Um corpo na biblioteca

Agatha Christie

Resenhas - Um Corpo na Biblioteca

Aline.Deodato 13/09/2020

Os corpos
Quando uma jovem loira, com vestido surrado, e maquiagem borrada, é encontrada morta na biblioteca de um casal, a dona da casa, a Sra.Bantry, convoca sua amiga Miss Marple - uma espécie de detetive amadora - para ajudar as autoridades na investigação.
Logo depois, aparece outro cadáver de uma moça, carbonizada em um carro incinerado.

Marple encontra minúcias que passam despercebidas pela polícia, e certo vínculo entre os assassinatos.
Compondo a intrincada maneira de como ocorreu o crime, a motivação e o(a) responsável, são até evidentes.
As histórias comparativas que a detetive conta de sua aldeia são um pouco cansativas. A personagem é astuta, mas, Hercule Poirot, ainda é muito mais divertido.

Rachel.Cavendish 13/08/2023

Interessante, mas com alguns tropeços.
A leitura de Um corpo na biblioteca me proporcionou uma experiência mista. Enquanto a trama prometia um intrigante mistério, alguns aspectos em minha opinião deixaram um pouco a desejar. A narrativa em si é envolvente e mantém o leitor curioso no começo do livro, mas a conclusão surpreendente aconteceu de forma rápida demais, me deixando com a sensação de que a resolução merecia algumas páginas extras.

Além disso, ao longo da história, para mim teve algumas partes que poderiam ter sido tiradas que não fariam diferença, pois não contribuíram significativamente para o avanço da trama. Que ocasionalmente se tornou uma leitura arrastada.

Um ponto que notei foi a diferença entre os começos de Morte no Nilo e este livro (estou comparando, pois estão no mesmo box, e que de certa forma é diferente.)são completamente diferentes. Morte no Nilo apresenta a vítima primeiro, mostra sua personalidade, quem ela era, e fez que queremos desvendar o mistério de sua morte. Claro, que ouvimos depoimentos sobre Ruby, mas de certa forma não é da mesma forma que vemos com Linnet, onde realmente conhecemos ela. A segunda vítima, a mesma coisa, para mim senti que foi meio que jogado e que, do nada, apareceu lá queimada, sem nem pensarmos quem era aquela pessoa. Teve os pais dela, mas que no final foi meio que “contei sua morte e pronto.” Em geral, sobre esse ponto, é que perdi a oportunidade de me conectar com a personagem e suas relações interpessoais. Isso afetou minha capacidade de realmente me importar com a resolução do mistério e o destino imutável da personagem.

Dito isso, a autora demostra um domínio da construção de suspense e do ambiente do cenário da biblioteca, criando uma atmosfera até que boa. Alguns personagens são intrigantes como a Miss Marple, detetive “amadora”.

Ela é uma figura enigmática, e sem dúvidas, inteligente. Apesar de que, ela não está sempre interrogando os outros personagens, esse está no cargo de outro detetive que até me esqueci o nome, ela é uma figura que você quer saber mais, e no fim, você quase não sabe de nada dela. Ela aparece em apenas alguns momentos para dar cartadas de inteligência, e dizer que sabia quem era o assassino antes de todos. Queria ter visto mais dela.

Claro que o livro possui qualidades, isso é inegável, mas se comparar (novamente) com A Morte no Nilo, de fato, fica muito a baixo do esperado. O livro e curto, terminei em pelo menos 2 horas, e garante uma experiência. Minha nota final é 3.5/5
Catharina 13/08/2023minha estante
Se prepara para o Assassinato no Expresso do Oriente! É chocante! ?

Vivi 03/04/2021

Agatha Christie sempre brilhante!
É sempre muito satisfatório ser feita de boba pela Agatha Christie! Mais uma vez minhas teorias foram para o ralo na conclusão da história. É um livro com Miss Marple, mas ela aparece mais na história depois da metade do livro.

Letty 13/01/2021

Bom, mas esperava mais...
Confesso que me decepcionei um pouco com essa leitura. Sempre fui apaixonada pelas histórias da Agatha pelo fato delas conseguirem me prender do início ao fim, com uma investigação maravilhosa e com finais sempre surpreendentes... Alguns de seus livros já passei a madrugada toda lendo, pois precisava saber o final.

Mas dessa vez isso não aconteceu. Não consegui me envolver com a história de imediato, o início estava bem morno e não me empolguei tanto para continuar a leitura. Somente na metade do livro que comecei a achar interessante e a história voltou ao padrão “Agatha Christie” de qualidade haha, o desfecho do caso foi interessante, mas ainda assim achei a investigação bem superficial, não houve muitas explicações.

