Solitária

Solitária Eliana Alves Cruz

Resenhas - Solitária

Joanne.G.P. 14/05/2022

Excelente
Sem palavras para elogiar esse livro na quantidade de palavras que ele merece. Uma leitura forte, sensível, poética e que choca, transforma e move algo dentro da gente.

Dede 06/02/2024

A história de uma nação em menos de 170 páginas
Como pode um livro tão curto ter uma história tão ?grande?? a narrativa é intensa, poética, dolorosa e genial. um livro que deve ser lido, a representação de milhares de histórias que precisam ser representadas. solitária é tudo isso, como foi bom ler esse livro! mudou meu ponto de vista e gostaria muito que todos dessem a oportunidade de lê-lo ao menos uma vez.

obs: a jogada da narração nos últimos capítulos?????? oi?????? simplesmente genial

giusn 30/09/2023

Que livro bom.
mesmo que a gente saiba e até presencie o que acontece na sociedade, ler sobre a perspectiva de quem vivencia tamanha violência é sempre uma experiência indescritível.
a falta de noção das pessoas que usam dinheiro como critério pra tratar humanos como humanos é surreal e ao mesmo tempo tão comum.
embora só quem cresça numa posição nem um pouco privilegiada saiba quanta dificuldade se encontra em cada tarefa do dia a dia, o livro consegue transmitir essa jornada muito bem.
a leitura é bem fluida, não dá vontade de parar nem por um segundo.

Marcos Junior 17/05/2023

Pegou top 1 nos melhores de 2023 até agora e com certeza top 3 nos melhores livros que já li na vida.
ler esse livro deveria ser necessidade básica!

Giovanna398 25/01/2024

Leitura completamente necessária em épocas de escravidão moderna! me apaguei aos personagens, até aos que se escondem atrás das portas... sofri, chorei, senti raiva, angústia, pesar, alegria e orgulho. a escrita da Eliana é coisa de maluco, muito sensível e perspicaz ao nos trazer diferentes perspectivas. não tenho nem o que falar, é um livro p ser sentido, de coração!!

Dani Pontes 07/11/2022

Trazer o invisível a tona
Um livro forte, denso, pesado de histórias q precisamos ver e falar!! E q me deixou doida pra ler quarto de despejo!!!

Lice 22/06/2023

Um retrato REAL, escrito de forma PERSPICAZ!!
Necessário, muito bem escrito, real e intenso. Comecei a ler sem nem saber do que se tratava e amei muito a experiência. Eunice é empregada doméstica em um condomínio de luxo, onde também temos outros empregados que são narrados na história. A História passa por todos os perregues, a vida de serviço a famílias brancas e ricas e as diferenças percebidas nesse dia a dia. O claro abismo social vivido, as negligências trabalhistas, as fofocas e a maternidade também. Eunice mora junto com sua filha, Mabel, num quartinho no local de trabalho e, e ainda muito nova, Mabel começa a servir a família também. O que mais me pegou no livro foram os pontos de vista, em certo momento era a mãe, em outro a filha e do nada uma narração do quartinho, genial!!!
Além disso, vários momentos da narrativa me faziam lembrar de outras obras e de notícias que li sobre o assunto.
Poderia passar horas falando dessa obra prima, com certeza ainda vou refletir muito sobre, deveria ser leitura obrigatória!!

