Amigos, amores e aquela coisa terrível

Amigos, amores e aquela coisa terrível Matthew Perry

Resenhas - Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing: A Memoir

Mila 24/11/2023

Gratidão
A coisa mais certa que fiz foi ler esse livro. Matthew foi muito importante pra mim como Chandler Bing e perdê-lo foi difícil, ler sobre sua vida e pelo que ele passou foi pesado mas ver que ao fim do livro ele venceu a Grande Coisa Terrível me deixou mais em paz e na esperança de que ele estava assim até seus últimos dias. Ele venceu, aquele monstro não saiu por cima e eu só posso rezar para que ele retorne a essa terra e viva a vida que sempre sonhou, que sua vida seja leve e feliz pois eu acho que a forma como ele ajudou as pessoas nessa vida foi grandioso demais. Todo amor a Matthew Perry ?
Flávia Menezes 24/11/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso! Uma das minhas leituras favoritas de 2022.

Bianca 09/12/2023

Foi tão triste ler esse livro depois da morte do matthew.
mas ver mais afundo o quanto ele sofreu e as coisas que ele superou em sua vida me fez admirá-lo ainda mais.

Juliany.Meneghel 26/10/2023

Visceral
Matthew Perry entregou tudo aqui. Achei um livro extremamente corajoso. Todo mundo que é fã da série Friends sabe que ele enfrentou problemas com vício, porém não estávamos nem perto de entender toda a profundidade da questão.

Aqui ele se expõe por completo, todos os seus sentimentos, seus erros e sua luta diária. É uma história bem triste, pra falar a verdade. Mas a gente sente sua honestidade e torce por dias brilhantes pra ele daqui em diante.

Que ele saiba o quanto foi forte e corajoso em expor com tantos detalhes todas as suas vulnerabilidades. E que bom que ele teve a chance fazer isso nos termos dele - contar sua história com suas próprias palavras e não por fofocas da imprensa.

Manu 28/10/2023

Nenhum segredo se torna pior só porque é revelado.
A gente sempre acaba criando uma certa imagem de um ator/atriz através de seus personagens mais marcantes, e com o Matt Perry não foi diferente. Vi muito do Chandler Bing? sarcástico, sincero e sempre com uma resposta saindo do forno, porém com uma dose de vida real e, talvez, a dose mais perigosa, o vício.
De alguma forma, os talentos dele nunca foram sufocados pelos traumas, e conseguiu conquistar muitas coisas na vida; porém foi um pouco doloroso ler algumas partes e pensar no porquê de uma pessoa bater na porta da morte tantas vezes.

camultari 25/11/2023

Tocante e triste
Ler esse livro depois de tudo que aconteceu com ele e ele tendo dado vida ao meu personagem preferido de friends foi realmente muito tocante.

Foi muito bom entender mais sobre a vida dele e ver a realidade de uma pessoa que aparentava ser tão de bem com a vida.

Ele fez muito para trazer alegria para a vida das pessoas. É triste ver que ele nunca conseguiu se sentir feliz. ??

Giovana Laursen 06/11/2023

Saudades pra sempre
Estava quase terminando de ler quando ele partiu. Matthew merecia o mundo, sempre carinhoso, gentil e bondoso com os outros e nunca com ele mesmo.
Amo friends e perdi a conta de quantas vezes vi a série, claro que Chandler era meu favorito e sempre vai ser.
Obrigada por tudo querido, principalmente por seu trabalho ajudando as pessoas a se recuperarem de seus vícios, obrigada por ajudar a tantos.

Nine 22/11/2023

O Vazio
Acredito que ler essa autobiografia após sua morte, traz um outro sentimento sobre o final.
Passei o livro todo triste por essa solidão, a sensação de ter tudo e ter nada de Matthew .
Sim julguei os pais e julgo oa atores de friends. Aqui é uma pequena parte de sua vida compartilhada e imagino que ele evitou falar dos atores, até mesmo para não se transformar em mais um historia de FRIENDS, e por isso não vejo uma participação na vida pessoal, apesar de eles passarem que eram especiais uns aos outros, será que não poderiam ser mais presentes?
Queria que ele tivesse tido tempo de ser a sua melhor versão, de ser um Matthew puro, sem nenhuma influência e queria que ele nunca tivesse sido um "menor desacompanhado".

