Salvar o fogo

Salvar o fogo Itamar Vieira Junior

Resenhas - Salvar o Fogo

Anna2946 01/03/2024

Melhor roteiro pra novela .
E não dá pra devorar esse livro, não é um livro pra se ler numa tacada .É um PUTA livro !Vc tem q ler com calma pra entrar no lugar dos personagens e é uma realidade que dói.
Mais uma vez o Itamar traz uma obra que fala de preconceito , religião, espiritualidade , desigualdade e violência.São histórias reais que acontecem fora da nossa bolha .
2° livro que eu leio dele e é o 2° que facilmente viraria uma novela das melhores que a gente já viu.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/02/2024

Órfão de mãe, Moisés encontra afeto em Luzia, estigmatizada entre a população por seus supostos poderes sobrenaturais. Para ganhar a vida, ela se torna a lavadeira do mosteiro da região e passa a experimentar uma vida de profundo sentido religioso, o que a faz educar Moisés com extrema rigidez

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556924151

Giselle 27/02/2024

Ele conseguiu de novo!
Mais uma obra maravilhosa do autor.
Salvar o fogo conta uma história triste e cheia de gatilhos. Ao mesmo tempo, nos leva a refletir sobre sociedade, privilégios e afetos.
Super recomendo!
Quase gostaria de esquecer só pra poder ler de novo.
Amei demais, já está entre os favoritos da vida!

Gabriel Brandenburg 26/02/2024

Pena que eu não segui lendo
Gostei de ler, li durante uma viagem para o ES, mas não segui lendo. Esqueci de alguns acontecimentos, o que levou a eu não entender muito bem o final. Acho que vale uma releitura no futuro.

Thais.Araujo 18/02/2024

MEDIANO
Torto Arado entrou na lista dos meus livros favoritos, devido a isso resolvi ler Salvar o fogo, porém o livro me decepcionou um pouco. A história prende a pessoa no início, causa expectativas porém na metade a leitura vai se tornando meio cansativa. Porém, recomendo a leitura pois é uma história intrigante e importante por abordar diversas temáticas importantes do passado e podendo fazer alusão aos dias atuais.

David William da Costa 18/02/2024

Uma história muito bem contada que mostra a realidade de muitos no Brasil
Livro magnífico, o Itamar Vieira Junior sabe criar e contar uma história como poucos, cada personagem do livro tem uma narrativa ímpar, desde uma simples religiosa até personagens do Menino e da Luzia, todos têm importância na narrativa, seja para mostrar que os nossos, pessoas que provavelmente estariam do mesmo lado (ou eram para estar), podem ser manipulados e usados um contra o outro.

O que a história traz e muito bem, é o quanto o fanatismo religioso e a intolerância religiosa acaba com vidas, outro ponto maravilhoso na história é o que segredos, mágoas guardadas, o não falar, o não se expressar e até a falta de aprender a amar pode criar raízes profundas em uma família, comunidade e cidade.

Na última parte do livro, ele mostrará o que o poder de pessoas sem rosto, mas com dinheiro, pode dar fim a vidas, famílias e comunidades, após ler o livro, recomendo assistir / re-assistir ao filme Bacurau, Cidade de Deus e a série Cangaço Novo.

Livro nota 9

Juliana 18/02/2024

Gostei mto
Será que vou ser cancelada se disser que gostei mto mais desse do que do torto arado?
Um drama familiar com muitos toques de brasilidade e ancestralidade , extremamente dolorido .

manumoli 16/02/2024

Li por causa do Paulo Ratz
Achei esse livro em um sebo e por ja ter ouvido falar dele me interessei, antes de ler fiquei com um de receio de ter um linguagem complicada, entretanto não é, assim, existe algumas palavras aqui e ali mas nada demais. Enfim, me senti envolvida na história, sempre quando pegava para ler não conseguia parar e esquecia de tudoem minha volta, o jeito que o autor traz essa parte da história brasileira por meio do ponto de vista de Moisés, Luzia e outros, e cada um contando de uma forma faz itensificar mais ainda o contexto da obra. Um livro lindo e violento sobre acontecimentos que impactam até hoje a vida de pessoas afro-indígenas, o qual todos deveriam ler.

Faluz 16/02/2024

Salvar o Fogo - Itamar Vieira Junior
Itamar consegue mais uma vez nos colocar num mundo de silêncios com um grito de vida possível a usar seu espaço.
A trama gira em torno de Luzia `as margens do Paraguaçu, onde o fogo faz a história dos acontecimentos e mudanças numa sociedade que não muda, só se acomoda. Cresce uma revolta ao percebermos como a vida não muda apesar das esperanças.
Lindo livro.

"Na teia do esquecimento, a memória se faz de doses iguais de verdade e imaginação."
pag. 50

Fer Paimel 13/02/2024

Maravilhoso!
Grande Itamar! Leitura poderosa, bem brasileira! Me senti bastante envolvida na história e mesmo quando ficava dias sem ler, o enredo ficava na minha cabeça.
A leitura é muito agradável e a maneira como a história vai se fechando, ao longo do livro, faz com que a leitura seja muito interessante!
Essa edição é capa dura, vem com fitinha marcadora de página e folhas amareladas; os capítulos são bem curtos, o que permite maior dinamismo na leitura.
Itamar tem tudo para se tornar um dos imortais da literatura brasileira. Espero novos livros dele!! Já estou com vontade de reler esse aqui! Muito recomendado!

Emyli 13/02/2024

Perfeito! ?
Simplesmente o melhor livro do ano que eu li até o momento. História e personagens muito cativantes. O autor conseguiu fazer um livro a altura de ganhar cinco estrelas, novamente. ?????

Bernardo :) 10/02/2024

Errr
Prometeu muito, entregou algo mediano e com diversas pontas soltas, não colou como continuação de torto arado, livro esse que é um dos favoritos da minha vida, mesmo assim, é um bom livro, mas o mais fraco do autor.

Virginia.Laurindo 09/02/2024

Mais uma vez Itamar Vieira Junior produziu uma obra que é capaz de nos tirar da zona de conforto.
O fato de o autor escolher contra histórias que não são clichês é maravilhoso.
A personagem Luzia é o retrato de muitas mulheres brasileiras.

Sara.Alati 07/02/2024

Entre a tristeza e a beleza
Para os fãs de Torto Arado, Salvar o Fogo não deixa nada a desejar. Menos poético, mais duro, mas igualmente grande. A história de Luzia e sua família traz o resgate de nossas próprias raízes, uma história de lutas e injustiças. Mas também de beleza, de libertação. Um livro comovente e com personagens marcantes.