Com todo o meu rancor

Com todo o meu rancor Bruna Maia

Resenhas - Com Todo Meu Rancor

ju4lv3s 10/03/2023

O livro incomoda, não pelo fato de em alguns momentos eu ter me identificado com alguma coisa pela qual Ana passou, mas pelo modo como ela descreve de forma crua tudo que ela pensa e sente.
Geralmente estamos tão acostumados a amenizar toda problemática das situações ou amaciar as coisas horríveis que pensamos que ler algo assim toca na pele.

kemi 03/05/2023

Juro que tentei
Comprei esse livro pelo enredo, fiquei com muita vontade de ler, mas olha, complicado.

Ana é intragável, o esteriótipo da mulher branca privilegiada, Matheus pior ainda. Os amigos de Ana pareciam ser as únicas pessoas razoáveis mas são esquecidos no churrasco. Personagens bidimensionais, história corrida e sem qualquer dimensão de realidade. Sério, poupe seu tempo.
Isa 04/11/2023minha estante
mulher, exatamente! e a narrativa é sofrível, cheia de analogias manjadas e sem personalidade nenhuma. fiquei até indignada que essa mulher recebe um salário para escrever mal desse jeito na Folha de São Paulo.

AngelaS.DiasNagami 26/03/2023

Com todo meu rancor, MESMO!
Seria preocupante dizer que seria super amiga de Ana e super apoiaria seu plano se ela me contasse? hahahahahaha
Somente quem já passou por algum tipo de relação tóxica, conseguiria entender o que livro Ana a seus extremos de vingança.

A escrita é ótima, sem filtro nenhum, escancarada e chocante em muitos momentos e, na minha opinião, foram o que trouxe ao livro o cenário perfeito.

Não conhecia a autora, mas já amei!

trix 26/08/2023

I support womens wrongs
Adorei a ideia pois amo uma vingança mas odiei a escrita. serviu pra distrair e sentir um gostinho de como seria colocar muita coisa entalada pra fora. quis chorar com a repetição das palavras "viaduto" e "publicidade"

Juliane.Motta 14/04/2023

Loca, inestable.
A Bruna escreve muito bem, acompanho seu trabalho e militância há algum tempo. O livro é um carretel de emoções: tem gatilho psicológico, relacionamentos tóxicos, misoginia, drogas lícitas e ilícitas, aborto. Enfim, muitas pessoas se identificarão.
Tem também os temas do rancor, da vingança e muitas vezes do pessimismo e depreciação que podem ser pesados, mas que sem dúvida trarão reflexões de como vc construiu esses conceitos ao longo da vida.
E a cereja do bolo são os encantos do Uruguai como cenário dessa trama.

Aline Navarro 02/07/2023

Viceral, amoral, impossível não se identificar
Com todo o meu rancor é um romance ácido, violento e hilário sobre a força do ódio, o poder da vingança e a busca por identidade em uma conturbada jornada anti-heroica.
O livro que se despe de todos os conceitos morais e éticos, mostra que um relacionamento na hora errada com a pessoa errada pode ter resultados catastróficos.
Ana havia acabado de sair de 2 relacionamentos frustrados; um com ciúmes doentio e outro desequilibrado emocionalmente, que disse que a amava em 15 dias. Bem, ao invés de ficar sozinha e se encontrar, se ?refazer?, ela encontra Matheus. Um homem tóxico, infantil, que joga nela todas suas frustrações.
Bem, minha pergunta é: até onde nós construímos nossos monstros? Creio que se encontramos a pessoa certa em nossa vida, é um Nirvana. Mas se encontramos uma muito errada? pode ser devastador.
Livro que mexe com o leitor, temos uma mulher que não tem como não nos identificarmos com ela em alguns momentos (uma mulher hétero de 42 anos solteira, sei o que digo).
Se vc tem estômago forte e for aberta a lidar com taboos, leia. Forte, viceral e insano.

Manu 26/08/2023

Um livro para mulheres, homens oq tenho a ver ????
Existe um gênero de livros que eu gosto muito ultimamente que são mulheres perdendo a cabeça feat. patriarcado. acho que essas obras que discutem doenças mentais e como elas afetam principalmente as mulheres, são muito importantes. principalmente quando as personagens são bem humoradas. loucas, mas bem humoradas. o lance é que ser mulher vai de uma complexidade sem igual, a gente cresce num lugar tão obscuro, tão minúsculo. há muito controle sobre as mulheres, MUITO. gosto que esse livro fala sobre o aborto de uma maneira muito interessante, ele traz o assunto com crítica e naturalidade, e traz até mesmo uma indignação sobre esse direito ser negado pelas mulheres. são diversas camadas sobre o que é ser mulher: violência, relacionamentos, sexualidade, raça, classe. gostei muito do livro, não me identifico com a personagem pois somos de origens completamente diferentes, mas somos mulheres e acho que nesse ponto a queridíssima Bruna Maia amassou.

