Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Marye0 25/11/2023

Não tem nem como ser ruim
Amoooo de paixão essa história.
Confesso que a escrita é difícil , por ser antigo e tal , mas da pra entender de boa .
Já vi o filme e é simplesmente perfeitoo , a adaptação ficou magnífica e recomendo muito pra quem leu , no livro não consegui entender como o Darcy se apaixonou por ela , até pq as interações entre eles não foram muitas . Mas aí no filme da pra ver as trocas de olhares , ahhhhh deixa tudo mais mágico , cada vez que vc conhece mais sobre a história, mais vc se apaixona .
Amooooo?

Fredericorey 19/11/2023

Um Romance Clássico, mas Não Unicamente Romântico
Orgulho e Preconceito, clássico de Jane Austen que atravessou os séculos com um dos casais mais marcantes da literatura inglesa, vai além de grande história de amor.
Ambientada na Inglaterra da virada do século XVIII para XIV, Austen apresenta reviravoltas na história que brincam com os conceitos de orgulho, inicialmente apresentado na história como uma condição de prepotência vinda por causa do poder, para uma ideia de que primeiras impressões, unida de uma falsa convicção sobre o mundo, criam um orgulho que impede de enxergar outras perspectivas além da sua, o que pode ocorrer até com a pessoa mais sensata.
Outro aspecto que me agrada é a apresentação das idas e vindas das interpretações dos personagens sobre a própria história entrega uma fácil conexão com o leitor.
Minha única crítica é com a edição do livro, que apresenta alguns leves erros de pontuação, mas que não atrapalham a leitura, apesar de chamar a atenção.
Recomendo muito a leitura de Orgulho e Preconceito!

Maria 03/11/2023

A magia de um favorito
Quando eu comecei a ler esse livro sabia que seria uma espécie de desafio, já que nunca tinha lido literatura inglesa. E de fato, no começo é muito fácil se perder entre tantos nomes e encontros e por algumas vezes senti a necessidade de, como no filme, ler e reler alguns trechos mais vezes. Mas é inegável que esse livro é um clássico merecido. A história dos personagens acontece de uma forma muito gostosa e acompanhar o processo, que é bem detalhado, traz para o coração de uma fã como eu um sentimento de conforto e familiaridade. A leitura realmente vale a pena.

CallmeRoberta 27/10/2023

Super indico!
Foi uma leitura difícil e tediosa no começo, porém, o desenrolar da história de Elizabeth e Darcy te prende de uma maneira difícil de descrever.
Livros de época não fazem parte do meu tipo de leitura, então, a escrita é muita nova pra mim, talvez esse seja o motivo da demora para terminar o livro.
Eu indico esse livro pra todos que curtem enemies to lovers, porque é incrível ver a dedicação de ambos para entender o que realmente sentem um pelo o outro.
Todos os personagens do livro completam a história, realmente não mudaria nada.

Mari 26/10/2023

Por pouco não abandonei a leitura
A escrita é extremamente cansativa, não só por ser um livro de época, mas os seus diálogos sem fins foi o que mais me irritou .
O livro simplesmente da voltas e voltas nos meus assuntos, são discussões sem fins sobre a mesma situação. Parece que a história não se desenrola NUNCA, só apenas da metade pro final do livro que algumas coisas vão se resolvendo, para aí sim nas últimas 20 páginas a autora correr contra o tempo e finalmente movimentar o livro.
Não gosto de abandonar livros, mas esse foi por pouco que não abandonei. Sei que muitos gostam desse livro mas me fez entrar em ressaca literária de tão tedioso e cansativo, me faltava prazer em querer continuar a leitura.

Bruna 08/10/2023

Clássico da vida
Uma leitura extraordinária, a escrita teletransporta o leitor para a época em que é passada, Jane Austen foi uma grande escritora . O romance é lindo demais, construído com muitas camadas, e a história em si retrata muito além, fala sobre a maneira como a mulher era vista na época, em como ter dinheiro fazia total diferença no tratamento das pessoas (não mudou muito nos dias atuais). E tudo isso escrito com sarcasmo e humor nas entrelinhas!

Amei!
Lembrarei para sempre de Elizabeth e Darcy ??

Hadassa115 03/10/2023

Orgulho e preconceito
Que obra magnífica agora entendo oque muitos dizem sobre orgulho e preconceito, não posso dizer q foi minha melhor leitura do ano porém chegou muito perto, recomendo muito esse livro, o início é um pouco cansativo mais vale a pena se esforçar e chegar ao final, eu amei, me senti transportada para a época, experiência incrível essa leitura.

Ps: para quem quer iniciar a ler os livros da Jane Austen recomendo que comece por esse, minha experiência com o livro Razão e sensibilidade não foi das melhores.

Jane219 24/09/2023

Mesmo com uma escrita mais antiga, com algumas palavras mais desconhecidas esse livro é incrível, é uma romance tão lindo, tão gostoso de ler
Amo Sr. Darcy??

