Com todo o meu rancor

Com todo o meu rancor Bruna Maia

Resenhas - Com Todo Meu Rancor

Ellen 28/01/2024

?Era cobrada pelo mundo o tempo todo. Para emagrecer, para ganhar mais dinheiro, para me vestir melhor, para sorrir mais, para ser mais doce.?

Beatriz3345 05/01/2023

vingança, cinismo + reflexão sobre violência de gênero
Quem conhece o trabalho da Bruna não deve se surpreender com a escolha da temática, as desigualdades e violências de gênero (focando-se na experiência de mulheres cis) e sua narrativa direta, crua e ácida, o cinismo e seu humor companheiro.

Sua narrativa é muito consciente da crítica que quer apontar e dos nuances (muitas vezes perdidos nos debates, principalmente em rede sociais, sobre relacionamento abusivo) e perturbações que poderá causar. Há uma consciência também, menos em foco mas sempre presente, no lugar social que sua personagem Ana ocupa enquanto uma mulher cis branca de classe média, meio que veio a fazer parte da "elite ilustrada paulistana", que a suga ao mesmo tempo que também passou a moldar seu repertório de referências: Ana teve recursos financeiros para arquitetar O Plano, tempo e, como ela mesmo aponta, características que não fizeram dela um grande alvo de suspeitas nos lugares pelos quais ela transitava.

Tudo isso é colocado de forma bem transparente, assim como o rancor, ódio e indisposição ao perdão que Ana sente e precisa deixar acontecer, desde a apresentação da capa a toda estética da edição e narração das cenas. Ana não implora pela nossa compaixão, muito menos tenta assumir o papel da "vítima pura", o estereótipo da mulher "que não merecia" os abusos que sofreu pois era boa demais, não problemática, quase despida do direito de errar, de sentir e desejar. Ana arrisca o desejo e se expõe a quem lê enquanto omite daqueles ao seu redor as etapas de seu Plano contra Matheus; e nesse processo ela se permite a própria mudança sem deixar de ser ela mesma, mas tomando o controle sobre as partes de si que ela consegue reunir sem máscaras, novas ou antigas.

Bruna criou uma história ágil, com poucos diálogos, capítulos curtos, com momentos que ressaltam que por mais que tudo que Ana faz pareça absurdo, estamos na verdade cercades de absurdos que são tolerados dia a dia, nos envenenando, tirando de quem é mais vulnerável a paixão pela vida, e o mundo continua rodando como se estivesse em ordem. Ana encontra um propósito e a literatura de Bruna encontrou um caminho para expor as feridas e traumas femininos sem floreios, com uma linguagem que muitas vezes é dura e se aproxima de onde dói, utilizando a literatura para explorar as possibilidades desses sentimentos tão hostis e violentos, mas que veladamente estão no cotidiano. Você não precisa simpatizar com Ana (e razões não vão faltar para critica-la, ela sabe) para compreender a história que ela decidiu contar sobre si mesma, narração permeada por contradições emocionais, conflitos e recortes sociais com questões contemporâneas.

Muito bom, embora, como talvez um ponto fraco, não há muito desenvolvimento para os personagens secundários, mas acredito que isso não era o objetivo e talvez tornasse a narrativa menos dinâmica...

Forestt 31/12/2023

Esse livro é tãoo bom, mostra tão bem o ódio escancarado da ana pelo matheus, a vingança dela é muito prazerosa e o final mais ainda? é muito bom se identificar com tantas falas da ana, me sinto compreendida??

cibelefrahm 05/01/2023

O pior é saber que todas nós já passamos por pelo menos alguma das coisas pelas quais a Ana também passou em seus relacionamentos.

cacauz 19/04/2023

E bota rancor nisso! (não julgo)
Esse livro é a jornada de vingança e libertação de Ana. Me identifiquei com vários sentimentos e pensamentos dela (preocupante), e me diverti, fiquei horrorizada, senti o rancor dela e no final passei um belo pano pras maluquices que ela fez.

Uma leitura rápida que te fisga logo nas primeiras páginas. Um livro direto e perturbador, que coloca a mão inteira na ferida de uma sociedade que só sabe ferrar com as mulheres.

azimute 09/12/2023

Falta rancor
A escrita é boa mas falta algo. Falta ódio, falta profundidade de verdade. A vingança é tosca e meio boba, me decepcionou. O livro é bobo e morno, mas tem discussões interessantes, as vezes.

Camila | @lendocomamigos 08/02/2023

Com Todo o Meu Rancor
"? Você consumiu a minha alma, Matheus. E ela vai voltar do inferno para consumir você."

Ana uma mulher tóxica, agressiva, doida e egoísta ficou destroçada após o fim do seu "não namoro" com Matheus e agora ela quer vingança. Invasão de privacidade, abuso psicológico, violência e drogas são apenas alguns dos meios de atingir o seu objetivo.

Mas será essa a verdade? O passado pode mostrar uma visão diferente dos fatos. Seria Ana a errada da história? Ou ela é apenas mais uma vítima de um relacionamento tóxico que precisa de ajuda urgente?

Após o término deste livro eu estava só o meme: "fui dormir muda e acordei calada de tanto choque, tanta admiração e tanto assombro". A autora nos envolve em uma narrativa absurda e perturbadora que é ao mesmo tempo fantástica, de cair o queixo.

