Todas as cores do Natal

Todas as cores do Natal Alliah...

Resenhas - Todas as cores do natal

ragnaei 03/01/2019

Natais coloridos para todo mundo
Todas as cores do Natal é o título desta coletânea de contos e, realmente, se não abrange todas, abrange muitas cores. Escolhi este livro para fechar o ano. Lendo algumas resenhas, entretanto, fiquei desanimada, mas mal posso explicar o quanto fiquei surpresa (em um ótimo sentido) quando finalmente li a obra.

Mais uma vez fiquei encantada ao ler um nacional contemporâneo. Neste livro, personagens de vários espectros lgbtq vivem situações mais diversas e divertidas na época de fim do ano.

Aliás, se e eu fosse escolher uma palavra para definir o livro, seria esta: divertido! Todos os contos são engraçados, empolgantes . Alguns emocionam, outros deixam aquele friozinho na barriga e alguns até ensinam um pouco sobre a vida marinha!

Saindo do clichê que se espera de livros considerados LGBTq, este representa muito mais do que apenas a letra G - embora tenha sim personagens gays, personagens incríveis por sinal. Temos protagonistas, bissexuais, trans, panssexuais e panromânticos, demigênero... E todos estrelando em histórias completamente diferentes e emocionantes.

Discordo completamente de que apenas os contos do Vitor Martins e do Lucas Rocha valeram a pena, etc. Os demais contos são tão bons quanto, apenas se diferem no foco e clima da história. Enquanto os contos destes autores tratam-se de romance os outros escolheram contar sobre outros temas, até mesmo brincar com a fantasia e a realidade.

Terminei este livro plenamente satisfeita e muito feliz. Fico muito empolgada cada vez que eu leio um livro nacional e a sensação melhora em 200% quando a obra é tão boa e deixa aquele gostinho de quero mais.

Luísa 07/01/2019

O quarto conto puxou a nota bem pra baixo
Conto do Vitor Martins: é um conto leve, divertido e engraçado. Tem uma atmosfera bem parecida com Quinze Dias, o que eu achei bom, porque me fez reviver o que senti com Quinze Dias, mas pode ficar desinteressante pra algumas pessoas.

Conto da Barbara Morais: a mensagem é super importante, mas acabei achando a história um pouco previsível demais e a ficção um pouco inverossímil demais. Mas é uma boa leitura, com boas reflexões.

Conto do Lucas Rocha: ainda não conhecia o Lucas Rocha, apesar de já ter ouvido falar de Você tem a vida inteira. Achei a escrita dele super agradável e a história bem humorada. Meu conto favorito da coletânea.

Conto do Alliah: palavras não são suficientes pra expressar o tanto que esse conto é mal escrito e sem pé nem cabeça. Provavelmente a pior história que já li. Vou resumir a resenha a isso.

Conto da Mareska Cruz: história bonita e significativa, é o conto em que o contexto do Natal é mais bem explorado. A mensagem é singela, assim como o desfecho da história.

Crisna @tinyowl.reads 30/03/2019

60% bom
Esse livro foi minha escolha para a leitura do mês de um desafio que estou participando. O tema do mês era um livro vom temática LGBTQ+ e quando eu vi a proposta pensei que ia ser uma leitura leve e divertida. Eu estava 60% certa. Dos 5 contos 3 são ótimos: Vinte Bombons de Banana, A Aventura do Peru de Natal e Os Quinze Natais de Benedita trazem aquele clima de Natal brasileiro que nos faz sentir em casa e com personagens com os quais é muito fácil se conectar.
Garotas Mágicas Super Natalinas e Entremarés parecem contos que foram adaptados para encaixarem na coletânea e que, da maneira que foram organizados, quebram o ritmo de leitura. E sim, eu entendi a proposta dos dois, mas acho que estavam no lugar errado.
Dei 5 estrelas aos 3 que gostei entao ainda recomendo a leitura, pode até ser que vocês gostem dos outros dois, mas pra mim não funcionaram.