JAssica292 17/11/2023

Uau
Eu sabia que o Matt enfrentava problemas com a dependência química e depressão mas depois desse livro eu percebi o quão pesado foi pra ele. Como a bebida, o cigarro e as drogas podem acabar com uma vida brilhante é triste, mas que bom que ele não desistiu como ele mesmo relata, foi muito forte e conseguiu vencer.
Ele é o próprio Chandler bing, retrata toda a história dele com um humor, até os momentos mais trágicos. Gostei muito da leitura, Friends é minha série de conforto e Chandler um dos meus personagens favoritos. Recomendo a leitura.

Ludmilanog 24/11/2023

?Quem eu vou me tornar? Seja lá quem for, vou seguir em frente como um homem que finalmente ganhou gosto pela vida.?

?Quero continuar aprendendo. Quero continuar ensinando. Essas são as grandes aspirações que tenho para mim mesmo, mas, enquanto isso, quero rir e me divertir com meus amigos. Quero fazer amor com uma mulher por quem eu esteja perdidamente apaixonado. Quero ser pai e virar motivo de orgulho para os meus pais.?

Dani 06/04/2024

Nosso querido "Chandler" viveu uma vida solitária (apesar de estar sempre rodeado de muita gente), literalmente como um menor desacompanhado.
É triste pensar que a vida dele poderia ter sido perfeita, caso a dependência química e o vício em álcool não o tivesse dominado completamente.

pitypooralfie 05/11/2023

Esse livro me emocionou e tocou demais. Tanto, que não consigo colocar em palavras cada pensamento que tive durante a leitura. Então, resolvi deixar aqui algumas frases, palavras do próprio Matthew que me emocionaram, quase me fizeram transbordar.

"Não sou muito fã de confrontos. Questiono tudo. Mas não em voz alta."

"Eu era barulhento e carente, e isso foi resolvido com um comprimido. (Hum, parece que acabei de descrever a p*rra dos meus vinte anos.)"

"O grande Randy Newman certa vez disse: ?Preciso de muitos medicamentos para conseguir fingir que sou outra pessoa.?"

"De acordo com Malcom Gladwell, se você fizer qualquer coisa por dez mil horas, vai se tornar um especialista nela."

"(Isso me fez lembrar de um diálogo do meu episódio em Barrados no baile:
Brandon: E os seus amigos?
Roger: Meus amigos? Meu pai diz que esses são os únicos em quem eu não posso confiar.
Brandon: Você sempre faz o que o que seu pai manda?
Roger: Não.)"

"Eu daria tudo para não me sentir assim. Penso nisso o tempo todo; não estou falando por falar, é um fato. Aquela oração faustiana que fiz foi uma coisa ridícula, a oração de uma criança. Ela não se baseava em nada real."

"?Essas pessoas não bebiam para fugir; elas bebiam para superar uma ânsia que vai além do seu controle mental.?"

"Meu corpo não tinha sido substituído por mel quente. Eu era o mel quente. E, pela primeira vez na vida, eu estava na presença de amor, de aceitação, tomado pela sensação poderosa de que tudo ficaria bem. Agora eu sabia que minhas preces tinham sido atendidas. Eu estava na presença de Deus. Bill Wilson, que criou o a.a., foi salvo pela experiência de ver um raio atravessando uma janela, quando sentiu que via Deus."

"Mas tudo estava diferente agora. Eu enxergava as cores de outro jeito, os ângulos tinham outra magnitude, as paredes eram mais fortes, o teto estava mais alto, as árvores que batiam na janela eram mais perfeitas, suas raízes conectadas ao planeta e a mim pelo solo ? uma grande conexão criada por um Deus amoroso ?, e além, um céu que antes era teoricamente infinito, e que agora se mostrava incompreensível e verdadeiramente interminável. Eu me sentia conectado com o universo como nunca antes na vida. Até as plantas na minha casa, em que eu nunca havia prestado atenção, pareciam mais nítidas, mais lindas do que seria possível, mais perfeitas, mais vivas."