Caroline 06/04/2024

Ana
Livro do gênero literatura para mulheres doidas e eu simplesmente adorei kkkk
é uma viagem alucinada do começo ao fim e que apesar do insano de tudo isso e da forma bizarra q os fatos se dão, as coisas que ensejaram a loucura são reais e acho q principalmente mulheres vão compreender a Ana

Mari.cf 09/01/2024

Livro de mulher maluca!!!
Esse livro me surpreendeu de tantas formas, foi escalando a cada capítulo; e cada vez que eu pensava que a protagonista não poderia ser tão doida, ELA IA LÁ E ME MOSTRAVA QUE PODIA PIORAR SIM!! Eu gostei MUITO da leitura, amo ser surpreendida. A autora foi tão perspicaz em criar personagens tão reais, gostei muito. Esse livro não vai agradar todo mundo. Acho que o mais legal é começar a leitura sem saber de muita coisa, mas aviso aqui que tem gatilhos de abuso, drogas, e outros. Cuidado.

Milena 07/12/2022

Acidez, perturbação, sensibilidade e entretenimento
A Bruna tem uma escrita única, que mistura o excêntrico, curioso e até o assustador. A perturbação demonstrada pela Ana em alguns momentos tem seus fundamentos, como também é tratado no decorrer da história, mas ela não se encerra nisso. Desde o início do livro é demonstrado esse humor ácido da personagem nas diversas situações cotidianas que ela vivenciava.

Eu praticamente li o livro em dois dias, você vai se envolvendo na história de um modo difícil de desapegar. Acompanhava a Bruna em seus desenhos, que demonstravam as típicas mulheres cansadas de relações (sexuais) medíocres. A acidez trazida ali me atraiu para essa obra, que não decepcionou! Além do humor, as partes picantes também estão presentes.

Por diversos momentos não me vi na Ana (consumidora assídua de muitos remédios e planos vingativos mirabolantes), mas em alguns outros eu me vi sim. Há diversas angústias e anseios trazidos na figura da personagem que são comuns a muitas.

Enfim, um ótimo livro! Recomendo!!!

Eliane 18/12/2023

Com todo o meu rancor
Livro forte, com questões importantes. Pesado. Impactante. Mas, só mesmo tempo fluido. Gostei. Recomendo. Cheio de gatilhos. Cuidado.

Julia 14/08/2023

Nota confusa
Fiquei na dúvida que nota dar, porque a Bruna escreve muito bem e eu amei a ideia do livro. Estou cansada de ver mulheres flores de campo que perdoam qualquer e saem como um ser divino. Nesse livro sinto que nossa raiva enquanto mulher é validada, as vezes a gente tem motivo pra ser louca sim! Matheus, o ex da nossa protagonista é muito real e me acendeu varias reflexões sobre relacionamentos passados, que me irritavam e eu não sabia colocar em palavras o pq, e aqui é muito bem colocado. Porém, a trajetória da protagonista é muito irreal. O fluxo estava bom, mas o final não combinou com o princípio. Pelo nível que as coisas chegaram acho que o final da Ana tinha que ser diferente. Todo o livro é um abraço ao surto para no final parecer meio novela da globo, não consegui comprar. Fora isso algumas cenas eu só conseguia pensar na música ?feminista rainha do tanque tanque de guerra?, não sei como explicar isso melhor, quem entendeu entendeu. Mesmo assim valeu a experiência, fico de olho no trabalho da Bruna, mas estou aberta a fanfics que modifiquem esse final.

Liriel 09/02/2023

Rancor exposto e polido
Faz um dia que terminei esse livro e ainda não sei bem o que escrever numa resenha...

Se tivesse que definir ele em uma palavra, seria expurgo. Esse livro é um expurgo, como a própria Ana diz.

Ana veio para mim como uma metáfora de um inconsciente coletivo feminino e seus desejos mais sombrios por uma vingança que não vem de um lugar qualquer. Vem de viver em um mundo na qual sofremos todos os tipos de abuso possível, e ainda precisamos nos manter caladas, passivas e ver nossos agressores decidirem nossa realidade por nós.

E a vingança de Ana, por mais absurda e desconfortável que seja, não chega nem perto de tudo que um mundo de mulheres já passou por aí a fora. Na verdade, se fossemos utilizar cálculos para comparar, não alcançaria nem 1%.

Mas a Bruna não parece trazer essa situação como forma de incentivar uma vingança do tipo. Esse livro, para mim, é uma tentativa de dar forma ao rancor de uma mulher ferida e invadida, que teve sua autoestima cortada em pedacinhos, e não só por Matheus. Ele só teve o desprazer de ser o último e o mais marcante dos agressores e idiotas que passaram pela vida dela.

Ana não tenta ser um exemplo. Ela não foi escrita para ser um exemplo. Ela só quer se vingar e seguir em frente. E a vingança dela é forte, revira o estômago e é desconfortável em vários níveis. Mas também foi assim que Ana se sentiu convivendo com Matheus por um tempo. E o livro não defende a si mesmo; você é livre se quiser fechar e parar de ler.

Mas Ana vai ter a vingança dela independente disso.

E aqui está a prova de que mulheres não são loucas por quererem devolver na mesma moeda o que sofreram. A busca da Ana por libertação tem mais sanidade e método do que muitos podem pensar, e eu adoro a Bruna por isso.

DizLuiza 12/02/2023

Incrível
Qualquer mulher que já se relacionou com um homem merda (aka TODAS, sem dúvidas) provavelmente se identificará e justificará de alguma forma boa parte das atitudes de Ana. Uma pena que a leitura termina, pois me manteve totalmente entretida a cada página.