizada na comunidade. É ela quem assume o papel materno após a morte da mãe, educando Moisés com uma rigidez que reflete tanto amor quanto despreparo.

A escrita do Itamar é visceral e comovente (como vimos desde sua primeira obra, Torto arado), capturando a essência da vida no sertão baiano com uma autenticidade ímpar. Sua habilidade em dar voz aos personagens e em retratar suas lutas e desamores (sim, essa é uma historia de desamores) confere uma dimensão humana muito profunda à história. Porém, em alguns momentos a trama pode parecer repetitiva, revisitando certos temas de maneira recorrente., o que confesso me cansou um pouquinho. Mas de repente, essa repetição toda é para reforçar a densidade emocional do enredo, contribuindo para a imersão do leitor na jornada dos personagens, não sei, pode ser que sim. Para mim, não funcionou muito.

Enfim, Salvar o Fogo é uma boa experiência de leitura, mas convém entrar nela sem criar expectativas quanto à obra anterior do autor. Para mim, Torto arado ainda é melhor.

Marina.Duarte 28/04/2024

Com muita delicadeza o livro passa por questões muito pesadas para os moradores da Tapera, em especial uma família, cuja mãe acredita que branqueamento dos descendentes vai salvar a família da pobreza, afinal foi isso que a igreja lhe ensinou. Gostei muito do livro e de seus personagens, a leitura é muito fluida.

Elide 25/04/2024

Uma bela continuação...
Assim como aconteceu com Torto Arado, é difícil não se encantar e se conectar com os personagens de Itamar. Novamente a força feminina se faz presente, com personagens marcantes e com histórias cheias de nuances. Em Salvar o Fogo, as mazelas do poder público diante das comunidades ribeirinhas afroindígenas e a dominação da igreja católica nas comunidades se fazem presente, nos lembrando dessa parte ainda atual da nossa história.

Mauro101 25/04/2024

Quase um Torto Arado
Itamar V. Junior deixou o sarrafo no alto com "Torto Arado". Em "Salvar o Fogo", ele repete a fórmula anterior, variando os narradores em capítulos diferentes.

A história começa boa, prende o leitor, mostra uma realidade dura do Nordeste brasileiro.

Porém, dessa vez tive a impressão de que ele não soube terminar o livro. O texto perde dinâmica, ficando até repetitivo, do meio pro final.

Os traumas da personagem Luzia são repetidos diversas vezes no segundo capítulo, fica cansativo.

O terceiro capítulo, destinado à irmã "Maria Cabocla", traz uma personagem com pouca história, que fica discorrendo sobre os traumas da... Luzia!

De toda forma, o livro é muito bom, uma aula do Brasil atual.

Jovana.Martins 21/04/2024

Impecável. Itamar, mais uma vez, trouxe uma narrativa lírica e brutal sobre a realidade de populações marginalizadas no Brasil. Expondo feridas abertas, desde a colonização, escancarando o ódio, a dor e o esquecimento que permeiam a história desses povos, a qual, foi novamente, brilhantemente contada por Itamar.

Paula 21/04/2024

Seu nome é coragem, e já não teme a morte.
O que dizer desse livro que me prendeu desde a primeira página e cada cena me trouxe uma miríade de sentimentos.
A jornada de Luzia do Paraguaçu foi uma das mais belas que tive a oportunidade de ler.

Maria18091 21/04/2024

A memória é sempre mantida através dos tempos!
?Seu nome é coragem, e já não teme a morte.? Que livro, que final e que história com significado. A história nunca é apagada, o Brasil foi construído por mãos negras e indígenas e é triste que as terras não nos pertence, quando o homem branco chegou aqui trazendo o mal, a doença e a morte; no livro é retratado isso com uma sagacidade sem igual. As histórias de Torto Arado e Salvar o Fogo se entrelaçam e defino a história nelas como residência e existência, para que nunca se esquecemos de quem veio antes de nós, para mostrar nossas histórias e sobre os deuses e encantados que eram cultuados. As duas histórias se passam perto do rio para mostrar a fluidez e de como ele pode contar tantas histórias. Foi um prazer imenso ler essa obra.????
glwrix 21/04/2024minha estante
quero muito ler esse