Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Amanda3913 11/03/2024

Orgulho e Preconceito
Minha primeira leitura de um livro de época. No começo foi difícil, me forcei a não parar, mas depois passou a ser mais fluido. Mesmo com o final previsível, é um clássico que vale a pena ser lido.

Alex 04/03/2024

Elizabeth e Darcy mereciam mais tempo de tela
Orgulho e preconceito é um clássico da literatura inglesa, adorado por uma legião de fãs, mas que a mim, não agradou por completo.

O livro é muito bem escrito, o início apresenta os personagens com bastante profundidade. A autora é absolutamente certeira ao descrever as maneiras da época, os costumes, a etiqueta, o desespero por um pretendente.

Mas apesar disso, e esse é o grande trunfo de Jane Austen, ela consegue fazer de sua obra, um romance disruptivo, com uma personagem absolutamente distinta dos padrões sociais. Elizabeth é o oposto absoluto de sua mãe sra. Bennett (e de toda a sociedade feminina e submissa daquele período), que não é apenas tapada, como absolutamente volúvel, fútil, etc.

A minha grande crítica é que orgulho e preconceito tem pouquíssimo sobre Mr. Darcy e Elizabeth, as mentes mais afiadas, os melhores diálogos, o orgulho e o preconceito, que esses dois tinham a oferecer, está presente em 20% da obra. O restante é literalmente problemas familiares, picuinhas e casamentos arranjados ou não.

Gostei? Sim, vale pela curiosidade histórica. Pelas piadas de Mr. Bennett, pela acidez de Elizabeth e pela primorosa lição de Darcy. Mas não é um livro inesquecível. Recomendo? Sem dúvidas, mas vai preparado, não é um romance de época, não é um panfleto feminista, não é uma obra prima da literatura mundial (ao menos na minha opinião), apesar de ser tido como um dos principais romances da literatura inglesa.

Karoline.Conte 02/03/2024

Jane Austin rainha o resto nadinha
Acho que precisa gostar de romance de época mas a história é envolvente e vc fica torcendo pro amor vencer. Tem o clichê garota diferente de todas as outras que conquista o boy magia inalcançável, mas é inevitável torcer por eles.

Beatriz.Guerreiro 29/02/2024

Ameii
Um clássico que eu ainda não tinha lido. Agora sei o porquê de ser tão bem avaliado, como a história é boa e cheia de detalhes. Amei cada capítulo.

lia.schrann 21/02/2024

Difícil, mas lindinho
No início tive uma dificuldade ABSURDA com ele, por ser tudo muito formal e se passar em uma época muito distante. Depois da página 100 (muita coisa ta, parecem 200), tomei gosto pelos personagens e me acostumei com a escrita, e a história começou a ficar mais desenvolvida também.
Foi uma leitura bacana, nada uaau, mas é um bom livro

Letícia Motta 14/02/2024

Romance leve
A história é encantadora, um romance gostoso de ler e pra quem nunca viu o filme (como eu) é extremamente empolgante ver o desenrolar da história.

Minha única ressalva é com o final...o começo é rico em detalhes, o meio mais objetivo e o fim é como se a autora estivesse com pressa pra finalizar, sabe? Senti falta da riqueza do início, mas ainda é um ótimo livro!

Raiane 29/01/2024

"Orgulho e Preconceito" é um romance clássico de Jane Austen que se passa na Inglaterra do século XIX. A história gira em torno da protagonista Elizabeth Bennet, uma jovem inteligente e independente, e seu relacionamento com o rico e arrogante Sr. Darcy. O livro explora temas como a classe social, o casamento arranjado e o papel das mulheres na sociedade da época. A narrativa é marcada por diálogos afiados, ironia e crítica social. Ao longo do enredo, Elizabeth enfrenta desafios, preconceitos e revelações surpreendentes sobre si mesma e as pessoas ao seu redor.

Eu recomendo é um clássico.

Milena Leite 22/01/2024

Meu preferido da vida!
Uma história cheia de reviravoltas maravilhosas. Um amor além do que se espera. Uma sociedade exigente. Orgulho e preconceito é simplesmente incrível e antes mesmo de ler já se tornara meu preferido, e agora então...ameiiii

thxsab 20/01/2024

Orgulho e preconceito.
A leitura é demorada, mas de certo modo envolvente, não tive dificuldades com a escrita, que de geral incomodam muita gente. Não é algo que estamos acostumados, já que as leituras modernas tendem a ter mais desenvolvimento do casal, demonstrações amorosas e menor enrolação.

