Meu corpo virou poesia Bruna Vieira

Resenhas - Meu corpo virou poesia

Larissa Destro 26/09/2021

Pra quem já leu Rupi Kaur e Amanda Lovelace esse livro acabou sendo como uma tentativa. Claro que tem os trechos que marcam mais e outros que passam sem nos fazer sentir nada, como em qualquer livro de poesia. Mas no geral não curti muito.

laismenddesouza 16/08/2022

Um livro que te ler de dentro pra fora
Divido em 4 partes: Cabeça, Garganta, Pulmão e Ventre esse livro traz poesia sobre amor-próprio, recomeços, independência, cachos e um sofá verde. Cada poema é um abraço acolhedor para corações barulhentos e um guia para quem está perdido.
Que possamos virar poesia a cada fim de ciclos.

Vivs | vivsbookshelf 23/08/2022

Os poemas conversaram comigo
Jamais me imaginaria favoritado um livro de poemas, mas isso aconteceu, porque a Bruna Vieira soube usar as palavras para transmitir conselhos sobre o amor.

É uma leitura rápida que nós faz passar por temáticas sobre sonoridade, desilusão amorosa, amor próprio, o descobrimento da mente e do corpo. Indico muito esse livro para quem quer se aventurar nos poemas, assim como eu, e refletir junto com a autora os poemas da sua própria experiência com a vida.

Letícia 24/08/2021

Meu corpo virou poesia
Sempre me identifiquei muito com o estilo de escrita da Bruna (desde os primeiros textos no blog e colunas na Capricho), já iniciei o livro com um carinho a mais por isso.
No decorrer do livros meu corpo foi tomado por diversos sentimentos, melancólica, força, empatia, nostalgia? li poesias em ritmo de prosa e me apaixonei. Talvez para os amantes de poesia falte técnica, mas todo o livro transbordou sentimento.

Edkarl 06/10/2021

Fora da minha zona de conforto
Leitura de poesia para mim sempre parece muito difícil e pouco atrativo, principalmente pelo fato de que procuro razão e pouco me deixa levar pelas emoções o que é objetivo tratado no gênero. Comprei esse livro para dar uma amiga e me desafiei a leitura, justamente por ser fora da minha zona de conforto, e não foi surpresa que não me agradou tanto, apesar da autora desempenhar, ao meu ver, muito bem a escrita. O livro ainda tem uma lógica, tendo em vista que conta a história da Redenção da autora após um término conturbado de um relacionamento que me pareceu abusivo, e ainda tem a pretensão e ajudar outras pessoas que se encontram na mesma situação a lidar com seus sentimentos, o que por si só já vale a leitura. Talvez por eu não ser uma dessas pessoas, não tenho me sentido tão tocada, mas admiro a beleza dos poemas nele escritos.
Isabela 06/10/2021minha estante
Ual, adorei sua resenha ?

Edkarl 07/10/2021minha estante
Obg Isa ??

brerodrigues 18/08/2021

Meu corpo virou poesia by Bruna Vieira
Acompanho a Bruna a muito tempo e fiquei muito feliz quando ela deu a notícia de que iria publicar um livro novo e que seria um livro de poesias, eu amei e até marquei as minhas poesia favoritas!

M.L. 23/09/2023

Boa poesia
Um dos poucos livros de poesia que li esse ano e acho que valeu muito a pena.
Considero um livro bom pra quem quer começar a ler poesia, já que é bem tranquilo rapido e facil de ler, mas isso não o torna menos interesante. Recomendo também pra quem gosta de poesias de textos curtos, capas bonitas, autoras nacionais e cabelo cacheado.

baianinha 18/08/2021

Uma obra de arte.

É de aquecer o coração ou dar umas pontadas geladas com verdades duras mas necessárias.

Eu estava com uma expectativa muito alta e fui atendida. Poemas perfeitos.

Coisas de Mineira 24/09/2021

“Meu corpo virou poesia” é o primeiro livro de poemas de Bruna Vieira, lançado esse ano pela editora Seguinte. Formado por quatro partes (cabeça, garganta, pulmão e ventre), segundo Bruna, o livro é algo mais íntimo para ela.

Saí de um livro de poesia e fui para outro, mas ao contrário do último, que eu não estava no momento para aquelas palavras, as palavras de Bruna me pegaram em cheio. A autora fala no início de “Meu corpo virou poesia” que o livro não é um pedido de desculpas, e sim um mapa. O caminho dela para casa, com aprendizados, cicatrizes e lembranças.

