Solitária

Solitária Eliana Alves Cruz

Resenhas - Solitária

dudaâ¡ 23/05/2024

Chorei.
Não esperava o desenvolvimento desse livro. Como tive que ler para a escola, pensei que seria meio chato, pq a sinopse não me chamou muita atenção. Porém me surpreendi. Que livro espetacular. Refleti cada vez mais a cada página que lia e via como as coisas não são oque parece.:)

Eduarda.Segatti 22/05/2024

Meu deus.
Leitura obrigatória da UFSC mais uma vez muito boa!!!! Nossa, a Leitura é rápida, a história coerente e muito bem construída, fácil de entender tudo e muito reflexiva.

A história é muito impactante e tem várias camadas, apesar de ter temas muito tensos e impactantes a leitura é tranquila e fluida

AMEI MUITOOOO

DaniSena 21/05/2024

Muita realidade na cara
Se quer um livro pra fugir da realidade então não leia esse livro.
O livro conta sobre a vida de uma empregada e sua filha que praticamente moram na casa dos patrões ricos. A história corre bem rápido, os capítulos são curtos e sem detalhes desnecessários, o que torna a leitura fluída e nada cansativa. Ótimo para te tirar de uma ressaca literária.
Aborda muitas questões importantes como o racismo e a falta de oportunidades para pessoas pobres, mas mostra tbm que independente da situação, sempre é possível dar a volta por cima.
É bom!

gabi.3 20/05/2024

Triste porém extremamente necessário e real. muito bem escrito, fluído e cativante. senti dor, ódio, raiva, tristeza, e uma impotência inexplicável. deveria ser uma leitura obrigatória para todos.

elalemos 20/05/2024

Livrar-se de dores é encontrar a felicidade?
Em "solitária", a autora retrata a vida de uma garota conhecida como Mabel. não é uma história única, nem um conto de fadas, mas sim, a história da maior parte da população brasileira. Talvez até a sua história.

o que eu senti ao ler este livro? bem, eu não acho que foi um sentimento, se é que você me entende. eu não senti, eu vi.

eu vi algo que nunca tinha visto antes. quando te contam sobre a desigualdade social nas aulas de geografia, não é bem explicado, e percebi isso através da leitura deste livro.

eu vi o choro.
eu vi a violência.
eu vi o abuso.
eu vi a morte.
e eu vi o sentimento.

por isso eu não senti. é impossível sentir o que as outras pessoas sentem.

brigitte4 20/05/2024

Solitária
Livro maravilhoso que espalha-se na realidade, revelando o racismo estrutural e a escravidão que ainda afetam a sociedade contemporânea. lindo.

Ana 19/05/2024

Termino essa leitura devotada à escrita de Eliana Alves Cruz. Foi tudo tão intenso que sinto-me agora orfã de suas palavras. Que narrativa forte, verdadeira e dolorida. Mabel é uma exceção na História do racismo que se deseja ser regra. Uma menina negra, pobre, filha da empregada que encerra a trama como médica. A regra é João... que apesar de toda luta no trabalho segue invisível como seu pqi Jurandir. A autora permeia esse contexto com maestria. É dureza e emoção. Leiam! Vale a pena demais.

Clara 18/05/2024

Uma história muito bem escrita que, infelizmente, traz muito da realidade. O livro contém críticas sociais com uma narração que deixa a leitura muito fluída, é emocionante com um retrato tão fiel a realidade. A história por si só já nos aproxima bastante, mas os pontos de vistas aproxima mais ainda e emociona o mesmo tanto. Leitura necessária!

amanda 18/05/2024

Favoritado
Um livro extremamente sensível, trata sobre assuntos muito pesados e ainda assim te prende com a narrativa.
um dos melhores que já li! queria abraçar a dona Eunice

Yuyu 16/05/2024

Um socão de realidade
Eu não queria ter que taxar esse livro com estrelas porque o peso dele é muito maior do que qualquer nota. Como você avalia um livro que fala da realidade?

Em termos de escrita eu achei bem conversante, fácil de entender, difícil de engolir.

