Amigos, amores e aquela coisa terrível

Amigos, amores e aquela coisa terrível Matthew Perry

Resenhas - Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing: A Memoir

Flávia Menezes 24/11/2022

AQUELE SOBRE A VIDA DO MATTHEW PERRY, NÃO DO CHANDLER BING.
?BRANDON: What about friends? (E os amigos?)

ROGER: Friends? My father says those are the only ones you can´t trust. (Amigos? Meu pai diz que esses são os únicos em que você não pode confiar.)

BRANDON: Do you always listen to him? (Você sempre o ouve?)

ROGER: No. (Não.)?

Eu não costumo começar uma resenha com uma citação, mas essa frase final do 19º episódio de ?Beverly Hills, 90210? (no Brasil, ?Barrados no Baile?), em que Roger Azarian, personagem interpretado por Matthew Perry anos antes de fazer ?Friends?, e mencionada pelo próprio nesta autobiografia, parecia até pressentir o que a vida reservava de boas surpresas para a vida dele.

?Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing?, autobiografia de Matthew Perry publicada em novembro deste ano, é um relato corajoso sobre a vida de um ator que quase ficou de fora desse grande sitcom dos anos 1990, ?Friends?, e que para sempre permanecerá gravado em nossas mentes como Chandler Bing, o homem que fazia piadas quando se sentia desconfortável. Algo que os produtores e diretores emprestaram da vida real, do verdadeiro Matty, para compor e dar mais autenticidade ao personagem.

Iniciei essa leitura sem grandes expectativas, e estava mesmo curiosa para ver como ele falaria sobre o papel que ele interpretou na série ?Barrados no Baile?, que, para mim, é um dos melhores episódios da primeira temporada dessa série, além do Roger ser o meu personagem preferido interpretado por esse ator. Mas a verdade é que, logo nas primeiras páginas, eu me deparei com algo muito mais profundo, muito mais intenso, do que meras lembranças do passado e memórias do grande sucesso e fama que ele alcançou ao interpretar o Chandler Bing.

Quando Matthew Perry resolveu falar sobre a sua vida e seus anos de luta contra o alcoolismo e o vício em drogas, ele não teve medo de tirar suas máscaras, e mostrar a verdade de forma nua e crua. Não há nenhuma beleza, nenhum glamour quando ele fala sobre os seus piores momentos em que o vício tomou conta da sua vida. Mas há muita honestidade em cada uma das páginas que ele escreveu, tomando o cuidado para não se esconder na vaidade, e se revelar como um homem frágil, que também tem seus medos e seus muitos fracassos.

Eu sou uma grande fã de autobiografias e biografias, e de fato, esse é um dos gêneros que eu mais gosto de ler. Mas confesso que nunca me senti tão impactada por um relato de vida, como eu me senti lendo essa autobiografia do Matthew Perry. E nem me lembro de ter chorado tanto assim! E não por ele ter revelado muitos dos seus momentos tristes, mas muito mais por pura identificação.

Não tenho os mesmos vícios que ele (graças a Deus!), mas uma coisa que eu aprendi ao longo dos últimos anos, é que todos nós temos os nossos vícios, que é aquilo ao qual recorremos quando algo não vai bem, e buscamos no externo por algo que nos faça sentir melhor. Por exemplo, você pode me dizer que tem vício de comprar livros, ou de qualquer outra compra online. E se olharmos bem, vamos perceber que todo e qualquer vício, seja ele qual for (mesmo os lícitos!), também são tão nocivos quanto os vividos pelo Matthew, porque nos faz dependentes de ilusórios breves momentos de bem-estar. E eu sei bem disso, porque tenho clareza de qual seja o meu.

Então, enquanto eu lia sobre esses sentimentos por trás do vício, aquilo que o fazia buscar na bebida ou nas drogas uma forma de anestesiar esse buraco que ele sentia dentro dele, e que ele não sabia como preencher, eu conseguia, mesmo não compartilhando dos mesmos vícios, entender exatamente o que ele tentava me dizer. Porque assim como ele, muitas vezes eu também já me senti assim em algum momento da minha vida. Então foi muito fácil ter empatia por cada momento de dor, de queda, e até mesmo por aqueles de fraqueza.