LEIAM LEIAM LEIAM.

mari.rsp 28/04/2024

Livro espetacular, nem percebi que estava lendo. muito bom mesmo.

meu primeiro contato com a autora e eu adorei.

letwcia 26/10/2023

Necessário!!
Esse livro é extremamente necessário para todos. eu pude ver de perto essa dor que não faz parte da minha realidade, mas que dói em mim por perceber que tantas pessoas vivem dessa maneira. me tocou muito e me fez refletir sobre inúmeras questões. d. Eunice é uma mulher forte, exemplo de batalhadora que teve que viver com a cabeça baixa para agradar seus patrões, Mabel é determinada e corajosa, desde pequena percebeu que havia algo de errado na forma como viviam e decidiu se impor no momento certo. o jurandir, João Pedro e cacau são uns queridos, muito legal ver como a relação deles com as mulheres evoluiu de uma maneira bonita. a parte da vózinha D. Codinha me lembrou minha avó, que tambem era devota de santinhos e tinha um grande conhecimento sobre plantas e comidas que curam... isso aqueceu meu coração. essa é uma leitura muito profunda e triste, tantos acontecimentos chocantes, o final foi uma alívio no peito, ver a Mabel se tornar médica, a D. Eunice se libertar e viver para si mesma.

arethasoyombo 06/01/2024

Um retrato do Brasil
Depois de abandonar dois livros, eu ja tava me questionando se eu tinha perdido o hábito da leitura, ou se tinha dado o azar de pegar dois livros ?ruins?. Entre aspas, porque ainda vou dar mais uma chance pra eles. Mas ontem fiquei feliz de ter terminado Solitária da Eliana Alves Cruz. Esse foi o primeiro livro que eu li da autora, e uma das minhas metas pra 2024 é ler mais autores brasileiros.
Se você assistiu ?Que horas ela volta?, você vai gostar de Solitária. É um livro curto com uma narrativa gostosa e que conta a historia de 2 mulheres negras, Eunice e Mabel. Dona Eunice é empregada domestica de uma familia de classe alta e Mabel é sua filha que mora junto com ela nas dependências da casa dessa familia rica. O livro é dividido em 3 partes, uma narrada através da perspectiva de Mabel, outra pela perspectiva de Eunice e a última parte tem um narrador não convencional, o que eu achei que foi a cereja do bolo. O livro aborda questões de classe, raça e ilustra perfeitamente a sociedade brasileira que ainda tem muito uma herança escravocrata.
Eu senti um pouco a falta de aprofundar mais na historia dos personagens principais, mas ja esperava que isso não fosse ser feito por conta do tamanho do livro, e acho que também não foi a intenção da autora, uma vez que pelo o que eu senti foi a que o objetivo dela era justamente de ?denunciar? alguns problemas sociais que são muito presentes no Brasil justamente por conta da história do país.

Rodrigo 23/03/2023

Potência
Um livro que traz toda a força da mulher preta com um enredo que perpassa por nossa história e chega aos dias atuais e apresenta temas tão importantes para discussões sobre racismo.

Robson68 03/01/2023

Curto e completo
Não é preciso se alongar demais para escrever uma história completa, com arcos de personagens bem desenvolvidos e uma escrita intimamente envolvente. Eliana Alves Cruz escreve com a alma, escreve com sua cor, escreve com a história. Solitária é um presente a todos que vivem numa sociedade tão desigual e que, quando os desiguais ascendem, acabam querendo desmerecê-los. D. Eunice e Mabel são esperança, perseverança e renovação. História comovente demais. Agradeço a oportunidade de ter ?vivido? essa história através desse livro.

Claudio 10/03/2023

Quartinho de sofrimento
Eliana traz mais uma vez a temática sócio-racial pra sua literatura, dessa vez no quarto de empregada. Com uma abordagem direta, o livro cobre os horrores da vida dentro do quartinho, sob a perspectiva de suas habitantes, com histórias que se desenvolvem sempre em prejuízo delas.
Por mais que o tom por vezes seja professoral ou até novelesco, o livro emociona por sua alta conexão com a realidade atual (referência ao caso do menino Miguel ou aos sucessivos casos descobertos de trabalho análogo à escravidão) e pela verossimilhança na criação e no desenvolvimento dos personagens.
A construção da história em três partes com narradores diferentes me lembrou ?torto arado? e as citações a Carolina Maria de Jesus ou Françoise Ega são endossos poderosos para o texto.
Recomendo muito!