Em todo caso, é um bom livro, embora não seja tão envolvente quanto os outros, vale a pena a leitura!

Enzo Lucas 02/09/2023

Um corpo na biblioteca
Como sempre a leitura foi ótima, tinha que ser foi escrito pela Agatha Christie. Eu gostei do plot, mas ele é bem mais ou menos. Gostei bastante da Miss Marple, porém não gostei que no começo ela quase não aparece. Já me acostumei que nas 50 a 70 primeiras páginas é só informação, e que é meio lento. Fora o começo eu até que gostei do livro.

Henrique.Mine 30/08/2023

Primeira e não única vez que leio romance policial
Eu nunca tinha lido nada do gênero desse livro (romance policial) então fiquei com muito medo de não gostar, mas com sorte isso não aconteceu. Pelo contrário, a leitura me prendeu muito e fui ficando cada vez mais ansioso pelo final pra poder finalmente descobrir quem tinha matado a jovem na biblioteca.
A escrita da Agatha é muito boa, flui bem e é satisfatória. Por ser um livro de 1942, a linguagem é marcada por diversas palavras um tanto confusas ou não muito comuns, mas isso não chega a ser algo que atrapalha a leitura, só a torna um tiquinho confusa as vezes.
A história em si é muito boa, riquíssima em detalhes e tudo alí tem um motivo por trás, então ela consegue criar uma ambientação extremamente interessante e palpável, que te deixa completamente imergido na história e ansioso pelo final. Eu achei o plot do livro genial e totalmente inesperado, a um ponto que mesmo você duvidando e desconfiando de tudo e todos, ainda fica chocado. É definitivamente um livro que as pessoas detalhistas vão amar, porque tudo é conectado e talvez algo que passou despercebido seja a resposta final.
Por ser um livro curto e com muitos diálogos, a leitura flui bem rápido e de maneira gostosa, acho que é uma boa escolha pra começar a ler o gênero.
Pedro 30/08/2023minha estante
Dê uma chance também pro véio Arthur Connan Doyle.

Pedro 30/08/2023minha estante
Dê uma chance também pro véio Arthur Connan Doyle.

Mari Marinho 29/05/2022

não sei fazer resenha, mas...
Misericórdia quanto personagem tem nesse livro???? Fiquei completamente perdida, ainda mais porque um mesmo personagem era tratado de várias formas diferentes.
Acertei o motivo do assassino, mas não ele em si. Achei bem complicado a explicação da Miss Marple, porém ainda rainha.
10/10
swan.s2 29/05/2022minha estante
Me recomende um livro para começar a ler Agatha, por favor. Eu tinha começado A Maldição do Espelho, abandonei e não sei se tento ler de novo

Mari Marinho 29/05/2022minha estante
Amiga, eu comecei pelo "Um Brinde de Cianureto" nunca tinha lido nada dela e amei. Depois fui ler o "Punição para Inocência". Não sei se conhece a Bel Rodrigues, mas ela tem um clube do livro da Agatha - que foi por conta dele que comecei a ler Agatha (@oclubedarainha) e um vídeo que fala sobre por qual começar (https://www.youtube.com/watch?v=X9hji1Pkuv0). Espero que ajude

swan.s2 29/05/2022minha estante
Muito obrigada

Duda 14/01/2021

Agatha triste perfeita??
Minha primeira experiência com a autora e não podia ter sido melhor. Conclui a leitura em um dia pois não conseguia pregar os olhos sem saber o motivo de ter um corpo aleatório na biblioteca de um casal aleatório. A narrativa é impecável e te faz até duvidar de si mesma.

02/04/2023

Que desfecho!!
Demorei muito (muito mesmo) pra ler e acho que por isso esqueci algumas informações e não aproveitei tanto a leitura, mas é fato que a Agatha é muito boa no que faz e nos traz um desfecho digno de uma boa investigação. Não recomendo esse como primeiro leitura da Agatha Christie, mas vale muito a pena

Hallana 03/07/2021

A Leitura é bem do jeito que eu gosto, peculiar e com um toque único de Agatha Christie, apesar de ter demorado pra ler, a história me prendeu sim e fiquei intrigada com o corpo na biblioteca. Não gostei muito da motivação no final, mas achei o livro ótimo para um contato inicial com a Miss Marple.

Eduardha 03/10/2020

Foi o segundo livro com a Miss Marple que li e gostei muito, a maneira como o caso foi desenvolvido me prendeu de uma maneira assustadora. Infelizmente não consegui descobrir o mistério, porém consegui acertar alguns detalhes! Como sempre, Agatha Christie me surpreendeu com o final.

Amanda 13/03/2021

Gostei da história, porém não me prendeu tanto quanto os outros da mesma autora.