Como são longos anos em que o Matthew luta contra os seus vícios, e por incontáveis vezes ele passou por processos de reabilitação, ele também fez muita psicoterapia, e muita dessa dor que ele sente, e que vem desse vazio, desse buraco no peito que ninguém consegue ver, foi analisada e trabalhada. Em alguns momentos, eu confesso que algumas dessas avaliações e conclusões que foram tiradas em momentos de trabalhos psicoterapêuticos, para mim, foram superficiais, e, na abordagem que atualmente me rege, eu consigo ver um pouco além. Mas isso não importa propriamente, porque o caminho que o Matthew descreve da sua tentativa de se manter firme é bem rico, e tem muita coisa curativa que acontece e ele descreve nessas páginas. Mas também revela algumas confusões que poderiam ter sido melhor trabalhadas. A meu ver, é claro!

Matthew Perry nasceu nos Estados Unidos, mas logo em seu primeiro ano de vida, após a separação dos seus pais, foi morar com os avós maternos e a sua mãe no Canadá (aliás, suas histórias de como ele tratava mal o atual primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, são hilárias!), e por lá ele ficou até a sua adolescência, momento em que decidiu que era hora de voltar para os Estados Unidos, e viver com o pai na Califórnia.

Nesse momento é que sua vida se transformou, e ele deixou de lado o sonho de se tornar um grande tenista, esporte para o qual ele se dedicava com bastante afinco, para seguir os passos do pai e se tornar ator. Algo que ele também buscou com muito afinco, e, de fato, ele tinha muita vocação para artes cênicas, recebendo papéis que logo foram lhe rendendo bons convites, até a grande virada em sua vida acontecer, aos vinte quatro anos, quando ele foi escalado para o papel que marcaria sua vida para sempre.

Mas nem tudo são flores, e foi na adolescência que seu vício pelo álcool começou, e quando ele conta da reação corporal de bem-estar que ele sentia cada vez que se embriagava, Matthew consegue nos levar para além do ato de beber. Ele nos faz ir até onde os vícios nascem, assim como nos permite ver o que ele tanto tentava anestesiar.

Uma das partes mais tocantes e emocionantes desse livro, é quando ele fala sobre o encontro pessoal que ele teve com Deus. E esse momento é ainda mais intenso, porque de fato o Matthew não era nada religioso quando isso aconteceu. Só que quando ele se depara com um momento em que sua vida está em risco, e a dor é tão intensa a ponto de acreditar que não vai mais suportar, é que esse breve instante de cura profunda na alma acontece.

Quando tudo lhe foi tirado, até mesmo a esperança, ele recorreu a Deus e foi atendido. Mas não é sempre assim? Quando tudo nos falta, e ninguém é capaz de nos ajudar, só Deus mesmo para nos socorrer e nos curar, e não somente no corpo, mas também na alma. E o Matthew teve o seu momento com Deus, e o relato que ele fez, da forma como isso se deu, eu já ouvi uma outra pessoa testemunhar algo muito parecido. De em um momento de doença, de dor e muito medo, Deus ter operado a cura da mesma forma que operou no Matthew. E foi isso que mexeu bastante comigo, quando li essa parte da história de vida do Matthew.

Mas tem uma coisa na vida dele, que me fez ter uma identificação ainda mais profunda, e que cada vez que ele falava sobre isso, eu me emocionava ainda mais, porque eu sabia exatamente do que ele estava falando. Porque quando ele fala sobre a sua longa busca pelo amor, pela parceria para a vida toda ao lado de alguém que seria seu lar, sua família, eu me vi em cada uma daquelas palavras que ele usou.

Esse medo que ele sempre teve de amar, pelo simples fato de ter medo de ser abandonado, ou rejeitado por não ser bom ou o bastante para alguém, foi algo que me emocionou muito. Assim como sobre o momento em que ele se deu conta, já aos cinquenta anos, que ele não tinha sido bem-sucedido em construir uma família, que, quando ele ainda era adolescente, achava que um dia, quando ficasse mais velho, ele teria.

Eu chorei com ele lendo sobre cada vez que uma ex-namorada contava que havia se casado, ou que tinha tido filhos. É curioso ver como as pessoas que mais acreditam e procuram pelo amor, são aquelas que menos o encontram. Vai entender?