"Permaneci sóbrio por dois anos apenas por causa daquele momento. Deus tinha me dado um vislumbre de como a vida poderia ser. Ele me salvou naquele dia, e em todos os outros, na verdade. Ele me transformou em alguém que busca não apenas a sobriedade e a verdade, mas também por Ele. Deus abriu uma janela e a fechou, como se dissesse: ?Agora, faça por merecer tudo isso.?"

"Era preciso seguir em frente e além, com a compreensão de que havia um mundo imenso lá fora, que não existia apenas para me ferrar. Na verdade, ele não tinha opinião alguma sobre mim. Ele simplesmente existia, como os animais e o ar revigorante; o universo era neutro, e lindo, e continuaria independentemente de mim."

"Eu precisava me lembrar de ser legal com as pessoas, de tornar o encontro delas comigo uma experiência feliz, não algo que me causava pavor, como se aquilo fosse a única coisa que importava. Eu precisava ser gentil, precisava amar, escutar mais, doar incondicionalmente. Havia chegado a hora de parar de ser um babaca assustado e perceber que eu era capaz de lidar com as situações que surgiam. Porque eu era forte."

"Eu era completamente equivocado. Um cara egoísta e narcisista. Tudo tinha que girar ao meu redor, e junto a isso ainda havia um complexo de inferioridade muito conveniente, gerando uma combinação quase fatal. Desde que eu tinha 10 anos, desde o instante em que olhei ao redor e pensei Agora é cada um por si, eu só me importava comigo mesmo. Eu precisava manter o foco em mim mesmo para ser capaz de funcionar."

"Hoje em dia, tenho fé em Deus, mas essa fé costuma parecer, hum, bloqueada. Por outro lado, tudo é bloqueado pelos medicamentos que tomo.
Hoje em dia, também faço esta pergunta: ?Estou bloqueando a minha relação com uma força superior ao tomar Suboxone??"

"Um dos meus maiores problemas, e o motivo pelo qual tive tanta dificuldade em ficar sóbrio ao longo dos anos, é que nunca me permito ficar desconfortável por tempo suficiente para ter uma conexão espiritual. Resolvo tudo com comprimidos e álcool antes de Deus interferir e me resolver."

"Eu vi Deus na minha cozinha, por incrível que pareça, então sei que existe algo maior do que eu (até porque, para começar, não sou capaz de cuidar nem de uma planta). Sei que Ele é amor e aceitação onipresentes, que significa que tudo vai ficar bem. Sei que algo acontece quando morremos. Sei que seguimos para algo maravilhoso."

"O Grande Livro diz que o álcool é ardiloso, surpreendente e poderoso... mas eu acrescentaria que ele é paciente."

"Recentemente, minha mãe disse que se orgulhava de mim. Eu havia escrito um filme, e ela leu. Passei a vida inteira esperando para ouvir essas palavras."

"Nenhum segredo se torna pior só porque é revelado. Neste ponto da minha vida, as palavras de gratidão jorram de mim, porque eu deveria estar morto, mas, por algum motivo, não estou. Deve existir alguma justificativa para isso. É difícil demais conceber a hipótese de que não exista."

"[...] cicatrizes são interessantes ? elas contam uma história sincera, são provas de que uma batalha foi travada e, no meu caso, vencida com dificuldade."

"Eu sou suficiente. Sou mais do que suficiente. E não preciso mais dar um show. Já deixei minha marca. Agora é a hora de relaxar e aproveitar."

"Eu sou eu. E isso deveria bastar, isso sempre deveria ter bastado. Era eu quem não entendia isso. Hoje, finalmente entendo. Sou ator, sou escritor. Sou uma pessoa. E uma boa pessoa. Quero coisas boas para mim, para os outros, e posso continuar buscando por elas. Há um motivo para eu continuar aqui. E tentar entender por que essa é a tarefa que foi colocada diante de mim."

"Apenas o fato de que estou aqui, e de que me importo com as pessoas, já é resposta suficiente."

