Todas as cores do Natal

Todas as cores do Natal Alliah...

Resenhas - Todas as cores do natal

LaryShelf 05/12/2023

Contos nacionais
Uma coletânia de contos de autores brasileiros que se passam na época do natal.

Achei muito interessante! Alguns contos são bem sobre o cotidiano e outros trazem características de fantasias, mas todos tem a representatividade como ponto comum.

Meu conto favorito foi o último! Amei a história dos natais com o Bartolomeu (talvez meu amor por cães tenha culpa nisso hehehe)

Um livro super fofo, com histórias bem diversas, mas bastante divertidas.

iscoraline 26/12/2020

existem tantas formas de amor quanto pessoas na Terra
representatividade no natal, SIM!

de início não sabia que era um livro de contos e ao descobrir fiquei um pouco desanimada porque já havia lido outro assim com a temática natal há uns dias atrás, mas sinceramente.... me surpreendi! acho que a melhor coisa foi iniciar o livro com o conto do vitor martins, sou a cada dia mais cadelinha com a forma como ele escreve tão puramente, parece que fazemos parte da história e nos apegamos fácil aos personagens mesmo que seja um pequeno conto... além dele, gostei muito mesmo da história nomeada ?garotas mágicas? porque trouxe uma visão do amor muito para além de algo romântico e super rotulado à casais, me fez perceber que não podemos limitar o ?amar? dessa maneira quando na verdade existe amor em muitas outras coisas, em muitos outras relações, e é isso o que o torna tão mágico e plural... amei o conto da aventura do peru de natal, achei bem levinho e gostoso e o outro conto não gostei tanto, pois pra mim a história não fez sentido? não entendi a premissa real (o de allilah). mas tenho que admitir que meu conto FAVORITO foi ?os quinze natais de benedita? da mareska cruz! adorei a forma como ela constrói a relação da personagem benedita, as experiências de sua vida e as dores e traumas que se passam de forma comum muitas vezes... amei mesmo :)

no geral, acho que é um ótimo livro nacional para finalizar o ano, dar mais valor à autores locais e valorizar a riqueza de escrita de muitos deles e a temática lgbtqia+.recomendo sim!

shuhua 03/12/2022

Me sinto um monstro por dar uma nota baixa para um livro nacional, mas juro que tenho meus motivos, então vou falar sobre cada um dos contos.

-Vinte Bombons de Banana: Esse é bem rapidinho de ler e tem uma escrita fluída, já característica do Vitor, a história é simples, beirando ao sem graça, mas dá para passar o tempo.

-Garotas Mágicas Super Natalinas: A introdução desse conto foi tão confusa que passei boa parte da história pensando que a protagonista tinha esquizofrenia e estava alucinando todos os acontecimentos, mas era tudo real. E honestamente, achei bem chatinho e até entediante. Deu para perceber que a autora tem uma facilidade para escrever fantasias, mas tenho a impressão que isso não ficou bem desenvolvido por ser um conto, além de não combinar muito com o tema natalino.

-A Aventura do Peru de Natal: Não tem muito o que falar desse conto, é simples, passa uma vibe boa, mas senti certa inconsistência com os fatos, pois o autor gasta muitas páginas falando do quanto o peru é importante e significativo para a ceia da mãe do protagonista, mas no final isso nem é usado, só serve para encher linguiça mesmo.

-Entremarés: Essa história teve uma narrativa tão complexa e, de certa forma, sem entregar qualquer tipo de contexto, que destoou totalmente dos outros contos. Não gostei de como as coisas foram trazidas à tona, ficou muito chato, entediante e cansativo.

-Os Quinze Natais de Benedita: De longe esse é o melhor conto, é emocionante e bem construído apesar da quantidade de páginas, trouxe um clima natalino muito bom. Não só foi o meu favorito, mas o único que gostei e consegui ler sem querer pular as páginas de tanto tédio.

Júpiter 09/12/2023

Eu amei! são cinco contos natalinos pra aquecer o coração, alguns são mais estranhos mas isso só deixa eles melhores. Meu favorito foi o último com certeza, mas todos são bons

Allan Lemos 25/12/2020

Meh...
A ideia de contos natalinos é incrível, porém alguns se perderam e ficaram extremamente cansativos de ler.
Devo confessar que nem consegui terminar 2 contos de tão confusos que estavam.
Porém, não foi uma perda total, uma vez que eu não conhecia o trabalho do Lucas Rocha e me apaixonei.

