Cadê você,  Bernadette?

Cadê você, Bernadette? Maria Semple

Resenhas - Cadê Você, Bernadette?

Larissa 21/03/2016

Bonitinho!
Eu peguei esse livro pra ler única e exclusivamente por causa da capa =)
Como ele me surpreendeu , acho que ele merece um pequeno detalhamento dos principais personagens:

Aqui a gente acompanha a história de Bernadette Fox, uma arquiteta renomada, tida como um gênio pelo segmento, ela construiu duas casas usando os princípios da sustentabilidade, antes mesmo desse ser um conceito pensado pela área.

Elgin, gênio da informática, trabalha para Microsoft em um projeto inovador chamado Samantha 2, é o marido de Bernadette e acredita que sua esposa está enlouquecendo.

Bee, a filha de 15 anos de Bernadette e Elgin, nasceu com problemas cardíacos, vai juntando as pistas sobre o desaparecimento da mãe e a mais preocupada em descobrir seu paradeiro.

Audrey Griffin, vizinha que odeia Bernadette por seu jeito recluso e por nunca se envolver com escola e a comunidade.

Soo-Lin, amiga de Audrey e o personagem mais odiável do livro, consegue ser chata, insegura e ao mesmo tempo extremamente convencida, Soo-boring. Em determinado momento se torna assistente de Elgin na Microsoft e passa a ser fonte de informação da vida de Bernadette para Audrey.

Na história Bernadette evita o máximo que pode ter contato com outras pessoas, por isso ela contratou uma secretária (com quem se corresponde apenas por email) que resolve as coisas mais simples para ela, desde marcar consultas até encomendar o jantar, ou programar viagens.

Em constante conflito com Audrey, Bernadette acaba criando situações de risco, gerando crises no seu casamento e consequentemente, seu desaparecimento na véspera do Natal.

O livro mostra a Bee (filha da Bernadette) reunindo provas para tentar localizar a mãe. É um livro bem chick-lit mas isso não me incomodou. Entre e-mails e bilhetes vamos descobrindo o que antecedeu, todas as minímas situações que culminaram no desaparecimento de Bernadette e como os dias seguem sem ela.

Cada vez mais desacreditada pelo marido, apenas Bee insiste que a mãe continua viva e segue com uma investigação para descobrir onde ela foi parar.

Eu achei o livro bem legalzinho. Uma leitura tranquila que mostra o amor incondicional de uma filha pela mãe. Temos uma família perfeita que vê seu mundo ruir e aos poucos tentam reconstruir os momentos de felicidade.

O livro já estava quase no fim e sem resolução, o que me deixou apreensiva, mas teve um fim satisfatório! É pequeno, então dá pra ler “numa sentada só” como dizem. Eu até me identifiquei um pouquinho com a Bernadette anti-social. É legal a forma como a autora leva você a interpretar que possivelmente você sabe muito pouco sobre uma pessoa, e também como a gente acaba se deixando levar por opiniões negativas ou interpretando errado situações por darmos muito crédito ao que desconhecidos pensam, o que atrapalha totalmente nosso senso de julgamento.

O livro tem até uma reviravolta bonitinha! E eu acho que é uma boa opção de diversão pro fim de semana. Que tal tentar?

site: www.literaturapessoal.wordpress.com

Carol 14/07/2019

Um livro confuso tentando ser profundo...
Meu título, na minha opinião, descreve perfeitamente esse livro.
É um livro com muitos diálogos de vários personagens, sem uma diferenciação na escrita, de maneira que fica extremamente confuso em alguns momentos e é necessário voltar para poder entender quem está falando.
Acho que seria um livro muito melhor se tivesse essa preocupação de diferenciar as fontes dos diálogos e personagens. Enfim, falando da trama em si, tivemos personagens adoráveis, Bee (claro!) , outros intrigantes (Bernadette), alguns totalmente sem sal (Eggie e So lin) outros que mesclavam entre irritantes e curiosos ( Audrey) , aí você já percebe que tivemos bastante personagens, porém teve muito mais e isso não ajudou na história, só deixou confusa demais.
Eu achei que o livro tentou uma pegada cômica mas em um estilo denso ?! Deu para entender o que eu quis dizer ?
A autora deu um espaço imenso para o sarcasmo ácido e, muita vezes, cruel da Bernadette e depois foi justifica-lo com uma história triste mas não rolou não.
Eu dou 3 estrelas e não recomendaria a leitura.

