Cadê você,  Bernadette?

Cadê você, Bernadette? Maria Semple

Resenhas - Cadê Você, Bernadette?

Lucas 11/09/2013

Eu não esperava tanto e, uau, me surpreendi!
Bee é uma garota aplicada e depois de se formar em sua escola com a maioria de Ss (supera a excelência, uma nota que tem relação com autoestima) possíveis, ela pediu a seus pais que fossem viajar para a Antártida; eles tiveram que aceitar, já que a promessa era conceder qualquer desejo se ela se saísse bem no colégio. Mas sua mãe, Bernadette Fox, está muito estranha ultimamente, e pouco antes da viagem ela desaparece sem mais nem menos. Agora a jovem Bee vai tentar descobrir como e onde sua mãe foi parar.

Cadê você, Bernadette? é o tipo de história que surpreende em todos os aspectos possíveis, desde a narrativa bem construída ao humor cético e usado da maneira certa. Em meio a tantos laçamentos "badalados" e que atraem muitos leitores, o livro de Maria Semple pode ter passado um pouco desapercebido, mas o potencial da obra é muito grande.

A narrativa é engenhosa e muito bem feita. Além da narração feita por Bee, temos uma porção de cartas, e-mails, mensagens e até documentos sigilosos do FBI para complementar a trama. No começo parece que tanta informação vindo de todos os lados, de vários personagens, não terá muita serventia. Porém, ao avançar para a parte três - o livro tem sete - tudo começa a se entrelaçar e é nesse momento que toda o talento de Maria Semple começa a se mostrar.

O humor presente no livro foi fundamental para tornar a história ainda melhor (a autora já escreveu séries como Mad About, Ellen e Arrested). Sabe aquele tipo de comédia americana em que duas famílias não se bicam e entram em pé de guerra por algum motivo? Pois é, esse um dos cenários colocados por Maria e posso garantir que é uma diversão tremenda acompanhar as desavenças de Bernadette com a comunidade de Seattle e os pais da Galer Street. E tal personagem que dá nome ao título do livro é bem complexa, sendo que um ponto de interrogação se firmou em mim e foi se arrastando até os mistérios se revelarem e eu poder enxergar a natureza e personalidade dela.

Bee e tantos outros personagens secundários, podemos dizer assim, foram trabalhados de maneira excelente também. Todos tiveram um papel fundamental, mesmo que mínimo. Elgin, o marido de Bernadette, não tem uma personalidade cativante, só que as atitudes dele demonstram que o tempo que dedicamos a família é precioso e não deve ser desperdiçado. Audrey, a inimiga de Fox, é hilária, apesar da inveja que sente pela vizinha. A parte mais engraçada para mim foi um e-mail recebido por ela feito por Soo-Lin - secretária de Elgin e sua amiga. Um pequeno defeito no teclado da lan house que ela estava trocou algumas letras da mensagem, o que acabou por se tornar muito engraçado.

A mensagem que o livro traz através desse humor e situações cotidianas é clara: não acreditemos apenas no óbvio. Desde o começo fica a impressão que o enredo não levará a uma grande surpresa e um final fabuloso, mas é realmente isso que acontece. A explicação para o sumiço da protagonista, a busca de Bee por ela e seus perrengues com Audrey são muito bem explicados no final. Fiquei tremendamente satisfeito com o o resultado.

Cadê você, Bernadette? é delicioso, hilário e tremendamente inteligente. Através de um tema muito simples que visou retratar o relacionamento de uma família americana em crise, Maria Semple construiu uma história muito atrativa e que não subestima o leitor. A capa remete a um simples chick-lit, mas o conteúdo supera , impressiona e faz com que devoremos as páginas para descobrir o que realmente aconteceu com a peculiar Bernadette Fox.

site: http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2013/09/titulo-cade-voce-bernadette-autora.html
Mari 16/10/2013minha estante
Concordo plenamente!
Achei que seria um livro maçante, mas, olha, me surpreendeu!

Lucas 24/10/2013minha estante
É ótimo. Eu amei aquela cena da chuva rsrs não vou dar spoiler, mas foi uma das memoráveis!