Essa é uma autobiografia que fala sobre um homem que teve muito sucesso, que rendeu a ele uma grande fortuna. E sucesso e dinheiro esses que vieram de um pedido que ele fez para Deus, e que também foi atendido plenamente. Mas que, ter sido ouvido, atendido, e alcançado grandes coisas assim, não quer dizer que essa pessoa nunca iria sofrer, e passar pelo vale de lágrimas que todo mundo, algum dia, passa. E de lágrimas, disso sem dúvida, o Matthew entende muito bem!

Por mais dores que ele conte, e da solidão profunda que aqui ele fala, eu vi nessa autobiografia uma alma que, assim como todos nós, só quer ser compreendida, e que acima de tudo, quer ser aceita. Do jeito que é. Com todos os seus defeitos e qualidades. Porque infelizmente, nessa vida, não temos apenas qualidades. Somos também muito falhos. E acho que isso, esse lado humano real, é o que mais me encantou nessa autobiografia.

E para finalizar, eu deixo aqui umas das bonitas frases em que Matthew deixou não apenas as suas palavras, mas também o seu coração:

?Mas para a Tricia, e para todas aquelas que vieram depois dela, eu quero dizer muito obrigado. E a todas as mulheres que eu deixei, simplesmente porque eu estava com medo de que elas me deixassem, eu peço desculpas profundamente do fundo do meu coração. Se eu soubesse então, o que eu sei agora...?
Fabio 24/11/2022minha estante
Não estou conseguindo entrar muito por aqui para olhar as atualizações, mas passei para ler sua resenha assim que soube que havia postado também para dizer que é uma resenha incrível!
Primorosa!
Emocionante!
Tocou aqui no coração, e vc sabe como!

Flávia Menezes 24/11/2022minha estante
Obrigada, Fábio! Sabe o quanto sua opinião é valiosa pra mim. E obrigada por ser sempre presente, e sempre encontrar um tempinho, mesmo não tendo muito hoje em dia, pra vir aqui, ler e deixar esse carinho, em forma de comentário. Meu coraçãozinho ficou mais feliz agora. ???

Lya 27/11/2022minha estante
mds agora eu preciso ler

Flávia Menezes 27/11/2022minha estante
Leia sim, Lya! Você vai gostar!!!

tiagodamian 12/12/2022minha estante
Ótima resenha.

Eu pessoalmente achei o livro raso,
Ele vai pulando de capitulos como se fosse uma série,
Sem contar o que sentiu, o que viveu.

As mulheres figuram na sua biografia como somente personagens de fundo.

ELLen304 01/03/2023minha estante
O livro tem tradução? tem em português?

Flávia Menezes 01/03/2023minha estante
Tem sim, Ellen. Mas eu vi que você já encontrou. ??

Luciana.FAtima 21/11/2023minha estante
Uma pena que ele morreu no momento em que ele descobriu que era ?suficiente?

Flávia Menezes 21/11/2023minha estante
Luciana, eu concordo contigo. Mas deixou um bonito legado com o trabalho dele com adictos e esse livro, que também é fonte de ajuda e inspiração! Uma leitura que vale muito à pena! ?

Brunelle1 11/02/2024minha estante
Como uma super fã de friends o livro me tocou de várias formas. Assisti friends quando adolescente e imaginava todos os personagens muito bem resolvidos e felizes. Ler o por trás e conhecer o contrario, principalmente do meu personagem favorito, me deixou surpresa e triste. Li em algumas resenhas que acharam o livro vazio e raso, e sim? tive a mesma impressão, mas não do livro, da vida de Matthew Perry. Tive a impressão de que ele morreu no momento que teria tudo para viver em paz.