Leitura rápida. Li sem saber do que se tratava e me surpreendi, aprendi muito. Gratidão ao clube do livro ?

Kleilson.Torquatto 15/05/2024

?O problema da faxina é o cheiro da vida dos outros.?
Eu finalizei esse livro e fiquei uma meia hora olhando para o teto, tentando absorver toda essa avalanche de sentimentos.

Apesar de ser um livro curto com poucas paginas é de impressionar o tanto de acontecimentos que a autora consegue colocar nesse livro. É surreal!!
Esse livro é uma pedrada!!

O livro vai abordar a história da Eunice e da Mabel, duas mulheres negras, mãe e filha respectivamente que vivem no quarto de empregada de uma casa que Eunice trabalha para uma família rica da alta sociedade em um condomínio de luxo.

A partir dessa premissa, vai se desenvolver uma história de renúncias, onde a Eunice deixa de lado a própria vida e a da filha pra servir totalmente os patrões, inclusive se dedicar integralmente a criação da filha de seus empregadores.

A medida que a história vai passando vamos acompanhando o crescimento de Mabel a filha da Eunice que passa a se questionar e ter uma nova visão em relação a tudo de errado que acontece naquele ambiente e sobre a vida que ela e a mãe levam.

A autora vai trabalhar muito bem essa relação mãe e filha através do ponto de vista de cada uma a respeito sobre a forma como são tratadas pelos patrões e até que ponto a servidão é considerada normal.

Apesar de ser um romance contemporâneo a autora vai fazendo um paralelo entre presente e passado, muitas vezes indo lá no período escravocrata brasileiro para mostrar as feriadas abertas daquela época e que até hoje são expostas na sociedade.

A história vai desenvolver também um crime que acontece nesse condomínio, onde um garotinho, filho de uma empregada cai da janela do apartamento, trazendo assim uma tensão maior a história.

A autora nos traz grandes temas a serem debatidos no decorrer da história como; gravidez na adolescência, aborto, alcoolismo e alguns temas em formas de denúncia como: trabalhos análogos a escravidão, sistemas trabalhistas, racismo estrutural, violência doméstica entre outros.

Ela também traz em alguns momentos uma narração não convencional em que os cômodos do apartamento e do condomínio vão tomar a história para si como se fosse um narrador onisciente.
Foi brilhante isso que ela fez!!

É uma leitura bem ágil com muitas camadas e com temas bem duros e reais. A escrita da autora é muito gostosa, de fácil compreensão, envolvente e muito emocionante.
Chorei diversas vezes.

Com certeza é um dos melhores livros que eu li esse ano e vai ficar na minha memória martelando durante muito tempo.

Eu amei demais e quero ler tudo dessa autora a partir de agora!!

Favoritado! ????????????

Wanessa60 15/05/2024

?Sei que eu, no fundo, não era um quarto.?
É um livro que excelente do início ao fim. É rápido, curto e potente. Impossível ler e não refletir sobre o que acontece no cotidiano brasileiro e da sociedade: as condições precárias dos trabalhos domésticos, racismo, violência doméstica, trabalhos análogos à escravidão, entre outros temas apontados nesta obra literária. Sem dúvidas, um livro importantíssimo!

Clara4057 15/05/2024

Incrível, incrível, incrível!!!
Leitura obrigatória sem sombra de dúvidas. Esse é aquele tipo de livro cuja estrutura é tão dinâmica e envolvente que qualquer um acaba se apaixonando pelo caminho. É um porta retrato da crítica e dura realidade das mulheres brasileiras, que com sensibilidade ímpar comove o leitor e estimula uma reflexão super necessária na atualidade.

Sophi33 13/05/2024

O quarto de descanso é aquele que tem o cheiro da nossa?
Muito bom gente!!?
Não chorei, mas fiquei emocionada no final, indico muito que leiam pois é um livro emocionante ( dá até pra usar como repertório)e vai te envolver nas dores dos personagens por serem situações até mesmo muito próximas de algumas pessoas, eu concertwza leria.