Amigos, amores e aquela coisa terrível

Amigos, amores e aquela coisa terrível Matthew Perry

Resenhas - Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing: A Memoir

Patresio.Camilo 04/04/2023

Aquele em que o Chandler conta a verdade
Matthew Perry, o eterno Chandler de Friends, traz neste livro, mais como se fosse um diário que uma biografia.
Claro que quando se compra uma biografia autorizada, raramente virão as polêmicas envolvendo o biografado.
E neste caso, temos a história de um ator que marcou época em uma das maiores séries de tv.
Se você tiver a intenção de ler achando que terá os bastidores de friends, esqueça.
Mas, apesar de não ter uma grande qualidade literária, este livro traz a atenção de um tema que deveria ser tratado cada vez mais: a dependência química em remédios.
Perry neste livro fala claramente de seu vício em remédios (e outras coisas) e como isso quase acabou com sua carreira.
Em alguns momentos o livro será bem melodramático e meloso, e sim, não tem acredito 1% dos dramas vividos por ele e bem outros boatos sobre os bastidores da série e a forma como o restante do elenco o blindou.

Isadora castro 09/02/2024

Que livro sensacional
Acho que esse livro é uma mensagem de esperança, de amor. é tão sensível, tão íntimo, escrito de uma forma tão crua.
eu não sei como, mas o matthew conseguiu fazer com que eu virasse ainda mais fã dele. além de ter sido um ator maravilhoso ele foi profissional de um jeito que quase ninguém conseguiria ser se estivesse no lugar dele. que pessoa incrível e forte que ele foi. todas as partezinhas dessa história deveria ser lida por todo mundo, até porque a forma como ele conseguia ver o mundo apesar de tudo o que aconteceu com ele é inspiradora.

@caixas_e_livros 07/05/2023

Brutalmente emocionante
?Como anda o Matthew Perry??
Essa era a pergunta que constantemente faziam a maravilhosa Lisa Kudrow, que assina o prefácio dessa obra vulnerável, emocionante, e sem dúvidas, com o humor que só Matthew é capaz de fazer. E agora ninguém mais vai precisar perguntar como Matthew está, porque aqui ele vai contar em detalhes sobre tudo o que passou, os momentos bons e aqueles terríveis.

Se o prefácio desse livro já me deixou emocionada eu não estava preparada para toda a carga de realidade e sinceridade que Matthew decidiu jogar em sua autobiografia. Ele conta tudo o que o público queria saber durante todos esses anos, começando desde sua infância e como a separação dos pais, quando ele ainda era um bebê e a falta deles, o afetou e moldou quem ele seria no futuro.

?Não sinto medo algum de falar na frente de vinte mil pessoas, mas basta uma noite sentado no sofá, vendo Tv, para ficar apavorado.?

Resenha completa no IG @entrecaixas_e_livros

mayara1090 01/04/2024

Leitura longa e difícil pra quem era e é fã do Matthew Perry e de Friends. Lindo ver o quanto ele se entregou e se abriu nessa biografia,porém muito doloroso ver o quanto ele sofreu durante toda a sua vida. Acho uma leitura necessária tanto para quem tem vícios,quanto para quem não tem. Me senti o tempo todo como se eu fosse uma amiga a quem ele estivesse contando a sua história. Incrível. Impactante. Emocionante. Ele era um gênio da comédia,ao menos para mim. Lembrarei dele para sempre.

Bianca.Souto 24/11/2023

Aquele em que se perde um amigo
Ler a biografia do Matthew Perry já seria de apertar o coração só pelo fato dele contar como é a vida de um dependente químico. Mas ler depois dele descansar, foi um pouquinho mais dolorido.

Nas palavras dele mesmo, Friends e outras pessoas especiais foram usadas pelo próprio Deus para salvarem a vida dele nas vezes em que o fundo do poço era fundo demais.

O personagem Chandler pra mim foi muitas coisas, motivo de gargalhar, de identificação e até um leve crush, meu favorito! E apesar do ator na vida real ter passado por uma vida extremamente complicada, fico feliz porque ele encontrou momentos de paz e entre tantas derrotas contra o vício, várias vitórias também.

