Salvar o fogo Itamar Vieira Junior

Resenhas - Salvar o Fogo

dayakms 01/02/2024

Ao contar a história de Moisés, Luzia e sua família, o autor conta um pouco da história do país, focando na população afroindígena e no poder e controle exercido pela Igreja sobre essa população através da imposição da fé católica e do arrendamento de terras. Ao mesmo tempo, a histórica destaca a conexão da população ribeirinha com sua terra e com sua ancestralidade.

Torto Arado foi meu grande descobrimento literário durante a pandemia e me deixou encantada com o modo como o Itamar Vieira Jr. descreve o interior do Brasil e sua cultura. Salvar o Fogo reforçou esse encantamento, até porque a fórmula dos dois livros é bem parecida (isso talvez incomode algumas pessoas, mas eu não vejo problema em repetir a fórmula quando a história é realmente boa).

Luciano74 31/01/2024

Belíssima história
Mais uma vez Itamar Vieira Júnior nos presenteia com uma obra prima. Conta a história de uma família que, ao longo do tempo, revisita sua história tentando dar sentido as suas vivências e heranças.

A forma como os acontecimentos são narrados nos prende, nos deixa curiosos, emotivos e reflexivos. Alguns deles são dolorosos e vale a pena ver como se desenrolam.

Sem dúvida, mais um livro que eu recomendo sem medo.

Dayanna 31/01/2024

Simplesmente incrível. Além de todo o trabalho lindo com o texto, os personagens e a narrativa que eu já esperava após ler Torto Arado, Salvar o Fogo me surpreendeu com a qualidade visual, quase cinematográfica, de certos momentos, cenas e cortes. Não é comum que eu termine um livro desejando que seja adaptado pra filme/série, mas esse me causou esse sentimento.

Tice 31/01/2024

Salvar o fogo
Nem sempre aquilo que foi feito para destruir, tem somente essa função. Quando pensamos em fogo, pensamos também em tragédias: incêndios destruidores, acidentes domésticos, vegetação dilacerada, paisagens desfeitas. Acontece, sim. Mas na obra de Itamar Vieira Júnior, escritor baiano que a tem a natural capacidade de triturar seu leitor em partículas minúsculas e quase inviáveis, o fogo é tratado como o salvador de histórias humanas.
A narrativa relata o cotidiano de uma comunidade de negros pobres, vivendo numa comunidade cercada de mistérios e sob o domínio do proletariado e da religião dominadora, dando um especial destaque à família de Luzia.
A obra aborda situações antigas e muito atuais acerca da desigualdade social, domínio de terras e classes, êxodo rural, crenças questão de gênero e resistência humana.
É de leitura fácil, embora reflexiva.

brunainchains 30/01/2024

Quem gostou de Torto Arado provavelmente vai gostar de Salvar o Fogo.
Essa história é ainda mais carregada emocionalmente. Aqui, você entende como o flagelo de uma geração é acumulado pela seguinte, e como classe, cor e raça permeiam essa dinâmica. Fala-se da importância da terra para o povo, e faz-se uma saudação às culturas indígena e nordestina.
Aqui talvez pode ser considerado um [SPOILER], porque eu começei esse livro sem saber nada sobre ele, então tive uma surpresa muito boa ao esbarrar com uma personagem de Torto Arado! Itamar tem uma escrita extremamente humanizada de suas personagens, então a gente acaba tendo apego com cada uma ali.

mcaja 29/01/2024

Esperava mais
A história começa com tantas camadas e vc vai lendo com vontade, ansioso pra começar a se desdobrar. Tem um plot previsível e depois vira um emaranhado de personagens novos + histórias novas e no final nenhuma delas tem um ?final?. Dei 3 estrelas pq, apesar de frustrada, do início pro meio o livro é sensacional. Depois a escrita fica cansativa, confusa, requerendo atenção demais. Indico? Não. Torto Arado ainda é o melhor dele pra mim

Beatriz343 29/01/2024

Salvar o fogo
Gostei muito do livro, a escrita foi no mesmo estilo de torto arado, e é uma forma de montar a história que me agrada muito.
A ancestralidade preta e indígena está presente ao longo do livro e sempre de forma forte e potente. Ele escreve sobre mulheres de uma forma tão bonita que as vezes até esqueço que o autor é homem rs.
Algumas coisas do final não me agradaram tanto, mas nada que tire a qualidade do livro como um todo.
Vale muito a pena a leitura, recomendo demais!