"Conquistei muitas coisas na vida, mas ainda há muito o que fazer, e isso me deixa empolgado todos os dias. Eu era um garoto do Canadá que realizou todos os seus sonhos. Mas eles eram simplesmente os sonhos errados. E, em vez de desistir, eu mudei e encontrei novos.
Eu os encontro o tempo todo. Eles estão bem ali na vista, no Valley, nos adornos e brilhos que surgem no mar quando o sol bate... no ponto certo."

"Quando alguém faz uma coisa legal por outra pessoa, eu vejo Deus. Mas você não pode oferecer o que não tem. Então, tento ser melhor todos os dias. Quando esses momentos chegam e sou necessário, já resolvi meus problemas, e faço aquilo que todos viemos fazer aqui, que é simplesmente ajudar os outros."

"Eu me sinto mais limpo. Mais rejuvenescido. Meus amigos e familiares já perceberam isso ? há um brilho em mim que ninguém via antes."

"Eu me sinto tão grato por estar vivo, por ter uma família amorosa ? isso não é o mínimo, e talvez seja o melhor de tudo."

"Olho para a água e digo, bem baixinho: ?Talvez eu não seja tão ruim assim??"

"Encontre um amigo que desista de algo junto com você ? é surpreendente como isso transforma uma amizade."

"Meus olhos se enchem de lágrimas agora, e o mar parece mais distante, como em um sonho. Então fecho os olhos e me sinto tão grato por tudo que aprendi nesta vida; pelas cicatrizes na minha barriga, que são nada menos que a prova de que tive uma vida pela qual valeu a pena lutar. Eu me sinto grato por conseguir ajudar meus companheiros em momentos difíceis e árduos, e pela imensidão desse presente."

"Estar na cozinha sempre me faz pensar em Deus. Ele apareceu para mim em uma cozinha, e salvou minha vida quando fez isso. Deus sempre está comigo agora, em todas as vezes que me permito sentir sua grandiosidade. É difícil acreditar, depois de tudo, que Ele ainda se dê ao trabalho de ajudar a nós, reles mortais, mas Ele ajuda, e a questão é justamente esta: o amor sempre vence."

"Meu único acerto foi nunca desistir, nunca levantar as mãos e dizer ?Chega, não aguento mais, você ganhou.? E, por isso, estou aqui, pronto para tudo o que vier."

Descanse em paz, Matthew. Que Deus te receba e você encontre a paz. Você foi uma grande pessoa, alguém de muita coragem. Fomos muito afortunados de poder compartilhar o planeta Terra com você, mesmo que por tão pouco tempo.

erica 06/11/2023

Eu tenho esse problema lendo auto-biografia onde quando começa a dar problema na vida da pessoa? eu fico querendo ter uma máquina do tempo para voltar e poder dar uma sacolejada, ajudar de alguma forma, dar um abraço? e nesse eu queria tanto poder fazer isso
Principalmente quando você lê que ele quis ser pai, aí corta mais o coração ?

Mayara479 18/02/2023minha estante
Compartilho da mesma opinião que a sua !
Chandler Bing sem sombra de dúvidas é a alegria da série, e imaginar toda a Dor que ele sentia enquanto gravava ... muito triste!
Nesse exato momento estou assistindo a série novamente ,e estou vendo com outros olhos!

Rafaelbing 20/04/2023

Uma biografia para se apaixonar!
Resiliência pura!
O quanto ele sofreu, lutou, sofreu mais e lutou mais ainda pela vida, é uma alma a se espelhar para vencer e seguir em frente.
Sou suspeito a falar sobre a biografia dele, por eu amar a série Friends e por ser meu personagem favorito nela.
Porém foi um livro que não dá pra se ler em 1 mês, e sim em 4/5 dias.
Recomendo muito a viajar nessas páginas ?? ?

eduarda 16/12/2023

Nunca assisti Friends mas quando ele morreu eu fiquei curiosa. Fui ler a bibliografia dele e foi uma das coisas mais triste que já li na vida. Ele era uma pessoa boa, com uma doença terrível, como ele mesmo diz. Ele fala inúmeras vezes, que fama e dinheiro não são tudo, e, que ele trocaria tudo isso para não ter a doença. É uma reflexão sobre o que importa de verdade, sobre como vícios podem acabar com uma pessoa, e uma resiliência GIGANTESCA.