Amigos, amores e aquela coisa terrível

Amigos, amores e aquela coisa terrível Matthew Perry

Resenhas - Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing: A Memoir

Arthur803 14/05/2024

O lado humano, que as vezes esquecemos, dos astros.
Famoso, principalmente pelo papel de Chandler em Friends, Matthew P. conta um pouco de sua vida nesta obra de impactar qualquer um, seja pela compaixão que você pode sentir, ou simplesmente pelas loucuras que ele fez durante seu tempo aqui na Terra.

Matthew descreve várias as várias experiências que passou durante sua vida, desde histórias envolvendo o mundo das câmeras, até o mundo das drogas e dos traficantes, sim, isto mesmo que você leu. Eu já sabia que Matthew tinha problemas com álcool, mas não sabia o nível deste problema, e nem que ele se estendia às drogas, drogas pesadas.

O livro me inspirou a me cuidar mais, as mensagens, apesar do contexto que elas estavam, me inspiraram a amar mais, a valorizar minha vida, e também entender que todo mundo tem problemas. Até mesmo aqueles que julgamos ter uma vida quase perfeita. Matthew comenta várias vezes a gratidão que aprendeu a ter pela vida, mesmo não passando nem por 1% do que ele passou, tento absorver essa gratidão pela minha vida também.

De certa forma, não recomendo este livro para pessoas muito sensíveis, ou em um estado momentaneamente frágil. Tirando esta observação, recomendo o livro, muito impactante, mas muito inspirador.

ev98 02/11/2023

Aquela coisa terrível... que ele venceu.
Uma leitura repleta de lágrimas de tristeza, admiração e em partes felicidade.
Matthew Perry simplesmente um gigante, com tanta força, com uma vontade enorme de viver sua vida de forma plena.
se antes eu já o admirava sem saber 10% do que ele passou, agora admiro mil vezes mais.
queria que ele tivesse tido mais tempo de vida depois de vencer essa coisa terrível, mas me sinto grata por ele saber o sabor da vitória ainda com vida.
existiu uma época da vida dele que ele tinha necessidade em fazer as pessoas rirem, quase um "gostem de mim, gostem de mim" e eu só queria que ele soubesse que, seu humor e suas respostas rápidas que foram vida para o chandler, colocaram um sorriso no meu rosto quando nada era capaz, mas ele era. curou tantas vezes onde doida e segue curando.

se eu pudesse trocaria muitas coisas para ele ainda estar aqui.

me sinto tão privilegiada por ouvir a história dele pelas próprias palavras dele.

eterno.

bittencourt.manoela 17/03/2024

Matthew e a luta diária contra Aquela Coisa Terrível
Eu tenho tanta coisa pra falar sobre esse livro, mas não consigo nem colocar tudo em palavras.
Apesar de não ler muitas biografias, eu engoli esse livro em três dias. No começo foi muito difícil e logo na terceira página já estava debulhada em lágrimas, mas foi muito interessante ler sobre a vida do Matty e sobre todas as suas lutas diárias contra ele mesmo.
Sempre quis ler esse livro desde que lançou, mas vim a ler só depois do falecimento do Matthew. Queria ter lido quando ele ainda estava vivo, mas acredito que a leitura foi ainda mais emocionante nesse momento.
Me vi em muitas inseguranças do Matty e esse livro só comprova ainda mais o quanto a nossa cabeça funciona bizarramente.
O Matty queria atenção, ele teve toda a atenção do mundo interpretando o Chandler em Friends; ele queria ser amado, mas fugia de qualquer demonstração de amor e um possível futuro com a mulher.
Muito triste saber da história toda e ver como ele estava sofrendo enquanto tava fazendo o papel de um dos personagens mais queridos da história das sitcoms. Mas fiquei muito feliz que ao decorrer dos anos ele descobriu mais sobre o vício e viu que não estava sozinho.

Espero que onde estiver, você esteja descansando em paz, Matty!

Clara 30/10/2023

Acima de tudo, sincero
Aqui, matthew perry mostra com uma sinceridade enorme a sua luta contra o vício em drogas e o alcoolismo e sua vontade de ajudar o próximo e conseguir viver sua vida do jeito certo, agora. sempre gostei muito de friends e chandler sempre foi meu favorito, por isso tive vontade de ler o livro, mas só comecei depois da notícia da morte do ator. é tão triste ver que ele se foi tão novo e com tanta coisa para realizar. descanse em paz, matthew, vc sempre será amado.

Juliana.Miquelini 01/12/2023

Saber tudo que o Matty passou faz meu coração doer demais, infelizmente dói mais ainda saber que ele não está mais entre nós, mais tenho tudo a agradecer por ele sempre né fazer sorrir nos meus dias tristes ????

Mahnurse 14/01/2024

Um livro necessário
Muito bom ler a história do Matthew e repensar nossos preconceitos com dependência química que é uma doença e um problema de saúde pública, inúmeras vezes senti vontade de abraçá-lo e simplesmente apoiá-lo diante de tantas situações difíceis? Indico a leitura não só aos fãs de Friends, mas a todos os que querem entender mais sobre questões de dependência química e os sofrimentos dessas pessoas

Raissa.Pestana 27/02/2024

Sempre ao ler uma biografia, abro meu coração e limpo meus pensamentos de uma maneira que sempre tento me colocar no lugar do outro. (ora, nem sempre concordando, mas tentando entender o que levou a tal atitude). Matthew foi um ator mundialmente famoso, afinal, gostando ou não de Friends, quem não conhecia Chandler Bing? O livro tem narrativas engraçadas, em meio a uma vida triste e solitária. Por diversas vezes me vi com olhos cheios de lágrimas. Conhecer o Matt a "fundo" foi uma experiencia cheia de sentimentos. Recomendo para quem é fã, recomendo mais ainda para quem não é e principalmente para quem passa por um processo de entendimento sobre "dias e dias".