Júpiter 04/09/2023

Odeio todo mundo e amo a história toda
É cheio de gente mesquinha e egoísta, mas isso que torna a história boa. Chega de personagens perfeitos ou com defeitos insignificantes!!! Eu quero ver gente doida!!!
Eu comparei com Morro dos Ventos Uivantes, porque não gosto de ninguém, mas os personagens dessa aqui estão longe de serem detestáveis. Você só passa raiva com eles, mas ri pra caramba. E quando a gente descobre, eu me senti como se eu estivesse lendo um Agatha Christie, porque dá um clique que faz todo sentido. Esse livro é genial

Jéssica.Marins 20/01/2020

Cadê você Bernardette?
Fiquei entusiasmada em ler o livro, pois tive notícia do filme estrelado pela Cate Blanchet. Bem, o começo do livro me prometeu uma aventura e não foi bem isso que recebi. Passei a maior parte do livro esperando o clímax, o ponto alto e não chegamos nele. A parte boa é a relação entre a Bernadette e a Bee, uma relação de amizade e companheirismo entre mãe e filha.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 26/09/2015

Maravilhoso!
"Maravilhoso!" "Muito bom!" "Excelente!" e "Encantador!" são as expressões que posso usar para descrever o livro. Bee mora com os pais em Seattle, numa casa velha e caindo aos pedaços; mesmo seu pai, Elgin, sendo funcionário da Microsoft, e sua mãe sendo uma ex arquiteta, a casa está em condições precárias. Bee é uma garota adorável, inteligente e excelente aluna. Está concluindo o ensino fundamental e pretende continuar seus estudos em um colégio interno, como os pais fizeram. Como prêmio por seu brilhante desempenho escolar, ela pede aos pais uma viagem à Antártida.

Elgin é um pai meio ausente, ficar longe do trabalho e rodeado de pinguins seria difícil para ele. Bernadette, a mãe, é antissocial, mas aos olhos de Bee, ela é maravilhosa, Bernadette teria muita dificuldade de enfrentar a viagem e as pessoas. Até que ela desaparece, e na tentativa de encontrar sua mãe, através de bilhetes, e-mails, e até do FBI, Bee descobre quem era Bernadette Fox muito além do lado mãe. O que fez com que ela deixasse de ser uma arquiteta genial e se tornasse deprimida? Logo nas primeiras páginas a gente já percebe que Bee não a conhece verdadeiramente.

"Porque tem uma coisa: não importa o que as pessoas falem sobre mamãe, ela sabe muito bem como deixar a vida mais divertida." (página 62)

Cadê você, Bernadette? é um livro tão bom, mas tão bom, que por mais que eu fale, só mesmo vocês lendo para conseguirem captar a beleza dessa história! A autora mostra vários lados de um mesmo personagem ao longo da trama; nos fazendo amar, admirar ou odiar profundamente cada um deles: Bee, Elgin, Bernadette, Audrey Griffin (a vizinha mala de Bernadette). Em alguns momentos eu fiquei desesperada para saber onde estava Bernadette, a história foi me deixando curiosíssima para saber o que aconteceria em seguida. A trama é divertida e emocionante ao mesmo tempo (ainda mais emocionante no final). Depois de terminar a leitura, fiquei me lembrando do livro por um tempão. Além de ter ficado encantada ao poder conhecer um pouco mais da Antártida.

"Tentei amar o papai e não odiá-lo pela sua empolgação forçada e pela maneira como ele se veste. Tentei imaginar o que mamãe tinha visto nele quando ainda era uma arquiteta. Tentei me colocar no lugar de uma pessoa que acha cada coisinha que ele faz um delírio total. Mas era triste, porque sempre que eu pensava nele com todos aqueles acessórios, eu ficava enjoada. Eu queria jamais ter pensado que papai era como uma menina gigante, porque uma vez que você percebe algo assim, é difícil voltar atrás." (página 317)

A história é contada com o auxílio de bilhetes e e-mails, então é preciso estar atento para fazer as relações corretas entre o que vai sendo dito. O único ponto mais difícil para mim, é que tem muitas referências ao modo de vida norte-americano, coisas ou pessoas famosas que não conheço. Mesmo assim, o livro merece 5 estrelas, nota que só dou para livros que mudaram minha vida, esse talvez não tenha mudado, mas me fez refletir sobre até que ponto conhecemos as pessoas que mais amamos.

