Salvar o fogo

Salvar o fogo Itamar Vieira Junior

Resenhas - Salvar o Fogo

Marina.Duarte 28/04/2024

Com muita delicadeza o livro passa por questões muito pesadas para os moradores da Tapera, em especial uma família, cuja mãe acredita que branqueamento dos descendentes vai salvar a família da pobreza, afinal foi isso que a igreja lhe ensinou. Gostei muito do livro e de seus personagens, a leitura é muito fluida.

Elide 25/04/2024

Uma bela continuação...
Assim como aconteceu com Torto Arado, é difícil não se encantar e se conectar com os personagens de Itamar. Novamente a força feminina se faz presente, com personagens marcantes e com histórias cheias de nuances. Em Salvar o Fogo, as mazelas do poder público diante das comunidades ribeirinhas afroindígenas e a dominação da igreja católica nas comunidades se fazem presente, nos lembrando dessa parte ainda atual da nossa história.

Mauro101 25/04/2024

Quase um Torto Arado
Itamar V. Junior deixou o sarrafo no alto com "Torto Arado". Em "Salvar o Fogo", ele repete a fórmula anterior, variando os narradores em capítulos diferentes.

A história começa boa, prende o leitor, mostra uma realidade dura do Nordeste brasileiro.

Porém, dessa vez tive a impressão de que ele não soube terminar o livro. O texto perde dinâmica, ficando até repetitivo, do meio pro final.

Os traumas da personagem Luzia são repetidos diversas vezes no segundo capítulo, fica cansativo.

O terceiro capítulo, destinado à irmã "Maria Cabocla", traz uma personagem com pouca história, que fica discorrendo sobre os traumas da... Luzia!

De toda forma, o livro é muito bom, uma aula do Brasil atual.

Jovana.Martins 21/04/2024

Impecável. Itamar, mais uma vez, trouxe uma narrativa lírica e brutal sobre a realidade de populações marginalizadas no Brasil. Expondo feridas abertas, desde a colonização, escancarando o ódio, a dor e o esquecimento que permeiam a história desses povos, a qual, foi novamente, brilhantemente contada por Itamar.

Paula 21/04/2024

Seu nome é coragem, e já não teme a morte.
O que dizer desse livro que me prendeu desde a primeira página e cada cena me trouxe uma miríade de sentimentos.
A jornada de Luzia do Paraguaçu foi uma das mais belas que tive a oportunidade de ler.

Maria18091 21/04/2024

A memória é sempre mantida através dos tempos!
?Seu nome é coragem, e já não teme a morte.? Que livro, que final e que história com significado. A história nunca é apagada, o Brasil foi construído por mãos negras e indígenas e é triste que as terras não nos pertence, quando o homem branco chegou aqui trazendo o mal, a doença e a morte; no livro é retratado isso com uma sagacidade sem igual. As histórias de Torto Arado e Salvar o Fogo se entrelaçam e defino a história nelas como residência e existência, para que nunca se esquecemos de quem veio antes de nós, para mostrar nossas histórias e sobre os deuses e encantados que eram cultuados. As duas histórias se passam perto do rio para mostrar a fluidez e de como ele pode contar tantas histórias. Foi um prazer imenso ler essa obra.????
glwrix 21/04/2024minha estante
quero muito ler esse

Mikael_13 21/04/2024

Acredito que esse livro é prejudicado pelo hype que Torto Arado gerou. O autor cria vários núcleos dentro da história, mas não consegue relacioná-los entre si e nem finalizá-los de forma satisfatória.
A história tem um início promissor, porém, em seu decorrer, se torna maçante e, na parte final, a narrativa é extremamente confusa, o que joga a última pá de terra na história.
Thay 21/04/2024minha estante
eitaa

Lindëndil 03/05/2024minha estante
Só concordo

mihmmoraes 21/04/2024

Apaixonada!
Novamente Itamar consegue me conquistar com sua escrita cativante, contando a história de Luzia e sua família.

Uma família que luta para se manter unida após tantas tragédias, e que encontra em Luzia o elo de amor e resiliência.

Dani 20/04/2024

Livro especial
Daqueles que marcam por enredo, personagens e pontos de conexão criativa de todo o imaginário. Sensacional a escrita do Itamar! Cada dia mais encantada e com vontade de reler suas obras.

Thaisinha 20/04/2024

Depois das duas primeiras partes o livro me perdeu um pouco, mas gostei ainda assim (só não tanto quanto Torto Arado). Menino e Luzia são personagens ÓTIMOS, e acho que parte do motivo do livro ter começado a ficar mais lento pra mim depois das duas primeiras partes é justamente pq esses personagens passam a ficar no segundo plano. Enfim, livro ótimo, escrita ótima mais uma vez. Itamar se tornou um autor que sempre vou me interessar em ler seus novos trabalhos

Alexlivros 19/04/2024

Prometeu e entregou tudo!
O livro Salvar o Fogo, do escritor baiano Itamar Vieira Junior, publicado em 2023 pela Editora Todavia, é uma obra que mergulha nas complexidades da vida urbana e das relações humanas. O autor tece uma narrativa envolvente, explorando as experiências e as lutas de personagens que buscam encontrar seu lugar em meio ao caos da cidade. Com uma prosa sensível e poderosa, Itamar Vieira Junior consegue capturar a essência das emoções e dos desafios enfrentados por seus personagens, levando o leitor a refletir sobre questões sociais e existenciais profundas. Este livro é uma leitura cativante, que certamente deixará uma marca duradoura em quem se aventurar por suas páginas. O livro é maravilhoso.

Dyyego 19/04/2024

Salvar o fogo
Mais uma vez, Itamar Vieira Junior entrega um história com maestria. O estilo de escrito do autor, que divide a história pelo ponto de vista de diferentes personagens, faz com que a leitura seja muito interessante e prazerosa. Assim como em Torno Arado, Vieira Junior demostra a sua incrível capacidade de prender o leitor.

Christiane.Sérgio 18/04/2024

Mais uma vez Itamar Vieira dá um show.

Salvar o Fogo está confirmando a capacidade de uma narrativa cativante seguindo o mesmo caminho de Torto Arado.

Tendo Luzia como protagonista, conta a sua trajetória numa vida sofrida e marcada por infortúnios. Retratanto muitas vidas brasileiras e que nos faz ficar comovidos e encantados no decorrer da história.

Como sempre, ele enfatiza a força da mulher nordestina, sofrida. Nada que ainda não havíamos ouvido ou visto, mas contado de uma forma tão singular que entrenha na alma, com as questões da terra, religiosidade, dos revés e mazelas que marca a vida de muitas pessoas.

Imperdível e necessária leitura.

Nico 17/04/2024

Fã clube do Itamar Vieira ??
Não consigo me decidir sobre um favorito entre Torto Arado e Salvar o Fogo de tão bons que os dois são. Tenho um apego enorme pela Luzia!! Que livro perfeito!!!!

Breno.GAmez 15/04/2024

Esse livro mexeu tanto comigo que precisei de alguns dias pra poder vir falar dele.
Simplesmente sensacional.
A forma como o autor trata e encaminha os temas tratados é magistral, quase como um maestro regendo uma orquestra, com cada novo movimento superando o anterior.
Peço a todos que leiam a história, assim como os demais livros dele, para que possam ser atingidos e trespassados pelas sensações que saem invocadas pelo contar da história. É uma experiência, no sentido de ser capaz de se ver e sentir como se tudo o que está sendo narrado realmente estivesse acontecendo na tua frente, ou mesmo contigo.