Todas as cores do Natal

Todas as cores do Natal Alliah...

Resenhas - Todas as cores do natal

Dear.Manoel.Neto 09/12/2020

Toda representatividade para o natal
Que ideia incrível! Não só de de trazer personagens únicos cheios de representatividade, mas que essa ideia veio de autores brasileiros, que conseguiram escrever 5 contos natalinos incríveis, com bastante referências que só brs conseguem entender como: show do Roberto Carlos; funk natalino; calooooor e outras coisas, tornando tudo tão próximo da nossa realidade, que não é trazida em livros estrangeiros.
E mesmo que algumas histórias utilizem elementos mágicos, todos conseguem abordar bem cada trama, tratando com bastante naturalidade as diferentes orientações sexuais. Contendo comédia, aventura, drama, romance, além de personagens e situações que você irá se identificar.

SPOILER - Resumo:

Vinte Bombons de Banana
nota: ????

Ocorrendo durante um amigo secreto numa escola de inglês, onde conhecemos Renato, que está apaixonado por Daniel e tira o nome dele no sorteio, acompanhamos mais sobre essa paixão dele, a medida de que ele procura o presente perfeito, e assim conhecemos sua família, sua melhor amiga, e um pouco do pessoal da turma de inglês. Porém no dia do amigo secreto, Renato percebe que se enganou e na verdade não tirou Daniel e sim Daniela, temos o momento mais vergonhoso do conto, com a Daniela abrindo o presente claramente feito pro Daniel, até mesmo com a numeração da blusa maior e os bombons de banana, mas no fim, o Daniel encontra um bilhete que estava no presente que seria dele e se encontra com o Renato, e os dois decidem sair juntos.

Garotas Mágicas Super Natalinas
nota: ??????

Mesmo tendo um teor fantasioso, e poucas páginas, soube explicar bem o universo, apesar de ter momentos em que a quantidade de personagens, deixam as coisas um pouco confusas. Aqui conhecemos Sofia, que participa de um clã de garotas mágicas, que salvam as pessoas normais, das forças do mau, apesar de não fica muito claro esses vilões, aqui são mostrados como seres que possuem pessoas ou objetos causando caos no shopping. O conto em si, além de focar nesta parte fantasiosa, aborda Sofia como uma aparente assexuada (até o momento) que não quer se relacionar amorosamente com ninguém, mas sua mentora dar a missão para que ela encontre o poder do amor, que só no final, depois de passar por funks natalinos conversas estranhas com outro amigo, ela enfim entende, que não era de relacionamento romântico, encontrando essa força na amizade e assim liberando seu poder.

As Aventuras do Peru de Natal
nota: ???

Acompanhamos Danilo, um garoto que todo ano cria uma lista de metas para ser cumprida ao longo do ano, chegando nas festividades, percebe que não cumpriu alguma delas, e principalmente a que mais gostaria de ter cumprido, ter coragem de falar com Vinicius, um outro garoto que mora próximo a sua casa. A história segue com o dia de Danilo, lendo ?um conto de natal? e demonstrando que essa é uma época que ele gosta, me identifiquei com isso, já que sempre estou tentando ler livro/séries/filmes/músicas de natal nesta época. Em meio aos preparativos, Danilo deve cuidar do cachorro da vizinha, até que encontra Vinicius na rua, mas infelizmente a conversa acaba sendo sobre o cocô do cachorro, após isso ele fica responsável de levar o peru para a casa da avó. Porém, dorme de mais e uma temporal surge, fazendo ele sair com o peru e o cachorro de casa, e assim encontrando Vinicius novamente no carro, que o ajuda, eles tem uma conversa profunda e sincera sobre família, natal e sobre os dois de forma descontraída e apaixonante, no fim acabam indo juntos para a ceia da avó.

Entremarés
nota: ?????? ?

Transitando entre presente, onde uma live está sendo transmitida e o passado, onde nos é contado o que aconteceu numa viagem à uma ilha no Rio de Janeiro, poucos dias antes do natal, vamos descobrindo em conjunto com quem está assistindo a live, onde um grupo de amigos LBGTQ+ nos falam os acontecimentos estranhos da ilha, onde encontram uma sereia, um tubareio, tendo uma experiência surreal e fantástica, se juntando para salvar a ilha de doenças do mar, o conto tem um apelo ambiental necessário, e apesar das transições entre tempos, as vezes serem confusas, ainda consegue transmitir uma mensagem importante sobre sexualidade, sociedade e o futuro.

Os Quinze Natais de Benedita
nota: ?????

