Solitária

Solitária Eliana Alves Cruz

Resenhas - Solitária

valmir 25/04/2024

Solitária
" Também não tinha como eu continuar fingindo que a vida não estava mudando. Acho que às vezes a gente está numa situação ruim, mas se acostuma com ela e não quer sair porque é ruim, mas é conhecido. "
Sensacional!
Uma escrita poderosa. Racismo, injustiças, solidariedade.
Bastante atual e questionador.

Brina 23/02/2023

Real e triste
" ela é quase da família"
" não sei o que eu faria sem ela"
" ela praticamente criou minha filha"
" só você sabe fazer"
São frases que escutamos de patrões envaidecidos com a sorte que eles tiveram de ter uma empregada tão "dedicada".
São relatos fictícios mas que você pode encontrar na vida cotidiana muito facilmente. Relatos reais que a gente pensa que parece até um livro, como por exemplo: situações análogas à escravidão, meninas crianças sendo babá de outras crianças, salários ruins e obviamente sem carteira assinada.
Mas o bom foi ver a dor de cotovelo dos patrões, sabendo que a filha da empregada virou médica ?.
Tudo isso em uma linguagem maravilhosa de Eliana Alves, me lembrou muito Conceição Evaristo com o jeito simples de denunciar as piores atrocidades.
Favoritei ?

Barbara.Morais 23/03/2023

PERFEITO
Não tenho nem o que falar, apenas sentir... a delicadeza da autora ao expressar sentimentos tão únicos, de forma tão imagética mas ao mesmo tempo tão real, é de tocar o coração. A cada conflito, a cada conquista, meu coração vibrava como se Mabel e Eunice fossem partes antigas de mim. É lindo.

Joel.Martins 30/11/2023

PRECISO registrar a grandiosidade e necessidade deste livro. A autora @elialvescruz retira as vendas dos nossos olhos, nos fazendo sentir na pele a realidade daqueles silenciados pelo racismo e preconceito. O livro denuncia as injustiças/crimes de exploração e a nojeira que é a necessidade de inferiorizar para se sentir superior. É incrível como cada passagem tem muitas referências aos crimes cometidos contra pessoas negras em nossa sociedade. E além de tudo isso, o livro tem o amor e a vontade de perseverar. Isso é lindo.

Fran 14/07/2023

Necessário
Atual e muito necessário. Os capítulos finais eu não gostei tanto assim, mas a experiência de leitura foi incrível. Vale muito a pena! :)

viniciusalmeida 18/10/2023

Livro incrível e muito sensível
Eliana me conquistou por inteiro, primeiro livro que eu leio da autora e a forma como ela conduz a história e trata de um assunto pouco que são as profissões não valorizadas no Brasil, como a empregada doméstica e entregadores, assim como o racismo é algo magnífico que conquista e faz a gente enxergar a sociedade e o nosso mundo de forma diferente.

Fora que a divisão dos capítulos e a forma como a história é contada é GENIAL!!!

Completamente impactado e louco pra ler o próximo livro da autora.
viniciusalmeida 18/10/2023minha estante
uma obra prima nacional como muitos dizem!!!

julinha_25 18/10/2023minha estante
Wow !! Look at this famous review !!

viniciusalmeida 18/10/2023minha estante
KKKKKKKK idiota te amo

369lesbian 31/03/2024

Leitura obrigatória para qualquer um, principalmente aqueles que possuem ou desejam desenvolver o senso crítico

yoshii 07/03/2023

O retrato do cidadão de bem
Esse livro é magnífico - minha leitura favorita do ano até agora.
O livro vai mudando de narrador e a última parte é muito genial.
Vemos uma história de ficção, mas com acontecimentos que já aconteceram (e acontecem diariamente).
É um revoltante retrato do Brasil.

Ada Achetta 09/10/2023

Livro muito bom e com temáticas muito relevantes quando se fala de Brasil, sincronizando nosso passado escravocrata com episódios contemporâneos. leitura leve, embora traga situações densas. me lembrou muito o filme ?Que horas ela volta?. recomendo!

bovinoreads 15/05/2023

Pensamentos
Exemplar da estante dele.
Tenho pensamentos. Ignorei-os ao ler por que me tirou de um grande reading slump e criei um carinho por ele.
Mas, claro, tenho pensamentos. Como por exemplo a forma como ela cria uma frase quadradinha singela e discreta ótima e enfia uma vírgula explicando a referência como uma piada não entendida ou como uma vontade absurda de fazer com que entendam a jogada dela.
Agora rememorando, tenho um grande carinho pelas personagens. Então esqueço tudo que me incomodou.
Outros pensamentos.

Matheus656 13/05/2022

?solitária? conta a trajetória de duas mulheres negras, que moram no trabalho, um condomínio de alto padrão - desses que podem ser encontrados em qualquer metrópole brasileira. eunice, a mãe, é testemunha-chave de um crime escandaloso ocorrido na casa dos patrões. mabel, a filha, compõe o caminho que leva não apenas ao deslindamento e à explicação deste crime, mas a uma mudança que é drástica e total na vida delas e na das pessoas que rodeiam as personagens principais.

esta leitura foi a primeira experiência que eu tive com a escrita da eliana, e, sem dúvidas, é algo que pretendo repetir futuramente. a narrativa, embora curta, nos provoca um turbilhão de sentimentos divergentes - certamente um dedo na ferida.

a autora nos mostra uma realidade - que é triste e que revolta - do brasil, onde trabalhadores domésticos são obrigados a fazer parte de regimes de trabalho inadmissíveis e intoleráveis: a face (que consegue ser tão mascarada) de uma ?senzala moderna?.

?ah, mas ela é quase da família!? fazendo uso desta expressão, muitas pessoas se utilizam de dependências e encadeamentos pessoais para ?passar por cima? de direitos trabalhistas, além de pôr em prática inúmeros abusos e arbitrariedades sobre as empregadas domésticas - como é observado de forma tão explícita na narrativa.

[mãe, a senhora precisa se libertar destas pessoas. a senhora não deve nada pra elas. não tenha medo de encarar esse povo que nunca limpou a própria privada.]

texto sensacional e didático para se compreender a relação laborativa entre a empregada doméstica e o patrão. ansioso para ler outras obras da eliana alves cruz.

giusn 30/09/2023

Que livro bom.
mesmo que a gente saiba e até presencie o que acontece na sociedade, ler sobre a perspectiva de quem vivencia tamanha violência é sempre uma experiência indescritível.
a falta de noção das pessoas que usam dinheiro como critério pra tratar humanos como humanos é surreal e ao mesmo tempo tão comum.
embora só quem cresça numa posição nem um pouco privilegiada saiba quanta dificuldade se encontra em cada tarefa do dia a dia, o livro consegue transmitir essa jornada muito bem.
a leitura é bem fluida, não dá vontade de parar nem por um segundo.