O desenrolar da história pode assustar num primeiro momento, porque é algo muito "Você me chamou de louca!? Agora vou te mostrar o que é ser louca!" mas a personagem ganha a simpatia e quando se percebe já se está torcendo pelo seu plano de vingança e pensando que o que ela faz ainda é pouco.

É uma leitura realmente impactante e até necessária, o que me faz admirar muito a coragem da Bruna em escrever sobre tantos assuntos que ainda são tabu na sociedade em que vivemos e ela faz isso muito bem com seu humor ácido, inteligência e sagacidade

Mas já aviso, a personagem principal tem uma índole questionável tal qual um bom anti-herói, também tem muitas cenas que causam desconforto e podem ser gatilhos para algumas pessoas, por isso é bom lembrar que esse não é um livro bonitinho, é um livro sobre rancor e é escrito exatamente assim.

stephannesays 22/01/2023

Forte concorrente ao favorito do ano
Uma história ?Good for her?, cheia de reflexões sobre saúde mental e machismo, onde a personagem da uma GRANDE coringada level Amy Dune e a gente torce por ela mesmo assim!
A escrita de Bruna maia, cheia de ironia, acidez, humor e reflexões certamente foi uma das melhores descobertas do ano. Ela entrou pra lista de autoras que leria até a lista de compras (e tô amando acompanhar ela no Instagram ?)

Fernanda.Verazani 29/05/2024

Miga, tu é Santa Ceciler
Que bomba! Eu acho que pela sinopse, aliada ao fato de ser uma história BR e em SP (minha cidade) eu fui com muita sede ao pote e dei de cara com uma protagonista que é insuportável. A Ana e o Matheus disputando quem é mais chato e quem é mais Santa Ceciler. Não comprei a história dos dois enquanto "casal", não consegui odiar o Matheus, não pq as atitudes dele não eram relevantes, mas pq os dois personagens mais legais, possíveis e adultos nessa história é um cavalo e um uruguaio. O Matheus para nós era só um cara que usava drogas e palestrinha, os amigos (que no começo eram bff) não tem uma profundidadee depois, esquecidos no churrasco, né?
Tudo é muito superficial, eu vejo a vingança, vejo o que levou ela a fazer tudo isso, mas eu preciso sentirrr!
Quando o livro tentava abordar uma profundidade, sobre sentimentos, sobre mulher na sociedade, era só uma pincelada ou simplesmente a mesma discussão o livro todo, sobre como tudo é nosso, o que é verdade, mas vc não precisa falar isso o livro todo.
E essas vinganças (????) muito fora da casinha, você basicamente tem que confiar, e eu até entendo que as vezes foi exatamente essa a intenção, mas para mim, não teve o efeito esperado, só fez eu me afastar SUPER do livro, e enxergar na Ana apenas uma branca padrão, da classe média que tá com raivinha e é TÃO louquinha ???????. Aí gente, sério? Para mim não deu. E o final, que tiveram uns pontos ali que eu até comecei a curtir, veio a cereja do bolo, a última vingança dela após TUDO, que foi TÃO Hollywoodiano, só faltou aquela piscadinha e o quadro fechando. Aí mana, vc jura?

Dani do @leiturasiconicas 27/01/2023

Melhor leitura de 2022 e talvez da minha vida toda
Comprei esse livro pela sinopse. Não tem coisa mais sensacional do que a ideia de uma mana bolando um plano supermirabolante destruir a vida do ex! Eu pensei que lendo esse livro ia saciar meus desejos de vingança (ele merece!) E dar algumas risadas (eu até que dei) mas foi muito mais que isso.
Foi como um abraço, um consolo. Uma lembrança de que eu não estou sozinha e eu tenho todo o direito de ter raiva, eu posso sim guardar rancor e cortar pessoas da minha vida sem dó, até porque elas nunca tiveram dó de mim!
Foi bom lembrar que eu posso sentir o que eu quiser, sem pedir desculpas e sem me sentir culpada por isso. Foi bom perceber que eu tenho pessoas que me amam do jeitinho que eu sou e que o amor romântico não é o único que existe.
Esse livro inteiro foi incrível, tão incrível que escrever essa resenha fica difícil kkkk Não tenho palavras, só sei que eu amei e que toda vez que eu me sentir perdida novamente vou pegar ele e ler (dá pra ler em um dia gente, ele é muito fluido). Obrigada Bruna Maia por escrever isso e por favor gente leiam esse livro!!!

Natália 27/01/2023

um livro bom ótimas reflexões a respeito da condição feminina. posso dizer que me identifiquei com vários relatos a respeito dos abusos e violências sofridas por Ana, infelizmente, comuns a tantas mulheres. A parte da vingança em si era a que menos me interessava, e eu achei tudo absurdo demais pra conseguir embarcar na ideia. pra mim, a vingança não liberta, apenas faz com que a gente continue investindo um monte de energia naquela relação e impedindo de seguir em frente.

Victor 01/03/2023

Me surpreendeu
Cara eu fui sem muitas esperanças nesse livro e as coisas foram acontecendo super rápido, me surpreendi bastante. so esperava um plot melhor

Clau ð» 08/10/2023

Doloroso e direto. Adorei a escrita da autora e como ela conecta passado e presente. O final é tudo aquilo que eu esperava. Recomendo muito!