Solitária Eliana Alves Cruz

Resenhas - Solitária

nanabi 01/06/2024

Solitária
Uma leitura sensacional, bastante dolorosa. De apertar o coração e fazer chorar.
Gostei da escrita, é um livro curto, mas com uma construção bem feita da história e os personagens com bons desenvolvimentos. Para devorar em um dia.

Beatriz2501 31/05/2024

?Lógica de apartamento, de apartheid.?
Eu ouvi muito falar sobre esse livro. Muito mesmo. E ele me despertava muito interesse, mas eu esperava algum acontecimento brutalmente marcante, não esperava choques de realidade. Nesse livro você se depara com uma realidade que a gente passa batido, o convívio com a empregada, a estadia dela no ?quartinho? e a expressão ?ela é quase da família?. Essa história reverbera os motivos, razões, preconceitos, supremacias e imposições dos brancos.

A linguagem desse livro, me influenciou bastante na minha permanência nele, é algo leve, mas que carregava reflexões secas e ardentes. No decorrer da leitura, o que sempre me vinha em mente é ?Porque ninguém pensou nisso antes??. E isso é o que torna esse livro marcante, porque ele nos faz questionar porque normalizamos, habituamos práticas advindas da era da segregação racial? Porque ainda carregamos essas atitudes?

O único motivo por não ter dado 5 estrelas, é devido buracos que senti ao ler a história, pode ser que eu não tenha captado a ideia, mas em alguns momentos eu fiquei assim: ???. Mas é uma excelente leitura, uma que não passa batido.

Andressa 30/05/2024

Necessário
História rápida, muito bem construída e que traz muita representatividade e escancara a desigualdade social.
Juno.C 30/05/2024minha estante
Fiquei com vontade de ler só pela sua resenha rápida e objetiva ?

bepo25 29/05/2024

Solitária
Escrevo isso com lágrimas nos olhos, lágrimas essas que ameaçaram escorrer durante toda a leitura, mas que só no final me inundaram de vez. Esse livro é um ensinamento pra todos que nem imaginam o que é ter uma vida na qual não há liberdade? todas as personagens tem um enredo único e maravilhoso, personalidades e trajetórias de vida dignas e profundas. Uma história com frases que dizem mais do que palavras.

Bia 29/05/2024

MUITO bom e importante!! escrita muito fluida sobre temas tão sérios. tão curtinho, mas tão suficiente. perfeito, todo mundo deveria ler.

helô :P 28/05/2024

Solitária uauau
Não tinha botado fé por ser uma leitura da escola mas, o livro me surpreendeu.
É um livro que retrata muito bem a desigualdade social e o mundo que vivemos. Acho que muitas pessoas ainda tem pensamentos como o de d.Lúcia, que trazem uma revolta absurda a quem lê (pelo menos ás pessoas que tem o mínimo de consciência que seja).
Apesar de não ser o tipo de livro que costumo ler, gostei e recomendo a leitura. É um livro que realmente faz você pensar no mundo e nas situações que diferentes pessoas podem enfrentar.

beareadings 28/05/2024

Um livro curtinho mas extremamente tocante que se propõe a contar histórias há muito tempo ignoradas. tem capítulos curtos sempre marcando a ambientação, ponto chave da narrativa; a terceira parte inclusive é a partir do ponto de vista dos quartinhos, o que achei muito interessante. trata de diversos temas sensíveis, atemporais e necessários, com personagens complexos e realistas.

manu 28/05/2024

Solitária
Não há paz enquanto se habita o tumultuado quarto de despejo ? seja ele real, seja meta-fórico. O silêncio da solitária é um estrondo, uma trovoada de desprezo que não para de soar na cabeça e na alma.

O quarto de descanso é todo aquele que tem o cheiro da nossa própria vida.

amandsreads 27/05/2024

Uma hora os criados deixam de ser mudos
Necessário. Não há outra palavra que resuma melhor. A escrita é de fácil compreensão e a trama é difícil de ler por ser tão crua. É um retrato de muitos brasileiros que, normalmente são ignorados, mas aqui são os protagonistas.

Eunice e Mabel, mãe e filha que dividem o quartinho de empregada da casa dos patrões ricos de Eunice em um condomínio de luxo. Jurandir, o porteiro, e seus dois filhos de temperamentos distintos. Dadá, empregada da síndica, que nas poucas aparições que teve, transbordou meu coração de ternura e agonia. Esses são alguns dos muitos personagens que, mesmo diferentes, dividem o mesmo estigma.

"Aquelas pessoas têm certeza de que nascemos para servi-las e de que o nosso caminho é apenas um."

Como um livro tão curto consegue falar sobre tantas pautas sem deixa-las jogadas? Cada um dos temas é desenvolvido de forma brilhante e coesa. Alguns, inclusive, tomaram meus pensamentos mesmo não sendo o foco principal da narrativa. É impossível ler essa obra sem se sentir desconfortável, e esse é o intuito. Tornar visível um problema que preferimos ignorar.

A genialidade de narrar pela perspectiva dos quartinhos (solitárias) me surpreendeu demais. Gostei muito também que a CTI foi inclusa por se passar no período da pandemia.

"É curioso reparar como algumas pessoas nesse mundo não têm direito a meninice. Quando ainda mal se sustentam em cima das pernas, são vistas como adultas; enquanto outras serão para sempre garotas e garotos. Em geral as primeiras frequentam quartinhos como eu."

Essa frase alugou um tríplex na minha cabeça. Espero que ela possa interessar alguém a ler esse espelho da nossa brasilidade que ainda sofre tanto com a herança escravocrata.
PCosta 30/05/2024minha estante
meu deus!!!! vou ler p crl

dudaâ¡ 23/05/2024

Chorei.
Não esperava o desenvolvimento desse livro. Como tive que ler para a escola, pensei que seria meio chato, pq a sinopse não me chamou muita atenção. Porém me surpreendi. Que livro espetacular. Refleti cada vez mais a cada página que lia e via como as coisas não são oque parece.:)

Eduarda.Segatti 22/05/2024

Meu deus.
Leitura obrigatória da UFSC mais uma vez muito boa!!!! Nossa, a Leitura é rápida, a história coerente e muito bem construída, fácil de entender tudo e muito reflexiva.

A história é muito impactante e tem várias camadas, apesar de ter temas muito tensos e impactantes a leitura é tranquila e fluida

AMEI MUITOOOO

DaniSena 21/05/2024

Muita realidade na cara
Se quer um livro pra fugir da realidade então não leia esse livro.
O livro conta sobre a vida de uma empregada e sua filha que praticamente moram na casa dos patrões ricos. A história corre bem rápido, os capítulos são curtos e sem detalhes desnecessários, o que torna a leitura fluída e nada cansativa. Ótimo para te tirar de uma ressaca literária.
Aborda muitas questões importantes como o racismo e a falta de oportunidades para pessoas pobres, mas mostra tbm que independente da situação, sempre é possível dar a volta por cima.
É bom!

gabi.3 20/05/2024

Triste porém extremamente necessário e real. muito bem escrito, fluído e cativante. senti dor, ódio, raiva, tristeza, e uma impotência inexplicável. deveria ser uma leitura obrigatória para todos.