Juliane 19/09/2023

Uma leitura desafiante
Considero a leitura desse livro uma vitória, pois foi o primeiro livro que li com uma escrita tão coloquial e antiga, desisti várias vezes de lê -lo mas tentei mais uma vez e consegui terminar.
No início a leitura foi cansativa, desgastante por conta da escrita, com palavras antigas e pela história ser bem lenta, mas do meio para o fim do livro a história ficou muito boa e com revelações e mudanças grandes.
Mas amei terminar de maneira alegre essa leitura pois tinha muita vontade ler os livros dessa autora.

Duda Martins 18/09/2023

Orgulho e Preconceito
Orgulho e Preconceito é um romance clássico da literatura inglesa escrito por Jane Austen, publicado em 1813. A história se passa na Inglaterra rural do final do século XVIII e segue a vida da família Bennet, em particular das cinco filhas do Sr. e da Sra. Bennet: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. Neste texto vamos fazer uma resenha de Orgulho e Preconceito para quem ainda não está familiarizado com a obra.

O livro é centrado em torno das questões de casamento e da posição social na sociedade inglesa da época. Elizabeth Bennet é a personagem principal, uma jovem inteligente e perspicaz que luta contra as convenções sociais da época para encontrar o amor verdadeiro e realizar seus sonhos pessoais.

Ao longo da história, Elizabeth se envolve com o rico e arrogante Sr. Darcy, e após muitos mal-entendidos e conflitos, os dois finalmente se reconciliam e se casam. O livro é considerado um dos maiores romances já escritos em língua inglesa e é amplamente lido e estudado até os dias de hoje.

O Contexto da História

Iniciamos a nossa resenha de Orgulho e Preconceito dando um pouco do contexto do livro. A história é centrada em torno das questões de casamento e da posição social na sociedade inglesa da época. O Sr. Bennet é um proprietário de terras respeitável, mas sem muito dinheiro, e sua maior preocupação é casar suas filhas com homens ricos o suficiente para lhes proporcionar segurança financeira e social. A Sra. Bennet, por outro lado, é obcecada com o casamento e faz tudo o que pode para garantir que suas filhas sejam casadas o mais rápido possível.

A história começa com a chegada do Sr. Bingley, um jovem rico e solteiro, na vizinhança dos Bennet. As mães locais imediatamente começam a conspirar para casar suas filhas com ele, e a Sra. Bennet começa a fazer todos os esforços para que suas filhas conheçam o Sr. Bingley. Jane, a filha mais velha e gentil, começa a desenvolver uma relação com ele, mas sua irmã Elizabeth, inteligente e perspicaz, não gosta do amigo do Sr. Bingley, o arrogante Sr. Darcy, e decide não se envolver com ele.

Enquanto isso, Lydia, a filha mais nova e imprudente, se envolve com o irresponsável Sr. Wickham, o que causa grande preocupação e embaraço para a família. Eventualmente, Jane e Sr. Bingley ficam noivos, mas Elizabeth continua a desprezar o Sr. Darcy, que acredita ser um homem orgulhoso e preconceituoso.

No entanto, após uma série de eventos que incluem a fuga de Lydia com Sr. Wickham, que é resgatada por Darcy, Elizabeth começa a perceber que suas opiniões sobre o Sr. Darcy podem estar erradas. Ele se confessa a ela, revelando que ele se apaixonou por ela, mas que sua posição social e orgulho o impediram de agir adequadamente em relação a ela no passado.

Elizabeth fica chocada, mas lentamente começa a perceber que suas opiniões sobre Darcy estavam erradas e que ele é, de fato, um homem gentil e compassivo. Os dois eventualmente se reconciliam e se casam, enquanto Jane e Sr. Bingley também se casam.

Quem São os Personagens Principais do Livro Orgulho e Preconceito?

Os personagens abaixo, junto com vários outros, formam o tecido social em torno do qual a história se desenrola, explorando questões de amor, casamento, posição social e expectativas sociais na Inglaterra do final do século XVIII.

? Elizabeth Bennet ? A protagonista da história, uma mulher inteligente, espirituosa e perspicaz, que se recusa a se submeter às expectativas sociais de seu tempo e procura casar por amor.

? Sr. Fitzwilliam Darcy ? O interesse amoroso de Elizabeth, um homem rico e bem-sucedido, mas inicialmente arrogante e orgulhoso. Ele se apaixona por Elizabeth, mas seus preconceitos e comportamento inicialmente impedem que ela corresponda aos seus sentimentos.

? Jane Bennet ? A irmã mais velha de Elizabeth, descrita como gentil e doce. Ela é a primeira das irmãs a se apaixonar e eventualmente se casar com o rico Sr. Bingley.

? Sr. Bingley ? O amigo rico e solteiro do Sr. Darcy, que se apaixona por Jane e se esforça para conquistá-la.