Jhulidriel 27/03/2024minha estante
Já assistiu o filme? É um dos meus favoritos, mas nem sabia que era baseado um livro

Duda 27/03/2024minha estante
É bom? Eu comecei a assistir mas acho q tava tão cansativo o livro que não continuei. Vou pegar pra ver qualquer dia desses

Beatriz 02/01/2014

Decepcionada
Fiquei realmente decepcionada com esse livro. Primeiro que a serie de emails do começo do livro cansam. Segundo que a Bernadette não some até mais da metade do livro, e eu que comprei o livro achando que iriam dá só uma introdução e pronto, fiquei me perguntando:"quando a Bernadette vai sumir??". Eu não aguentava mais ler o livro. Terminei só porque odeio deixar livro pra trás. Muito maçante. A história tem muitos detalhes desnecessários, só pra encher pagina. E o fim então? Horrível.
Um drama do caramba. Uma busca chata. Pra que? Pra conversa da Bee e da Bernadette durarem nem 5 paginas. E depois a carta dela, me arrastei ao ler. Chato e chato. Não recomendo.
Aline 06/04/2014minha estante
Muito chato!!

Carla Cerqueira 04/01/2020minha estante
Concordo! Detesto abandonar um livro e tentei muito lê-lo até o fim, mas não aguentei. Achei super monótono!

Vanessa 27/07/2013

Chato, maçante
Achei o livro tremendamente chato. Maçante de verdade. Basta ler as primeiras cinqüenta páginas e conferir. Você vai entender tudo.
Tuca. 04/08/2013minha estante
Maçante é a sua estante. E pessoas que usam advérbios como "tremendamente" e "extremamente" sem pensar no que escrevem. Basta conseguir ler pouco mais do que 140 caracteres para entender isso. (A única parte válida do comentário é: o incentivo para que as pessoas leiam as primeiras 50 páginas. No meio da tarefa, as pessoas esquecerão da opinião irrelevante que as levou a fazerem isso e... se apaixonarão pelo livro. Ou assim espero, porque o livro é bem divertido.)

Rafael 08/08/2013minha estante
vamos respeitar a opinião dos outros. odeio "mesquiagem". Tuca as opiniões se divergem. e ninguém é obrigado a concordam comigo, nem contigo, nem com a sua mãe. corrigir erros gramaticais é outro ponto que você foi infeliz, aqui não é escola. apenas uma rede para adoradores de livros. eu ainda não li o livro, quem sabe um dia eu leio. enquanto isso guardarei a minha opinião só para mim. se caso eu compartilhar, será para expressar a minha opinião e não tentar converter as pessoas a ela como você está fazendo amigo.

Tuca. 09/08/2013minha estante
Eu respeito. Tanto sei que ninguém é obrigado a concordar com ninguém que, veja, escrevi um "assim espero" e, perceba, emiti uma opinião discordante da anterior (comentários são para isso, não são? Se fosse apenas para cada um expor sua opinião sem diálogo algum, não haveria necessidade desse box abaixo da resenha). "Maçante" e "irrelevante" são opiniões, semelhantemente. E quanto aos erros gramaticais: não são erros (e eu não disse que o eram). Apenas acho (eita, outra opinião, com a qual se pode concordar ou não) que o uso dos termos é "maçante" e serve apenas para banalizar uma boa hipérbole. E sobre converter a opinião das pessoas: (1) isso é inútil e (2) as pessoas fazem o que querem. Eu apenas gostei do livro e detestaria que alguém lesse uma opinião infundada ("você vai entender tudo", pfff), sendo ela a única "resenha" do livro nessa rede social. Só quis apresentar (como fiz) uma opinião (bem) divergente. E, creio, um comentário era o suficiente para isso.

Carlos 09/08/2013minha estante
Poxa, rapazes. Vocês estão muito exaltados...

Rafael 10/08/2013minha estante
Tuca. resumindo. só pedi respeito a opinião da nossa amiga que diz que leu o livro e não gostou. não precisa dialogar comigo de maneira culta, pode usar um português simples, desde que não seja chulo. eu creio que a opinião da Vanessa não afetará em nada o interesse das pessoas pelo o livro. calma, se o livro for bom ele vai ser lido. ok, abraço.

Gaby 20/08/2013minha estante
Li algumas páginas na internet e concordei com você, livro muito ZZzzZZZ.

Mari 16/10/2013minha estante
Na minha opinião, as primeiras 50 pags do livro não foram chatas, confesso porém que eu não estava entendendo direito o enredo do livro, e por isso continuei a ler, e depois tudo foi se encaixando.

Raab 29/12/2015minha estante
Também achei maçante!

*Rô Bernas 05/02/2019minha estante
Odiei o livro...achei tudo menos divertido! Só acabei de ler porque precisava ver o final.

Desnorteada 19/01/2022

O começo do livro foi muito divertido, conhecer a Bernadette e através de sua filha e de e-mails.
Depois o livro tomou outro rumo e ficou razoável.

Carous 12/11/2017

Sem pé nem cabeça
Minhas escolhas de livros têm sido ainda pior que as de 2016! Tão desastrosas que sequer me lembro dos bons livros que li este ano.