Mostrando todos os natais de Benedita, onde sempre acontecia alguma confusão com ela e seu cachorro (Bartolomeu), mas sempre tudo ficava bem no final, tinha a tradição de dar uma coxa de peru para ele, e assim, vamos acompanhando seu crescimento, descoberta de sexualidade, separação dos pais, até que também chegamos a morte do Bartolomeu, e a partir daí, o natal deixaria de ser uma alegria para Benedita. Se aproximando do seu 15º natal, uma amiga na qual ela tem interesse, enfim pergunta o que houve no natal, ambas compartilham suas histórias tristes que haviam acontecido na época, mas Domitila faz Benedita enxergar que a alegria sempre vai estar com você, só basta você enxergar. Então o conto termina com a Benedita enfim enxergando que de fato teve momentos alegres nos natais passados, e acaba encontrando um novo cãozinho abandonado, que acolhe e presenteia seu irmão mais novo.
Lara.Leao 17/04/2022minha estante
ESSE LIVRO E BOM , ELE TEM VERSAO FISICA

Dear.Manoel.Neto 20/04/2022minha estante
Muito bom! Tive a oportunidade apenas de ler a versão digital! Mas foi incrível poder conhecer essas histórias!

Oi, eu sou a Mila ^^ 27/12/2020

Em maioria eu gostei muito dos contos, teve alguns que não gostei tanto, outro que achei nada a ver com o tema.

Iago | @luagonoslivros 02/02/2021

O tombo no 2º conto
Tentei ler o 2º conto 4 vezes mas não consegui. Depois de lutar tanto, desisti de tentar. Tenho outras cosias pra ler
Luísa 02/02/2021minha estante
NOSSA SIM ESSE CONTO É HORRÍVEL

Daniel 28/02/2021minha estante
Não é o único que é preciso ter uma força sobrenatural pra conseguir ler até o final.

Nelly Nasre 04/12/2021minha estante
Os 2° e o 4° são bem ruins

Rafaela 20/10/2022

Todas as cores do natal
Que livro mais fofo e importante!
Eu amei todos os contos? Ia deixar pra ler em Dezembro mas não me aguentei.
Vale a pena a leitura, cheio de representatividade. ?

leooc 06/12/2017

Podia ser melhor
Infelizmente essa coletânea de contos não cumpre muito o papel de retratar o Natal. A escolha dos autores e histórias foram precárias e fugiram da temática, salvo as histórias "A aventura do peru de Natal" de Lucas Rocha (o melhor conto e melhor escrita) e "Vinte bombons de banana" de Vitor Martins.
Os outros autores apresentaram ou histórias com elementos mágicos e sobrenaturais ou personagens rasos, confusos e inverossímeis , quando não as duas coisas no mesmo conto. Infelizmente a Agência Página 7 deveria ter tido um pouco mais de carinho em fazer a edição e escolha dos contos e autores, já que a premissa foi muito boa e no final apenas dois autores conseguiram entregar um trabalho digno.
xmaira 26/07/2018minha estante
Concordo em TUDO!!!!

Ygor.Brettas 28/11/2018minha estante
Como é que faz pra ler

Clara 10/12/2018minha estante
Compartilho da mesma opinião

Jéssica @pequenoslivros 12/11/2019minha estante
SIMMM!!!! Eu achei que o ultimo, da menina com o cachorro foi bem fofo e tocante, mas mano?? Aquele das garotas mágicas foi tao aleatório que nem sei e o das sereias la eu nao entendi NADA kkkkk

juliarfs 10/11/2020

fiquei querendo ler esse livro por causa do vitor martins, mas acabou que o lucas rocha me conquistou muito com sua escrita, eu amei o conto dos dois

achei os outros meio viajados mas são legais de ler também

bacelar2 14/12/2021

Minhas cores favoritas são as cores do Natal
Em geral, eu achei "ok". Não teve gatilhos nem fortes emoções, mas me deixou num ótimo clima natalino.

Fazendo um ranking, acho que ficaria mais ou menos assim:

1°) Vinte Bombons de Banana (maravilhoso, Vitor Martins nunca erra);

2°) A Aventura do Peru de Natal (simples e rápido, me deixou com o coração quentinho);

3°) Os Quinze Natais de Benedita (achei a proposta legal e fofa, com um forte apelo emocional, mas não me prendeu tanto);

4°) Garotas Mágicas Super Natalinas (o tema é inusitado e muito legal, porém achei o começo confuso e a história meio fraca, além de ter um excesso de personagens sem desenvolvimento);

5°) Entremarés (eu até agora não entendi o que foi esse conto; tudo é muito confuso e mal explicado, apesar de ter sim uma temática interessante e muita representatividade, mesmo sem parecer uma obra natalina).

Carlo Alexandre 08/04/2021

Eu não consigo dar 5 estrelas por causa de um conto que me fez ter um pouco de dor de cabeça e foi difícil de terminar. Mas tiveram 3 contos que foram maravilhosos e pegaram bem o espírito natalino

Bia 22/04/2021

Uma coletânea de representatividade!
O livro é composto por cinco maravilhosos contos de Natal.
O primeiro, "vinte bobons de banana", o terceiro, "a aventura do peru de Natal", e o último, "os quinze natais de Benedita", foram os meus favoritos! Simplesmente doce e amável.
Além dos personagens carregaram uma representatividade enorme, dá pra se identificar muito com as histórias: o calor insuportável de Dezembro, amigo oculto no último dia do curso de inglês, tempestade e alagamento na semana do Natal, show do Roberto Carlos e as piadas do tio do pavê.
É um livro muito bom!