Fer 04/11/2023

Será que alguém poderia ser MAIS corajoso?
Eu realmente entendo a frustração de quem diz que não se valoriza alguém depois da morte, mas isso definitivamente não tem relação com Matthew Perry. Ele foi valorizado desde sempre por todo mundo que degustou e usufruiu do seu trabalho ? e sabia disso.

Sim, ele morreu e de repente a biografia dele se torna prioridade na lista de leitura de todo mundo. Mas sinceramente? É possível compreender o porquê. Esse homem foi um acontecimento. Uma das melhores coisas que essa terra já teve o prazer de presenciar.

Matthew não tinha obrigação nenhuma de fazer as pazes com a vida é se sentir grato por tanta turbulência. Ele literalmente desceu ao inferno incontáveis vezes ao longo da vida e mesmo assim ensina muito no seu livro sobre amor, gratidão, contemplação, esperança e coragem. Muita coragem.

Será que alguém poderia ser MAIS corajoso?

Nunca foi difícil entender o motivo de ele ser um cara tão amado. Mas depois de testemunhar com esse livro ? porque foi isso que ele se certificou de fazer, transformar cada leitor como um amigo próximo que tem o prazer de sentar numa mesa e tomar um café gostoso enquanto ouve ele contar ? não resta dúvida. Amar e admirar a história dele se torna quase um mandamento.

O mundo teve sorte de ter esse cara.

Alessandra.Adams 24/06/2023

?Oi, meu nome é Matthew, embora talvez você me conheça por outro nome. Meus amigos me chamam de Matty. E eu devia estar morto.?

Mayara479 18/02/2023minha estante
Compartilho da mesma opinião que a sua !
Chandler Bing sem sombra de dúvidas é a alegria da série, e imaginar toda a Dor que ele sentia enquanto gravava ... muito triste!
Nesse exato momento estou assistindo a série novamente ,e estou vendo com outros olhos!

Jéssica Nicodemos 16/04/2023

É um livro muito íntimo e profundo, além de ser muito triste. Muito difícil de imaginar que nosso eterno Chandler estava sofrendo tanto enquanto fazia meio mundo gargalhar.

LUISA 24/02/2023

"eu sou o chandler e faço piadas quando estou desconfortável!"

considerando que matthew perry interpretava nada além do que ele próprio, só com um nome diferente, essa é muito mais do que uma frase icônica de friends.

sua autobiografia deixa claro que ele esteve desconfortável durante toda a vida. e ainda está. só que as piadas agora são ruins - ou então há um sério problema de tradução e edição do livro.

a franqueza em narrar a luta contra a dependência química é admirável, mas não era preciso alfinetar pessoas que não têm nada a ver com a história ("é difícil pensar que fulano morreu, enquanto keanu reeves ainda está entre nós"), nem expor desnecessariamente as mulheres com quem se relacionou ("fulana de tal tinha namorado, mas dava em cima de mim").

terminei a leitura pensando se as mancadas cometidas tiveram realmente a ver com o vício ou se o cara mais engraçado da série era, pela sua própria personalidade, um babaquinha carente de atenção.

me senti triste, acho que preferia não ter lido.

Carla Verçoza 07/03/2023

Como grande fã de Friends e de biografias, essa leitura tinha tudo para agradar... E gostei muito!
Relato difícil, doloroso, intenso e honesto sobre a vida e os vícios, fiquei bastante tocada pela história toda, a complicada briga do ator com seus fantasmas.
De coração partido, a única coisa que eu, leitora, espero é que ele fique bem sempre. Ótima leitura.

"Não sinto medo algum de falar na frente de vinte mil pessoas, mas basta uma noite sentado no sofá, vendo tv, para ficar apavorado. Tenho medo da minha própria mente; medo dos meus pensamentos; medo de a minha cabeça me incentivar a recorrer às drogas, como já fez tantas vezes. A minha mente quer me matar, e eu sei disso. Sou constantemente tomado por uma solidão sorrateira, uma ânsia, e permaneço apegado à ideia de que algo exterior vai ser capaz de me consertar. Mas eu tinha todas as coisas exteriores possíveis!"