Giu 23/06/2019

Contos variados
Pra justificar melhor a minha nota, ficam aqui as notas individuais dos contos:
Vinte Bombons de Banana: 5?
Garotas Mágicas Super Natalinas: 3,5?
A Aventura do Peru de Natal: 5?
Entremarés: 1?
Os Quinze Natais de Benedita: 4?

Natália | @tracandolivros 28/10/2019

Todas as cores do Natal
“Todas as Cores do Natal” é uma coletânea de contos nacionais, com foco em personagens LGBTQ+, com a história passando no final do ano. São 5 contos ao todo. Vou falar um pouco sobre cada um pelo nome dos autores.
Vitor Martins: Renato participa de um amigo secreto no curso de inglês, e ele tira o nome do crush, agora ele precisa escolher o melhor presente e de mostrar que tem interesse no menino.
Simplesmente um conto muito divertido. Eu rachei rindo e morri de vergonha alheia pelo protagonista!

Bárbara Morais: Sofia faz parte de uma organização secreta super poderosa, as Garotas Mágicas, que são meninas com poderes que protegem os estados. Para descobrir seus maiores poderes ela precisa aprender a usar o poder do amor.
Me lembrou muito a vibe de Três Espiãs Demais, foi muito divertido, e teve um lição muito fofa sobre amizade e uma leve pincelada na parte LGBTQ+ que achei que poderia ter sido mais explorada.

Lucas Rocha: Danilo só tinha a missão de entregar o peru de Natal na casa da avó à tempo, mas ele tirou uma soneca longa e tudo deu errado.
Esse me fez rir demais também, é fofo, é divertido e foi muito bom ter lido, fiquei mais curiosa para ler o outro livro do autor.

Alliah: Um grupo de amigos viaja para uma ilha no RJ e se depara com um mundo mágico que não conheciam.
Infelizmente esse conto não rolou, achei muito confuso, misturei os nomes dos personagens, não entendi quem era quem. Achei que foram muitos assuntos misturados e pouca base. Talvez essa história tivesse sido melhor em um trabalho mais longo, com mais contexto para a fantasia e para trabalhar os assuntos LGBTQ+ que foram comentados, mas não aprofundados.

Mareska Cruz: Benedita amava o Natal, até que algo acontece que estraga o feriado completamente.
Esse conto me tocou bem fundo no coração, eu comecei ele bem tranquila, e fui vendo o que ia acontecer e senti muito em mim o que aconteceu com a Benedita. Gostei muito da forma como tudo se desenvolveu, e o final deu aquele quentinho no coração.

Caroline 19/11/2019

Vinte Bombons de Banana: 5/5
Que conto mais fofo e engraçado! Eu amei a escrita do Vitor Martins e já até adicionei os seus dois livros publicados a minha lista de leitura, os personagens muito cativante e me identifiquei com o jeito meio atrapalhado do Renato.
Garotas Mágicas Super Natalinas: 5/5
A história toda me lembrou algo meio Sailor Moon e eu particularmente amo garotas mágicas! Gostei da mensagem que foi passada no conto, não tenho muito o que falar AMEI!
A aventura do Peru de Natal: 5/5
Eu ri muito com essa história, o protagonista ouvindo All I Want For Christmas Is You na versão MCR deixou meu coração quentinho.
Entremarés: 2/5
Muito sobrenatural e pouco natal. Eu fiquei um pouco perdida na história e não consegui me sentir conectada ou com o mínimo de afeto por nenhum dos personagens apresentados. Acho que a história super funcionaria em outro lugar mas não em um livro de contos natalinos.
Os Quinze Natais de Benedita: 5/5
Gostei muito da história e da forma como ela foi contada. Achei a escrita da autora muito agradável e fluída.

Thalita Souza 09/02/2024

Não tão ruim
Todas as cores do Natal? é uma coletânea de cinco contos, que traz alguns autores e autoras para contar histórias natalinas com muita representatividade.

Cada conto é individual, abrangendo narrativas, personagens, situações, cenários e mensagens diferentes, divertidas e algumas emocionantes.

Alguns contos foram bem construídos, mas outros não encaixaram tão bem na temática, em alguns momentos fiquei confusa e achei um dos contos um pouco arrastado.