? Lydia Bennet ? A irmã mais nova e imprudente de Elizabeth, que se envolve com o charmoso e perigoso Sr. Wickham, causando preocupação e constrangimento para sua família.

? Sr. Wickham ? Um jovem charmoso e atraente, que inicialmente é apresentado como um amigo do Sr. Darcy, mas que logo se revela como um homem ambicioso e sem escrúpulos.

? Sra. Bennet ? A mãe das irmãs Bennet, obcecada com o casamento e que se preocupa incessantemente em casar suas filhas com homens ricos e bem-sucedidos.

? Sr. Bennet ? O pai das irmãs Bennet, um homem inteligente e espirituoso, mas que muitas vezes é frustrado com a obsessão de sua esposa com o casamento.

Por Que Ler Orgulho e Preconceito?

Existem muitas razões pelas quais a leitura de Orgulho e Preconceito é uma escolha valiosa. Este livro é considerado um dos melhores livros de todos os tempos, explorando temas universais, como amor, casamento, preconceito e expectativas sociais. Os personagens são bem construídos e icônicos, enquanto a linguagem elegante e humorística de Jane Austen cativa o leitor. O romance tem sido adaptado em diferentes formatos, o que proporciona ainda mais razões para ler o livro original e descobrir a história na sua forma original.

Conclusão da Resenha de Orgulho e Preconceito

Finalizamos nossa resenha de Orgulho e Preconceito indicando que essa é uma obra apreciada por leitores em todo o mundo. O romance é uma mistura perfeita de drama, romance, comédia e crítica social, explorando temas universais que permanecem relevantes até hoje. A escrita elegante e engraçada de Jane Austen é um dos principais atrativos do livro, tornando a leitura divertida e agradável.

Os personagens são outra grande força da obra, sendo extremamente bem desenvolvidos e complexos. Elizabeth Bennet e Mr. Darcy são duas das figuras mais icônicas da literatura, com suas personalidades conflitantes e o romance tumultuado entre eles. A família Bennet também é um grupo de personagens fascinantes, cada um com suas próprias personalidades, falhas e nuances.

Além disso, Orgulho e Preconceito é uma obra que ainda é relevante nos dias de hoje, especialmente quando se trata de questões de gênero e classe social. O livro aborda a maneira como a sociedade impõe expectativas sobre homens e mulheres e como as classes sociais são estratificadas.

Liv 22/08/2023

Não é pra mim
Então... nunca na minha vida eu vou falar mal de um livro clássico e tão icônico quanto "Orgulho e Preconceito". Mas esse livro parece realmente não funcionar para mim, eu geralmente fico confusa com a escrita e me perco muito fácil (por mais que eu sempre ficasse animada nas interações de Lizzie e Mr Darcy), talvez seja por conta dessa escrita mesmo, que não seja para mim, pois li "O Morro dos ventos uivantes" e entendi basicamente tudo, além de ter amado. Talvez eu esteja no momento errado... não sei ao certo, mas sei que no futuro tentarei reler pela provável 4 vez, mas quem sabe não será a vez que eu vou realmente engatar e gostar, não é mesmo?

lilivrei 30/07/2023

Orgulho e preconceito
O que é a minha opinião para um romance que sobreviveu sendo estimado por mais de centenas de anos? Tudo que li foi bastante perfeito e detalhado, ver toda as pontinhas se fechando e entender todos os personagens foi incrível! Quem não está acostumado com leituras de época pode se sentir meio lento no seu início, mas é muito fácil pegar o ritmo. Jane Austen conseguiu
e cativar a ponto de me fazer rir e chorar como se eu mesma estivesse presente junto com os personagens nas cenas, simplesmente perfeito.

fernandes 27/07/2023

Orgulho e Preconceito~
Não tenho muito o que dizer sobre o livro porque ele é um clássico.
Ele é realmente muito bom, e eu, particularmente, gosto muito de romance. É o tipo de livro que te deixa com um sorrisinho bobo quando eles demonstram seus sentimentos.
Fora que haters to lovers não tem erro.
Tirei um pouco de pontos pela linguagem, eu sei que é um clássico e que foi escrito em 17** mas atrapalhou um pouquinho no começo, depois que se acostuma é vapo também.

Marida_da_taylor 27/07/2023

ME TRATA QUE NEM POBRE QUE EU AMOOO
AMO D++++

Todos nós, meio Barbie depressiva, sabemos que esse livro é simplesmente PERFEITOOOO!!!! Darcy e Elizabeth inventaram o romance, não faço a menor ideia de como os casais se relacionavam antes desse acontecimento!!!

Jane Austen é uma diva e Elizabeth é A MULHER!!!

Larissacustodioo 26/07/2023

Um ótimo livro
Apesar de ter algumas palavras difíceis, a história é bem envolvente e os personagens são bem trabalhados. Gostei bastante pra um romance de época (não gosto mto)
Diovana Estevam 31/07/2023minha estante
Já quero ler ???