Todas as cores do Natal

Todas as cores do Natal Alliah...

Resenhas - Todas as cores do natal

Hello_iza 13/12/2020

Depende
Bom o lance complicado de livros de contos é que nunca sei qual nota dá, sempre tem contos incríveis e contos ruins e esse não é diferente, no geral dei três estrelas mas vou falar sobre cada um.

Conto 1: um conto de Natal em uma perspectiva diferente/ em uma situação diferente, gostei, daria 4,5
Conto 2: meio nada haver com natal mas tem um mundo legal, daria 2,5 ou 3,0
Conto 3: sinto que eu poderia passar por aquela situação, tem um clima de Natal real e puramente brasileiro muito legal, daria 4,5
Conto 4: ruim, comecei e nem li todo só pulei sla, não li então não vou dá nota mas sla 1,0?
Conto 5: lindo d++++ mds, muito fofo e emocionante e aí, daria 4,5 também

Todos os que dei 4,5 também são um pouco 5,0 mas preferi deixar com 4,5 todos.
Alyne Lima 20/12/2020minha estante
Ansiosa pelo último conto porque vi que muitas pessoas estão gostando mas esse penúltimo realmente é terrível.

Julia 07/12/2017

Os contos dos vinte bombons de bananas e do Peru de Natal foram os que mais gostei, os contos de fantasia não conseguiram me envolver tanto...

Sun 10/12/2020

3,5
Vinte Bombons de Banana, VM 5 ?
Passa muito a vibe do Natal e achei interessante que não se passa no cenário habitual da maioria das histórias de Natal

Garotas Mágicas Super Natalinas, BM 4/4,5
O universo apresentado é muito interessante, não passa a vibe de Natal, mas é muito bom

A Aventura do Peru de Natal, LR 2,5
É bem clichê, mas é legal

Entremarés, A 1
Muito deslocado, não passa a ideia de Natal e é muito ambientalista

Os Quinze Natais de Benedita, MC 5 ?
Muito bom, tá um aquecida no coração

Edson.Gabriel 29/03/2020

Todas as cores do natal
Um livro de contos que deixa o coração quietinho como essa época do ano, uma leitura maravilhosa com vários contos bons, dando destaque ao do Vitor Martins que tem uma escrita maravilhosa...

Taiane.Anhanha 28/03/2021

Alguns contos são legais, outros nem tanto....
Então, não vou falar sobre cada conto em específico por aqui, mas de forma geral, vale a pena ler em um ou dois dias de forma rápida, estando em clima de natal ou não.
Os contos são diferentes um dos outros, ritmos e histórias também, apenas se assemelham pela proposta de trazerem personagens LGBTQI+ e nisso, quase todos, cumprem seu papel sem forçar a barra, a temática surge como algo natural.
Os dois contos que eu não curti, achei bem confusos, foram justamente os que tiveram uma parte fantástico no meio, um mundo de fantasia que nem ao menos foi explicado ?? nossa, boiei legal e terminei só para ver se fazia certo sentido e não fez, não apenas a fantasia foi mal explicada como a narrativa não conquistou, sabe? Eu entendo, são contos, tem que ser curtos, mas não quer dizer que não dê para passar uma profundidade para o leitor, Conceição Evaristo, por exemplo, é mestra nesse quesito.

Enfim, os outros três contos que são mais da realidade me conquistaram pelo enredo, narrativa e personagens, achei bem criativo e bonito!

Louie 17/03/2021

De deixar o coração quentinho.
Que livro mais fofo! Esse é daqueles que deixa o coração quentinho.
Tem uma vibe muito gostosa, então recomendo pra quem procura uma leitura mais leve, sendo época de Natal ou não (eu li em março). Hahaha
Meu conto preferido foi o Garotas Mágicas Super Natalinas, porque me lembrou Sailor Moon. rs
Sem contar que, mesmo sendo uma coletânea com o objetivo de trazer representatividade, geralmente o foco do conto não é a sexualidade das personagens em si, mas apenas mais uma parte da história. Achei isso muito bom!

Maria Gabriela 13/11/2021

Simone, é Natal e o que a gente fez?
Não há palavras para descrever meu contentamento com esta obra! É simplesmente incrível e cativante, recheada de simbolismo quanto a descoberta e aceitação da sexualidade e da própria identidade, além de ser carregada com um humor cômico de fazer o leitor rir em um bom tom e esconder o rosto em algum lugar e precisar de um momento de contemplação, depois de testemunhar uma cena tão vergonhosa que lhe causou aquela sensação incômoda de vergonha alheia. Os autores reunidos para compor os contos são extremamente distintos entre si, o que traz uma importância quanto a diversidade apresentada em cada protagonista, em cada piada e momento estranho, em cada angústia e risada, em cada aceitação de quem você é.