Flávia Menezes 11/02/2024minha estante
Brunelle, eu concordo com tudo o que você disse. Também sabia muito da vida dele, então não imaginava o que ele passou nesse período em que fazia Friends. Sobre isso da autobiografia ser vazia, olha?pra mim foi uma das coisas mais impactantes que eu já li na vida. Porque ele não romantiza nada, e fala de como é difícil viver as frustrações da vida adulta, de chegar em fases da vida e descobrir que não se tem o que se mais desejou. Mesmo tendo dinheiro (e apesar de tudo, ele era bom em administrá-lo), ele sentia um vazio que dinheiro algum ou fama alguma podia suprir. E a morte dele foi bem impactante por isso: depois de tudo o que ele deixou, não houve muito tempo pra resolver esse buraquinho que ele tinha no peito. Isso mexeu muito comigo. Por isso mesmo que não acho nada superficial a autobiografia dele, e fiquei com a mesma sensação que você: de que ele se foi justo quando a oportunidade parecia estar diante dele.

Obs.: realmente? foi uma vida vazia. Mas eu penso que mais ela dificuldade de preencher seu vazio. Porque ele deixou coisas boas, e fez coisas boas. Ele foi um lutador. Mesmo nos momentos mais difíceis. Ele tentou dar o seu melhor. Faltou só acreditar mais em si mesmo! ?

Juliana.LaCosta 29/03/2024minha estante
Se eu já chorei com a sua resenha, imagina lendo o próprio livro

Flávia Menezes 29/03/2024minha estante
Oooo Jú! Sério? ???
Mas eu confesso que foi exatamente o que aconteceu comigo: chorei horrores! Mas também foi muito transformador! Saí mudada dessa leitura! Vale muito à pena ler! ???

Rafaela1560 18/03/2024

Um grande amigo
Ler as memórias do Matthew Parry é como sentar com um amigo em um restaurante ou em uma mesa de bar e conversar por horas e horas.
Você sabe que vai dar boas risadas, se.emocionar, ficar até um tanto indignado com algumas de suas escolhas. Mas, mesmo assim, vai valer a pena acompanhar sua trajetória e, ao final da leitura, ou dessa "conversa", o sentimento é de que, sem dúvida, ele se foi cedo demais...
Lola.dedos 18/03/2024minha estante
chorei tanto qnd ele morreu véi,era como se fosse um amo meu,tenho vontade de ler esse livro

Vênus_Alice 21/11/2023

Amigos, amores e aquela coisa terrível
Eu sabia que o Matthew tinha passado por problemas com abuso de álcool e drogas, mas nada se compara com o que ele relatou, que isso tinha um grande peso por já ter sido administrado remédios fortes a ele no início de sua vida, fazendo seu organismo "precisar de algo" para sentir confortável. Depois vem o desconforto familiar, o vazio e a solidão que o faz precisar de mais algo.
Tudo isso, foi antes mesmo de o início de Friends, pelo relato dele, a série o salvou e o condenou ao mesmo tempo, ele teve amigos sinceros e motivo para continuar, mas o dinheiro exorbitante que ganhava com cada episódio, o fazia afundar mais no vício, se internar, tentar ficar sóbrio, algo acontecer e usar algum entorpecente, iniciando o ciclo.

Bem, ler o livro dele após sua morte (que para mim, doeu demais, ele era como um membro da minha família, que fez companhia nos meus momentos horríveis da adolescência e me tirou risadas nos meus momentos mais críticos de depressão), saber de como foi toda a sua trajetória, doeu mais. Acredito que sua morte não foi como noticiado, aqui e no seu Instagram ele parece deixar algumas mensagens de como a solidão estava pesada, mesmo tendo esperança vinha uma recaída e a cada vez que isso repetia, ele temia mais o ciclo.

Sempre achei que o Matty interpretava tão bem o Chandler que o personagem não sofria oscilações, mas isso porque ele incorporou o Chandler e acredito que os dois não sejam tão fáceis de separar da realidade com a ficção.

Matty não estava tão sozinho e não era mal amado como pensava, fico profundamente triste de saber que em muitos momentos isso o afetou. Espero que esteja em paz e muito obrigada por tudo Matty ?
Flávia Menezes 21/11/2023minha estante
Cinco estrelas!! Como não dar, não é Alice? Essa autobiografia é dolorosa, mas tão essencial. ? Eu concordo com você de que ele era mais amado do que imaginava, mas a solidão que o perseguia era da falta do lar (família) que ele nunca conseguiu construir. Esse vazio da ausência do outro, daquele que o completa e a quem podemos chamar de lar, pode ser mesmo bem devastador. Mas o legado dele, do trabalho com drogadiçæo é realmente bonito. E sem dúvidas que ainda vai ajudar muita gente. O Matthew foj um homem de visão, que mesmo com seus vícios, tinha uma boa visão financeira. E sem dúvidas que isso vai fazer que, quem ficou, possa lutar por aquilo que ele tanto acreditava. Bela história. Bela resenha, Alice! ????