Nessa parte, lágrimas brotaram nos meus olhos:
"E eu não quero nem ouvir falar no coelhinho fujão. O coelhinho fujão vai ficar." (página 369)

Achei a capa super bonita e colorida, ela tem a ver com a história e foi um dos motivos que me fizeram querer ler o livro. As páginas são amareladas, o livro está bem revisado e com boa diagramação (margens, espaçamento e fonte de bom tamanho).

Enfim, Cadê você, Bernadette? é uma história divertida e emocionante, sobre família e sobre pessoas. Um daqueles livros que tocam a gente e que nos deixam querendo mais livros do tipo. Meu conselho para vocês é: Leiam!

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2015/09/resenha-livro-cade-voce-bernadette.html

Thais.Costa 06/02/2020

Um dos piores!
Esse livro definitivamente foi uma das minhas piores leituras esse ano. Livro parado e super confuso, principalmente no início, e oq me incomodou foi a forma q separavam as falas das personagens :O . Talvez eu deva ter ido com mta sede ao pote, pois por gostar mto da Troian Bellisario, vi que ela participaria do filme e fiquei curiosa, mas, não é nada daquilo. Não sou de desistir de um livro, mas com ctza aqueles q são, desistirão nas primeiras páginas, pois o livro começa a ficar menos pior d ruim, kkk, só da metade pra frente, e ainda sim, continua sendo péssimo. Desculpa aí galera q gostou. Cada um com sua opinião. E há tb o gosto literário, lógico! Pra mim esse livro segue mais a linha dramática do que suspense. Então se vc curte um drama, vai fundo!

Rogéria 03/01/2016

Muito bom!
Gostei bastante desse livro. É leve, mas aborda alguns temas pesados como depressão, tentativas de suicido e fobia social de forma cômica, mas que ainda assim fazem se compadecer com os personagens, principalmente a Bernadette, com quem me identifiquei em vários momentos.. A estrutura do livro e a narrativa são muito fluidas e com isso a leitura flui muito facilmente. Não consegui parar de ler e terminei em um dia, querendo muito saber como terminava. Não é um livro profundo, se encaixa direirinho na categoria fast-food, e indico com uma boa diversão despretensiosa.

Luz 02/05/2024

O livro é sensível, divertido e com várias reviravoltas. A história é contada através de correspondências por e-mail, fax, relatórios entre outros meios de comunicação, o que trás uma dinâmica diferente para a narrativa.

Gio 10/09/2015

Run Bernadette Run
Sabe aquela sensação de “só mais um capítulo e então paro de ler” mas quando vemos acabou o livro? Cadê Você, Bernadette? é assim! Um livro para ser devorado! No livro acompanhamos a investigação e os acontecimentos que levaram a espirituosa e divertida Bernadette Fox a sumir do mapa. Bernadette é uma visionária, talentosa e genial artista, e como dizem “de gênio e louco todo mundo tem um pouco”. Bernadette se envolve em várias confusões super engraçadas após mudar-se para Seattle (uma cidade que abomina) e, a cada dia mais se transforma em uma maníaca aos olhos de seu marido (um nerd, workaholic super respeitado da Microsoft) e das mães da Galer Street, escola liberal frequentada pela elite de Seattle. Mas para Bee, sua filha, Bernadette é a melhor mãe e pessoa do mundo inteiro.
Bernadette, além de Seattle, detesta seres humanos num geral, viagens e barcos. Ela então pira completamente quando sua filha Bee pede de aniversario uma viagem de família à Antártida e começa um plano (com a ajuda de uma assistente virtual na Índia) para escapar desse “pesadelo” que culmina em sua fuga.
A acidez, ironia e inteligência de Bee e Bernadette, deixam ambas as personagens super cativantes e a história super misteriosa e divertida. O livro mostra a importância e solidez de uma relação mãe e filha, da compreensão, confiança e apoio de quem se ama para conseguir seguir em frente e, como abdicar de quem se é, desistir dos sonhos e talentos, pode nos destruir.
Super Recomendo a Leitura!