Daniel 10/03/2021

Decepcionante
O livro não faz jus ao título que carrega. Os dois contos mais extensos, são também os piores e não tem nada de espírito natalino. Apenas se passam na semana ou dia 25 de dezembro... nada além disso. Sobre esses dois contos... eles são extremamente confusos, cansativos e exigem um esforço hercúleo para não se abandonar a leitura.
Um deles inclusive faz uma mistureba muito forçada de representatividade de gênero, fantasia e questões de proteção ambiental. Uma verdadeira confusão. Parecia que o autor queria colocar um milhão de ideias que não conversavam entre si na mesma narrativa, mas o resultado não deu certo. O conto das garotas mágicas também é confuso, mas é bem mais legível que o conto mencionado anteriormente, que é o conto do tubareio e da sereia que até agora não sei se é homem, mulher, gay, trans, lésbica, etc... tamanha a confusão mental.

Da coletânea apenas três contos valeram realmente a leitura pra mim e são muito bons também: o conto dos bombons de banana, o do Peru de Natal e o escrito pela Mareska. Esses realmente tem um toque de espírito natalino.

Mas como tudo é uma questão de gosto... com certeza haverão leitores que se identificarão com aqueles que não gostei... então boa leitura a todos!!!
Taiane.Anhanha 28/03/2021minha estante
nossa, concordo 100% com tua resenha, os contos que tinham fantasia no meio foram muito ?????

Daniel 28/03/2021minha estante
Espero que os dois contos fatídicos não tenham sido tão sofridos pra vc, Taiane... kkkkk

@emtornodomeulivro 13/01/2021

Contos de Natal fofos
São cinco contos, amei 3 deles. Fáceis e gostosos de ler, lê tão rapidinho que nem sente.
Gostei bastante da ideia do livro, são histórias com personagens LGBTQ+, bom para sentir um pouco o que eles sentem. Ótimo livro.

Thayane 14/12/2020

UMA PENA!
Infelizmente não posso dar 5 estrelas para o livro por causa de dois contos péssimos que acrescentaram na coletânea. O penúltimo ?Entremarés? eu nem consegui terminar de ler! Super confuso e com um tema de fantasia ambiental... enfim! Se tivesse sido só os contos do Vitor Martins, do Lucas Rocha e da Mareska teria sido perfeito, super leve e prazeroso! Uma pena...
Dear.Manoel.Neto 14/12/2020minha estante
Kkkkk o entremares realmente foi difícil, mas eu amei a mensagem por trás do que tava acontecendo..

Thayane 14/12/2020minha estante
eu entendi só que era uma crítica sobre poluição, mas era tudo tão confuso que quando vi já tinha pulado tudo kkk

Dear.Manoel.Neto 14/12/2020minha estante
Issso, tbm percebo um pouco de crítica à sociedade como um todo, além dos diálogos sobre orientação sexual e humanidade.

Alyne Lima 20/12/2020minha estante
Ai.... Estou lendo e achando a mesma coisa acabei de ler o penúltimo conto pelo amor de Deus também quase não conclui.

Thayane 22/12/2020minha estante
péssimo demais, tá doido

Gabi 23/12/2020minha estante
Tô querendo ler pelo kindle unlimited mas to com medo de ser ruim e perder meu tempo

Alyne Lima 23/12/2020minha estante
O primeiro, o terceiro e quinto conto valem a pena

Thayane 23/12/2020minha estante
Gabi finge que são só 3 cintos que é sucesso ??

Gabi 23/12/2020minha estante
KKKKKKK

Hello_iza 13/12/2020

Depende
Bom o lance complicado de livros de contos é que nunca sei qual nota dá, sempre tem contos incríveis e contos ruins e esse não é diferente, no geral dei três estrelas mas vou falar sobre cada um.

Conto 1: um conto de Natal em uma perspectiva diferente/ em uma situação diferente, gostei, daria 4,5
Conto 2: meio nada haver com natal mas tem um mundo legal, daria 2,5 ou 3,0
Conto 3: sinto que eu poderia passar por aquela situação, tem um clima de Natal real e puramente brasileiro muito legal, daria 4,5
Conto 4: ruim, comecei e nem li todo só pulei sla, não li então não vou dá nota mas sla 1,0?
Conto 5: lindo d++++ mds, muito fofo e emocionante e aí, daria 4,5 também

Todos os que dei 4,5 também são um pouco 5,0 mas preferi deixar com 4,5 todos.
Alyne Lima 20/12/2020minha estante
Ansiosa pelo último conto porque vi que muitas pessoas estão gostando mas esse penúltimo realmente é terrível.

Leo Oliveira 29/12/2017

Quero uma caixa de bombons no próximo natal e uma camiseta G do gato do pão de forma!