É engraçado. Quando ficamos tão eufóricos com algum escritor, queremos sempre mais e mais deles. Sem pensar, muitas vezes que aquela pessoa pode não estar em um bom momento para escrever. Escrever é uma arte, mesmo com as simples resenhas que fazemos no blog, todos os dias, existem dias que temos travas e não conseguimos expressar aquilo que queremos dizer.

Bruna deu uma pausa de cinco anos na escrita, e trabalhou durante três anos com seus sentimentos e esse livro. Segundo a autora, ela entregou sua alma nessas palavras, e a escrita ajudou a cicatrizar algumas coisas e entender outras.

Em certo momento do livro, Bruna fala que escrever é um ato de rebeldia. Concordo plenamente com ela, escrever é um ato de rebeldia, coragem e liberdade. Conseguir colocar seus sentimentos em uma folha de papel, muitas vezes liberta e, lendo “Meu corpo virou poesia” entendi porque a Ana adolescente gostava tanto de escrever.

Toda a obra, pode ter sido uma forma de Bruna se conhecer melhor, de entender o que estava sentindo e muitas vezes, cicatrizar alguma ferida. E para mim, também foi assim, as situações podem não ser as mesmas, mas as palavras que ela escreveu com certeza me tocaram e me emocionaram.

Em um dos poemas, Bruna fala que “perdoar é estar pronta para se libertar”. Acho que essa foi a parte que mais mexeu comigo. Para mim, perdão é algo difícil, raro e nunca tinha pensado em ver ele como uma forma de liberdade, mas eu não consigo discordar disso. Perdoar é se libertar das amarras do passado e seguir para o futuro.

Por falar em liberdade, em cada palavra esse foi um sentimento que ficou batendo em mim. Para mim, pareceu que Bruna se libertava um pouco mais a cada palavra escrita e trazia esse sentimento para o meu coração. Essa vontade de ser livre das amarras sociais, de tantas palavras duras que sempre ouvimos dos outros.

Para mim, “Meu corpo virou poesia” também é um ato de amor, em algumas palavras conseguia sentir como o amor de Bruna, por ela mesma, ia aumentando. Muitas vezes falamos um “eu me amo” que acaba sendo mais da boca para fora, mas ao passar as páginas, é possível ver como a autodescoberta deixa palpável o amor próprio.

“Meu corpo virou poesia” é um livro profundo, que transborda sentimentos. Ele merece ser conhecido por muitas pessoas, mas como disse antes, para mim, a poesia tem o tempo certo de ser lida. Esse pode não ser o seu tempo, mas com certeza foi o meu. Tenho só que agradecer as palavras que Bruna trouxe nessas páginas e na qual trabalhou durante três anos.

Não posso deixar de falar na resenha sobre como essa edição está belíssima, entre algumas páginas podemos ver alguns desenhos muito bonitos, sem falar da capa. “Meu corpo virou poesia” com certeza é um livro muito bonito, tanto em conteúdo, quanto esteticamente. No final, temos uma breve entrevista com Bruna, onde ela fala um pouco sobre todo o processo de escrita e algumas outras coisas importantes, que me fizeram dar ainda mais atenção a vários dos poemas escritos.

Agora, para que vocês se preparem para o que vão encontrar ao passar as páginas, separei alguns quotes da história:

“Minha cabeça virou verso.
Minha garganta virou estrofe.
Meu pulmão virou métrica.
Meu ventre virou rima.”

“Essa luta não é mais sobre o fim trágico de uma história de amor,
é sobre o amor que restou dentro de você
e sobre como você respeita cada uma de suas batalhas,
principalmente as que você estava lutando sozinha.”

“Nunca cale suas necessidades
para suprir expectativas e frustrações alheias.”

“Suas cicatrizes formam um lindo mapa
que te leva para um tesouro que é só seu.”

“Seu corpo te conhece desde o dia um,
os outros te encontram no meio do caminho.”

“Será que eu realmente gostava de você ou da ideia de estar gostando de você?”

“Quando você tentou me calar
e tirou de minhas palavras,
meu corpo virou poesia.
Minhas curvas mudaram.
Hoje sou versos e estrofes,
cicatrizes e histórias,
de uma arte que você nunca
realmente conseguiu entender.”