Todos os contos são especiais em suas proporções e descobertas, todas em comum o calor infernal que faz, em dezembro, no Brasil. "Vinte bombons de banana" é divertido e extremamente cômico, acompanhando diretamente as aventuras e a consequente vergonha de um jovem garoto ao querer se declarar para sua grande paixão, preparando-lhe um presente especial com todos os seus gostos, mas que paga o maior mico ao ver que não era o nome de seu amado naquele papel; o final fofo e delicado dos dois foi recompensador, valeu a pena todos os gritos de vergonha! "Garotas Mágicas Super Natalinas" é a trajetória de autodescoberta de uma membro das Meninas Superpoderosas (a piada, meu deus) e a reflexão necessária de que o poder do amor não vem apenas do romântico, mas do fraterno e da amizade. "A aventura do peru de Natal" é como o primeiro conto, divertido e cômico em seus momentos, mas carregado de uma angústia sucinta e que faz o leitor parar e refletir quanto a certos assuntos em sua vida; e o final fofo e todo romântico ganhou meu coração. "Entremarés" é, bom... Extremamente confuso e não tenho muito o que comentar sobre ele. Por fim, "Os quinze Natais de Benedita" quebra o ciclo de contos alegres no clima de Natal, fazendo o leitor sentir na pele como a perda de um bichinho de estimação, um ser tão próximo e afeiçoado a você, pode afetar seu gosto pelas coisas; mas o final é esperançoso e muito recompensador, após a protagonista aceitar que a vida deve seguir e que aqueles que se foram, sempre serão amados.

Em suma, são contos maravilhosos e muito bem escritos (com exceção de "Entremarés" que não fez sentido algum... Talvez haja algum simbolismo que não compreendi nesta leitura), todos muito divertidos e carregados de amor, seja ele romântico ou não, e que fazem o coração ficar quentinho ao ver cada personagem descobrindo sua sexualidade, sendo aceito e se aceitando perante a sociedade. Recomendo demais para quem quer ler algo descontraído e animado para este Natal (bom para esquecer todos os problemas ruins desse ano).

ana 30/04/2020

o livro cumpre com seu papel no quesito representatividade, apresentando cinco contos com temática lgbt+. alguns contos são melhores que outros, mas, no geral, são todos interessantes e bem escritos ? embora alguns não foquem tanto na proposta natalina.

Dhuly 01/05/2022

Adorei a ideia de trazer contos natalinos,todos os contos são bem fofinhos, porém considerei alguns um pouco entediante.
Ver um natal na perspectiva brasileira foi uma experiência mt boa e divertida!

Yasmin.Streit 26/07/2020

5 em 1
Vários contos natalinos em apenas um único livro! Gostei bastante de poder ter contato com cinco narrativas diferentes entre si mas com um único tema principal: personagens LGBTQ+

Giulia 01/12/2020

Muita representatividade e coisas natalinas
Eu sou a DOIDA do prompt de Natal, então gostaria de dizer que, como pessoa lgbtqia+, ESSE LIVRO FOI FEITO PRA MIM! Primeiro que livros de contos = tudo pra mim. Depois que NATAL! SABE? NATAL!!!

Eu adorei a maneira como elementos comuns ao nosso natal BR foram incorporados nas narrativas presentes nesse livro. Amigo oculto, a indignação em ver decoração natalina de inverno, competição familiar pra quem faz a melhor comida... Chorei com a maioria pois sou chorona e, principalmente, não aguento um draminha lgbtqia+ ou de família (se for de família lgbtqia+, então, fudeu!). Os meus favoritos, no entanto, foram o da Bárbara Morais (pois falou diretamente com o meu coraçãozinho) e o último conto do livro, de Mareska (pois histórias de família e PROTAGONISMO BI, como resistir??? me acabei de chorar MESMO). Se tivesse um antologia dessa por ano eu lia FÁCIL.

Dudinha miau miau 19/08/2023

Livros brasileiros fofinhos, como descrever essa obra de arte??
que livro perfeito!!!!! cada historia aquece e faz vc acreditar mais ainda no amor, so nn é 5 estrelas pq nn curti tanto a historia das heroínas... mas fora isso, indico muitooo

Eme Pê 21/01/2023

Ok
Eh muito fofo. E muito legal. da uma aquecidinha no coração, só não é, tipo, exatamente bom. Eh gostoso de ler, levinho.

Allan Lemos 25/12/2020

Meh...
A ideia de contos natalinos é incrível, porém alguns se perderam e ficaram extremamente cansativos de ler.
Devo confessar que nem consegui terminar 2 contos de tão confusos que estavam.
Porém, não foi uma perda total, uma vez que eu não conhecia o trabalho do Lucas Rocha e me apaixonei.

iscoraline 26/12/2020

existem tantas formas de amor quanto pessoas na Terra
representatividade no natal, SIM!

de início não sabia que era um livro de contos e ao descobrir fiquei um pouco desanimada porque já havia lido outro assim com a temática natal há uns dias atrás, mas sinceramente.... me surpreendi! acho que a melhor coisa foi iniciar o livro com o conto do vitor martins, sou a cada dia mais cadelinha com a forma como ele escreve tão puramente, parece que fazemos parte da história e nos apegamos fácil aos personagens mesmo que seja um pequeno conto... além dele, gostei muito mesmo da história nomeada ?garotas mágicas? porque trouxe uma visão do amor muito para além de algo romântico e super rotulado à casais, me fez perceber que não podemos limitar o ?amar? dessa maneira quando na verdade existe amor em muitas outras coisas, em muitos outras relações, e é isso o que o torna tão mágico e plural... amei o conto da aventura do peru de natal, achei bem levinho e gostoso e o outro conto não gostei tanto, pois pra mim a história não fez sentido? não entendi a premissa real (o de allilah). mas tenho que admitir que meu conto FAVORITO foi ?os quinze natais de benedita? da mareska cruz! adorei a forma como ela constrói a relação da personagem benedita, as experiências de sua vida e as dores e traumas que se passam de forma comum muitas vezes... amei mesmo :)

no geral, acho que é um ótimo livro nacional para finalizar o ano, dar mais valor à autores locais e valorizar a riqueza de escrita de muitos deles e a temática lgbtqia+.recomendo sim!