Solitária Eliana Alves Cruz

Resenhas - Solitária

Aline.Guimaraes 22/06/2023

Que livro!
Solitária narra a história de duas mulheres pretas - Eunice e Mabel - mãe e filha que vivem na casa dos patrões, uma cobertura luxuosa no Edifício Golden Plate. Lá são relegadas aos pequenos espaços que a classe trabalhadora deve ocupar: quartinho, banheirinho, caminha... Tudo no diminutivo ? inclusive o respeito e consideração por estas pessoas, tantas vezes negado. Até mesmo a existência dessas mulheres é negada pois devem fazer seu trabalho caladas, sem serem vistas ou percebidas pelos patrões.

Mabel desde cedo entende que para ter uma vida melhor e mais digna precisa estudar e faz isso sempre que pode, com afinco, na companhia de Cacau, outro filho da classe trabalhadora ? seu pai, Jurandir, é porteiro do prédio e ele também mora ali junto com seu irmão João Pedro. É João quem trava com Mabel um dos diálogos que mais me impactaram nesta história ? ele lembra à menina que não foi o estudo que fez daquelas pessoas muito ricas, mas a herança de famílias que sempre tiveram fortuna. Seria então os estudos e todo o esforço em vão?

Nesse ponto me emocionei muito, pois eu mesma cresci ouvindo que estudar seria a única forma de vencer na vida para pessoas vindas de famílias pobres como eu. Hoje posso dizer que sim, que estudar salva e transforma. Mas também sei que isso está longe da vida confortável, segura e cheia de poder que as pessoas super ricas tem e que obviamente querem manter.

No decorrer da narrativa vemos que muitos daqueles trabalhadores que moram ali no Golden Plate passam por situações absurdas e são vítimas de crimes horrendos. Aliás, um crime passado ali abre a história, que é chocante do início ao fim.

Solitárias é um livro denso, mas curtinho e fluido, com muitas reflexões sobre a realidade da classe trabalhadora no Brasil. Se você gosta de livros deste tipo, recomendo muito esta leitura.

Pietra.vila 07/04/2024

Todos precisam ler Solitária
Solitária conta a história de duas mulheres negras, Eunice e Mabel, mãe e filha enfrentando diversos problemas tanto sociais como o machismo e racismo, quanto criminais (leiam para descobrir ?).
Essa história é recheada de tristeza e os assuntos presentes no texto são retratos com um peso absurdo mas tão necessário. Eu sinceramente acho esse livro fundamental, principalmente para os jovens da minha geração, que são extremamente politizados e não tem medo de falar. Mesmo tendo consciência de classe e de raça esse livro conseguiu abrir meus olhos de uma forma que nunca imaginei, me vi dentro de uma realidade que não faz parte da minha.
De uma forma geral eu recomendo esse livro para TODOS, uma vez que apresenta um enredo muito interessante e bem elaborado, com temáticas essenciais para a atualidade.

Yasnamorada 08/01/2024

Cäralho o que foi isso que eu acabei de ler????? Magnífico, obrigatório, necessário. Favoritado.

Luisa Dahmer 05/11/2023

Retrato de um Brasil escravocrata
Não sabia do que se tratava o livro, porém me surpreendi com a profundidade da história. Um retrato preciso de um país que desde seu inicio carrega o fardo do escravismo.
As personagens são fascinantes e a escrita nos prende de uma forma absurda, com certeza é uma das minhas melhores leituras dos últimos tempos. Extremamente necessária.

Milena 06/01/2024

Solitária
A história de vida de Eunice e Mabel, mãe e filha, que moram no local em que trabalham, um condomínio de luxo, é retratada nessa obra, trazendo à tona a realidade do trabalho doméstico no Brasil.

Julia 20/03/2024

"A Dadá tinha dez anos quando foi para a casa da d. Imaculada. Quantos anos eu tinha quando entrei pela primeira vez na
casa da d. Lúcia? A senhora vai receber seu pagamento segunda-feira. Vai receber o meu também? Crime é não ter saída, mãe."

@limakarla 07/08/2022

Quarto de descanso.
É sempre muito forte ler histórias de pessoas negras no Brasil e quanto a carga de toda a nossa história no país é pesada e marcada pelo sofrimento. Que bom que alguns conseguem vencer as adversidades e ter um futuro mais digno, poder também proporcionar aos seus um pouco disso.

Isabela242 28/03/2024

Maravilhoso.
Real, dolorosa, linda, profunda e emocionante. Essa é a história de Solitária.

Com certeza um dos melhores livros que já li na vida.

Gi 21/06/2023

O quartinho
Com uma escrita direta e envolvente Eliana conta uma parte da vida da Eunice e sua filha Mabel. Eunice é empregada doméstica que dorme no emprego com sua filha, em um condomínio de luxo.
Aqui temos um pouquinho da vida real de muitas brasileiras, que cuidam da casa e dos filhos do seu empregador para dar um lar e estudos para o seu filho. E o quartinho é testemunha de todas as alegrias, tristezas, solidão e desaforos.
Um livro muito bom!
Que dá para ler em dois dias.

Julia.Nevado 06/09/2023

Solitária
Cruel, honesto, sensível e lindo.
Me faltam adjetivos.
Obrigada Eliana por essa narrative clara, objetiva e brilhante!

Magna.Poetisa 26/03/2024

Se os quartos falassem...
E nesse livro os quartos falam!

A história de Eunice e Mabel entrelaça tantas histórias que fica a reflexão sobre qual delas tem mais impacto nessas vidas. Mas me arrisco a falar que Mabel fez toda a diferença, na própria vida, na vida da mãe e de todas as personagens. Quantas histórias como essa ocupam as realidades? Ler esse livro me fez sentir enojadamente em tempo real. Lembrando a leitura de quarto de despejo o livro despejou o que tem oculto nesses quartinhos e o que o arroto da riqueza escancara: corrupção nas mais variadas formas e trejeitos por vezes naturalizados e pior... disfarçada de caridade.

Essa leitura me fez crescer um tanto e mais ainda, foi fluida, reflexiva e instigante. Valeu a indicação Gilmara Aquino, clube de leitura Moça Bonita (Pau dos Ferros / RN).

Daiana Rosa 25/10/2023

Uma narrativa que retrata a desigualdade social, racismo escancarado que o país ainda vive , poderia ser uma ficção. Mas infelizmente é uma realidade de milhares de famílias pobres , sem oportunidade.

raíssa 07/11/2023

Indescritível e indispensável
é completamente indescritível a sensação de ler esse livro. definitivamente uma experiência. não tem outra que não seja 5?? pra avaliar essa obra! esse livro é a realidade. com pavor. sensibilidade. e amor. sobretudo AMOR. cada página me deixou completamente sem palavras. se tem um livro que terei ao meu lado para o resto da vida, esse é o livro! Eliana foi absolutamente necessária ao construir essa história. ou, ao menos, passá-la para o papel. fica aqui o meu muito obrigada por dar voz a quem não tem e a expressar por quem não pode. solitária é completamente indispensável na vida de qualquer pessoa!

isabelfilardo 06/01/2023

Importante
Indicação de Ana Maria Gonçalves eu não ia perder. Singelamente Eliana constrói uma história bem feita em poucas páginas, que retrata um Brasil ainda muito atual e que agora começa a se enxergar. Recomendo a leitura!