Michelle.Gomes 23/03/2020

Para aquecer o coração
Adorei a coletânea de contos, cada um dá para ler rapidinho, mas se possível segura a emoção, leia cada conto aos poucos!
Confesso que os contos mais voltados para fantasia não me prenderam e um deles eu cheguei a pular pois estava na metade e nada me segurou nele. Mas os outros contos são impecáveis, o último é provavelmente meu favorito, mas é difícil escolher!
Outra coisa que me conquistou também, foi o fato da sexualidade dos personagens não ser uma questão, foram tratados da forma natural que deveriam ser tratados em nossa sociedade, e os pontos de conflito eram outros. Indico!

Susan.Kelle 24/06/2020

Os contos impares, foram legais. Curtos e diretos. Os pares: longos, longuissímos. E cheios de informação, tanta que deixou tudo complicado demais e focada em questões que não me causaram empatia. No segundo porque a resposta ao dilema da personagem era óbvio demais, e no quarto pq se você quer fazer um role de sereios bruxos contra poluição ok, eu estou disposta a encarar essa brisa, desde q acompanhada de alguma mitologia maior, mais explorada. Ali a explicação foi rapida demais, pareceu mais jogada do que realmente pensada.

karine117 17/08/2020

Uma leitura leve e deliciosa. Amei os finais felizes, as mensagens que são passadas e como são passadas.

nix 19/09/2020

Representatividade + Natal + Quentinho no coração
Confesso que me interessei pelo livro só pela participação do Vitor Martins com o conto “Vinte bombons de banana”. Não se espera que em contos seja possível construir uma narrativa maravilhosa, com personagens com profundidade e afins, mas eu confesso que gostei muito. O do Vitor, junto com o do Lucas e o da Mareska formaram uma tríade de contos fofos que juntaram representatividade + natal + quentinho no coração. Dos outros dois não se pode dizer o mesmo, infelizmente. O das garotas mágicas até que tinha uma “lição” no final, mas tirando esse detalhe, os dois foram muito mal planejados, por assim dizer, já que apresentaram diversos elementos mágicos que eram muita informação pra cabeça do leitor, e ainda beiravam o irreal por colocar sereias fazendo feitiços e afins. Além disso, eram tantos personagens que não tinha como se “envolver” com eles, não passavam de nomes na narrativa. E detalhe: esses dois contos em questão também fugiram MUITO do tema do natal, o que me chateou bastante, já que eu achei a premissa muito boa.

No geral, eu dou 3.5, mas individualmente minha nota seria:

Vinte bombons de banana 5/5
Garotas mágicas super natalinas 3/5
A aventura do peru de natal 4.5/5
Entremarés 1/5
Os quinze natais de Benedita 4/5

Larissa3666 19/02/2021

Salada natalina
Essa leitura foi um misto de muitas coisas para mim, devido ao fato de que as histórias realmente trazem vários temas e gêneros dentro do grande tema “Natal” e são bem diferentes entre si.
Alguns contos eu achei bem diferentes como o “Entremáres” e o “Garotas Mágicas Super Natalinas”, que trazem o natal mais como um plano de fundo para umas histórias com uns plots mais loucos, outros eu achei bem fofos como o “Vinte bombons de Banana” e a “A Aventura do Peru de Natal”, enquanto que o “Os Quinze Natais de Benedita” foi bem emocionante.
Assim, no geral achei bem legal a proposta apesar de não ter tido nenhuma grande conexão com nenhum conto, mas a leitura foi bem agradável e divertida, recomendo para quem quer ler algo diferente com o tema natalino.

Fontana 09/04/2021

eu gostei bastante da maioria dos contos mas dois deles foram quase impossíveis de ler, muito chatos.

vetorea with an 'e' 16/04/2021

Aaaa fiquei boiolinha por quase todas histórias, misturaram natal e romance clichê lgbt e me fizeram ficar de coração quentinho, só to dando 3,5 estrelas pq teve duas histórias que eu não gostei mas acho que foi por envolver magia e tals, porém é um ótimo livro de Natal.