“Ouvi dizer que amor-próprio ainda é o jeito mais corajoso de amar.”

“Perdoar, antes de qualquer coisa,
é sobre se sentir pronta para se libertar.”

“Aos poucos,
o frizz e os fios fora do lugar se tornaram minha assinatura.
O volume, a moldura perfeita
para a pintura,
uma pintura
que eu ainda não terminei de fazer,
mas que todos agora
olham atentamente.”

Bruna Vieira nasceu em Leopoldina, no interior de Minas Gerais, mas vive em São Paulo. Criou seu blog quando tinha 15 anos, por causa de uma desilusão amorosa. Em 2012, lançou um livro de crônicas e ganhou uma coluna na Revista Capricho. Conhecida pelo blog e livro “Depois dos quinze”, “Meu corpo virou poesia” é seu primeiro livro de poesias.

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: www.coisasdemineira.com/meu-corpo-virou-poesia-bruna-vieira-resenha/

Marcia.Santos 07/08/2021

O cotidiano
Um livro de poesia que mostra o quanto precisamos nos conectar conosco, mesmo e aprender lidar com as dificuldades internas.

BarbaraPopadiuk 25/09/2021

quando a gente precisa ouvir um papo de amiga
Eu gostei do livro quando ele ainda nem era um livro - somente o poema que a Bruna tinha postado no Youtube. Sentia muita similaridade com a Rupi e outras autoras de que gosto e que são muito sinceras em sua poesia.

Tive a oportunidade de ler neste fim de semana e sinto mais próxima da autora. Além dessa conversa de amigas, o livro me fez repensar diversas situações que já passei com amigas ou que eu mesma passei. Pude analisar como lidei, como amadureci e principalmente o que faço com isso hoje.

Ressignificar pode ser uma palavra em 'alta' mas faz sentido pra mim pensar que precisamos passar por tudo para chegarmos onde estamos e, principalmente, ser quem somos hoje. Tratar relacionamentos antigos - mesmo os piores - de forma sincera com você mesma, deixa que essa relação tenha menos influência sobre você.

Foi uma aventura que ficará comigo por mais tempo, a escrita da Bruna melhora a cada tempo. Um ótimo livro!

isadoramerisio 20/10/2021

Meu corpo virou poesia
Ter lido um livro de poesia, foi sair da minha zona de conforto e foi ótimo. Pude perceber que as vezes procurava razão e pouco me deixava levar pelas emoções dos textos, mas mesmo assim, fiz várias reflexões e marcações enquanto ia lendo. O livro é dividido em quatro partes: cabeça, garganta, pulmão e ventre, e parece estar em cada uma, o mais íntimo da autora, a leitura tem um tom de desabafo, com alguns lembretes valiosos sobre amor próprio. Amei muito e pretendo me aventurar por mais livros de poesia.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 19/07/2021

Resenha: Meu corpo virou poesia | Bruna Vieira | Editora Seguinte
Meu corpo virou poesia é um livro de poesias escrito pela autora Bruna Vieira, corresponde a Editora Seguinte sendo de literatura nacional. Bruna Vieira muito conhecida pelo seu canal que se chamava Depois dos Quinze e sem contar esse tem mais sete livros publicados. Eu a conheci pessoalmente no lançamento do livro Um ano inesquecível no qual ela autografou o livro.

O livro contém: Sumário, as poesias, entrevista com a autora, agradecimentos, sobre a autora e Créditos. Possui ilustrações.

A ideia do livro segundo a autora surgiu há alguns anos atrás até que ela tomou a decisão de chamar um lugar desconhecido de casa. Com muitas poesias no livro Bruna Vieira desabafa e trás mensagens e reflexões sobre diversos assuntos por exemplo: Inveja, Organização, Escolha, Seu corpo, Reconhecimento, Universo, Memória, Exercício e entre outras poesias.

Eu gostei muito de ler as poesias dela, gosto de ler poesias e ela escreve muito bem. Eu pretendo ler mais livros dela com certeza, além desse e de Um ano inesquecível. Ela toca em assuntos necessários com uma excelente escrita, se você gosta de ler poesias eu indico Meu corpo virou poesia da Bruna Vieira com certeza.

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2021/07/resenha-meu-corpo-virou-poesia-bruna.html