Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Chaplin 16/07/2023

Não estava entendendo ó início e a forma como ele conduziu os personagens, com o final eu conseguir ver como a autora vez uma mágica com a história conseguiu entregar tudo que foi passado como problema no decorrer da história com certeza o melhor final dos livros que já li até o momento

Giulia.A 12/07/2023

Orgulho e Orgulho, Preconceito e Preconceito
Orgulho e preconceito é um livro que fala sobre romance, sobre casamento, mas também tem muitas coisas de fundo.
Já adianto que o início é super arrastado.
Jane austen critica a nobreza e a sociedade daquela época de dentro, já que vivenciava esse cenário, mas sem a intenção de uma mudança no sistema ou algo do tipo, e desconstrói o amor a primeira vista.
Ela diz essas coisas através da sátira, em um tom cômico, com personagens com personalidades fortes, falas irônicas.
O livro se passa em torno da necessidade da família bennet de casar as filhas. No contexto da época, a única forma das mulheres se sustentarem seria no casamento.
O senhor Bennet tinha 5 filhas, portanto a herança não ficaria com nenhuma, por serem todas mulheres.
Por isso o desespero para arranjar um casamento antes que o pai morresse.

Eu amo a forma com que os personagens são construídos ao longo do tempo, no livro, que atualmente seria classificado como um enemies to lovers.
Elizabeth se mostra uma personagem a frente de seu tempo, por ser uma pessoa que pensa por si mesma e não quer casar por interesse, apenas por amor.
Mesmo sendo um livro escrito a mais de 200 anos atrás, a questão ?a mulher que não é casada na sociedade? continua sendo atual.
Elizabeth recusa dois pedidos de casamento em um intervalo curto de tempo, em prol de seus valores. Ela é muito determinada, mas também foi orgulhosa e preconceituosa. Depois, ela reconhece seus defeitos e se arrepende.
Isso me cativou porque hoje, quando se criam personagens poderosas assim, esses defeitos são escondidos, se tornando uma coisa bem forçada.
Darcy também muda muito aos olhos do leitor. Inicialmente ele é um cara chato, rude e mal visto. Depois que nutre sentimentos pela lizzy vai se mostrando alguém virtuoso e verdadeiro.
O único defeito pra mim foi, por ter uma escrita muito detalhada, a leitura ficou um pouco maçante em algums momentos, principalmente no início.
Como de costume preferi o livro do que o filme, mas a adaptação é bem fiel.
Fabio 09/08/2023minha estante
Acho que vi o filme

jay :) 07/07/2023

O livro é bom, mas não estou habituada com esse tipo de escrita, então acabou dificultando minha leitura. Mas gostei, embora ainda prefira o filme haha?

sissaralc 03/07/2023

Eu até gostei mas parecia que ele não ia acabar nunca
Sr Darcy apenas um querido mal compreendido
Sra Bennett e Lydia eu detesto vcs ??

Kamila.Rodrigues 01/07/2023

Um clássico
Gosto muito dos livros da autora Jane Austin. Este é o meu preferido dela, pois me faz refletir sobre virtudes que não deveriam nunca ser negligenciadas por nós, como a coragem, a modéstia e a humildade.

Geovana107 03/06/2023

No começo foi um pouco entediante e a leitura de época foi um pouco difícil para entender, mas ainda bem que eu não abandonei o livro

May T. 02/06/2023

Gostei tanto que até comprei físico
Essa é minha segunda leitura da Jane Austen, e com certeza foi melhor que a primeira. Não tenho muito com o que comparar, mas acho que é meu livro clássico favorito até agora. Gosto muito de como no início achamos que o orgulho e preconceito vem do Darcy, mas no final percebemos que vem das outras pessoas e principalmente da Elizabeth, que por não terem ido com a cara dele no início (ele também não ajudou muito né) estavam sempre procurando motivos pra odiar ele, sem checar se as informações ruins eram reais, pelo simples fato de já terem decidido que eram. Eu gosto muito da construção da Elizabeth, meus personagens favoritos são sempre sarcásticos e meio irônicos, isso me cativa, e ela é exatamente assim. Diferente do primeiro livro da Jane que eu li, nesse eu consegui enxergar a crítica, acho que acabou sendo mais óbvia (ou eu ganhei um neurônio a mais nos últimos tempos). Mesmo sendo um livro antigo e com escrita floreada, que geralmente tenho dificuldades pra conseguir ler, consegui ler Orgulho e Preconceito relativamente rápido, porque a história é muito envolvente.

Rebeca1178 27/05/2023

Resenha "Orgulho e Preconceito"
Sabe, eu gosto da história. Gosto de romances de época. Gostei muito do filme, mas não gostei muito do livro.
Por ser antiga, a escrita é bastante cansativa e difícil. O que era pra ser uma leitura prazerosa se tornou tediosa.
É bem complicado e chatinho de entender. Requer muita atenção e concentração.
Aos 20% da leitura, comecei a escutar o ebook, o que ajudou muito. Conclui lendo.

"? Gosto, gosto muito dele. Amo-o sinceramente. O seu orgulho não é injustificado e ele é um homem bom e generoso."

skuser02844 22/05/2023

O livro é perfeito. Uma escrita sem igual, com personagens marcantes e fortes. A linguagem polida dificulta um pouco a compreensão da história e motivação para continuar a leitura. Porém quando se acostuma com o polidez de Mr. Darcy e a astucia de Elizabeth, tudo se torna agradável e prazeroso de ler. Eu recomendo a leitura de olhos fechados, mas aviso que é preciso muita persistência para se prender e continuar a ler.

Marta.Celegatti 18/05/2023

Orgulho e preconceito com certeza é meu livro favorito de Jane Austen!!! Simplesmente perfeito!!! Amei

Brunamoraez 03/05/2023

Muito parado
Achei meio chata a história, mas por ser livro de época é bem mediano, eu fui na ilusão de que seria mais clichê.

Graziele.Souza 16/04/2023

Fofo e leve
Gostei bastante da história do livro, já havia ouvido falar bastante.
Minha conclusão sobre a Elizabeth é um pouco diferente das resenhas que tenho visto, não acho que ela queria se casar só com alguém que amasse, ela só queria se casar com alguém que não detestasse ou desprezasse... mas não acho que necessariamente precisaria amar.
Em geral o livro é bem superior ao filme, vi muita gente falando que é arrastado, porém não achei isso, os detalhes são essenciais para que você entenda as ações feitas e os sentimentos sendo desenvolvidos.

GabrielaBr 06/04/2023

Apaixonadinha
Confesso que empaquei durantes alguns mts meses nesse livro pq ele é bem arrastadinho, digamos assim, mas era de se esperar, visto que é um clássico. MAAASSS, da metade pro final eu senti que o livro decolou sabe? deu aquela prendida, os personagens começaram a me conquistar, a evolução de alguns é mt perfeitinha, aí rola umas intrigas e fofocas simplesmente apocalípticas q entregam td!!! acabei o livro amando ele, valeu insistir, pq realmente no início eu pensei em abandonar mts vezes, ent APENAS CONTINUEM! vcs nao vao se arrepender!!!!!
GabrielaBr 06/04/2023minha estante
mas essa edição tem bastante erros de ortografia, n aconselho a compra dela...