Fabio 22/11/2023minha estante
Excelente resenha, Alice!???

Vênus_Alice 22/11/2023minha estante
Obrigada Fábio!

Vênus_Alice 22/11/2023minha estante
Flávia concordo com você, muitas pessoas pensam que o vício remete direta e unicamente à fraqueza, mas ele teve muita força na persistência no desejo e mesmo sob todas às condições psíquicas e fisiológicas ele ajudou e continuará ajudando muitos. Achei um livro intenso e muito triste porque ele merecia uma vida com maior afeto e acolhimento!
Obrigada pelo comentário, concordo plenamente ?

Flávia Menezes 22/11/2023minha estante
Ai, Alice! Merecia mesmo! Pelo menos pra sentir que havia esperança nisso tudo! Mas que belo livro nos deixou! Feliz de partilhar com você sobre essa leitura. ?

Cantinho dos livros 25/11/2023minha estante
???

Miry 30/12/2023

É fantástico ver como a personalidade de Chandler veio sobretudo do próprio Matthew porém dá uma dor foda no coração em pensar no qnt ele sofreu msm no seu auge.

Será q o fim veio daquela coisa terrível?
alexiabzr 30/12/2023minha estante
Eu tô louca pra ler o livro, mas depois do que aconteceu tô sem um pingo de coragem ?

Vanessa 30/12/2023minha estante
Fiquei muito mexida com esse livro e triste sobre como depois de uma vida inteira de batalha a coisa terrível venceu

oz. 11/09/2023

Eu, pessoalmente, não gosto de avaliar biografias, autobiografias ou qualquer obra que envolva relatos da vida de uma pessoa real. É de mais já estar lendo sobre a vida de alguém, ainda mais quando esse alguém está vivo.

Mas como é um livro e está no skoob, deixo aqui minha singela avaliação.

Não vou me prolongar muito sobre o conteúdo da narrativa. É tudo o que o título sugere: fala de amigos, amores e aquela coisa terrível.

Quanto a ter descontado uma estrela? Eu simplesmente esperava algo mais detalhado. Em alguns momentos senti raiva do Matthew. Mas no fim, consegui entender um pouco sobre como funciona a mente de uma pessoa com dependência química.

Sendo sincero, nunca me identifiquei tanto com uma pessoa no mundo. Não estou falando a respeito de me drogar para me sentir melhor, ainda não cheguei a esse ponto. Eu também abandono as pessoas antes que elas possam me abandonar primeiro, assim como nosso querido Matthew Perry.

O livro não tem a intenção de fazer o leitor sentir pena do narrador. O próprio contador de fatos diz isso. Ele quis contar uma história, ele sobreviveu àquela coisa terrível. Ele quis mostrar a esperança para outros dependentes químicos. Mas é impossível não se emocionar.

Enfim, se você gosta de Friends e gosta mais ainda de Chandler Bing, esse livro é ótimo para conhecer um pouco mais o ator Matthew Perry.

"Essa doença... Aquela Coisa Terrível. A dependência química estragou tanto a minha vida que não consigo fazer piadas sobre."

Sara277 14/08/2023

Fãs de Friends, leiam
Para os fãs de Friends esse livro é o contrário da série, não é tão confortável. Nós podemos ver um homem perdido, num sofrimento gigante e pasmem não é o Chandler.
É vulnerável... Quebra aquela expectativa de vida perfeita, afinal quem não queria ser parte de friends?
Friends ajudou várias pessoas a saírem de momentos terríveis, e é lindo ver como também ajudou o Matthew a sair do fundo do poço.
Beatriz 14/08/2023minha estante
o pior depois é rever friends e ver cenas das épocas retratadas nesse livro

Thatiane 14/08/2023minha estante
Nossa, esse livro me causou tantos sentimentos

Sara277 15/08/2023minha estante
Sim, algumas cenas que ele fala, eu fui lá ver pra entender

pontarolli 02/11/2023

Friends
Eu sempre fui um grande fã de Friends. Chandler sempre foi o meu personagem favorito. Chandler era o toque existencial em Friends. Era o sujeito que sempre se ferrava, longe de ser perfeito. Profundo e engraçado. Eu nunca imaginei que Matthew Perry passou por tantos problemas atrelados ao vício. A biografia é um soco no estômago e ao mesmo tempo uma lição de vida.

