Com todo o meu rancor

Com todo o meu rancor Bruna Maia

Resenhas - Com Todo Meu Rancor

rfvlsht 17/05/2024

O começo do livro passa uma sensação de que você está lendo uma grande fanfic de vingança. Os personagens parecem a personificação de alguns estereótipos. A temática do livro, os sentimentos e pensamentos da protagonista bastante válidos, atuais e identificável, suas ações em contrapartida...pouco críveis.

Beus 27/04/2024

Vingança é loucura?
"Se parece que estou obcecada com esse homem e com o mal que ele me causou é porque estou mesmo. E não posso perdoar. "

Raríssimas vezes me senti horrorizada lendo. Esse livro fez com que eu me sentisse espantada em, quase, todas as páginas. Enquanto lia, me questionava como foi fácil para ela romper o limite da vingança e porque, com o passar dos parágrafos, aquilo foi se tornando compreensível pra mim.

Eu, rancorosa assumida de carteirinha, não sei se teria a coragem para realizar os meus desejos vingatícios. Então, no fim, Ana também foi para mim uma heroína.

Fazendo um paralelo, se você conseguiu assistir a saga de filmes 'doce vingança ' e misturar sentimentos de repúdio com 'bem feito, merecia mais', esse livro é pra você.

No início, a escrita ácida que me lembrava a da Tati Bernardi, me trouxe o interesse de ler a autora... mas eu nem desconfiava que a Tati apenas vagueia no abismo onde a Bruna Maia faz morada e entende bem.

É dor, rancor, repúdio, traumas e ... esperança. Sim, esperança. Que cresce absurdamente tímida nos 45 do segundo tempo.

Não vou negar que finalizo a leitura do mesmo modo que iniciei: PRA QUÊ tudo isso? Não seria "mais fácil " procurar um psicólogo/psiquiatra e aderir fielmente ao tratamento?

Mas termino, também, com meus julgamentos zerados sobre a Ana. Ana é boa gente, traumatizada como nós, tentando sobreviver em uma vida que não pediu. Ela teve seus motivos. Todos nós temos. No final das contas, me senti vingada. Assisti alguém concretizar absurdos que todos nós já pensamos em nossos enlaces de ódio.

No final, fiquei feliz por ela e por seu rancor, polido e brilhante, na prateleira do meio, na sala, exposto como troféu, mas também como aviso: aqui a vingança não é um prato que se come frio, é um prato que se come em brasa.

Mavi Melo 23/04/2024

Perfeito
Ela é completamente lelé da ideia? Sim. O Matheus merecia isso tudo? Claro que sim. Kkkk esse livro sim deveria ser um símbolo sobre relacionamento abusivo, não ?É assim que acaba? ?
Em nenhum momento tive a sensação de quebra da ficção, em nenhum momento duvidei que estava lendo algo real. Apesar da história ser maluca, a autora a apresenta de forma absolutamente crível.
Além disso, o livro traz tantas reflexões a respeito do lugar da mulher na sociedade e nas relações. É uma aula.

Caroline 06/04/2024

Ana
Livro do gênero literatura para mulheres doidas e eu simplesmente adorei kkkk
é uma viagem alucinada do começo ao fim e que apesar do insano de tudo isso e da forma bizarra q os fatos se dão, as coisas que ensejaram a loucura são reais e acho q principalmente mulheres vão compreender a Ana

Maria4043 21/03/2024

Desabafo
Usarei essa resenha como um desabafo. E esse livro, como uma terapia.

Me enxerguei muito na Ana. Não em sua sagacidade de vingança, mas sim, em seus medos, ansiedades, vazios. Nós colocamos o abuso em uma caixinha, onde junto a ele, estão coisas como agressão, estupro; violência a olho nu. Porém, podemos sim estar em um relacionamento abusivo, que contém flores com palavras amargas. Onde há ameaças veladas, e manipulações lançadas como algum tipo de preocupação deturpada.
"As pessoas pensam assim. Que a dor da mulher só vale quando ela é violentada, espancada ou morta. É o tanto de hematomas que uma mulher ostenta, as lágrimas que ela derrama e o sangue que ela verte no chão que determinam se é uma vítima ou não. Isso, claro, se ela não tiver dado motivo."

Eu me sinto Ana.
O meu rancor velado, se mostra, quando possuo o medo de me relacionar.
Se mostra, quando tenho receio de sexo.
Se mostra, quando lembro, que já me senti a pior pessoa do mundo por falas de alguém hipócrita.
Esse rancor está aqui. E tudo bem. A Ana me mostrou que tudo bem. Ela me mostrou que não precisamos guardar esse rancor que corrói por dentro, e só faz mal a quem ficou com os traumas. Podemos extravasar tal rancor. Seremos mulheres rancorosas!

Nós somos mulheres e não mães.
Somos mulheres e não propriedades.
Somos mulheres e não apenas sexo.
Somos mulheres sem o dedo podre, porque é a safra que já está toda estragada.