Adquiri "Cadê você, Bernadette?" assim que foi lançado, mas deixei mofando na minha estante, e sinceramente, devia ter feito isso mesmo porque para passar adiante este livro será um sufoco. Foi mais uma compra motivada pela capa, mas a sinopse parecia vender um livro chick lit diferente e original.

Aparentemente este é o melhor livro que Maria Semple escreveu até agora, mas nossa, se esse é o melhor trabalho dela, quero distância dos piores.

Me conectei com os personagens principais - Bee e Bernadette - só de ler a sinopse, mas infelizmente a partir do momento em que iniciei a leitura, me desapeguei de todo mundo. Nada contra as personagens, são legais, rola uma identificação e o comportamento de Bernadette é um alerta para os cuidados com a saúde mental, principalmente após eventos traumáticos como aborto e depressão pós- parto, algo que muita gente considera bobagem.

O problema é que Bernadette e Bee não tiveram muito espaço na história. Para minha surpresa, o livro é narrado em grande parte através de cartas e e-mails trocados pelos personagens Bernadette, Bee, Elgin (marido de Bernadette e pai de Bee), Audrey e Soo-Lin (duas mosquinhas) e sei lá quantos mais personagens. Às vezes tem um parágrafo perdido entre um e-mail e outro em que ou Bee, ou Bernadette ou algum outro personagem - nem lembro mais - narra os fatos. Tudo, na verdade, não passa de Bee meio que mostrando ao leitor o dossiê que recebeu pelo correio depois que sua mãe sumiu relatando tudo o que houve nos meses anteriores.

Devo admitir: ficou confuso. Não a apresentação dos personagens, mas como a fonte era a mesma de um e-mail de personagem X para personagem Y, tinha hora em que eu não sabia quem falava com quem sobre o quê. E a nota de Bee "E-mail de papai para doutora sei lá quem" ficava perdida também entre uma passagem e outra.

A falta de falas dos personagens me incomodou demais além da zona narrativa! Não curto ler livros que só nos informam a história, larguei de mão isso quando me formei na faculdade. Quero diálogos e interações.

Enfim, Bee é uma personagem maravilhosa, não é aquela adolescente chata e birrenta. Muito matura e coerente. Adorei sua posição em relação ao pai aos eventos que causaram o desaparecimento da mãe. Bernadette é excêntrica. Agora o Elgin... qual a necessidade dos escritores enfiarem personagens masculinos imbecis para tirar o leitor do sério? Só pensava em esganar esse cretino de uma figa por tudo que ele causou à família.

Então, é isso. Mais uma insatisfação literária. Ouvi dizer que este livro vai virar filme e espero que o roteiro supere o que Maria Semple tentou apresentar aqui.

site: https://www.instagram.com/shiuestoulendo/
*Rô Bernas 05/02/2019minha estante
Tive o mesmo sentimento que você!

Aline 06/04/2014

Gente.....que livro chato...
Chato é apelido!!!! rss

Carla Cerqueira 25/09/2020minha estante
Ainda bem que não foi só ru wue achei! Rsrsrsrsrs Chatíssimo!

Lorena Perruci 21/06/2020

Cadê (quem é) você, Bernadette?
Livro leve e gostoso de ler, porém não com uma narrativa vazia e sem proposições de boas reflexões sobre uma busca externa de uma filha e marido diante do desaparecimento de Bernadeth e, principalmente uma busca interna da própria Bernadeth, além dos enlaces familiares e sociais.
Adorei a forma como foi escrito, parece um pouco confuso no início, um pouco entediante em algumas partes, mas divertido e excitante principalmente do meio para o final.
É um bom livro, nada de excepcional, mas uma boa pedida para esse período de quarentena.

DaniM 30/03/2020

Bernadette merecia uma história melhor
Bernadette é uma personagem tão louca e tão adorável, que chega a dar raiva o rumo que a autora dá pro história da metade em diante. No momento em que a narrativa deixa de ser dela(qdo é hilária) e passa a ser sobre ela, tudo fica totalmente previsível e tedioso. Bernadette não merecia esse livro, essa história, esse final.