Autobiografias - regra geral - tentam romantizar a vida do autor e aparar as arestas. Perry faz justamente o contrário. O livro apresenta uma "confissão" nua e crua.

A biografia de "Chandler" é uma das mais reais e viscerais que já tive a oportunidade de ler.

Perry se foi e este triste último ato praticamente foi previsto nos primeiros parágrafos da biografia. Já na primeira página ele fala algo que choca quem lê o livro após a sua morte:

"Eu devia estar morto. Se quiser, pode considerar o que vai ler agora como uma mensagem do além, do meu além".

Perry deixou com sua biografia uma grande lição sobre traumas, vícios, escolhas e prioridades.

A leitura é necessária!

Thaís 09/05/2024

Por ser uma biografia, que não é o que costumo ler, achei um livro ok. Comecei a ler antes do falecimento do matthew perry e terminei depois, em janeiro de 2024.

Foi emocionalmente difícil fazer essa leitura, por saber que ele partiu e que passou por tantas coisas terríveis. Parecia que estava lendo uma carta de.uma pessoa próxima a mim.

Fazer a ligação entre os momentos que ele.conta e os episódios de friends, me fez pensar em como ele conseguia ser fantástico apesar de tudo.

Valesi 01/11/2023

Um livro necessário
Matthew Perry era Chandler Bing, mas era mais do que isso.
O humor sarcástico e autodepreciativo do personagem era dele, mas o ator tinha uma profundidade maior. Seus traumas, seus vícios, suas lutas foram muito mais difíceis.
Nesta biografia ele não faz concessões e conta em detalhes sobre sua doença, todas as tentativas de controlá-la, as marcas de infância que ficaram indeléveis em toda a vida adulta. Quem não passa por isso pode até menosprezar, e quem sofre pode encontrar gatilhos. Só não dá pra passar incólume por uma história dessas.
Este é um livro que você não precisa ler, mas que Matthew Perry precisava escrever. Que bom que teve tempo para isso.
VitAria540 01/11/2023minha estante
Estou ansiosa para ler, está na minha lista. Matthew ?

Vit 01/11/2023minha estante

Gabi.Martins 01/11/2023minha estante
Quero muito ler!

Wendyyyyy 01/11/2023minha estante
foi eternizado?

Mari 01/11/2023minha estante
Quero muito ler, mas como li se estamos de luto

Brujo 29/10/2023minha estante
Descanse em paz, Matthew. ?

Ludy 08/09/2023

Quem me conhece sabe que "Friends" é a minha série conforto e que o personagem ?Chandler Bing? é o meu favorito entre o grupo de amigos, então é claro que quando eu vi o livro do autor Matthew Perry, que interpreta esse personagem icônico, eu fiquei louca para ler.

Eu já sabia por ?alto? sobre os seus problemas com vício, mas, ao ler as suas verdades, desde a sua infância, a sua juventude e, finalmente, a sua fase adulto, não foi tão fácil como eu esperava, vários momentos eu tive que interromper a leitura por sentir muito sua história, por colocar-me no lugar dele.

A gente nunca vai saber o que se passa na vida do outro, tudo pode aparentar estar ?mil maravilhas?, mas a realidade pode ser o completo oposto, o que senti ao ler seu livro, já que, em tantos momentos ruins da minha vida, quando eu estou cabisbaixa ou passando por algo, o autor, através do seu personagem "Chandler em Friends", conseguiu arrancar-me tantas risadas e fazer sentir melhor... porém, em quantas dessas cenas, o mesmo estava um caos e, o mesmo era quem precisava de ajuda e, sozinho, guardava suas magoas e anseios.

No livro, além de falar sobre a sua dependência química, o autor conta várias curiosidades sobre os bastidores da série, sobre o elenco, a produção, os episódios e convidados especiais, o que eu, como uma fã, adorei.
Diego 08/09/2023minha estante
QUERO LER!!!!!!!