Aline Salmon 29/01/2024

Poesia tocante
Depois do sucesso de Torto Arado, nao deve ser nada fácil lançar um segundo livro. Itamar conseguiu escrever uma história tão ou mais incrível que seu romance de estreia. A vida de Luzia e sua família é contada de uma forma tão poética, profunda e emocionante que a gente entra rio Paraguaçu adentro para tentar salvar todos de Tapera. Senti falta de um final mais amarradinho.

Dayane.Farinacio 28/01/2024

Agora sim me conectei!
Quando li Torto Arado, sabia estar diante de um livro muito foda, mas não conseguia me conectar de um jeito que me pegasse mesmo. Talvez tivesse ido pra leitura com muita expectativa, sem saber exatamente o que deveria buscar. Mas todo o sucesso do Itamar não podia ser coincidência né? Até porque, autor nacional muitas vezes não encontra espaço, muito menos um espaço de tanto reconhecimento. Aí tentei de novo e agora consegui! Salvar o fogo é um livro muuuito dolorido (com muitos gatilhos, inclusive), mas muuuito bem escrito, profundo, enfim, bom demais.

Taiiinara 28/01/2024

Sobre a força das mulheres e o poder dos laços familiares
Comei o livro sem ter lido nada sobre, apenas confiando que seria tão bom quanto Torto Arado. E realmente não me decepcionou, a leitura é leve e a história prende. Era exatamente o tipo de livro nacional que eu precisava, não achei difícil de compreender como vi em muitas resenhas e nem confuso. Apesar de recomendar que seja lido em ambiente silencioso e com tempo para reflexão.

snufkncore 28/01/2024

Te amo itamar vieira junior
Ele nunca falha !!!! mais uma obra de arte.
sou muito grata por itamar vieira junior ser o futuro da literatura brasileira.

Ana Val 28/01/2024

O que o Itamar consegue escrever de maneira muito genuína, sob o ponto de vista de uma mulher tão complexa, é realmente de impressionar. O livro é rico em história e em bagagem, reúne discussões históricas e contemporâneas, e consegue cativar a empatia e a curiosidade do leitor em relação a família e a vida na Tapera. Um retrato da realidade de milhares de nordestinos, que nem sempre aparece na literatura com as devidas atenções. As pitadas de realismo fantástico dão um toque especial, principalmente no capítulo final. É muito satisfatório ter um livro nacional desse nível de qualidade nos holofotes, com reconhecimento mais que merecido ao autor.

Mariana.Prado 27/01/2024

Trecho do livro
"Como será que seus avós tinham chegado àquele lote? Herdaram dos antepassados? Foi benesse da carola abastada, que depois doou tudo à Igreja? Como saber, se a memória se apaga, se as pessoas se esquecem com a mesma urgência com que recordam ser preciso viver? Os que vieram antes, muito antes dos que aqui estavam, foram embora de que maneira? Jamais saberia a história dessa terra, dos seus, jamais poderia contar com o sentido de uma história antiga, remota, para justificar a vida presente. Luzia compreendia o hoje e um pouco mais além, mas não era capaz de avançar o suficiente para saber de que era feito seu espírito. Se sua história se resumia às lembranças de sua família, em seu sangue, mal sabia, corria um rio imemorial.? (p. 246)

Thimsilva 27/01/2024

O Fogo a ser salvo
?Seu nome é coragem, e já não teme a morte?

Em Salvar o Fogo somos confrontados, assim como em Torto Arado, pela crueldade do mundo colonial em suas muitas faces e instrumentos de controle. O autor nos chama mais uma vez a refletir sobre apagamento cultural, violência sexual, violência de gênero, êxodo rural. O homem que vive na terra, vive da terra, trabalha a terra, mas não tem direito sobre ela.

Para além dessas reflexões mais óbvias e superficiais na história, me peguei pensando no título. Salvar o fogo é na verdade salvar a chama da sanha de viver, o fogo contido na ancestralidade, o fogo da esperança de ser feliz. Fogo que é tantas vezes sufocado e extinto da vida de quem é pobre, não branco, analfabeto, invisibilizado na sociedade por qualquer que seja o motivo.

Enfim, só não dei nota máxima porque a sequência da última parte do livro me pareceu levemente confusa, cronologicamente falando, embora não afete necessariamente o entendimento.

Jis Rocha 27/01/2024

Oi queridos. Li este livro para um clube literário que participo e finalizei sem saber o que pensar. Muitas pessoas falaram que eu iria AMAR a leitura, mas não consegui adorar como os que me indicarem gostaram. O livro fala sobre muitas coisas importantes, e sei que tem muitas Luzias e família por aí infelizmente, mas pra mim foi uma leitura ok.