Andrea Campos 26/06/2021

Cadê a Bernadette que eu esperava conhecer?
A primeira coisa que me chamou a atenção neste livro foi a capa, confesso. Fiquei vidrada nas cores e no estilo vintage da ilustração. Achei um charme. Há capas que causam esse efeito na gente. Fazer o quê? Ao ler a sinopse, pensei: "Por que não?" Então, descobri que ele faz parte da cobiçada lista de livros lidos pela Rory, na série Gilmore Girls, a que assisti maratonando. Então, ele foi para a lista de desejados e ficou ali por um tempão porque o preço não abaixava. Quando, enfim, o comprei, é claro que o li assim que chegou. E sabe de uma coisa? Eu gostei da leitura, mas não foi uma história que me arrebatou. Contada em sua maior parte por meio de cartas e e-mails entre as personagens, Bernadette, a protagonista, me frustrou com a estranheza de seu comportamento, apesar de ser perfeitamente normal agir como ela, considerando a vida que levava. Um marido que só trabalha (é funcionário da Microsoft), uma filha de quinze anos que quer viajar para a Antártida em férias, uma casa estranha e caindo aos pedaços onde mora e a fobia social que tem por acontecimentos do passado. Quase precisei de uma terapia para lidar com as neuras dela. kkkkk Brincadeira! Concluindo, não foi uma decepção, porém deixou aquele vácuo quando esperamos muito de um livro. Como sempre aprendendo que não se pode julgar um livro pela capa. É isso!

Ademar Jr 07/08/2013

Cadê Você, Bernadette?
Sabe quando você se arrisca a ler um livro (e/ou um autor) do qual você nunca ouviu falar? Isso é algo bem comum, principalmente quando se trata de leitores compulsivos. E quando o resultado disso é algo positivo, aí sim, não há nada melhor. Foi assim meu primeiro contato com a escritora norte-americana Maria Semple, através do seu segundo romance, Cadê Você, Bernadette? (Ed. Companhia das Letras), que se configurou para mim como uma bela surpresa.

* Leia a resenha completa no Cooltural!

site: http://coolturalblog.wordpress.com/2013/08/06/cade-voce-bernadette-de-maria-semple/

Talia.Moniz 05/08/2021

O livro é incrível, com uma ótima proposta, humor irónico, um livro divertido. O meu problema com ele é que os dois últimos capítulos foram construídos de uma forma que não me agradou, por gostar de saber mais sobre aquele momento específico do livro. Adoraria também um final mais fechado, por sentir a necessidade do que vem no fim. Ainda assim, devorei completamente o livro, é ótimo.

Sam 25/01/2021

Dias atrás eu estava procurando indicações sobre livros de comédia pra ler.
Esse livro apareceu num blog numa lista que dizia que era de 7 livros para rir e relaxar.
Quanto a esses quesitos, me decepcionei, pois não vi nada que me fizesse rir.
Por outro lado tive uma tsunami de sentimentos.
Alegria, tristeza, apreensão e até um pouco de tédio.
Enfim Bernadette sinto muito por ter passado por tantas coisas e ter sido injustiçada.
Bee parabéns por sua força, coragem e determinação.
Enquanto ao Elgin... Gostaria de dar uns sacodes nele

Maria 18/05/2015

Chato demais
(Não vou repetir a sinopse "oficial" do livro, isso é desnecessário).
A maior parte do livro é escrita em forma de troca de e-mails e cartas. No começo, isso confunde um pouco, mas com o tempo vc se acostuma. Mesmo adaptada ao formado, não deixei de achar extremamente entediante. É interessante observar as críticas aos clichês americanos de comunidade, grupos de apoio, as sigla do VCV...consegui captar as ironias e as limitações intelectuais dos personagens. Bernadette é uma figura às vezes interessante, às vezes irritante, em virtude das suas manias excêntricas. Achei q havia algo de muito impactante em seu passado para justificar seu comportamento, um segredo obscuro, talvez, e q a história ficaria interessante a partir daí. Ledo engano. Tudo continuou chato como antes. Minha única motivação em ler até o fim foi não deixar o livro inacabado.

Zana 18/09/2020

QUEM é você Bernadette?!
O ponto forte do livro se encontra na sua forma narrativa. Tudo se desenrola através de algum tipo de comunicação entre os personagens: e-mails, bilhetes, fax, cartas, etc..

Em contraponto a este estilo narrativo o leitor obtém percepção sobre Bernadette Fox através do olhar dos demais personagens. Qual a real personalidade? Seria ela uma excêntrica? Uma artista alienada? Antissocial? Doida? Doente, depressiva, obsessiva?
Ela era nada disso ou tudo disso? Cadê você Bernadette? Na real quem liga? Não essa leitora. O foco é QUEM é você Bernadette?

Na verdade a trama em si pareceu meio maluca, porém muito bem urdida! A história de Manjula Kapoor, FBI e russos, por exemplo, bem inverossímil. E o desfecho foi deixado no ar. O livro prendeu a atenção. Legal sim, mas talvez não essa coca-cola toda. Um Sprait, quem sabe? Beba, não, digo leia!