Bianca 09/12/2023

Foi tão triste ler esse livro depois da morte do matthew.
mas ver mais afundo o quanto ele sofreu e as coisas que ele superou em sua vida me fez admirá-lo ainda mais.

Elaine855 31/12/2023

?Hi. I?m Chandler. I make jokes when I'm uncomfortable.?
?Olá. Eu sou o Chandler, eu faço piadas quando estou desconfortável?

Para qualquer pessoa que assistiu a série Friends essa frase é extremamente hilária. A atuação do Matthew na sitcom é muito divertida, como é que alguém está sempre de bom humor, fazendo piadas com todas as situações? Mas por trás desse grande senso de humor ele esconde todos os seus medos, e se mantém distante para evitar qualquer situação desconfortável. E é aí que as vidas de Chandler Bing e Matthew Perry se cruzam.

Matty revela momentos chocantes que passou durante toda a sua vida lutando contra os seus problemas, medos, insegurança e o seu abuso em drogas. Por muito tempo ele viveu uma vida de astro de Hollywood, recebendo convites para filmes, participando das melhores festas, rodeado de famosos e lindas mulheres, mas pagando um preço alto demais, a sua liberdade. E mesmo sem nenhum orgulho, ele não nos poupou de nenhum detalhe sórdido que o levou ao fundo do poço por diversas vezes. Com 55 pílulas diárias, 15 internações em clínicas de reabilitação, 12 cirurgias e uma bolsa de colostomia (muito disso durante as gravações de Friends) ele nunca desistiu, e de acordo com os legistas, ele vinha mantendo seus tratamentos contra "aquela coisa terrível". Foi a sua paixão pela atuação e pela escrita que o manteve vivo até então.

No último capítulo intitulado Batman, Matty diz ser muito grato a tudo o que experienciou, agradecendo pela vida, pelas conquistas e por cada pessoa que cruzou a sua vida, deixando para trás um ciclo de medo, dor e abusos. Infelizmente não foi tempo suficiente para ele realizar o seu maior desejo, o de ser pai. Ele nos deixou com uma mensagem no quadro atrás da porta, sem direito a piada certa para encerrar o ato.

Gratidão por você fazer parte das minhas melhores memórias afetivas, transformando meus piores momentos em alívio cômico, me fazendo rir mesmo quando não estava em meu melhor momento. Acredito que ele não fazia ideia de quanto era amado e do poder que tinha em tirar sorrisos de pessoas ao redor de todo o mundo.
Obrigada Matthew Perry!

'Oh, so warm water swirling around makes you feel good? I'm Mattman.'

Mila 24/11/2023

Gratidão
A coisa mais certa que fiz foi ler esse livro. Matthew foi muito importante pra mim como Chandler Bing e perdê-lo foi difícil, ler sobre sua vida e pelo que ele passou foi pesado mas ver que ao fim do livro ele venceu a Grande Coisa Terrível me deixou mais em paz e na esperança de que ele estava assim até seus últimos dias. Ele venceu, aquele monstro não saiu por cima e eu só posso rezar para que ele retorne a essa terra e viva a vida que sempre sonhou, que sua vida seja leve e feliz pois eu acho que a forma como ele ajudou as pessoas nessa vida foi grandioso demais. Todo amor a Matthew Perry ?
Flávia Menezes 24/11/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso! Uma das minhas leituras favoritas de 2022.

Zanucoli 08/12/2023

Aquela coisa terrivel
Nunca mais assistirei friends com os mesmo olhos. Um cara brilhante que foi jogando a própria vida fora. Triste.

Juliana 07/12/2023

Corajoso
O livro é uma autobiografia e eu, como fã de Friends e do Matthew Perry, gostei muito de conhecer mais de perto a sua história.

Ele escreve de uma forma bem fluída. Parece que estamos sentados no Central Perk tomando um café. Ele é engraçado, mesmo falando daquela coisa terrível.

Ao mesmo tempo, achei muito corajoso Matthew se abrir e ser tão transparente com um assunto tão delicado e que ainda é um tabu, de uma forma espontânea, não romantizada.

Ele diz no livro que fez isso também para ajudar outras pessoas na mesma situação e eu espero que isso ajude. Assim como ele ajudou de outras maneiras e espero que isso faça parte do legado dele.

Fernanda808 06/11/2023

Já sinto sdds
É bizarro ser super fã do Chandler e ver a discrepância que o Matthew passava por trás disso (ainda que ele fosse muito parecido com o Chandler). Triste que ele tenha sofrido tanto em toda a sua trajetória, mas que finalmente ficou em paz antes de partir.

raquelts_ 10/01/2024

Chandler Bing
Para uma fã de friends, que tem como um dos personagens favoritos Chandler Bing, esse livro foi revelador!
A história de Matthew Perry mostra a sua força, sua luta contra o vício nos mostra como ele conseguiu lidar!
E nos mostra também a forma de seu encontro com Deus, que o ajudou em todos os momentos difíceis.