"A psicanálise foi construída nessa ideia. A de que somos incompletas, que desde cedo nós percebemos que fomos castradas e assumimos esse papel de metade. Mas é o contrário. Os homens é que desde muito cedo perceberam que a humanidade não existe sem nós, então fizeram de tudo para arrancar nosso poder e nos convencer de que não podemos viver sem eles."

Mariana.Nicolau 02/03/2024

Cheio de camadas
No início não consegui me conectar com o livro e nem com a Ana, apesar de entender a mensagem que ela queria transmitir. Ao longo da história, principalmente depois que ela faz novos amigos e se (re)descobre enquanto mulher, pessoa com vontades, desejos e pensamentos que não sejam as coisas que a feriram ao longo da vida, ficou mais fácil essa conexão.

É muito profunda a forma que a autora construiu essa personagem que escancara um ódio visceral por um homem, Matheus, que a feriu de diversas formas, sexual, física, psicologicamente e ainda assim, quando confrontado, era capaz de colocar a culpa nela. Enxergo tantos homens no Matheus e todas as mulheres na Ana. Não somos todas nós que sofremos todos os tipos de violência, mas com certeza já fomos violentados, seremos ou estamos sendo.

No livro acompanhamos a jornada da Ana enquanto ela se vingava mas ao mesmo tempo, muito longe de São Paulo, estava reconstruindo sua vida, criando novas lembranças, sorrindo, viajando e claro, muitas vezes chorando e se sentindo sozinha, porque a força depois da tristeza não vem de uma hora pra outra; é construída com muita paciência, dia após dia e de vez em quando, em dias abençoados, aparecem anjos que nos fortalecem simplesmente por estarem ao nosso lado.

Não concordo com as atitudes da Ana, com os inúmeros crimes que ela cometeu, mas como poderia dizer que ele não mereceu essa revolta e esse rancor que ela sentia por ele? Jamais invalidarei o sentimento de uma mulher violentada, estamos cansadas disso.

Ellen 28/01/2024

?Era cobrada pelo mundo o tempo todo. Para emagrecer, para ganhar mais dinheiro, para me vestir melhor, para sorrir mais, para ser mais doce.?

Mari.cf 09/01/2024

Livro de mulher maluca!!!
Esse livro me surpreendeu de tantas formas, foi escalando a cada capítulo; e cada vez que eu pensava que a protagonista não poderia ser tão doida, ELA IA LÁ E ME MOSTRAVA QUE PODIA PIORAR SIM!! Eu gostei MUITO da leitura, amo ser surpreendida. A autora foi tão perspicaz em criar personagens tão reais, gostei muito. Esse livro não vai agradar todo mundo. Acho que o mais legal é começar a leitura sem saber de muita coisa, mas aviso aqui que tem gatilhos de abuso, drogas, e outros. Cuidado.

Forestt 31/12/2023

Esse livro é tãoo bom, mostra tão bem o ódio escancarado da ana pelo matheus, a vingança dela é muito prazerosa e o final mais ainda? é muito bom se identificar com tantas falas da ana, me sinto compreendida??

Josie 30/12/2023

Um livro sobre relacionamento tóxico e vingança feminina, mas que também tangencia outras discussões atuais como saúde mental, sexualidade feminina, aborto, maternidade, sexualização infantil, estupro, carreira profissional e frustração e a idealização da vida na cidade grande.

Fernanda.Vegini 20/12/2023

Amei esse livro!
Bruna Maia eu te amo. Que livro incrível, me prendeu desde o começo.
Como uma pessoa que fez curso de publicidade e propaganda e já trabalhou em agência publicitária, amei a descrição que a autora fez sobre esse tipo de empresa.
Para minha alegria já sai deste ramo, por isso foi tão divertido ler, principalmente na parte inicial do livro.
Gostei muito dos personagens e de suas evoluções durante o livro. Mulheres, leiam esse livro. Homens, leiam esse livro.

Eliane 18/12/2023

Com todo o meu rancor
Livro forte, com questões importantes. Pesado. Impactante. Mas, só mesmo tempo fluido. Gostei. Recomendo. Cheio de gatilhos. Cuidado.

azimute 09/12/2023

Falta rancor
A escrita é boa mas falta algo. Falta ódio, falta profundidade de verdade. A vingança é tosca e meio boba, me decepcionou. O livro é bobo e morno, mas tem discussões interessantes, as vezes.

lettt0 05/12/2023

Com Todo O Meu Rancor
Vey? oq falar sobre esse livro?

ele simplesmente me deu uma ressaca literária de meses, eu não paro de pensar nele por um segundo, e olha q faz tempo q eu li.

esse livro cara, é uma obra prima, magnífico, perfeito, incrível.

não tem nem oq falar sobre ele, apenas isso.

só leiam vey só leiam isso.

esse livro assim, me mudou total

obra de arte maravilhoso