site: https://instagram.com/p/0qcY9qSt7a/?taken-by=monlivre

Nah 05/09/2015

Preciso aprender a não ter expectativa nenhuma antes de começar um livro.
Quando decidi que este seria o próximo livro da minha lista de leitura não sabia nada a respeito dele, nem a sinopse li. Julguei mesmo o livro pela capa (que está linda, btw).
Acredito que criei essa expectativa assim que comecei a ler, a capa era linda, o formato é um dos meus favoritos, praticamente todo em e-mail e notas e aquela coisa de saber que a Bernadette sumiu mas sem saber como, quando, onde e por que e querer entender tudo é muito legal mas acabei não gostando tanto do livro quanto eu achei que iria.

O enredo do livro, num geral, é bom. Só que a autora poderia ter, no meu ponto de vista, explorado melhor. Algumas vezes ela deu muita ênfase em algumas coisas, que até eram importante para perceber o porque Bernadette sumiu mas mais irritaram do que qualquer outra coisa.
O bom de como a história se desenrola é que você percebe que cada cada moeda tem dois lados e que o ponto de vista de um personagem pode interferir na forma como você se envolve com o livro e com os personagens.
“A verdade é complicada. Não há como uma pessoa saber tudo sobre outra pessoa.”
Quanto a Bernadette, ela é uma pessoa com uma personalidade praticamente tirada do tumblr e do twitter: Com fobias sociais e reclamona porém, criativa, divertida e genial. Eu acreditava que eu tinha problemas com pessoas e todo tipo de situação que precisa de interação social mas ó Bernadette, o premio é seu, linda. (Se eu tivesse condições financeiras pra levar a vida igual a ela, eu provavelmente iria)
Pra mim o ponto alto do livro mesmo foi a Bernadette que é amazing, como pessoa e como mãe.

[...] opinião completa só lá no blog

site: http://www.oicomoassim.com/2015/08/cade-voce-bernadette-maria-semple.html

Ilana 25/07/2015

Resenha - Cadê você, Bernadette ?

Cadê você Bernadette ? É um livro incrível que é narrado por uma garota de 15 anos, Bee, mas que tem muitos emails compilados que ela recebe para poder descobrir onde a mãe dela - Bernadette - está. Bernadette é uma ex arquiteta de 50 anos que é vista pelos habitantes de Seatle como uma pessoa antissocial e grosseira. De fato, ela não gosta muito das pessoas - também, com o nível de pessoas a que somos apresentados no começo do livro, é até dificil não ser. - do seu bairro e reclama de um monte de coisas. Inclusive da cidade em que mora.

Só que Bernadette não é aquele tipo de pessoa que reclama de tudo somente por reclamar, na maioria das vezes ela tem razão, como quando fala de Audrey Griffin e das Moscas de Galer Street. Se formos nos basearmos pela sinopse dos livros, nem começá-lo seria possível. Porque a sinopse não diz absolutamente nada do que vai acontecer, dá um resumo muito batido de uma história incrível que vai acontecendo ao longo do livro.

Bem, existem muitas coisas sobre o livro que eu quero falar e acho que não vou conseguir falar de tudo, então vou me focar nos pontos mais importantes. Bernadette e a filha, Bee, tem uma ligação maravilhosa, são mãe e filha como poucas são por ai. Ela é casada com Elgie trabalha na Microsoft. Mas Elgie está descontente com a esposa dele e uma das ações dele no livro (uma não, várias, Elgie pisa muito na bola), faz com que Bernadette suma do mapa.

O livro tem seu toque cômico, mas também consegue deixar as pessoas indignadas, eu fiquei, com a superficialidade das relações de algumas pessoas, a maneira como Audrey tratava dos problemas delas era tão ou mais infantil quanto uma criança de 5 anos e, em alguns casos, Bernadette devolvia no mesmo nível. Não vou mentir, se houvesse uma Audrey Griffin na minha vida eu teria perdido a paciência com ela assim que a primeira frase saísse da boca dela. Mas na maioria dos casos Bernadette age tranquilamente, de uma maneira que faz com que Audrey se enraive ainda mais.