Paloma F. 15/01/2021

São contos natalinos e bem curtos de ler, a narrativa acaba voando que você nem percebe que acabou, além de serem contos que pregam representatividade, gostei

Lívia 17/11/2020

Melhor do que o presente do meu grande amor
Eu gostei, considero um livro que indicaria com algumas ressalvas:
O conto do Vitor Martins e da Mareska Cruz são os melhores (primeiro e o último).
O da Barbara Morais viaja, mas é muito legal.
O do Lucas Rocha vale a leitura, é curtinho.
O da Alliah podem pular, não gostei, não traz natal de verdade, e é muito viajado.

sswiftpotter 11/12/2020

bomzinho
os três primeiros contos são bem legais, o terceiro me confundiu um pouco no incidente mas depois comecei a entender e achei até legal apesar de confuso. O penúltimo é MUITO ruim, sério, nada faz sentido nesse conto e eu acabei pulando, amei o último também.
Thayane 13/12/2020minha estante
Socorro! Eu vim aqui ver se alguém tinha pulado esse penúltimo tb kkkk

Gabryella40 22/12/2020

3 contos maravilhosos
O primeiro, o terceiro e o quinto conto são maravilhosos e bastante divertidos, os autores conseguiram trazer o espírito natalino.
Achei o segundo conto legalzinho.
O quarto conto é bem confuso e não consegui ir até o fim e pulei para o quinto conto.
Quando acabei o livro decidi retornar para o quarto para tentar lê-lo e fiz uma leitura dinâmica mas no fim continuei achando confuso.

acpaesa 03/01/2022

50% bom e 50% chato
O livro traz quatro contos, só gostei de dois, os outros dois eram muito chatos e meio que não faziam jus ao tema natalino, talvez em outro livro tivesse se encaixado melhor. Vale a pena ler, mas tem que ir ciente de que, provavelmente, você não vai curtir alguma história, elas são bem diferentes, gostei da diversidade, do tema e da representatividade, mas ainda sim teria deixado de fora os dois contos de fantasia.

Julio.Cesar 29/02/2020

Dos 5 contos, apenas 3 são interessantes, os outros 2 são meio confusos.

25/01/2021

Pontos de vistas
? Vinte Bombons de Banana
O conto me trouxe a sensação de amizade e gostar de outra pessoa que me faz muito bem. Toda essa expectativa de criar o melhor ~presente do mundo~ pra alguém que a gente se interessa. Muito gostoso de acompanhar.

? Garotas Mágicas Super Natalinas
Confesso que pra eu me adaptar a esse conto foi bem difícil. Não estou acostumada a história com muitas viagens, mas é agradável.

? A Aventura do Peru de Natal
Quem nunca tentou de tudo pra fazer tudo o que outra pessoa mandou dar certo e no final dar tudo errado? A expectativa de gostar de alguém e descobrir que ela também pode gostar de você (ufa!) talvez seja uma das grandes melhores sensações

? Entremares
Esse conto também foi bem difícil de me adaptar. Na verdade não sei nem se eu entendi rs.

? Os Quinze Natais de Benedita
Esse conto foi o que mais me tocou. Acredito que pra quem teve pet é muito mais difícil de não se emocionar. A companhia do nosso bichinho é de repente não ter mais por perto dói demais. A saudade aperta e o coração desespera. Mas fiquei esperando o match das amigas.

Jenny 24/11/2019

Poderia ser melhor
Infelizmente gostei só de dois contos, o do Vítor e do Lucas queria ter dado mais estrelas porém pra mim só dois dos contos valem a pena, e pra variar são os contos menores.
Porém eu amei, tudo que o Vitor escreve me cativa e o Lucas tem uma escrita bem divertida.
Gab 30/06/2020minha estante
Contemplada.

Renata1004 28/04/2020

Coração quentinho
Estórias tão fofas de aquecer o coração e criativas mostrando várias realidades ao nosso redor com a visibilidade necessária a comunidade LGBTQ+

josi :) 03/01/2022

esqueci de marcar como lido. achei os contos bem fofinhos e mt leves p ler no natal. todos foram muito bons mas o Vitor Martins tem meu coração