Ludy 08/09/2023minha estante
Leia é uma leitura incrível

Diego 08/09/2023minha estante
Imagino!! Estou lendo o Friends Forever. Na sequência eu leio esse.

Guta.Cohen 31/12/2023

Could this BE any sadder
Foi extremamente interessante conhecer, de perto, o ator que me cativou tanto em Friends. Li o livro em inglês por querer ?ouvir? ele falando em cada página e valeu a pena, realmente da para ver a personalidade do Matthew Perry transformada em história. É muito triste saber que ele morreu apenas 1 ano depois de lançar essa autobiografia, quando ele parecia estar no seu momento mais sóbrio e com propósito da vida, depois de uma batalha incessante contra o vício. Se você é fã de Friends ou batalha contra algo como ele e quer se sentir acolhido de alguma forma, esse livro é para você. Fico feliz que, pelo menos, ele deixou esse legado antes de partir ?

sarah 02/02/2024

Devastada, para dizer o mínimo.
Eu começei a ler esse livro depois da morte do matthew, não posso negar que poor muito tempo conheci ele apenas por ele fazer parte da minha série conforto(sim,estou falando de friends).
A noticia da morte dele me devastou de uma forma que eu não imaginei que poderia me devastar, perder a persona que faz o seu pergonagem favorito da série que te faz rir nos piores momentos da sua vida é uma dor estranhamente intensa.
E então eu começei a ler o livro, e me deparei com camadas do matthew que eu tive que tratar na terapia, me deparei com medos semelhantes, uma relação conturbado com deus como a minha, uma dificuldade de perdoar os pais sobre questões da infancia pareecida com a minha.
Mattew me fez senti dores profundas ao me contrar sobre sua história, porque o tempo inteiro senti como se estivesse diretamente conversando com ele em um dia qualquer.
Não é uma leitura fluida, eu demorei uns 2 mêses para conseguir da vencimento e acesso a carga emocional que eu tinha lendo, foram inumeras crises de choro ao me deparar com a dor que ele sentia e com as reviravoltas que a vida dava.
Mattew perry se tornou meu império romano, esse livro se tornou um dos meus livros favoritos na vida!
Só tenho a dizer que se você tiver tempo e coragem, essa leitura pode ser extremamente reconfortante de que você não está só em seus medos e de que é possível sim ter uma vida fora deles.
Posso dizer agora adeus ao matthew e dizer que sinto muito por tudo que a vida o fez passar, e torcer que agora ele tenha a paz e descanso que merece!

Leandro. 01/11/2023

Chandler Bing cativou a juventude de muitos adultos.
A impressionante autobiografia de Matthew Perry revela como era uma pessoa determinada em conquistar os seus sonhos, tinha uma qualidade própria de senso de humor, um ser humano descontraído e engraçado fora das câmeras.

Uma escrita honesta abordando temas complexos como sua luta contra as drogas e principalmente o alcoolismo, uma luta constante contra o seu demônio interior, sem deixar de mencionar a série que o levou ao estrelato mundial, Friends.

É uma leitura que deixa o leitor cativado da primeira até a última página, Chandler Bing deixou sua marca na juventude de muitos adultos.

Ka 27/04/2023

Bom, é uma biografia né
Sei lá, as vezes conhecer à fundo os artistas que admiramos nos faz tomar um belo banho de água fria e decepção.
Japa91 27/04/2023minha estante
Exatamente ?

Felipe HQs e Mais 27/04/2023minha estante
Melhor deixar eles quietos na memória

Ka 27/04/2023minha estante
Eu fiquei meio sei lá, será q só eu pensou isso? Pq vi tanta gente amou o livro mas só consegui pensar em tantas pessoas que ele magoou e foi babaca, pensei na exposição das mulheres também, achei bem chato isso. Mas né, é a vida dele, pelo menos foi verdadeiro

César 24/06/2023minha estante
Com relação as mulheres ele admite que as magoou e foi babaca várias vezes. Seria pior se ele se gabasse das mulheres que teve ao longo da vida. Não é o caso. Ele inclusive lamenta por várias vezes que deixou mulheres incríveis passar...