Eles são o que diríamos hoje, um enimies to lovers, com um slow burn, BEM slow. Não se podia esperar menos de um livro clássico de 1800, as tradições estão bem expressas, as dificuldades também.

A família Bennet é quase um desastre, de um jeito quase cômico, um pai ausente (o que é muito comum, até hoje), uma mãe que vive de aparências e de severas desilusões e irmãs, exceto jane e mary, que estão próximas à loucura.

Darcy é um personagem de grande desenvolvimento e em alguns momentos me perguntei se ele não teria algum tipo de dupla personalidade, o que faz dele, um ótimo companheiro e galã. Simpatizo com sua loucura.

Jane e Bingley me consolam, um casal fofo, que apesar e menos complicados que o casal principal (pelo incrível que pareça), ainda são muito complicados, fazendo que torcemos por eles durante todo o livro.

Eu recomendo muito esse livro, que me prendeu de uma forma bem incomum, uma fofoca enorme com romance, desentendimentos e muita falsidade.

Para nós mulheres fofoqueiras e românticas incuráveis, um acalento ao coração.

Carlos398 19/01/2024

Atemporal
Me considero incapaz de escrever uma resenha digna para esse livro.

Jane Austen me proporcionou com essa obra uma das melhores histórias que já li, Orgulho e Preconceito trouxe um "enemies to lovers" (talvez até um dos pioneiros nesse trope) que é incrivelmente bonito, se passando em um cenário que é bem distante da nossa realidade. A história se passa na Inglaterra por volta do início do século XIX, em um contexto social cheio de famílias ricas, preconceito entre as classes, normas sociais rígidas e que hoje já não fazem sentido. A autora consegue nos deixar imersos em tudo isso, e na minha opinião, fez um dos melhores romances já escritos.

Dando um contexto, mas sem dar spoilers da história, somos apresentados a família dos Bennet, que é composta pelo Sr. e a Sra Bennet e suas 5 filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. E no decorrer acompanhamos o dia a dia delas (em especial, Elizabeth) e a interação com a sociedade. O ponto inicial do livro é a chegada de novos vizinhos, sendo o proprietário Sr. Bingley e que acabou trazendo consigo parte de sua família e o seu amigo Darcy. E bem, a história se parte desse momento, e no decorrer do livro haverá muitas intrigas, reflexões sobre dinheiro, status, casamento, heranças, e principalmente vai ter romance!

E apenas para não deixar sem mencionar, Elizabeth é uma personagem tão incrível!

Jonathas16 08/01/2024

Um romance né
Olha, foi meu primeiro livro de romance... Então não me acho capacitado para tecer uma resenha muito boa. Mas eu gostei da leitura e gostei da história, ainda mais na cultura em que ela está inserida, o que deu um charme a mais. Irei ler mais romances e mais da Jane Austen.

Quih 08/01/2024

Abandonei
Eu abandonei este livro logo no início, então não tenho quase nada a falar da história.
Vi o filme e me apaixonei, quando uma amiga minha comentou sobre o livro já comprei logo de cara.
Achei ele muito chato, com uma linguagem muito antiga que me enjou. Estou começando agora a ler e esse livro me deu uma ressaca literária.
Criei uma expectativa de que ele fosse muito parecido com o filme e um romance de época interessante, mas achei chato.
Eu recomendo ele a todas as pessoas que gostam de romance chiclê misturado com romance de época, mas que tenham paciência. No início da leitura é muito chato, mas baseado em muitas pessoas que já leram ele fica melhor depois.

Isabella2274 05/01/2024

?Eu a amo ardentemente.?
Esse livro é simplesmente perfeito, não existe defeitos! É a segunda vez que leio e as emoções foram ainda maiores? é tão lindo ver a evolução do Sr. Darcy e a Lizzy deixando de lado o orgulho dela também e abrindo espaço pra tantas emoções e sentimentos, a Jane Austen perfeita!
O livro por mais maravilhoso que seja, requer um pouco de paciência por conta da escrita e de como era os costumes da época, mas vale muito a pena