"Significava que eu não estava sozinho, que havia outras pessoas iguais a mim, mas também que eu era um alcoólatra e teria que parar de beber um dia de cada vez, pelo resto da vida. Como eu ia conseguir me divertir?"

"Não sou santo - ninguém é -, mas, depois que você chega à beira da morte e não morre, seria de esperar que o alívio e a gratidão tomem conta de tudo. Só que nada disso acontece - na verdade, você olha para a estrada difícil que tem pela frente, encara tudo o que precisa fazer para melhorar e fica puto da vida."

Professor Eddie 26/03/2023

Aquela coisa terrível
Por muito tempo li várias biografias e este era um dos meus gêneros preferidos. Só que parei de ler e fiquei assim por um grande período. Quando vi que Matthew Perry lançou seu livro, fiquei curioso, pois seu personagem em Friends é o meu preferido.
Cara, que porrada esse livro. Ele conta todos os detalhes de seu vício, sobre a série Friends, seus amores. Mesmo contando de uma maneira irônica, não tira o peso de como sua doença ditou sua carreira.
É louco pensar o quanto pessoas com dinheiro e fama sofrem tanto ou mais que nós, meros mortais, e o quanto o vício pode atrapalhar sua vida. Afinal, ele namorou Julia Roberts e foi da maior série do mundo durante 10 anos.
Amei o livro. Fiquei pensativo sobre os vícios e como "Aquela Coisa terrível" poderia ser mais tratada se não houvesse preconceito com quem sofre com ela.

Yasmin.Amaral 25/11/2023

Só queria que meu cérebro ficasse quieto por algumas horas
Quem poderia imaginar que uma das estrelas de Friends teve uma vida tão sofrida?? Que difícil ler tudo isso!
O mais triste é saber que ele faleceu sem encontrar uma companheira romântica e sem ter os filhos que ele queria, de partir o coração?
Não dei 5 estrelas porque as vezes essas idas e vindas no tempo pra contar as coisas me confundiam um pouco.
Descanse em paz, Matthew
analinemaia 25/11/2023minha estante

Emy 14/06/2023

"pessoas iriam gostar de mim. Eu seria suficiente. Eu era importante. Não era carente demais. Eu era um astro."
"Amigos, amores e aquela coisa terrível" é uma leitura envolvente que nos confronta com a realidade das drogas. Para os fãs de Friends, ou mesmo para aqueles que foram cativados pela série por causa do engraçado Chandler, esta biografia é um verdadeiro tesouro, repleta de informações dos bastidores da produção e fatos curiosos. A amizade genuína entre o elenco nos aquece o coração, enquanto outros capítulos nos levam ao desespero.
O livro nos expõe que aquela coisa terrível permeia as esquinas de Hollywood, revelando rostos que nunca imaginaríamos envolvidos nesse tipo de problema. É uma poderosa reflexão sobre os desafios enfrentados pelos artistas e os perigos ocultos que podem afetar suas vidas.
Apesar da história sensível, por vezes mórbida, somos transportados pela perspectiva de Matthew Perry, o ator por trás do personagem engraçado e divertido que conhecemos em Friends. Ele nos leva a uma jornada onde, mesmo diante das circunstâncias adversas, ele consegue manter um senso de humor peculiar (por vezes, um mecanismo de defesa).
Através das páginas, somos lembrados de que, apesar das lutas pessoais, Matthew Perry está rodeado de amor e conseguiu se tornar o ícone que conhecemos hoje. Essa é uma mensagem poderosa que nos faz refletir sobre a importância de ter pessoas ao nosso lado, mesmo nos momentos mais difíceis. É um lembrete inspirador de que, mesmo em meio à escuridão, sempre há espaço para o amor e a esperança.

Micaelle 15/04/2024

Ahhh doce Matthew?
Procurando encontrar palavras para definir essa leitura. Acredito que como grande parte dos leitores, conheço Matthew através do Chandler e como foi emocionante conhecer sua história, suas dores, ver sua vida na vida do Chandler, seu desfecho, sua redenção, sua vitória?

Me identifiquei com muitos de seus pensamentos e sentimentos, não me admira ter sempre amado tanto o Chandler.

Te amo Matt, que você esteja descansando em paz. Você foi um grande vitorioso!