Não chega a ser um spoiler, por isso vou falar, acho que a coisa que Audrey mais queria até certo ponto do livro, era apenas ser o centro das atenções. Ser uma mãe perfeita, uma colaborado para o colégio em que o filho estudava e uma boa esposa. Mas aos poucos vamos notando que todos tem problemas e ela não é uma exceção a regra. E isso a torna mais humana, não faz com que eu goste dela de cara, só comecei a gostar da Audrey a partir de certo ponto do livro.

Ela não é o maior problema, existe uma coisa chamada Soo-Lin que eu chamo de Sonsa-Lin que chega para me enlouquecer no livro e me fazer xingar horrores. Nunca falei tão mal de dois personagens aqui em casa quanto falei dessas duas, minha mãe ouviu bastante a cada nova peripécia delas eu ia me queixar para minha mãe.

Bem o livro é sobre uma viagem que Bee quer fazer para a Antártida, algo que Bernadette quer fazer com a família, mas não sabe se essa coisa/fobia ou sei lá o quê, que ela sente de não ficar perto das pessoas, vai ajudá-la. Eu acho Bernadette genial, gosto de como ela age, gosto dessa personagem que é tão inusitada, que é uma boa mãe e que tenta fazer tudo para agradar a filha.

Acho que eu abri o ano com um livro maravilhoso e espero continuar no mesmo ritmo, com livros tão bons quanto. Espero que leiam o livro e que opinem sobre ele, é bom saber, quem já leu, diz o que achou... Espero que gostem!

site: http://aescritorasonhadora.blogspot.com/2014/01/resenha-cade-voce-bernadette.html

rodrigosmichel 23/06/2019

Ao iniciar o livro não imaginei o quão envolvente seria toda a história de Bernadette, Bee e Elgie, o livro me prendeu do início ao fim, a cada página que eu passava só aumentava a vontade de descobrir mais e mais sobre a vida de Bernadette e desvendar sua vida tão misteriosa e ao mesmo tempo "simples".

O livro é uma delícia de leitura, que você torce para que cada página tenha um novo desenrolar e que Bernadette tenha mais e mais espaço na página, Bernadette nos deixa instigado a pensar nela até mesmo longe das páginas, só sosseguei ao chegar na última página e descobrir o desfecho dessa família. Recomendo a todos!

Victor 03/01/2014

Esse foi o meu melhor livro de 2013. Não falta elogios ds minha parte para autora, ela conseguiu fazer uma narrativa com situações cómicas e relações familiares, sem fazer com que o livro perca o sentido. O livro tem partes que você vai rir, vai se preocupar ou até mesmo ele irá fazer com que você vire a meia noite para lê-lo.
Uma coisa que possa parecer incômoda é o fato do texto ter muitas cartas e fax. Porém, faz com que a leitura flue de uma maneira boa. No começo do livro é complicado de acompanhar, mas quando você menos percebe já existe uma relação de admiração com a Bernadette e você. Sua filha, Bee, é a narradora, no ínico não esta muito claro, porém mais para frente isto fica mais claro. Vale a pena a leitura.

site: http://frappuccinodasquinze.blogspot.com.br

readwithjuly 29/06/2019

Cadê você Bernadette?
Ao começar o livro tive certa dificuldade com o estilo de escrita que a autora utilizou, não entendi bem como bee (que narra os fatos) teria acesso a cartas e emails que não envolvem ela, mais posteriormente o livro explica sobre o que me deixou muito feliz. Já algo que não me deixou nada feliz foi o pai de bee, sinceramente, odeio ele. Mesmo odiando alguns personagens mal posso esperar para ver a adaptação pro cinema

Renata (@renatac.arruda) 03/07/2015

Ótima leitura de fim de semana
Maria Semple é roteirista de TV ("Arrested Development", por exemplo) e este seu primeiro livro é divertido e mirabolante como uma série. A estrutura segue as influências dos romances modernos; aqui a narrativa é toda costurada por bilhetes, e-mails, reportagens, transcrição de palestras que vão ganhando sentido aos poucos e fazendo a descobrir a história de Bernadette e seu sumiço. E o melhor: todas as personagens principais são mulheres. Ótima leitura de fim de semana.

Siga @prosaespontanea no Instagram!